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Pneus diferentes do original - consequências?

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Pneus diferentes do original - consequências? Empty Pneus diferentes do original - consequências?

Mensagem por brenotercio em Dom 01 Jun 2014, 16:43

Boa tarda pessoal,

Tenho um HB X 1.3 e estou pensando em colocar rodas 15 nas medidas dos XLS. Li em alguns sites que o carro precisa rodas com as medidas que adequadas para ele. Por exemplo, se colocar um pneu maior teria que ajustar o hodômetro. Alguém sabe como é o ajuste de quilometragem do Etios? Por exemplo, se a versão X tem um ajuste e a versão XLS tem outro, por causa dos pneus diferentes?
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Pneus diferentes do original - consequências? Empty Re: Pneus diferentes do original - consequências?

Mensagem por Sergio em Seg 02 Jun 2014, 00:14

Com os pneus do XLS a diferença entre a velocidade medida pelo velocímetro e a real é menor. Nas outras versões, como o diâmetro externo dos pneus é menor, essa diferença aumenta, ficando acima do normalmente encontrado em outros carros.

Dá uma olhada aqui "Velocidade no velocímetro" que tem informações sobre isto.
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Pneus diferentes do original - consequências? Empty Re: Pneus diferentes do original - consequências?

Mensagem por Luiz Fernando em Seg 02 Jun 2014, 02:39

Breno, também dá uma lida aqui:

http://bestcars.uol.com.br/ct/pneu16.htm

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Mensagem por T-6 em Seg 02 Jun 2014, 08:14

No site abaixo vc vê se a alteração do pneu é possível (se é recomendável) e vê também qual será a velocidade indicada no velocímetro com o novo tipo de pneu.

http://www.pneusfacil.com.br/compare_medidas.php
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Mensagem por Paulo moderador. em Seg 02 Jun 2014, 19:14

Breno, se for os 4 pneus da mesma marca da para colocar tranquilo, mas não vai por 1 de cada marca.
Sobre a velocidade, vai marcar uma velocidade mais aproximada do real se por pneus aro15.
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Mensagem por cmarques em Seg 02 Jun 2014, 19:22

Entendo que se vier a colocar pneus de fabricantes ou modelos diferentes, é admissivel desde que nas mesmas medidas (exemplo: todos em 175/65-14) e par igual para cada eixo... ou seja, dois na frente de determinada marca/modelo, e dois atras, de outra em mesma marca / modelo...para tentar um "equilibrio de performance"...ate porque, em caso de rodizio, vão se alternar mantendo o "equilibrio" do "mesmo eixo"...(rodizio de 04 pneus, sem uso de estepe...frente tras...)
Isto, em caso "extremo", pois o ideal é os 04 pneus iguais...

Editando: Procurar usar as medidas "originais de fabrica" para o etios... seja a do aro 14 como a do aro 15...
Se utilizar medida de aros diferentes, procurar medidas de pneus que o diametro externo se aproxime ao maximo das medidas dos 14 e 15 originais...
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Pneus diferentes do original - consequências? Empty Re: Pneus diferentes do original - consequências?

Mensagem por girardi em Seg 02 Jun 2014, 21:02

Meus pneus 205/55 R16:
Velocidade no velocimetro = velocidade do GPS
quando eu rodo 314km ( comprimento da castelo branco) meu contador do odometro marca 297km
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Pneus diferentes do original - consequências? Empty Re: Pneus diferentes do original - consequências?

Mensagem por brenotercio em Ter 03 Jun 2014, 20:36

Obrigado a todos pelas respostas. Na verdade, minha dúvida era em relação ao hodômetro, se é preciso fazer algum ajuste para que ele marque a quilometragem correta que o veículo rodou, como o Girardi mencionou. A partir disso, me parece então que com o pneu maior, de maior circunferência, o hodômetro marcará uma quilometragem menor do que a real, o carro ficará "menos rodado".
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Pneus diferentes do original - consequências? Empty Re: Pneus diferentes do original - consequências?

Mensagem por brenotercio em Ter 03 Jun 2014, 20:38

girardi escreveu:Meus pneus 205/55 R16:
Velocidade no velocimetro = velocidade do GPS
quando eu rodo 314km ( comprimento da castelo branco) meu contador do odometro marca 297km

Você tem fotos dessas rodas aqui no fórum?
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Pneus diferentes do original - consequências? Empty Re: Pneus diferentes do original - consequências?

Mensagem por girardi em Ter 03 Jun 2014, 20:49

Pneus diferentes do original - consequências? Tuu3
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Mensagem por girardi em Ter 03 Jun 2014, 20:56

mas quando acabar esse jogo eu vou colocar 195/55 R16
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Mensagem por Luiz Fernando em Qua 04 Jun 2014, 01:27

brenotercio escreveu:Obrigado a todos pelas respostas. Na verdade, minha dúvida era em relação ao hodômetro, se é preciso fazer algum ajuste para que ele marque a quilometragem correta que o veículo rodou, como o Girardi mencionou. A partir disso, me parece então que com o pneu maior, de maior circunferência, o hodômetro marcará uma quilometragem menor do que a real, o carro ficará "menos rodado".

Mesmo porque, acho que não existe um "ajuste" que possa ser feito no velocímetro. Nunca ouvi dizer sobre isso !!!
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Mensagem por girardi em Qua 04 Jun 2014, 16:14

Luiz Fernando escreveu:
brenotercio escreveu:Obrigado a todos pelas respostas. Na verdade, minha dúvida era em relação ao hodômetro, se é preciso fazer algum ajuste para que ele marque a quilometragem correta que o veículo rodou, como o Girardi mencionou. A partir disso, me parece então que com o pneu maior, de maior circunferência, o hodômetro marcará uma quilometragem menor do que a real, o carro ficará "menos rodado".

Mesmo porque, acho que não existe um "ajuste" que possa ser feito no velocímetro. Nunca ouvi dizer sobre isso !!!

Luiz Fernando, no Mtsubishi Lancer voce pode fazer esse ajuste com um programa chamado ETACS, com um notebook conectado À OBD e mudar a medida do pneu em uso.
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Mensagem por T-6 em Sex 06 Jun 2014, 16:58

Girardi, será que dá para fazer esse ajuste no Etios?
Dessa forma poderíamos tirar qualquer diferença existente no velocímetro e ajustá-lo muito mais próximo da velocidade real.
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Mensagem por girardi em Sex 06 Jun 2014, 17:25

T6, no Etios eeu nao sei.
Mas acho muito legal meu velocimetro bater com o GPS...........
Deixei meu carro na revisão ontem, e um fincionário me levou embora em um Etios sedã........... quando o velocimetro do carro deles estava a 60, parecia 45 por hora
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Pneus diferentes do original - consequências? Empty Re: Pneus diferentes do original - consequências?

Mensagem por Luiz Fernando em Sex 06 Jun 2014, 19:14

girardi escreveu:
Luiz Fernando escreveu:
brenotercio escreveu:Obrigado a todos pelas respostas. Na verdade, minha dúvida era em relação ao hodômetro, se é preciso fazer algum ajuste para que ele marque a quilometragem correta que o veículo rodou, como o Girardi mencionou. A partir disso, me parece então que com o pneu maior, de maior circunferência, o hodômetro marcará uma quilometragem menor do que a real, o carro ficará "menos rodado".

Mesmo porque, acho que não existe um "ajuste" que possa ser feito no velocímetro. Nunca ouvi dizer sobre isso !!!

Luiz Fernando, no Mtsubishi Lancer voce pode fazer esse ajuste com um programa chamado ETACS, com um notebook conectado À OBD e mudar a medida do pneu em uso.

Então Girardi, acabei de retirar o que disse !!!!
Soube disso agora por você, não tinha ideia que isso poderia ser feito !!!
Portanto, existe sim, mas no Etios não.
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Mensagem por girardi em Sex 06 Jun 2014, 23:23

No etios eu nao sei........... dá pra fazer muita coisa com OBD. Precisamos de um insider pra nos responder isso
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Pneus diferentes do original - consequências? Empty Trocar a medida somente dos dois pneus traseiros

Mensagem por Darcy Jr em Ter 10 Jun 2014, 10:43

Bom dia amigos!!!

Será que terá consequencias muito relevantes se trocar a medida, somente dos dois pneus traseiros? O meu é o Etios hatch XLS aro 15/185/60.
Gostaria de comprar dois pneus aro 15/205 e colocar na traseira, mantendo a frente original. Estéticamente a visão da traseira do carro ficará bem legal...
Alguém sabe se é possível essa modificação sem prejudicar muito o conjunto.
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Mensagem por cmarques em Ter 10 Jun 2014, 13:01

Vai deixar a traseira um pouco mais alta, mas pela largura do pneu, com mais agarre...
Se deixar conjunto dos 04 parecidos -calota ou modelo de roda - não deve ser muito perceptivel
pra quem estiver desavisado...exceto pela largura, que é o que deve chamar mais atenção...

Gosto do estilo "drag car race"... mas com tração traseira...rs...

Fica questão de pra rodizio, não "cair bem"...so "funciona"com os 04 aros/pneus por igual...
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Pneus diferentes do original - consequências? Empty Re: Pneus diferentes do original - consequências?

Mensagem por Sergio em Ter 10 Jun 2014, 15:26

Dois pneus 205/15 com que altura?
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Mensagem por Luiz Fernando em Ter 10 Jun 2014, 18:38

Como o cmarques comentou, fica a questão do rodízio, prejuízo na hora de faze-lo !!!!
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Mensagem por girardi em Ter 10 Jun 2014, 19:10

Cara, só vai mudar o visual, e vai te atrapalhar em manobras de contraesterço ( se voce apavorar numa curva, o carro pode se comportar um pouco diferente com o pé cravado no freio )

Se eu rodasse no aro 15, te recomendaria rodar no 195/55 R15 nos quatro.
ps. Eu tou de 205/55 R16 no próximo jogo eu vou para o 195/55 R16
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Mensagem por cmarques em Ter 10 Jun 2014, 20:23

Ou em velocidade extrema, em curva, a traseira agarrar e a frente não obedecer direito ao comando...sair de frente...
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Mensagem por T-6 em Ter 10 Jun 2014, 21:58

girardi escreveu:Cara, só vai mudar o visual, e vai te atrapalhar em manobras de contraesterço ( se voce apavorar numa curva, o carro pode se comportar um pouco diferente com o pé cravado no freio )

Se eu rodasse no aro 15, te recomendaria rodar no 195/55 R15 nos quatro.
ps. Eu tou de 205/55 R16  no próximo jogo eu vou para o 195/55 R16


Também penso em colocar o 195/55 R15 no meu carro na próxima compra de pneus. Deixaria ele um pouco mais encorpado....
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Mensagem por ksio89 em Sex 11 Jul 2014, 15:02

Também penso em colocar pneus de perfil maior quando o jogo do meu de aro 14 chegar ao fim, é muito mais confortável e melhor pra enfrentar a buraqueira das vias brasileiras.
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