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Mensagem por denisbr Ter 09 Set 2014, 20:10

Olá a todos, como já comentei anteriormente em outro tópico, estou de olho no Etios como uma opção na próxima troca de carro. Porém saiu o novo Sandero, e já gostava do Sandero anterior e gostei bastante deste que chegou agora, então pesquisando a respeito dos dois modelos (Sandero e Etios) encontrei este artigo: Novo Sandero vs. Etios que me deixou em cima do muro.

Gostaria da opinião de vocês, mesmo sabendo que vão puxar para o Etios Very Happy Very Happy então, porque deveria permanecer nele?

Eu tenho um clio há 5 anos, então conheço a familia Renault. Meu clio é um 2000/2001 e somente agora chegando nos 200.000km que tive que começar a fazer mais manutenção de mecânica, então a mecânica é economica. O novo Sandero traz mais acessórios e tem mais espaço. O Etios me cativou por ser toyota e ter a qualidade japonesa, motor 1.3 na versão de entrada e a direção elétrica, além disso, sei que a manutenção é barata também.

Então o que me dizem?

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Mensagem por cmarques Ter 09 Set 2014, 20:58

A unica opinião que tenho formada em relação ao sandero, e que ja andei de carona algumas vezes, e o espaço interno é menor que no etios...(não é vantagem a favor, então...)
No geral, não posso dizer que ele e boa ou ma opção...

Etios é espartano, tanto interno, quanto no externo...... me cativou pelo desempenho, leveza de direção, estabilidade, espaço interno, economia (combustivel e manutenções) e segurança...
Tenho um sedan x, em que coloquei alguns opcionais, sem excessos, mas me atende bem de maneira geral...
Considerando a gama de acessorios ou opcionais que existem no mercado hoje em dia, fica carente de muita coisa... mas não me tira o brilho dos olhos em relação a ele...
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Mensagem por Paulo moderador. Ter 09 Set 2014, 21:48

Denis, tenho etios a mais de 1 ano e meio e estou pensando em trocar(paixão por carros) entao fui fazer o teste no sandero.
Fui bem atendido e achei o carro muito bonito por fora, por dentro nada demais, mas fiquei interessado.
A vendedora me convidou para fazer o teste drive... ahhhh...pra que?.... decpção total, o motor 1.6 é muito fraco,muito mesmo, a suspensão e meio dura e tem um barulho interno meio estranho. Ao sair da css zerei o consumo do carro e andei sempre entre 40 e 60km/h e sem esticar marcha, ao chgar na css olhei eo consumo tava 8,6 km/l perguntei qual era o combustivel...era gasolina... entao pessimo consumo.
Ao sentar para negociar... perguntei o valor das revisoes e sai cerca de 1000 reais a mais que o etios ate os 60000km.
Conclusão: o carro e muito bonito mesmo, mas nao e confortavel e tem um desempenho cruel de ruim e um consumo alto de combustivel e revisoes caras.
Sobre o desempenho... semana passada parei lado a lado com um 1.6 no sinal e me obriguei a chamar. Heheheheheheh
Rapaizzz, nao teve nem graça.
Entao se voce nao da bola para pagar caro por revisoes e para desempenho e conforto, va e compre.
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Mensagem por denisbr Ter 09 Set 2014, 23:13

Obrigado pelas considerações até o momento.

Ainda não fiz test drive com nenhum dos dois, então ainda vou me decidir. O Sandero me chama a atenção alguns opcionais como o Media Nav e o tamanho do porta malas, no entanto, acredito que no custo x beneficio, o etios acaba se saindo na frente.
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Mensagem por Paulo moderador. Ter 09 Set 2014, 23:41

A central nao gostei muito nao, achei a do march melhor.
O etios agora ta vindo ja com banco de couro na xls e curvin na xs e parece que o platinum vem com central.
Realmente o porta malas e bem maior.
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Mensagem por Convidado Qua 10 Set 2014, 12:06

Eu acredito que o espaço interno do Sandero seja maior que o do Etios pois ele usa a mesma plataforma do Logan, que tem mais ou menos 2,60m de entre-eixos (é praticamente a mesma distância entre-eixos do Corolla antigo).
Agora, o test drive eu não fiz.... por isso não dá para falar em desempenho, coisa que o Etios é quase imbatível na sua categoria.
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Mensagem por Paulo moderador. Qua 10 Set 2014, 13:32

T-6, acho que eles deixaram essa vantagem para o porta malas,pois o espaço interno e menor que o do etios.
O porta malas sim, e bem maior.
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Mensagem por Urubaldo Qua 10 Set 2014, 13:39

A experiência que tenho com o Sandero é com o modelo anterior 1.0. Fiz o test drive e, assim como o Paulo, achei bem decepcionante o desempenho. Mesmo sendo 1.0 achei que dava pra se esperar mais rendimento do motor. Acho que o público do sandero são as pessoas que gostam de carros com um pouco mais de acessórios.
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Mensagem por Paulo moderador. Qua 10 Set 2014, 13:50

Esse que andei é 1.6.
O 1.0 deve ser pior ainda!
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Mensagem por denisbr Qua 10 Set 2014, 14:00

Urubaldo escreveu:A experiência que tenho com o Sandero é com o modelo anterior 1.0. Fiz o test drive e, assim como o Paulo, achei bem decepcionante o desempenho. Mesmo sendo 1.0 achei que dava pra se esperar mais rendimento do motor. Acho que o público do sandero são as pessoas que gostam de carros com um pouco mais de acessórios.

Eu particularmente sou mais de acessórios e um pouco mais de espaço no porta malas, porque geralmente carrego caronas em viagens e então preciso de mais espaço no porta malas. Para mim, que ando mais suave, não chego a precisar de muita força (exceto em algumas subidas de morro, mas nunca tive problemas com o Clio 1.0 8v, quando precisei).

Mas dependendo do preço do Sandero com os acessórios, talvez seja vantagem também pegar um etios Sedan onde o espaço humilha Smile
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Mensagem por Paula Andrea Marcelo Qua 10 Set 2014, 15:50

Caros,

Eu estive a minutos de fechar uma compra de um Sandero azul.

Alguns detalhes acabaram impedindo a compra, e acho que a opção pelo Etios prevaleceu, mas mais pela razão do que pela emoção.

O Renault realmente é lindo!! O Etios é, digamos... "diferente". Você entrando no Renault ele acolhe melhor, seja pelos detalhes, pelo acabamento. O capô do motor tem haste com amortecedores, o porta-malas (para um hatch) é muito bom, o NAV com GPS integrado apaixona. Porta-copos, iluminação interna, banco com regulagem de altura, tudo muito, muito lindo.

Levo em consideração também a forma de pagamento, e as taxas do Banco Renault são de dar lavada na concorrência (tem taxas de 0,59% a.m)

Mas... acabei comprando o Etios!

A favor do japonês foram as dicas de proprietários de Etios e de usuários da Toyota em geral. Um amigo engenheiro de uma montadora elogiou o POWERTRAIN (motorxcâmbio) do Etios. O custo das revisões é quase a metade. O valor da revenda é o calcanhar de aquiles dos franceses, embora a Renault seja a que menos perde das 3. Como fiz a opção pelo sedan, espaço também pendeu para o Toyota, e o preço foi rigorosamente o mesmo.

Acho os financiamentos do Banco Toyota caríssimos, então, parti para o meu banco e acabei de emitir a ordem para meu gerente mandar faturar o carro.

Já tive um Renault Twingo que foi puro prazer em dirigir. O carrinho é sensacional, e acredito que os atuais Renault sejam ainda melhores. Mas a razão venceu a emoção, e agora, vou pegar o meu XS sexta feira.

Abraço, galera!
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Mensagem por Paulo moderador. Qua 10 Set 2014, 16:28

Esqueci de falar da regulagem do banco que é um ponto positivo,mas o etios agora tambem vem...
Sobre as taxas de juros, vi a maioria das css oferecendo taxa 0 para o etios com 60% de entrada e saldo em 24x e preço de NF.
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Mensagem por MAGRÃO Qua 10 Set 2014, 16:51



Boa tarde meu camarada, Peguei meu Etios no fim de agosto e pesquisei bastante pois estava entre o etios x new march e novo sandero.

Vou dar minha contribuição.

Negociação - as CSS nissan nao reduzem preço, apenas tentam barganhar a pintura que ja deveria ser gratuita todas cores. A Renault aqui do rio tava com um ágio de quase 2 mil no novo sandero 1.0. o menor preço que me ofereceram, sendo pago a vista, foi de 37400. A toyota flexibilizou e peguei o etios por 35500 1.3 x com insul film e ipva. Ponto pra toyota.

Dirigibilidade/motor... fiz o test drive no etios 1.3, no sandero 1.6 pois nao disponibilizam o 1.0 e no new march 1.0 e 1.6. O march 1.6 é sinistro, anda muito mesmo, mas custava quase 5 mil a mais que o etios 1.3, mas o march vinha mais completo. No sandero 1.6 achei esperto, mas nada que desaponte o etios 1.3, senti pouquissima diferença. PEdi pra digirir o 1.0 e eles não tinham pois o test drive é realizado apenas no top de linha, ai vc dirige um carro top e leva pra casa um bem mais simples. Como minha namorada tem o sandero 1.0 2010 e o carro é muito pesado pro motor, queria fugir do 1.0. O 1.6 do sandero sairia por 42000. Desisti do sandero.

Seguro e revisões - o etios ficou em 1100/march 1400/ sandero 1800. todos no mesmo perfil e as revisões do novo sandero sao mais caras que os dois anteriores.

Espaço interno. O sandero ganha e o march deixa a desejar. O etios tem bom espaço interno, mas a mala é pequena. A mala do sandero é bacana!

Opinião do dono. Entrei neste site - http://www.carrosnaweb.com.br/opiniao.asp - e dei uma olhada nas avaliações, achei que fosse uma boa referência pra começar.

Conforto. Os três carros são otimos, mas o new march é completão. o sandero tem a regulagem do banco, mas o etios tem a do retrovisor, o que pra mim era mais vantajoso, pois tenho trauma da minha primeira uno que tinha que abrir o vidro do carona manualmente e colocar o braço fora do carro pra regular o espelho! rs A direção elétrica do Etios e march são incriveis, e o sandero melhorou um pouco a sua dir. hidráulica, mas continua bem pesadinha.

Enfim... to feliz com o etios, apesar de levá-lo na CSS amanha pra ver algumas coisinhas e espero que o atendimento pós-venda seja realmente satisfatório.

E pra fechar... Etios é toyota, toyota é toyota. Já que não deu pra pegar o corolla, vamos de etios rsrsrs

Desculpe se fui tendencioso pro etios, mas tentei apontar os pontos favoráveis e desfavoráveis que vi em cada um dos 3 que procurei.
Abraços e boa compra.

[/quote]
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Mensagem por Daniel_J Qua 10 Set 2014, 22:52

Na minha opinião, quando a pessoa está acostumado a andar sempre com motor 1.0 e faz um test drive de alguns minutos num motor mais potente, consegue sentir a diferença mas eu acho que isso não acaba pesando muito na decisão final. Porque a pessoa simplesmente sabe que é um carro mais potente, mas só andando com o carro no dia a dia prá realmente sentir a diferença.

Então eu acho que se você fizer o test drive do Sandero e sentir que ele tem desempenho correspondente ou melhor que seu Clio, e sentir que ele pode te satisfazer como o Clio, acho que é uma opção considerável.
Mas só digo isso porque você está acostumado com desempenho de 1.0, porque na comparação de desempenho simples e lógica o Etios ganha com larga vantagem.
Mas como você está acostumado, talvez prá você o upgrade de desempenho não seja tão importante quanto outras coisas como o espaço interno.

Acho importante fazer uma simulação dos valores finais já com os acessórios instalados e comparar.
Porque o Sandero 1.0 é mais peladão que o Etios X, porque não tem AC, retrovisor, vidro nem trava elétricos, mas é mais em conta que o Etios.
Tem que fazer as contas e comparar o valor final já com tudo que você queira instalar. Se o Sandero ficar mais em conta, aí acho que prá você pode ser considerável.

Digo isso porque acho que prá você talvez o desempenho não seja tão importante quanto outras característica como conforto e espaço interno.
No meu caso, que tive um Corsa Sedan 1.8 durante 12 anos, o desempenho foi a característica principal na hora de escolher. E de todos os Sedãs compactos que fiz test drive, o Etios Sedan 1.5 foi o único que me fez sentir "em casa" e dirigir como se estivesse dirigindo o Corsa. Na verdade, primeiro fiz o test drive no 1.3 (porque não tinham o Sedan nessa concessionária) e já achei o desempenho melhor do que outros 1.4 e 1.6. Mas quando andei no 1.5 Sedan, aí não tive mais dúvidas.
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Mensagem por Felipe Rossi Qui 11 Set 2014, 10:24

todos carros desvalorizam na venda, mas o Renault vc vai sentir muito mais isso, como senti com meu citroen! eu tinha um C3 exclusive 2009, carro era top demais, mas na hora de vender..........

o etios estou encantando com a "máquina", o carro eh mto bom de freio, dirigibilidade, motor e etc..o meu eh 1.5 e o consumo é igual ou melhor que de 1.0. estou satisfeito com o carro.

Abraço

pode ir de TOYOTA que vc não vai se arrepender...
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Mensagem por Urubaldo Qui 11 Set 2014, 13:00

A Renault anunciou o câmbio automatizado para Logan e Sandero.
http://quatrorodas.abril.com.br/noticias/fabricantes/renault-logan-sandero-ganham-cambio-automatizado-799533.shtml

Se você pega muito trânsito lento o câmbio automatizado é uma boa vantagem. Quanto ao desempenho do motor, acho importante por questão de segurança. Não acho que um motor mais forte tenha que ser usado pra bancar o apressadinho, como sair arrancando forte na saída do semáforo e outros comportamentos infantis. Um motor com mais torque e potência faz com que ultrapassagens na estrada sejam mais seguras, e na cidade é bom quando você tem que atravessar uma rua mais movimentada, entrar em uma rotatória, etc.

Posso opinar mais em relação ao Etios. Pra mim os maiores pontos positivos do carro são: boa mecânica, consumo de combustível fenomenal em relação ao que o motor entrega, ótimo espaço interno, baixo custo de manutenção e bom atendimento pós-venda.
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Mensagem por girardi Qui 11 Set 2014, 17:45

Nao se decida pelas nossas opinioes.......
Faça o Test Drive. Isso vai te convencer.
Quem faz, compra. Pise tudo, sinta todo o torque do 1.5
E depois meta o pé no freio sem dó.....
Acelera tão bem quanto freia. E ainda bebe pouco.
O hatch (no meu caso com aros 16) faz curvas infernais........... tanto que de vez em quando eu ando com ele no autódromo ayrton senna em londrina

Sem contar com os crash tests...... veja os videos no youtube do etios e dos dacia........ vai ser um massacre em prol da toyota.
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Mensagem por denisbr Qui 11 Set 2014, 17:51

Obrigado pela opinião de todos, vou fazer um test drive de ambos os veiculos e depois comento minhas opiniões.
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Mensagem por MAGRÃO Qui 11 Set 2014, 18:13

Hoje estive na CSS pra levar o meu pra ver alguns detalhes e pedi pro vendedor me mostrar o novo etios, ele falou que mudou pouco e que agora o preço é 37900! Acabou a moleza de pegar etios 1.3 por 35/35.500.

Mas ainda assim, dê uma olhada, revire todas as CSS possiveis e boa escolha!
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Mensagem por Audio Maniac Sex 12 Set 2014, 16:58

Depois de testar todos os carros da categoria e ir eliminando um a um (por motivos diversos), cheguei ao "short-list" Etios Sedan XLS e Logan Dynamique.

Confesso que cheguei muito próximo de fechar a compra do Logan, mas na hora me bateu um arrependimento e resolvi testar o Etios novamente. Fiz comparações e testes no mesmo dia em ambos os carros e realmente o Etios, apesar de ser feio, tecnicamente é muito superior ao Logan.

Quanto à parte mecânica, o motor Toyota 1.5 16v é muito mais moderno e eficiente. Motor com duplo comando de válvulas e 16V, bloco de alumínio, acionamento por corrente e uma bobina por cilindro deixa esse motor no topo da categoria, juntamente com a Nissan e Hyundai. Pesa a favor da Toyota a maior confiabilidade mecânica. O motor do Etios já é velho conhecido no Japão e Europa - tem fama de ser ultra resistente - e foi retrabalhado para ser usado no Brasil. Li relatos de alguns motores com 800.000km sem retífica. É motor para rodar 500.000km com facilidade!

Além disso, há outros detalhes, como escapamento de aço inox, câmbio de engates muito mais precisos, comportamento muioto mais silencioso e a melhor dirigibilidade. O Logan é barulhento e o seu motor passa vibração para o câmbio do automóvel. É um comportamento bem estranho.

Em beleza o Logan é realmente superior, mas quem quer qualidade vai de Etios.


Última edição por Audio Maniac em Ter 16 Set 2014, 04:29, editado 1 vez(es)
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Mensagem por Audio Maniac Sex 12 Set 2014, 17:58

Fique alerta quanto a esses detalhes do Sandero/Logan:

1 - Necessidade de troca de correia dentada/tensor da correia com 60.00km. É uma manutenção cara, gastará entre 700 e 1000 reais.

2 - Um problema crônico é a necessidade de troca do coxim do motor, que faz com que o motor dê um tranco. Juntando peça + mão-de-obra, costuma custar cerca de R$ 500.

3 - Não é raro dar problema na injeção eletrônica. Neste caso, só a concessionária consegue fazer manutenção, pois a Renault não revela dados técnicos para as oficinas reparadoras não autorizadas da marca. Cada vez que levar o carro à CSS, gastará no mínimo R$ 600.

4 - Esses carros desvalorizam acima da méida, mesmo depois do primeiro ano. O Etios também desvaloriza consideravelmente no primeiro ano, mas nos anos seguintes cai pouco de preço.

5 - Além da baixa qualidade do material de acabamento, os controles também parecem frágeis. Dê uma olhada nos controles do ar condicionado e do volume atrás do volante que entenderão o que digo. Não passam sensação de durabilidade.
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Mensagem por Diogo Seg 15 Set 2014, 17:38

Audio Maniac escreveu:Depois de testar todos os carros da categoria e ir eliminando um a um (por motivos diversos), cheguei ao "short-list" Etios Sedan XLS e Logan Dynamique.

Confesso que cheguei muito próximo de fechar a compra do Logan, mas na hora me bateu um arrependimento e resolvi testar o Etios novamente. Fiz comparações e testes no mesmo dia em ambos os carros e realmente o Etios, apesar de ser feio, tecnicamente é muito superior ao Logan.

Quanto à parte mecânica, o motor Toyota 1.5 16v é muito mais moderno e eficiente. Comando de válvulas variáveis, 16V, bloco de alumínio, acionamento por corrente e uma bobina por cilindro deixa esse motor no topo da categoria, juntamente com a Nissan e Hyundai. Pesa a favor da Toyota a maior confiabilidade mecânica. O motor do Etios já é velho conhecido no Japão e Europa e tem fama de ser ultra resistente. Li relatos de alguns motores com 800.000km sem retífica. É motor para rodar 500.000km com facilidade!

Além disso, há outros detalhes, como escapamento de aço inox, câmbio de engates muito mais precisos, comportamento muioto mais silencioso e a melhor dirigibilidade. O Logan é barulhento e o seu motor passa vibração para o câmbio do automóvel. É um comportamento bem estranho.

Em beleza o Logan é realmente superior, mas quem quer qualidade vai de Etios.

Só uma observação amigo, o Motor do Etios não tem comando de válvulas variáveis em nenhuma versão, que tem é o Corolla, o chamado VVTi.
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Mensagem por Paulo moderador. Seg 15 Set 2014, 18:10

Acho que tem sim.
Só que o do corolla é duplo comando...
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Mensagem por Audio Maniac Seg 15 Set 2014, 19:09

Talvez eu tenha me expressado mal. Na verdade o Etios tem duplo comando de válvulas. Não sei se posso chamar isso de comando de válvulas variável.

O que o Etios não tem é comando de abertura variável. Este dispositivo só tem no Toyota.
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Mensagem por Diogo Seg 15 Set 2014, 19:32

Paulo moderador. escreveu:Acho que tem sim.
Só que o do corolla é duplo comando...

O Etios tem duplo comando de válvulas, porém ele não é variável.

O Corolla VVTi também tem duplo comando de válvulas, porém apenas o de admissão é variável, o de escapamento não.

Já o Corolla Dual VVTi tem ambos os comando variáveis.

Só como curiosidade, o motor do Etios foi lançado em 2010, bem recente, e foi o primeiro motor desenvolvido pela Toyota em 8 anos que não conta com o sistema VVTi, visando redução de custo. Já o Toyota Yaris 1.5 conta com o sistema VVTi, e tem 106 cv de potência e maior torque, além de ser ainda mais econômico.

https://www.youtube.com/watch?v=T0G5KLN4a_w

https://www.youtube.com/watch?v=6AXh8O7hWU4
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