O CLUBE PRECISA DE VOCÊ
Ajude a viabilizar o Etios Clube clicando no anúncio ao lado só para conferir!!!
antes de perguntar
Pesquise aqui
Últimos assuntos
» O seu Etios tem seguro?
por Darci Ontem à(s) 15:31

» Barulho na embreagem
por Darci Ontem à(s) 14:43

» Problema Painel de Instrumentos
por Luiz Wanderson Ontem à(s) 10:29

» tabela FIPE no seu Etios usado
por pedroken Ontem à(s) 07:09

» aumentou vendas Etios GNV
por pedroken Ontem à(s) 00:11

» Etios flex
por Diogo Sex 17 Nov 2017, 20:38

» Consumo do etios sedan 1.5
por Diogo Sex 17 Nov 2017, 19:06

» bateria Etios arriou menos de 5 anos
por amazuti Sex 17 Nov 2017, 18:09

» Alto falante + infiltração.. Solução?
por eporfirio Sex 17 Nov 2017, 17:41

» Onix obtêm nota zero no teste Latin NCap
por VF_GOMES Sex 17 Nov 2017, 15:52

» Comprei um Etios Sedan X Manual 2018
por VF_GOMES Sex 17 Nov 2017, 15:37

» Consumo Etios Sedan Automático
por Sao Carlense Qui 16 Nov 2017, 14:52

» Qual carro vc tinha antes do etios?
por Alessandra Colaço Qua 15 Nov 2017, 22:59

» Chave canivete para Etios
por Nitnesiv Qua 15 Nov 2017, 22:00

» Como configurar o controle na chave?
por Nitnesiv Qua 15 Nov 2017, 21:48

» Pneus 185/70R14 Para Etios Sedan
por cmarques Qua 15 Nov 2017, 13:53

» Interior do Etios não "gela" !
por VF_GOMES Qua 15 Nov 2017, 01:43

» Alguem saberia dizer como trocar oleo do cambio?
por Diogo Ter 14 Nov 2017, 20:25

» Grupo no whatsapp Etios Global Group
por eduhemsing Ter 14 Nov 2017, 17:50

» Quanto voce pagou pelo seu? (R$)
por eduhemsing Ter 14 Nov 2017, 17:47

» Som automotivo
por amazuti Ter 14 Nov 2017, 14:54

» Vazamento de óleo no Etios 1.5 2014
por Diogo Seg 13 Nov 2017, 23:26

» Militec e Perfect Clean
por The Mole Seg 13 Nov 2017, 22:03

Problemas no Freio Traseiro

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Problemas no Freio Traseiro

Mensagem por dpsf em Sex 11 Jul 2014, 16:51

Já há um certo tempo minha esposa vinha reclamando de um barulho nas rodas traseiras. Esse barulho sempre surgia depois de um certo uso constante do freio. Descartei logo rolamento, mas o barulho era parecido com o de rolamento roncando, mas só acontecia ao se pisar no freio. Como no outro dia essa zoada desaparecia, fui protelando a ida à CSS. Ontem esse barulho apareceu com força e com gas total, depois de pegarmos um engarrafamento. Parecia freio de onibus, dava para escutar com os vidros fechados ou abertos, realmente muito alto. Hoje pela manhã levei o Etios 13/13 da minha esposa e com 13 mil kms rodados para a CSS, de inicio não queriam receber, e eu aleguei q era freio, que envolvia segurança, e aceitaram receber. Diagnostico: terão de trocar as sapatas e as lonas traseiras e não tem no estoque, me pediram 10 dias uteis para chegar a peça. A sorte é que minha esposa só roda dentro da cidade, pois se fossemos pegar estrada, eu não teria coragem. Nunca antes eu tinha trocado ou tive problemas com lonas traseiras de carros anteriores. Tive um celta 2005 que chegou ao 98 mil km e ainda tinha lona de freio traseira p chegar aos 100 mil... realmente não sei o que aconteceu. Talvez problema de fornecedor. Mas fico feliz em saber que o problema será solucionado e a Toyota não se esquivou da responsabilidade. Por isso ando paquerando um Corolla Novo Gl 1.8 manual para quando for trocar meu grand siena. Esse atendimento pós venda é que cativa. O unico aborrecimento é não ter uma peça tão simples em estoque.
dpsf

Membro Bronze
Membro Bronze

Re: Problemas no Freio Traseiro

Mensagem por T-6 em Sex 11 Jul 2014, 17:27

DPSF
Falta de peças não é privilégio da Toyota... todas as marcar estão com problemas parecidos (tá certo que lonas de freio deveriam existir com mais facilidade nas css, mas freio traseiro, como vc disse, é difícil dar pane).
Aliás, tive problemas com um Prêmio, da Fiat, no passado (com as lonas de freio também).
Realmente, bem provável ser um caso isolado.
T-6

Membro Rubi
Membro Rubi

Mensagem por Felipe Rossi em Sex 11 Jul 2014, 17:50

ueh, mas o freio traseiro não eh usado apenas para o freio de mão quando o carro está parado????
Felipe Rossi

Membro Ouro
Membro Ouro

Mensagem por T-6 em Sex 11 Jul 2014, 18:20

Não, o freio traseiro não é utilizado única e exclusivamente para o freio de mão (de estacionamento).
O pedal de freio está ligado às quatro rodas enquanto o freio de mão está ligado apenas ao freio traseiro.
Isso quer dizer que, quando vc utiliza o seu pedal de freio estará acionando tanto as rodas dianteiras quanto as rodas traseiras nas proporções que a fábrica determina.
Imagine numa curva só se frear as rodas dianteiras? Seria uma catástrofe.
O negócio é tão importante que as motos mais modernas, com sistema ABS, em algumas delas os freios são usados de maneira combinada, ou seja, quando se aperta ou o manete de freio dianteiro, ou o traseiro (dependendo da montadora), vc aciona ambos os freios em diferentes proporções, lógico.
T-6

Membro Rubi
Membro Rubi

Mensagem por alexsander.allbani em Sex 11 Jul 2014, 21:37

Dpsf depois posta o desfecho do teu caso.
Até agora estou achando o freio do Etios excelente, mas o meu tem menos de 3mil km ainda.
Imagino ter sido um problema isolado.
alexsander.allbani

Membro Rubi
Membro Rubi

Mensagem por Aksan em Dom 13 Jul 2014, 17:17

Opa eu tava com o mesmo barulho no meu carro, voltou sexta da Toyolex Manaus onde fazia a revisão de 10mil km, aproveitei pra reclamar do barulho da susp dianteira direita( que ja tinha trocado 1 vez na garantia, mas agora vão trocar quase todos os componentes, só esperando chegar uma peça q nao tinha no estoque), um barulho chato no motor, trocaram a tampa do porta luvas na garantia que tbm tava fazendo barulho, e esse barulho no freio que foi totalmente resolvido e trocado na garantia tbm.

Minha namorada tem um Fiat uno vivace 1.0 2012/13 que também apresentou o mesmo defeito, e na epoca eu pesquisei e vi que muitos outros carros que tem tambor de freio traseiro ( ou seja, todos os populares nacionais praticamente ) também apresentavam o mesmo defeito.
Aksan

Membro Prata
Membro Prata

problemas de freios

Mensagem por prmartins em Sex 15 Ago 2014, 19:47

meu etios xls 1.5 hatch 2013/2013 apresentou problema com 8.000km, sentia o freio fraco, instabilidade em curvas onduladas e quando percebi que o reservatório do óleo de freio baixou levei à concessionária, disseram que era um cilindro que quebrou, estava vazando óleo, sem pressão de freio e as sapatas traseiras colaram. 2 dias parado, retirei o carro, só o vazamento resolveu, freio mais fraco ainda, abs sem funcionar e desregularam o freio de mão. na revisão de 10.000km o problema continuou, agora com 15.000km tive de levar novamente, mais 3 dias parado, parece que desta vez melhorou, mas não é mais como freava até os 7.000km. Dentre outras coisas, já penso em trocar, porque nunca tive um carro zero km que ficou tantos dias parados em 1 ano.
prmartins

Membro Novato
Membro Novato

Mensagem por Ferreirinha em Qua 30 Dez 2015, 23:33

Boa noite amigos!!!
Sou taxista aqui no RJ e comprei um etios platinum para por no lugar da minha meriva 1.4,minha meriva está com 215000km e nunca tive problema algum nos freios traseiros da minha meriva e nem na suspensão traseira, comprei um etios pq adorei o seu conjunto mecânico e por se tratar de ser um Toyota porém o mesmo só deve cair pra pista mesmo na segunda quinzena de janeiro, espero que ele aguente mais o trampo que a meriva.
Ferreirinha

Membro Bronze
Membro Bronze

Mensagem por Darci em Qui 31 Dez 2015, 10:39

O problema quando fazem manutenção em cilindro de roda é a preguiça de sangrar o freio depois, já passei por isso com outros carros, tantas vezes que desisti de fazer essa manutenção em oficina ou mandar trocar fluído de freio, passei a fazer em casa e nunca mais tive problemas, não pode ter dó de sangrar, o colega acima diz que o abs parou de funcionar, possivelmente o abs estava em ordem, mas devido à baixa pressão, bolhas ou umidade no sistema, os freios não travavam não havendo necessidade do abs entrar.
Estou em dúvida se passo a sangrar os freios do etios em casa também pois no sistema abs ouvi dizer que precisa entrar com o scanner para fazer as válvulas abrirem para sair o fluído velho e não consigo achar nenhuma informação confiável a respeito disso, acho que vou ter que tentar pra saber. No meu andei retirando os tambores de roda pra fazer limpeza nos freios traseiros e aparentemente está tudo em ordem ainda.

Já ia esquecendo, uma curiosidade, pelo menos para mim, o cilindro de roda do etios é em alumínio também, até hoje só tinha visto em ferro fundido.

Darci

Membro Rubi
Membro Rubi

Mensagem por Diego Santos em Dom 16 Abr 2017, 13:55

Alguém já teve um probleminha que assim que o freio esquenta começa a fazer um rangindo.Principalmente quando estou descendo ladeira.
Diego Santos

Membro Novato
Membro Novato

Mensagem por Darci em Dom 07 Maio 2017, 17:41

Não tive, mas se for o freio traseiro pode ser pó, o acumulo de resíduo das lonas pode provocar barulho principalmente quando esquenta.
Darci

Membro Rubi
Membro Rubi

Mensagem por Jackson em Seg 05 Jun 2017, 09:14

o meu carro esta com 47000 e esta apresentando barulho do freio traseiro, o barulho é como se tivessem pedras no pneu, mas não têm, quando freio a pouca velocidade faz um téc-téc-teec-teeec e ai o carro para.

levei na css e disseram ser um problema conhecido e com procedimento padrão para ajuste, mas não resolveu e o barulho voltou.
Jackson

Moderador
Moderador

Mensagem por izrael em Seg 05 Jun 2017, 20:46

Há exatamente um ano tive, um problema similar não sei se o mesmo... era a sapata do freio. Como o veículo estava na garantia, o serviço foi feito rapidamente (menos de duas horas) e sem qualquer custo.
izrael

Membro Bronze
Membro Bronze

Mensagem por Jackson em Ter 06 Jun 2017, 07:11

sim, o meu também esta em garantia, hoje vai ser a segunda rodada na concessionária
Jackson

Moderador
Moderador

Freio Traseiro com barulho

Mensagem por Tiaraju em Seg 03 Jul 2017, 11:19

O mesmo problema identificado com 14000 km. Etios 2015/2016. Na 2a. revisão entregaram o carro e relataram que o problema estava resolvido. O barulho então voltou pior. De volta à CCS hoje dia 03/07/17, relataram que o problema pode ser defeito na fabricação e que alguns apresentaram o mesmo problema "raro", vão fazer a troca da parte do freio, agora aguardar é aguardar o envio da peça.
Tiaraju

Membro Novato
Membro Novato

Mensagem por Jackson em Ter 25 Jul 2017, 16:39

semana passada a toyota liberou para as CSS um boletim informativo para resolver este problema. é trocado um pino e uma mola que segura as lonas de freio.

nesta imagem:
http://imgur.com/Zwi5oNp

a mola da direita têm 50000km e ainda muita pressão, a mola da esquerda é a nova e têm muito mais pressão.

os códigos dessa peça e os diagramas, podem ser conferidos aqui, código 04941:
http://www.japan-parts.eu/toyota/gr/2014/etios/ngk12l-ahmggg/1_137310_004_481W/powertrain-chassis/4706_rear-drum-brake-wheel-cylinder-backing-plate
Jackson

Moderador
Moderador

Mensagem por Jackson em Qui 27 Jul 2017, 07:24

e não resolveu, o barulho voltou, já agendei nova visita a boutique.
Jackson

Moderador
Moderador

Mensagem por Tiaraju em Qui 27 Jul 2017, 10:51

Jackson, no meu caso, fizeram a troca da peça. O ruído foi resolvido.
Tiaraju

Membro Novato
Membro Novato

Mensagem por Jackson em Qui 27 Jul 2017, 10:59

Qual peça que foi trocada? O meu Etios é 2015, e o seu?
Jackson

Moderador
Moderador

Mensagem por Tiaraju em Qui 27 Jul 2017, 11:28

2015/2016 - 14000 km. Tambor do freio de disco da roda direita traseira (estava abaulado), depois posso de confirmar com certeza verificando a nota de serviço.
Tiaraju

Membro Novato
Membro Novato

Barulho no freio traseiro

Mensagem por Paulo Cortes em Sab 04 Nov 2017, 18:57

Tenho um Étios Platinum 2015 e também estou com barulho no freio traseiro.
Ao acionar o freio as rodas traseiras fazem um barulho parecido com "toc toc toc" que aparece somente ao freiar.
O fato apareceu quando ele tinha 30.000Km e persiste até hoje com 34.400Km.
Já fui diversas vezes a CSS onde o comprei (SGA-Niterói) e disseram que trocaram até os cilindros dos freios porém o barulho continua, cada vez mais forte.
Sempre que deixo o carro na CSS eles entregam sem o barulho que volta no dia seguinte ou em poucos dias.
Parece até que estão aguardando o final da garantia.
Já tive diversos carros de outras montadores (Ford, Fiat, GM e Renault) nunca isto tinha ocorrido.
Parece que a Toyota não liga para o Étios que é um carro de entrada.
Na segunda retorno a CSS para deixar novamente o carro, se não consertarem ... Toyota nunca mais.
Paulo Cortes

Mensagem por Jackson em Sab 04 Nov 2017, 20:13

Então, o problema é no regulador automático da sapata do freio traseiro. Ela não regula automaticamente. Peça para a CSS regular o freio nessa peça, caso se recusem faça em uma loja especializada em freios. Certeza pois tive o mesmo problema. O barulho some na hora se regularem direito. Ele regula a distância da lona em relação ao tambor. Se afastar muito faz mais barulho e o freio fica desequilibrado. Se aproximar demais o barulho some mas a roda fica como que freiando.
Jackson

Moderador
Moderador

Mensagem por Tiaraju em Dom 05 Nov 2017, 07:58

O meu problema foi solucionado na CSS com a troca do tambor por defeito de fabricação.
Tiaraju

Membro Novato
Membro Novato

Mensagem por Jackson em Dom 05 Nov 2017, 17:39

então, faz quanto tempo que trocaram o tambor?

será que nessa não refizeram a regulagem? se o problema for o mesmo então daqui a pouco volta.
Jackson

Moderador
Moderador

Mensagem por Tiaraju em Seg 06 Nov 2017, 14:22

Há 4 meses Jackson, o tambor estava abaulado. Na primeira visita à CSS tentaram resolver e o barulho só aumentou; na segunda visita, constatado abaulamento do tambor e daí a troca. Hoje sem barulhos.
Tiaraju

Membro Novato
Membro Novato

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: