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Problemas no Freio Traseiro

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Mensagem por jdonadel Seg 06 Nov 2017, 16:25

estranho heim, mas eu também achava que poderia ser tambor ovalizado, entretanto o barulho sempre sumia depois de regular a distancia.
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Mensagem por Tiaraju Ter 07 Nov 2017, 02:31

Foi constatado defeito de fabricação, por isso a troca, aliás um problema bem frequente segundo a CSS.
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Mensagem por thiago_faria Sex 12 Jan 2018, 19:44

Pessoal estou passando pelo mesmo problema de vcs, ruido ao freiar e gostaria de trocar informações para eu saber como proceder. Meu cel é 17 991352959, por favor quem conseguiu algum resultado relativo a isso entre em contato comigo. Estou indo para a terceira troca de peça e minha garantia está finalizando então estou muito preocupada e preciso de ajuda.
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Mensagem por Tiaraju Sáb 13 Jan 2018, 00:13

Thiago, o meu Etios Platinum 2015/2016, comprado em Porto Alegre, com a troca do tambor, o problema foi resolvido. Talvez tente outra CSS ou contate diretamente a Toyota, pois é um defeito de origem de fabricação!
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Mensagem por jdonadel Dom 14 Jan 2018, 23:13

Thiago, recomendo que faça um teste, no momento que o barulho ocorre, puxe levemente o freio de mão e veja se o problema para. Procure fazer o teste em uma rua de nenhum movimento e puxe o freio pressionando o botão de forma a não permitir que a alavanca fique presa.

Caso o barulho suma nesse momento, recomendo que leve para fazer uma regulagem das sapatas, se isso resolver o seu problema é no auto-regulador, conforme o problema do meu Etios. A solução é trocar a peça, não o tambor.
É a peça 47061(lado direito) ou 47062(lado esquerdo) deste link http://www.japan-parts.eu/toyota/gr/2014/etios/ngk12l-ahmggg/1_137310_004_481W/powertrain-chassis/4706_rear-drum-brake-wheel-cylinder-backing-plate#47061.
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Mensagem por jdonadel Ter 16 Jul 2019, 18:37

Então, voltei para o Etios, agora um SD 17/18 AT, e o meu não fazia esse bendito barulho, mas um belo dia precisei puxar o freio de mão mais forte, não vêm ao caso o motivo, e o barulho apareceu.

Enfim, ainda esta na garantia, mas eu não estava afim de esperar, fiz a regulagem e percebi que o regulador estava travado, comprei um novo, mas enquanto ele não chegava eu desmontei o regulador, limpei, lubrifiquei e percebi que as estrias da engrenagem estavam "comidas" devido ao uso, creio eu, de chave de fenda para regular, e a aba que impede a porca de dar retorno estava solta, botei tudo no lugar e começou a funcionar e o barulho sumiu.
Para ter certeza, eu assentei as sapatas no tambor para verificar o encaixe e estava perfeito a olho nú.

Sábado chegou as peças, troquei o conjunto de molas que preendem as sapatas no espelho do tambor (por teimosia), troquei o regulador do lado do passageiro(o novo veio invertido, parecia ser do lado esquerdo, mas comprei o do lado direito) e um burrinho (lado direito), estava pingando fluído, mas não vazava.

Desde a primeira regulagem que fiz não escuto mais o barulho.
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Mensagem por Diogo Ter 16 Jul 2019, 19:01

Jackson, você está se saindo melhor que a ccs em, se eu tivesse Etios ainda iria mandar ai pra fazer uma revisão kkkk
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Mensagem por jdonadel Qua 17 Jul 2019, 09:50

a gente faz o que pode para economizar
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Mensagem por Convidado Qui 18 Jul 2019, 18:56

Estranho ter que trocar as sapatas de freio. No meu Etios Hatch 2015 apareceu um ruído, levei no meu mecânico de confiança. Foi executado uma limpeza, regulagem e troca do fluido (Cotroil 5.1). Após o serviço, ele desceu uma pequena ladeira de ré com o freio de mão com 2 dentes puxados. E nunca mais apareceu o ruído.
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Mensagem por JoãoHMC Qui 25 Jul 2019, 22:10

Boa noite, pessoal!
Sou novo no clube. Tenho um etios sedan 2017/2018 que está com 40.000km. Desde os 20.000km ele apresenta ruído na parte traseira ao acionar o pedal de freio. Li as mensagens que todos postaram e vi que este é um problema que surgiu desde 2014 neste carro. Venho a um ano tentando resolver junto a concessionária, mas não consigo solucionar. Já foram trocadas 3 vezes as molas que prendem as lonas, já foi feito passe no tambor, limpeza, regulagem e por fim foi trocado todo o sistema de freio do carro, ainda assim o ruído persiste. Como a Toyota não sabe mais o que fazer, hoje o SAC e a concessionária alegaram que a Toyota não tem mais nenhum procedimento para adotar. Tudo que poderia ser feito foi feito e que este é um ruído característico do veículo. Que não há riscos para mim e minha família e que o barulho está dentro dos padrões de qualidade da marca.
Não sei se mais alguém passou tanto tempo com o problema ou se teve que chegar a buscar as vias jurídicas para resolver o problema, mas se sim peço uma orientação.

Agradeço desde já a todos os relatos, pois foram esclarecedores.
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Mensagem por Arierom Sáb 18 Abr 2020, 13:52

Bom dia. 
Fazendo em casa a revisão dos 40.000 Km Etios A/T Sedan 17/18.
Constatei vazamento de fluído de freio para dentro das coifas em ambas as rodas traseiras. Como mandam as boas práticas de substituir o par, fiz a troca dos dois componentes, usando peças Controil ref.3544 também de alumínio, exatamente como o original. Substituí também o fluído de freio usando o ATE DOT 4, de fabricação alemã. Antes que alguém conteste dizendo que a Toyota recomenda DOT 3, adianto que o DOT 4 o substitui com vantagem e é perfeitamente compatível.
Mas o motivo do meu post é o admirável estado de conservação dos cilindros que vazaram. Desmontei, lavei com álcool 92° e as peças estão perfeitas, com o interior dos cilindros espelhados e sem nenhum sinal de corrosão. Os vedadores, as coifas e os pistões também em perfeito estado, como novos. Só estranhei ter encontrado dentro dos cilindros, resíduos muito finos escuros, parecendo tinta cor cinza. Sou do tempo em que se trocava somente os reparos e se dava um polimento no interior dos cilindros quando tivesse alguma corrosão. Então, daí a minha surpresa pelo excelente estado de todos os componentes que removi e fico pensando de que forma teria ocorrido vazamento. No meu entender, uma peça nessas condições poderia, após limpeza e inspeção, ser montada normalmente no carro. Por essa razão guardei os originais devidamente limpos e lubrificados com fluído novo para eventual uso futuro. Alguém já teve experiência semelhante? Obrigado pela atenção.
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