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Calibragem dos Pneus
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Re: Calibragem dos Pneus
O meu pneu é Pirelli Cinturato P1. O dia que peguei o carro na CSS me disseram pra colocar 30. Quando sai com o carro da concessionária ele estava super confortável.Quando fiz a primeira calibragem notei que estava em 28. Coloquei 30 e notei que o carro vibra mais, barulhos etc. Acho que 30 é bom quando o carro estiver lotado e 32 pra pegar pista.
mauricioata
Membro Bronze- Mensagens : 37
Data de inscrição : 16/10/2015
Localização : Araçatuba - SP
Re: Calibragem dos Pneus
Eu uso a calibragem recomendada no adesivo ao lado da porta do motorista que é 32 psi pneus dianteiros e 29 psi pneus traseiro. O meu é Etios x - Hatch.
Gosto de usar o recomendado pela montadora, pois me sinto seguro e dentro normas exigidas. Aconselho a usarem a calibragem que está no manual, pois ela foi obtida por diversos estudos realizados pelos engenheiros da Toyota.
Gosto de usar o recomendado pela montadora, pois me sinto seguro e dentro normas exigidas. Aconselho a usarem a calibragem que está no manual, pois ela foi obtida por diversos estudos realizados pelos engenheiros da Toyota.
Júnior Azeredo
Membro Bronze- Mensagens : 23
Data de inscrição : 20/07/2015
Idade : 28
Localização : Nova Friburgo - RJ
Re: Calibragem dos Pneus
Eu tb uso a calibragem recomendada pela montadora pro meu HB: 32 dianteiras e 29 traseiras.
Mas, estou com uma dúvida : vou viajar neste final de semana com 04 pessoas + bagagem. Quanto devo calibrar a mais ???
Mas, estou com uma dúvida : vou viajar neste final de semana com 04 pessoas + bagagem. Quanto devo calibrar a mais ???
robson.ss
Membro Ouro- Mensagens : 191
Data de inscrição : 30/04/2015
Idade : 54
Localização : Alegre - ES
Re: Calibragem dos Pneus
Conforme manual... na mesma forma...
Se calibrar com pneus quentes, ha quem "recomende" acrescentar duas libras em cada...(ideia que eu não sigo...)
Se calibrar com pneus quentes, ha quem "recomende" acrescentar duas libras em cada...(ideia que eu não sigo...)
cmarques
Membro Rubi- Mensagens : 795
Data de inscrição : 29/01/2014
Localização : RJ
Re: Calibragem dos Pneus
Então cmarques, mesmo com o carro mais pesado, a calibragem continua a mesma conforme a Toyota?
robson.ss
Membro Ouro- Mensagens : 191
Data de inscrição : 30/04/2015
Idade : 54
Localização : Alegre - ES
Re: Calibragem dos Pneus
Sim...
Veja que em outras montadoras, no manual (e etiqueta adesivada na lataria), geralmente colocam valores de calibragens com ele " vazio", e "com carga"...
Para o Toyota Etios, não ha esta "variação"...
De qualquer forma, percebe-se que ja e uma calibragem "alta" para um carro leve... dai traduzo como "medida padrão " pra atender a qualquer situação...
A vantagem e que não precisa ficar indo em posto para aumentar ou diminuir calibragem sempre que for carregar / descarregar o carro...
Basta a "manutenção" periodica...
Veja que em outras montadoras, no manual (e etiqueta adesivada na lataria), geralmente colocam valores de calibragens com ele " vazio", e "com carga"...
Para o Toyota Etios, não ha esta "variação"...
De qualquer forma, percebe-se que ja e uma calibragem "alta" para um carro leve... dai traduzo como "medida padrão " pra atender a qualquer situação...
A vantagem e que não precisa ficar indo em posto para aumentar ou diminuir calibragem sempre que for carregar / descarregar o carro...
Basta a "manutenção" periodica...
cmarques
Membro Rubi- Mensagens : 795
Data de inscrição : 29/01/2014
Localização : RJ
Re: Calibragem dos Pneus
Vlw Cmarques, pela explicação clara!!!! Abraços...
robson.ss
Membro Ouro- Mensagens : 191
Data de inscrição : 30/04/2015
Idade : 54
Localização : Alegre - ES
Re: Calibragem dos Pneus
Faço dessa que o cmarques citou, quando calibro o pneu quente coloco um libra a mais, fora isso sigo o manual, isso por minha conta e risco, é a mesma coisa que verificar óleo com o carro quente, sempre vai parecer com falta. No caso do pneu é o contrário, o ar quente aumenta de volume, vc calibra o pneu, e quando o ar esfria a calibragem volta ao "normal" e a pressão pode ficar abaixo do especificado.
Outra coisa que sempre vejo as pessoas comentarem, calibraram o pneu em algum lugar e pouco tempo depois por algum motivo vai calibrar novamente e esta cerca de duas libras abaixo, na verdade não necessariamente estava abaixo, o que acontece é que quando se pluga a mangueira na válvula do pneu o ar sai do pneu enche toda a mangueira até chegar no sensor do calibrador e esse ar que sai é que faz parecer que a pressão é menor.
Faça o teste quando for calibrar, quando acabar de calibrar com a pressão desejada retire a mangueira e conecte novamente no mesmo pneu, vc verá que a leitura será abaixo daquela pressão que vc colocou, o quanto, depende do tamanho da mangueira.
Outra coisa que sempre vejo as pessoas comentarem, calibraram o pneu em algum lugar e pouco tempo depois por algum motivo vai calibrar novamente e esta cerca de duas libras abaixo, na verdade não necessariamente estava abaixo, o que acontece é que quando se pluga a mangueira na válvula do pneu o ar sai do pneu enche toda a mangueira até chegar no sensor do calibrador e esse ar que sai é que faz parecer que a pressão é menor.
Faça o teste quando for calibrar, quando acabar de calibrar com a pressão desejada retire a mangueira e conecte novamente no mesmo pneu, vc verá que a leitura será abaixo daquela pressão que vc colocou, o quanto, depende do tamanho da mangueira.
Darci
Membro Rubi- Mensagens : 396
Data de inscrição : 21/06/2013
Localização : Colombo - PR
Re: Calibragem dos Pneus
E um costume legal também, é que sempre que for calibrar os pneus evite andar mais de 3 KM, para evitar a calibragem incorreta devido a dilatação dos pneus pelo calor gerado ao rodar.
Júnior Azeredo
Membro Bronze- Mensagens : 23
Data de inscrição : 20/07/2015
Idade : 28
Localização : Nova Friburgo - RJ
Re: Calibragem dos Pneus
Olha.
se ando na Cidade.
Coloco 30 Normal ou ate menos.
mais se ando na estrada Br carregado.
coloco 32 libras.
pronto!
se ando na Cidade.
Coloco 30 Normal ou ate menos.
mais se ando na estrada Br carregado.
coloco 32 libras.
pronto!
RogerSilva
Membro Ouro- Mensagens : 102
Data de inscrição : 22/04/2014
Localização : Imperatriz - MA
Re: Calibragem dos Pneus
O ponto negativo de andar com o carro na calibragem diferente da recomendada pela montadora é o desgaste precoce e irregular dos pneus. Respeito muito essas indicações das montadoras, pois tudo que está no manual foi um engenheiro que estudou por anos e criou o projeto do veículo para rodar com máxima performance e segurança.
Júnior Azeredo
Membro Bronze- Mensagens : 23
Data de inscrição : 20/07/2015
Idade : 28
Localização : Nova Friburgo - RJ
Re: Calibragem dos Pneus
Tem um pequeno porém que pode levar por água abaixo todas as nossas teorias pessoais ou recomendação de manual. Quem garante que calibrador de posto está aferido e que a pressão informada é a que entrou no pneu realmente? Lógico que é a melhor opção que temos mass...
Darci
Membro Rubi- Mensagens : 396
Data de inscrição : 21/06/2013
Localização : Colombo - PR
Re: Calibragem dos Pneus
Caramba...Meu carro tem dois anos de uso, com 45 mil rodados e agora que troquei dois pneus, mesmo assim eu calibro eles com 32 libras e com 15 dias estão todos com 29...hehehe
Em cidades de pouco asfalto e mais paralelepípedos é melhor andar com baixa calibragem.
Em Teresina-PI a Css de lá deixa os pneus dianteiros com 28 libras e os traseiros com 26. O carro fica bem mais confortável de andar.
Abs
Emerson
Em cidades de pouco asfalto e mais paralelepípedos é melhor andar com baixa calibragem.
Em Teresina-PI a Css de lá deixa os pneus dianteiros com 28 libras e os traseiros com 26. O carro fica bem mais confortável de andar.
Abs
Emerson
Re: Calibragem dos Pneus
peguei o carro há duas semanas e ainda não decidi qual calibragem. Na CSS me informaram pra colocar 29 na frente e 30 atrás, ou o contrário, não me lembro bem. Só que na CSS ele estava com roda 14 e pneus Pirelli Cinturato hoje está com r15 e pneus Michellin. Acho que Michellin são mais duros.
Vcs poderiam me informar o quanto o clima da cidade altera no comportamento dos pneus, minha cidade é bem quente.??
obs: O meu é HB 1.5xs
Vcs poderiam me informar o quanto o clima da cidade altera no comportamento dos pneus, minha cidade é bem quente.??
obs: O meu é HB 1.5xs
Soite
Membro Prata- Mensagens : 79
Data de inscrição : 01/01/2016
Localização : Goiania - GO
Re: Calibragem dos Pneus
o manual do etios fala que para a roda 15 original, pneu 195/60, se não me engano, é 32 libras.
jdonadel
Membro Rubi- Mensagens : 838
Data de inscrição : 28/05/2015
Idade : 44
Localização : Joinville - SC
Re: Calibragem dos Pneus
jdonadel,
vc é o oráculo onipresente deste fórum. O que seria dele sem você ? A Toyota vai economizar e cortar o manual se um dia souberem da sua existência. eheheheh]
Valeu demais.
vc é o oráculo onipresente deste fórum. O que seria dele sem você ? A Toyota vai economizar e cortar o manual se um dia souberem da sua existência. eheheheh]
Valeu demais.
Soite
Membro Prata- Mensagens : 79
Data de inscrição : 01/01/2016
Localização : Goiania - GO
Re: Calibragem dos Pneus
kkkk na realidade sou apenas curioso, e faço o que posso para ajudar.
antes de comprar o carro já havia lido o manual todo, e na hora da entrega técnica eu falei para o vendedor:" vamos pular essa parte pois eu já li no manual, quero saber sobre a tal da retirada da tampa da caixa de fusiveis que fiquei com dúvida."
:d
antes de comprar o carro já havia lido o manual todo, e na hora da entrega técnica eu falei para o vendedor:" vamos pular essa parte pois eu já li no manual, quero saber sobre a tal da retirada da tampa da caixa de fusiveis que fiquei com dúvida."
:d
jdonadel
Membro Rubi- Mensagens : 838
Data de inscrição : 28/05/2015
Idade : 44
Localização : Joinville - SC
Re: Calibragem dos Pneus
bom é assim. Eu tive que aguentar a vendedora mostrando a TRIP A e TRIP B falando que ali o Etios te dá uma média de consumo. E ainda gravou umas rádios sertaneja no meu carro. akuhakuhauhah
mas pelo preço que paguei no carro eu vou ter que perdoar ela
Soite
Membro Prata- Mensagens : 79
Data de inscrição : 01/01/2016
Localização : Goiania - GO
Re: Calibragem dos Pneus
O meu sigo o manual:
HB : 32 POL dianteiros e 29 traseiros.
SD: 32 POL dianteiros e traseiros.
Obs: pneus com rodas de 14".
HB : 32 POL dianteiros e 29 traseiros.
SD: 32 POL dianteiros e traseiros.
Obs: pneus com rodas de 14".
robson.ss
Membro Ouro- Mensagens : 191
Data de inscrição : 30/04/2015
Idade : 54
Localização : Alegre - ES
kevibem
Membro Bronze- Mensagens : 45
Data de inscrição : 29/10/2017
Localização : Americana - SP
Re: Calibragem dos Pneus
Peguei meu etios sedan x 16/17 a um mês, achei bastante confortável e sem barulhos internos. Digo isto pois antes de comprar li muito aqui e em outros lugares sobre barulhos no painel etc. Após duas semanas fui fazer a primeira calibragem, logo de manha, friozinho ainda e coloquei 32. O carro virou um cabrito, pulando em qualquer pedrinha, painel vibrando pra todo lodo.
Baixei então para 29, o silencio e macies voltaram...
Então conclui que muitas das reclamações de barulhos no etios seriam minimizadas com um pressão menor no pneu. Penso também que isso pode aumentar a durabilidade da suspenação, já o que pneu é responsável por aboserver boa parte dos impactos. Então mesmo que haja consumo de combustivel e pneu um pouco maior (analizando o computador de bordo não notei diferença) a diferença dever ser insignificante e com certeza seria compensada pela maior durabilidade de amortecedor, bandeja, pivo, etc, que custam bem mais caro e da mais trabalho pra trocar.
Claro que isto vale para quem roda na cidade em asfalto ruim. Quem anda em rodovia com asfalto bom as 32 libra dever trazer mais segurança e economia
Baixei então para 29, o silencio e macies voltaram...
Então conclui que muitas das reclamações de barulhos no etios seriam minimizadas com um pressão menor no pneu. Penso também que isso pode aumentar a durabilidade da suspenação, já o que pneu é responsável por aboserver boa parte dos impactos. Então mesmo que haja consumo de combustivel e pneu um pouco maior (analizando o computador de bordo não notei diferença) a diferença dever ser insignificante e com certeza seria compensada pela maior durabilidade de amortecedor, bandeja, pivo, etc, que custam bem mais caro e da mais trabalho pra trocar.
Claro que isto vale para quem roda na cidade em asfalto ruim. Quem anda em rodovia com asfalto bom as 32 libra dever trazer mais segurança e economia
EpGomes
Membro Bronze- Mensagens : 51
Data de inscrição : 09/10/2017
Localização : PR
Re: Calibragem dos Pneus
Eu uso 32, a diferença no conforto existe sim em relação a 29 por exemplo, mas acho muito pouca diferença, não acho que fique ruim.
Diogo
Membro Rubi- Mensagens : 1622
Data de inscrição : 30/05/2014
Localização : Lajeado - RS
Re: Calibragem dos Pneus
Coloquei na última vez 37psi para verificar se melhorava o consumo na estrada. Infelizmente o piloto automático não contribui e eu fui um pouco mais rápido em alguns trechos.
Carro ainda continua macio, menos, porém continua macio, mesmo usando os Pirelli P1.
Carro ainda continua macio, menos, porém continua macio, mesmo usando os Pirelli P1.
rodrigoal
Membro Ouro- Mensagens : 176
Data de inscrição : 05/09/2017
Idade : 34
Localização : paraíba
Re: Calibragem dos Pneus
Pressão mais alta = pequena baixa no consumo e suspensão mais dura
The Mole
Membro Ouro- Mensagens : 194
Data de inscrição : 07/06/2015
Localização : BR
Re: Calibragem dos Pneus
Eu uso a calibragem recomendada pela Toyota no meu Etios HB.
D: 32
T: 29
Tem que ser assim, senão afeta o desempenho do carro e vai ter sujeito dizendo que ocarro consome muito ou que não tem estabilidade etc.
D: 32
T: 29
Tem que ser assim, senão afeta o desempenho do carro e vai ter sujeito dizendo que ocarro consome muito ou que não tem estabilidade etc.
DiegoCS
Membro Bronze- Mensagens : 12
Data de inscrição : 23/06/2018
Idade : 33
Localização : Salvador - BA
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