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Vantagens e Desvantagens para os concorrentes do Etios

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Vantagens e Desvantagens para os concorrentes do Etios

Mensagem por Audio Maniac em Sab 13 Set 2014, 16:48

Foram 3 meses pesquisando e testando os modelos da categoria do Etios Sedan. Espero que as informações abaixo sejam úteis.

Fia Grand Siena Attactive 1.4 8v

Vantagem
- Manutenção barata
- Boa oferta de peças no mercado

Desvantagem
- Motor fraco e obsoleto, que prejudica o desempenho na estrada
- Costuma apresentar problemas na suspensão e na embreagem
- Usa acionamento por correia dentada, que precisa ser trocada a cada 50.000km
- Plásticos do painel e das portas de baixa qualidade
- Espuma do banco muito mole e que costuma ceder com o tempo
- Revestimento dos bancos fino e de baixa durabilidade
- Só compensa se for pegar o básico, pois com ar condicionado, seu valor se aproxima do modelo Essence
- Seguro caro

Fiat Grand Siena Essence 1.6 16V

Vantagem
- Motor durável, econômico e de boa potência. É um motor 16V com acionamento por corrente projetado pela BMW e Chrysler. Chamava-se Tritec, mas após a FIAT assumir a fábrica de motores no PR, o nome foi mudado para e-Torq.
- Juntamente com o Attractive, é o modelo que menos desvaloriza
- Confortável
- Excelente carro para pegar estrada por causa do desempenho

Desvantagem
- Motor usa comando de válvulas simples
- Problema crônico presente na maioria dos Essences - entre 70 e 90km o câmbio diferencial faz um zunido que incomoda. Quando se reclama desse problemas para a rede autorizada, a desculpa é que "é característica do modelo". Ou seja, admitem que é falha de projeto e que não tem solução.
- Assim como no Attractive, a suspensão costuma apresentar problemas. Trocam os coxins e os amortecedores, mas com o tempo o problema volta (batidas secas e estalos).
- Espuma do banco de baixa qualidade costuma ceder
- Material usado no painel de baixa qualidade. Plásticos com rebarba, mal encaixados e que costumam fazer barulho com o tempo
- Os pneus R16 195 55 são caríssimos (aprox. R$ 500 cada um)
- Estepe de medidas diferentes dos originais
- Seguro caro (cerca de 30-50% mais caro que o do Etios)

Hyundai HB20S

Vantagem

- Usa motor bastante moderno, comparável ao do Etios.
- Motor mais potente da categoria com 126cv
- Design externo e do painel modernos
- Excelente acabamento interno (superior ao Etios)
- Bancos confortáveis e bem acabados

Desvantagem

- Espaço traseiro ruim devido a largura reduzida (cabem somente 4 pessoas com conforto)
- Problemas no fornecimento de peças. Nunca tem peças em estoque e demoram bastante para chegar. Se bater o carro, pode começar a preparar seu espírito para tomar um "chá de cadeira".
- Peças de reposição bastante caras e só encontradas nas concessionárias. A oferta de peças fora da rede autorizada é pequena em comparação com GM, Fiat e Volkswagen.
- Nenhum mecânico fora da rede autorizada consegue fazer reparos na parte eletrônica, pois a Hyundai não divulga informações sobre a injeção para a rede reparadora não oficial da marca (não existe scanner para HB20S).
- Suspensão dura
- A garantia é de 5 anos, mas a rede autorizada costuma encrencar quando há necessidade de se acionar a garantia. Sempre inventam uma desculpa para repassar o custo para o comprador.
- Apesar de utilizar muita tecnologia, a parte mecânica não tem a mesma robustez e durabilidade dos carros japoneses.
- Seguro caro (mais de 50% mais caro que o Etios).


Última edição por Audio Maniac em Seg 22 Set 2014, 13:50, editado 5 vez(es)
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Re: Vantagens e Desvantagens para os concorrentes do Etios

Mensagem por Audio Maniac em Sab 13 Set 2014, 17:04

Logan Expression 1.6 8v

Vantagem

- Design elegante
- Preço
- Economia
- Espaço com conforto para 5 pessoas (é o carro mais largo da categoria)
- Pacote de acessórios muito bom, inclusive com computador de bordo no modelo, ar condicionado e som no modelo mais simples
- Bancos confortáveis


Desvantagem

- Material dos plásticos utilizados no painel e nas laterais de qualidade ruim. São mal encaixados, com rebarbas em alguns pontos.
- Apesar de largo, vem com túnel traseiro que atrapalha o terceiro ocupante do banco traseiro. Na prática, o Etios, apesar de ligeiramente mais estreito, é mais confortável para 5 ocupantes.
- Estranha trepidação que o câmbio sofre ao acelerar o carro. Parece que o sistema de isolação de trepidações não foi bem projetado
- Motor ruidoso
- Motor obsoleto, com necessidade de troca de correia dentada a cada 60.000km. Trata-se de uma manutenção cara, pois o conjunto correia + tensor com mão-de-obra custa entre R$ 700 e R$ 1000.
- Problema crônico - necessidade de troca do coxim do motor, que faz com que o carro dê trancos em acelerações. Também é uma manutenção que não sia por menos de R$ 500.
- Assim como no Hyundai, a Renault não fornece informações sobre a injeção eletrônica para os reparadores não oficiais. Se der defeito na injeção, só concessionária mexe e a mão-de-obra dificilmente sai menos de R$ 600.
- Embreagem custa R$ 1500
- Custo das revisões é cara
- Peças mais caras que os da FIAT, GM e Toyota.
- No modelo Dynamique, os bancos são muito claros (cinza) e sujam facilmente.
- Direção hidráulica um pouco pesada (mas nada que o desabone).


Chevorlet Cobalt LT 1.4 e 1.8

Vantagem

- Muito espaçoso, tanto para as pernas como lateralmente, mas possui túnel central que atrapalha um terceiro passageiro no banco traseiro. Em largura, só perde para o Logan.
- Bom acabamento interno
- Desgin do painel agradável
- Ótima posição para dirigir e bancos confortáveis
- Modelo 1.8 tem ótimo torque e responde bem tanto no trânsito como na estrada
- Fácil revenda
- Seguro mais barato da categoria

Desvantagens

- O motor 1.4 é muito pouco para um carro pesado como o Cobalt. O carro anda "esguelando".
- Tanto o motor 1.4 como o 1.8 são motores obsoletos, com 8V, comando de válvulas simples e acionamento por correia dentada. Isto faz com que o Cobalt seja muito beberrão. Assustadoramente beberão!
- Apesar do projeto ser originário do resistente motor do monza, nos últimos anos há muitas reclamações sobre problemas no motor, principalmente por problemas nas válvulas. Conheço vários taxistas que precisaram fazer retífica no motor com aproximadamente 5.000km. Esses motores já não são mais confiáveis como até pouco tempo atrás.
- Costuma dar problema no painel digital (apaga tudo)
- Pneus aro 16" 195 60 caríssimos
- Estepe de medida diferente da utilizada no automóvel
- Custo de revisão caríssimo (os mais caros da categoria)
- Obrigatoriedade de troca de óleo a cada 5.000km, cujo preço não está incluso no valor das revisões. Cobram até R$ 350 para fazer a troca de óleo
- Pacote de acessórios pobre para o valor cobrado (vidro elétrico traseiro é opcional, computador de bordo só vem de série no 1.Cool
- Entre os carros do comparativo, considerando todos os custos (seguro, consumo, manutenção, revisões, etc) é o carro mais caro de manter da categoria.
- Necessidade de troca de correia dentada a cada 50.000km (custo aproximado de R$ 200 a 250)

Prisma LT 1.4

Vantagens

- Design moderno
- Painel com desgin bacana e construído com material de boa qualidade (pelo menos passa essa impressão)
- Bancos confortáveis e com bom acabamento
- Boa posição para dirigir
- Bom consumo de combustível (econômico)
- Cambio com engates precisos
- Seguro barato (um pouco mais caro que o do Cobalt)

Desvantagens

- Banco traseiro apertado em largura (não é maior que o Corsa Novo). O interessante é que a largura externa é similar ao do Etios, Grand Siena e Versa, mas internamente os bancos são bastante estreitos. É carro para somente 4 pessoas.
- Espaço para as pernas também poderia ser maior. Se precisa de carro para família, realmente não recomendo o Prisma.
- Alta incidência de carros com problemas na suspensão
- Painel digital, assim como no Cobalt, costuma apresentar panes
- Vários boatos sobre panes elétricas
- Bom desempenho, mas o motor é obsoleto e várias unidades apresentaram problemas nas válvulas.
- Necessidade de troca de correia dentada com 50.000km
- Custos das revisões é caro e há necessidade de se trocar de óleo a cada 5.000km nas concessionárias e o seu valor é absurdo (250 a 350 reais). Se não trocar na concessionária, perde-se a garantia.
- Necessidade de troca de correia dentada a cada 50.000km (custo aproximado de R$ 200 a 250)


Volkswagen Voyage 1.6

Vantagens

- Fácil revenda
- Desvaloriza pouco (só perde neste quesito para o Grand Siena)
- Câmbio preciso
- Bom torque em baixa rotação
- Gostoso de dirigir
- Bancos confortáveis
- Manutenção fácil, com boa disponibilidade de peças fora da rede autorizada
- Preço bom para quem não deseja ar condicionado

Desvantagens

- Com ar condicionado, vidros elétricos nas quatro portas, alarme e outros opcionais encontrados na concorrência, o preço é bastante salgado (mais caro de todos).
- Visado para roubo
- Seguro caro
- Peças de manutenção são caras (aquela história de que carros da Volkswagen tem manutenção barata é lenda)
- Seguro caro
- Acabamento interno de boa aparência, mas de baixa durabilidade. O Voyage de um amigo teve os puxadores das 2 portas quebrados e o painel faz barulhos
- Junto com o Cobalt, é um dos mais caros de manter considerando todos os custos
- Carro estreito (está entre os mais estreitos da categoria) e com pouco espaço no banco traseiro (estreito e com pouco espaço para as pernas). Como carro de família complica.
- Motor resistente e de bom desempenho, mas usa tecnologia obsoleta (comando de válvulas simples, 8V e acionamento por correia dentada) e não é econômico.
- Necessita troca de correia dentada a cada 50.000km
- Revisões caras
- Necessidade de troca de correia dentada a cada 50.000km

Versa 1.6 16V

Vantagem

- Motor Nissan moderno e resistente, com duplo comando de válvula, 16v e acionamento por corrente
- Usa velas de plastina de alta durabilidade (100.000km)
- Dá pouca manutenção até 100.000km (só freios e trocas de óleo)
- Melhor espaço para as pernas da categoria (se você tem família de alta estatura, este é o carro indicado)
- Confortável
- Ótimo desempenho
- Junto com o Etios, é o mais econômico dos compactos
- Revisões baratas
- Robustez mecânica (motor, câmbio e suspensão)

Desvantagens

- Por enquanto não é de revenda fácil por ser importado e pelo desgin que não agrada a todos. Mas a situação deve mudar com o Versa nacional a partir de novembro
- Grande dificuldade de se consguir peças de reposição. Até mesmo filtros de ar são difíceis de encontrar, mesmo na rede autorizada
- Disponbilidade de peças fora da rede autorizada muito ruim (praticamente inexistente)
- Peças de manutenção caras, apesar de dizerem o contrário
- Seguro caríssimo
- Espaço lateral reduzido (um 5º ocupante apertaria o banco traseiro, mas é mais espaçoso que o Voyage, Prisma e HB20S)
- Desvaloriza bastante


Última edição por Audio Maniac em Ter 23 Set 2014, 10:37, editado 5 vez(es)
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Re: Vantagens e Desvantagens para os concorrentes do Etios

Mensagem por Sergio em Sab 13 Set 2014, 18:15

Boa comparação, mas podemos acrescentar muito mais tópicos nela.

Penso que um motor todo em alumínio, como o do Etios, é um gigantesco diferencial de qualidade em relação aos obsoletos motores que usam os baratos blocos de ferro fundido, que além de pesados contaminam todo o sistema de refrigeração com oxido ferro (ferrugem) reduzindo a eficiência com o passar do tempo e exigindo constante manutenção e limpeza do sistema. O que se ganha em termos de confiabilidade e durabilidade por ter os componentes de refrigeração sempre limpos e em perfeito funcionamento não tem comparação. Veja que o Etios não tem nem medidor de temperatura no painel por ser totalmente desnecessário, assim como outros carros de qualidade como o Honda Fit.

Também vale a pena falar da moderna direção elétrica que uma vez que o caboclo se acostuma sente até desgosto em voltar a dirigir carros com as antigas direções hidráulicas. Além de ter pequenos detalhes como tubo de escapamento todo em aço inox, uma bobina por cilindro sem cabos de velas, velas para 100k, barra estabilizadora também na traseira, etc.

Existem muitos aspectos como espaço interno, segurança, dirigibilidade, design, etc, que sempre são levados em consideração quando se procura um carro para comprar. Mas como a sua comparação ficou mais restrita à parte mecânica penso que o Etios é o primeiro modelo "barato" a incorporar diferenciais de qualidade que antes só eram encontrados nos mais caros.

Eu mesmo esperei 7 anos para trocar o Fiesta da minha esposa até aparecer um carro com requisitos básicos de qualidade: motor de alumínio, comando acionado por corrente e direção elétrica, por um preço que pudesse pagar. Hoje não investiria meu dinheiro em hipótese nenhuma num carro que não tivesse isso, nem que fosse o mais bonito do mundo.

Mas isso vai do que cada um acha importante naquilo que procura.....
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Re: Vantagens e Desvantagens para os concorrentes do Etios

Mensagem por Audio Maniac em Dom 14 Set 2014, 12:21

Saudações Sérgio!

Eu não falei muito sobre o Etios, porque há um tópico exclusivo falando sobre toda tecnologia empregada nesse modelo. Eu criei este tópico somente para alertar potenciais compradores de sedans compactos sobre os defeitos dos modelos disponíveis que dificilmente ficamos sabendo antes da compra.

Eu mesmo perdi um tempão pesquisando antes de bater o martelo. Tendo uma fonte consolidada de consulta ajuda bastante. Procurei ser o mais neutro possível, se é que é possível.
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Re: Vantagens e Desvantagens para os concorrentes do Etios

Mensagem por alexsander.allbani em Dom 14 Set 2014, 21:23

Boa comparação e pesquisa Audio Maniac.
Certa vez pegue um taxi (que era um Etios sedan), e o taxista só tinha elogios (carro com 35000km) e me disse que antes tinha um Grand Siena, e vivia dando problema de câmbio.

Até agora não lembro de ninguém aqui do clube relatar nenhum problema grave com seu Etios, o que mostra sua ótima mecânica.
valeu
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Re: Vantagens e Desvantagens para os concorrentes do Etios

Mensagem por Audio Maniac em Seg 15 Set 2014, 09:31

RESUMO

- Cobalt LT 1.4 - Fuja dele, pois é muito carro para pouco motor
- Cobalt LT 1.8 - Carro bom para viajar com a família e de fácil revenda. Mas se você rodará bastante, vai pesar no bolso por causa do alto consumo e revisões caras. A probabilidade de ter problemas também é alta.
- Prisma LT 1.4 - Carro bom para solteiros e quem não tem filhos. Mas a alta incidências de problemas o torna uma compra arriscada. Se você não quer queimar neurônios levando o carro para concessinária, não é uma boa escolha. Também acho caro demais pelo que oferece. O custo das revisões também é acima da média, ainda mais se contar a troca de óleo a cada 5.000km nas concessionárias.
- Hyundai HB20S - Carro bom para quem é solteiro ou não tem filhos e quer impressionar o vizinho. Mas se tiver problemas em garantia, respire fundo pois a chance de passar raiva é grande (não encontrar peças ou da concessionária tentar repassar o custo para você). Eu não compraria esse carro de jeito algum. Muita gente acha o desgin bonito, mas para eu prefiro linhas mais clássicas. Para mim parece um Pokemon do mau.
- Grand Siena Attractive 1.4 - Só é bom para rodar na cidade e só compensa comprar se for sem ar, pois com opcionais seu preço se aproxima do Essence. Se pretende rodar em ruas esburacadas, melhor fugir desse carro, pois a chance de ter problemas na suspensão é grande. A questão da embreagem também o torna uma compra arriscada. Há várias reclamações de problemas na embreagem antes dos 30.000km.
- Grand Siena Essence 1.6 16V - Carro ótimo para viajar. Recebe bem até 4 pessoas. O que desabona o carro é o barulho no diferencial do câmbio entre 70 e 90km/h, que não tem solução. A suspensão também é problemática e dificilmente consegue-se resolver o problema de forma definitiva.
- Logan Expression - Se você está com o orçamento apertado, é uma ótima opção. Apesar dos problemas de acabamento, é um carro robusto, espaçoso e com bom conforto. Mesmo na versão mais básica, vem com ar condicionado. Carro ótimo para família. O que incomoda é o alto custo para substituição da correia dentada e do coxim do motor que dificilmente chega ileso aos 50.000km.
- Logan Dynamique - Mesmas qualidades do Expression, porém com ofertas de acessórias bem generosa. Confesso que fiquei na dúvida entre este modelo e o Etios. Fiquei na dúvida, mas não comprei por causa da vibração do câmbio, do problema crônico dos coxins e pelo alto custo para substituição do conjunto correia dentada e tensor de correia.
- Voyage - Caro demais pelo que oferece. Não vale o preço. Também não me agrada o espaço interno. Muito apertado! Mas pelo menos a oferta de peças é grande e qualquer mecânico faz manutenção nele. Carro bom para solteiros.
- Versa 1.6 - Compraria o modelo nacional, que sairá em novembro. Considerando o atual cenário, em que falta até mesmo filtros, eu fugiria da versão importada. Também me incomoda o seguro caro demais. Se sua família tem acima de 1,80, creio que o Versa agradará bastante, mas o automóvel só acomoda bem 4 pessoas.
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Re: Vantagens e Desvantagens para os concorrentes do Etios

Mensagem por seixas oliveira em Dom 28 Dez 2014, 09:30

Nossa, gostei muito destas avaliações e estão sendo fundamentais para apresentar o etios aqui em casa para minha família, já que o uso do carro é coletivo, dividido eventualmente com meus filhos. Valeu!
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Re: Vantagens e Desvantagens para os concorrentes do Etios

Mensagem por Condack em Dom 28 Dez 2014, 10:19

Por isso comprei meus Etios. Vem pra mim 30/12!!!
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Re: Vantagens e Desvantagens para os concorrentes do Etios

Mensagem por Heinrich em Dom 28 Dez 2014, 15:07

Bom trabalho, Audio Maniac!!!
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Re: Vantagens e Desvantagens para os concorrentes do Etios

Mensagem por MAGRÃO em Dom 28 Dez 2014, 22:12

parabéns pela iniciativa.

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Re: Vantagens e Desvantagens para os concorrentes do Etios

Mensagem por Caio em Ter 30 Dez 2014, 04:05

Muito bom o post audio maniac! So faço uma ressalva quanto ao versa, tenho um amigo que tanto ele quanto o pai tem, realmente o modelo é otimo! Excelente desempenho, boa mecanica, conforto e estabilidade. Sinceramente acho o carro bonito, vem com direçao eletrica tambem, mas quanto as peças pelo menos nos acidentes que houveram com o carro dele e do pai dele, as peças estavam a disposiçao na oficina, ou ao menos chegaram muito rapido, enquanto o antigo logan da minha mae passou 2 meses parado na oficina apos a batida esperando peça, o versa mal ficou 1 semana. E no caso de ocupantes altosno banco traseiro do mesmo modelo, ha muito espaço para as pernas, mas nem tanto para a cabeça, um ocupante muito alto bate a cabeça facil no teto. Tenho 1,80 e se eu quiser encostar no encosto de cabeça, eu raspo minha cabeça no teto facil.

Ficam ai minhas consideraçoes ao unico modelo que acho ser concorrente de verdade do etios!
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Re: Vantagens e Desvantagens para os concorrentes do Etios

Mensagem por Sergio em Ter 30 Dez 2014, 11:12

Também vejo a dupla March hatch e sedan (Versa) como únicos concorrentes reais do Etios no mercado nacional. É a única opção com motor de alumínio, corrente interna de comando de válvulas e direção elétrica na faixa de preço próxima a do Etios. Todos os outros concorrentes da lista apresentada, em pelo menos um desses pontos, usa tecnologia com no mínimo 10 ou 15 anos de defasagem em relação ao Toyota.

Sem falar que certos casos tem mecânica que cairia muito bem no filme Jurassic Park 4, o retorno. Tiveram a embalagem renovada mas continuam com soluções tecnológicas da década de 80. Ao se valer do conceito dos antigos que diziam "por fora bela viola, por dentro pão bolorento" as montadoras descobriram que o brasileiro não entende absolutamente nada de carros, nem procura aprender, olhando apenas o design e outras bobageiras. Essa estória de que brasileiro é apaixonado por automóveis é a maior mentira, quem é apaixonado por um determinado assunto procura ao menos entender um mínimo possível sobre aquilo, o que não é o caso.

O Versa é exceção neste cenário, mas ainda ficaria com o Etios por ele ser mais confiável e de custo geral mais baixo (combustível, revisões, seguro, etc), após mais de 2 anos no mercado praticamente não existem relatos de problemas graves com o carro, a não ser trollagem fake de invejosos, que apareceram inclusive por aqui.

Quanto a falta de peças, problema que acabou queimando os modelos da Nissan que vinham do México, foi de um amadorismo sem cabimento da parte da montadora, mas como disse o Caio tem melhorado bastante pelo que se pode acompanhar pela internet. Mesmo assim a Toyota ainda é bem superior nesse aspecto.

Além do espaço interno ser mais generoso no Etios.
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Re: Vantagens e Desvantagens para os concorrentes do Etios

Mensagem por Eduardo em Ter 30 Dez 2014, 13:01

Eu já tinha me conformado com o design do Versa e gostei muito do test-drive que fiz, os únicos poréns que me impulsionaram a comprar o Etios, foi o pós-venda da Nissan que segundo relatos me preocuparam bastante, o teto baixo pois tenho 2 metros de altura e o fato do carro ainda ser importado do México, pois em novembro eram para começar a sair os da fábrica de Resende/RJ e nada. No mais imagino que ele seja mais forte de motor que o Etios.
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Re: Vantagens e Desvantagens para os concorrentes do Etios

Mensagem por Caio em Ter 30 Dez 2014, 14:15

Entre os hatchs, já ouvi dizer que o nissan march capota fácil (nunca testei), já o versa tem uma estabilidade ate melhor do que o etios... Tudo bem q eu comparei o versa com rodas 15" (do meu amigo) com o meu etios 14", mas mesmo assim. E o motor do versa e realmente mais forte, um dia desses tentei acompanhar um na estrada e n consegui rsrsrs.
Ainda assim fico com o etios tb, manutenção muito mais barata, e melhor consumo de combustível.
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Re: Vantagens e Desvantagens para os concorrentes do Etios

Mensagem por MAGRÃO em Ter 30 Dez 2014, 14:37

Acho que o novo ka pode entrar numa boa lista de concorrentes. Veio com boas inovações tecnológicas e itens de segurança q nem o corolla tem.
Quase peguei o march, então admiro o carrinho, mas não entendo a razão dele nao ter emplacado mais depois que passsou a ser fabricado no Brasil.

O versa é bonito e muito gostoso de dirigir, mas tenho um amigo que teve problema com a nissan. Levou o Versa pra fazer a primeira revisão e trincaram o parabrisa dele. mais de 30 dias pra chegar um novo. Daí o cara pegou ódio da CCS, mas elogia o carro.
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Re: Vantagens e Desvantagens para os concorrentes do Etios

Mensagem por Eduardo em Ter 30 Dez 2014, 15:09

É... Problemas com css é de boa até, pois isso é algo quase pessoal. O ruim mesmo é problemas com pós venda, tipo revisões caras (sem preço fechado), sem critérios e por causa da exteeensa garantia de 5 anos, alegam que não fazer alguns serviços corre-se o risco de perda da mesma, falta de peças (a ponto do MP ter que intervir) e por fim a escassez de mecânicos que dariam manutenção nesse carro por desconhecer o quê a Nissan não libera.
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Re: Vantagens e Desvantagens para os concorrentes do Etios

Mensagem por pardo em Seg 13 Mar 2017, 21:09

Sergio escreveu:Sem falar que certos casos tem mecânica que cairia muito bem no filme Jurassic Park 4, o retorno. Tiveram a embalagem renovada mas continuam com soluções tecnológicas da década de 80.

Só se esqueceram de adicionar mais uma desvantagem do Voyage em relação aos concorrentes: É UM CARRO "CHAMA LADRÃO".

SERGIO: A grande maioria dos carros nacionais são dessa maneira porque brasileiro é super conservador na hora de comprar um carro, ele compra somente aquilo que já conhece e/ou que não tenha muita frescura e dê gastos para ele no futuro, brasileiro quer um carro que saia do Rio Grande do Sul e vá até o Acre rodando sem dar problemas e quando esses aparecem, ele quer gastar pouco, isso explica o porquê de o Uno/Mille ficar quase 30 anos sendo produzido até sair de linha, a Kombi ter sido produzida por 57 anos (!!!!) e o Gol G4 continuar sendo produzido por um tempo mesmo com o advento do Gol G5.
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Re: Vantagens e Desvantagens para os concorrentes do Etios

Mensagem por Audio Maniac em Ter 14 Mar 2017, 16:28

Essa lista valia para 2014. Para um guia de compras de um zero, tem que ser reescrito. Vou começar e vocês depois completam com o que achar relevante ou discordam.

Ford KA+ -  Quando foi lançado causou boa impressão devido à lista de equipamentos de série. O controle de tração e estabilidade foi muito comentado. Eu particularmente acho desnecessário. De qualquer forma, vem para somar. 

Vantagens - controle de tração, econômico e bom espaço para as pernas
Desvantagens - revisões caras, volta da maldita correia dentada e motor de baixa durabilidade (cabeçote não dá retífica). Apesar de ter bom espaço para as pernas no banco de trás, é um carro estreito. Ou seja, não recebe bem um terceiro passageiro no banco de trás. Costuma dar manutenção a partir dos 50.000 km. Além da necessidade da troca da correia dentada, são corriqueiros problemas com mangueiras que são pouco duráveis.

Versa nacional - Com a nacionalização, o problema de fornecimento de peças melhorou, mas o carro não decolou nas vendas. Talvez pelo seu design incomum. 

Vantagens - Bom desempenho (anda mais que o Etios), econômico e confortável.
Desvantagens - Revenda não é das mais fáceis, desvaloriza acima da média e serviço prestado pelas concessionárias nível Renault (corre-se o risco de passar raiva).

Cobalt LTZ 2017 - O carro foi re-estilizado em 2015 e em 2016 recebeu uma atualização, com um retrabalho no motor e adoção de direção elétrica. O carro agora está com design bem mais atual e está mais econômico. De acordo com os dados disponibilizados pelo Inmetro, os números de consumo do novo Cobalt são muito parecidos com o do Etios. Eu sinceramente desconfio. Custa acreditar que com um motor obsoleto e pesado como esse, derivado do Monza, possa-se atingir médias similares ao do Etios. O Cobalt pesa cerca de 150km a mais que o Etios!

Vantagens - espaçoso, confortável, bom desempenho (ótimo torque), seguro barato e econômico (não comprovado)

Desvantagens - Muitas reclamações com barulhos, motor com acionamento a correia dentada que requer manutenção a cada 50.000 km, necessidade de troca de óleo a cada 5.000 km (nunca mencionado pelos vendedores), estepe de dimensões diferentes (só quebra galho), acabamento do painel e das portas com plástico de baixa qualidade. Sistema On Star válido somente por 6 meses (só fica sabendo depois que compra o carro).

Honda City 1.5 - Em 2014 o City estava em outra categoria de preço. Atualmente, com o aumento do preço dos Etios, acabaram se tornando concorrentes.

Vantagem - Design exterior e inferior mais atualizados que o do Etios; qualidade superior dos plásticos empregados no painel e nas portas; bancos mais anatômicos e confortáveis.

Desvantagem - Apesar da potência maior, tem desempenho inferior ao do Etios; com o mesmo nível de equipamentos, custam cerca de 10% mais caro que o Etios; espaço interno, principalmente largura do banco traseiro e espaço do porta malas, inferior ao do Etios; seguro e revisões mais caros.
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Re: Vantagens e Desvantagens para os concorrentes do Etios

Mensagem por Audio Maniac em Ter 14 Mar 2017, 16:38

Logan 1.6 (mecânica Nissan) - O Logan passou por uma atualização também. Recebeu o motor do Versa, com algumas modificações, o que o tornou mais atrativo. Se a grana estiver curta, é uma boa opção, pois é o mais barato entre todos.

Vantagens - Preço baixo e bom pacote de equipamentos de série, em comparação com seus concorrentes; motor de alumínio de concepção moderna, originário da Nissan, o que confere desempenho e economia; uso de acionamento por corrente, que requer menos manutenção; grande espaço interno, e; porta malas generoso.

Desvantagens - Apesar da incontestável melhoria em desempenho e economia, a Renault manteve o câmbio original, que é ruidoso e de engates imprecisos; o acabamento continua pobre, com o uso do mesmo plástico de baixa qualidade no painel e nas portas; bancos pouco anatômicos e, assim como o Etios, tem design ultrapassado. O que também me desagrada no Logan é o custo de algumas peças de manutenção. A Renault nunca foi exemplo em se tratando deste último ponto. Também é ponto negativo a recusa do Fabricante em fornecer dados técnicos da parte eletrônica para os reparadores fora da rede autorizada. E o carro dá problemas eletrônicos. Se precisar de scanner, terá que recorrer a uma concessionária e espere deixar pelo menos 600 reais!
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Re: Vantagens e Desvantagens para os concorrentes do Etios

Mensagem por Roberto Rty em Ter 14 Mar 2017, 17:36

Uma das principais vantagens do Etios, diante dos concorrentes, é o pós venda padrão Toyota que sem dúvida é um grande diferencial.
Infelizmente, existem algumas concessionárias que fogem desse padrão, deixando alguns clientes frustrados com a marca.
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