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Fluído arrefecimento - ajuda

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Fluído arrefecimento - ajuda - Página 2 Empty Liquido de arrefecimento...

Mensagem por Wites Morais em Seg 19 Nov 2018, 17:38

Tenho 1 Etios X 17/18 e na 1ª revisão tive que completar o liquido... até questionei, pois meu carro anterior (Sandero), nunca precisei fazer isso. Me disseram que era normal e que ficasse acompanhando sempre o nível.
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Mensagem por Darci em Ter 20 Nov 2018, 19:55

Olá Wites, no Etios é normal sim, não pode baixar muito, mas um pouco baixa sempre, tipo um ou dois centímetros por ano, o sistema do Etios não é totalmente selado, a tampa do reservatório plástico tem uma passagem por baixo, onde evapora um pouco do fluído, só não sei dizer porque é assim, meu carro anterior também não baixava pois era totalmente selado. Alguns aqui no fórum, inclusive eu compraram um frasco de fluido de arrefecimento original e em casa mesmo completam conforme necessidade.
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Mensagem por JoTanaka em Ter 09 Abr 2019, 13:47

Particularmente, eu acho a tampa do tanque de expansão meio fraca para aguentar tanta pressão do sistema. Na maioria dos motores de outras montadoras, essa tampa é fixada por rosqueamento e possui válvula interna, diferente da de encaixe de pressão do Etios.

O Etios que comprei com 40.000 km rodados fez a revisão a dos 30.000 km e foi completado nível e mesmo assim agora  o nível está entre Máx e Min. Abaixou nível também e tenho de repor, pois não chegou a atingir o limite de troca, nem pelo tempo, nem pela kilometragem rodada.
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Mensagem por VPL em Ter 09 Abr 2019, 14:52

Creio que o Etios não possui um reservatório de expansão. É apenas um reservatório de reposição do liquido de arrefecimento.
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Mensagem por JoTanaka em Ter 09 Abr 2019, 19:58

Correto. Não trabalha com pressão, a mangueira está conectada no fundo do reservatório e segue pro topo do radiador. Mesmo assim o manual diz para manusear com motor frio (pág 6-3-13). Sistema parecido com o do Honda Fit.Tks.
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Mensagem por JoTanaka em Sex 12 Abr 2019, 14:37

No Etios/ Corolla , em qualquer carro, o reservatório continua tendo o mesmo principio : armazenar o excesso de líquido expandido e retorno o mesmo quando a temperatura/pressão abaixa de volta ao sistema (radiador).

"Independentemente de onde está a tampa, a ideia do vaso de expansão é a mesma: permitir que o nível de líquido de arrefecimento permaneça inalterado. Quando o motor está frio, o volume é menor e quando está quente, maior. Isso porque o líquido se expande à medida que aquece e por isso há indicação de nível máximo e mínimo no vaso expansor."

Segue excelente matéria sobre o vaso de expansão: a diferença no sistema europeu e oriental (Honda/Toyota).

http://www.jornalfarolalto.com.br/no-elevador/2016/06/componentes-automotivos-o-reservatorio-de-expansao.html
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Mensagem por ksio89 em Sex 12 Abr 2019, 16:03

Poxa JoTank, obrigado por compartilhar a matéria, muito interessante realmente a leitura. Realmente esse sistema das montadoras japonesas é bem peculiar. Li o texto e não cheguei a conclusão se esse sistema é melhor ou pior que aquele onde a tampa pressurizada se encontra no próprio reservatório de expansão.
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Mensagem por JoTanaka em Dom 14 Abr 2019, 09:18

Eu acredito que o sistema utilizado no Toyota e no Honda, tem alguma relação com o bloco de alumínio. É um sistema com perda do líquido, pois não é fechado. Deve ter alguma relação com não suportar pressão elevada ou sei lá cavitação pelos vapores acumulados que podem entrar no circuito do fluído dentro do bloco. Eu até que gostei desse sistema, pois na maioria dos VW, GM, Fiat,etc.. a pressão fica contida e sobrecarrega a junta da tampa do cabeçote que pode causar vazamento da água pro cilindro aliado a corrosão e sobreaquecimento nestes motores. Informação é para todos, vamos compartilhar se a fonte for boa e confiável.
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