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Engine Swap - Dúvidas.
+2
Luiz Fernando
daHool
6 participantes
Página 1 de 1
Engine Swap - Dúvidas.
E ai, pessoal! Beleza?!
Tenho um Etios 1.3 desde o começo do ano passado e agora estou estudando a possibilidade de fazer um swap no motor dele. Em suma, substituiria o motor atual por um 2.0 ou 1.8 do Corolla, já que eles possuem o mesmo conceito (motor quase todo em alumínio, comando de válvulas variável, boa confiabilidade e economia, manutenção barata e etc.). A principio, o mecanico da CSS de onde moro disse que é possível por um motor de corolla no lugar.
Então recorro aos mecânicos daqui do fórum pra sanar algumas dúvidas:
- Será que o cambio do corolla e do Etios é o mesmo? Eu desconfio que sim, já que nas minhas pesquisas eu vi que a relação de marcha de ambos é idêntica, e isso facilitaria acoplar o novo motor, talvez.
- Quais adaptações vcs acham que deverão ser feitas?
- A parte de cabeamento, chicotes e tal, pode ser reutilizada?
- A parte de regularização do veículo é complicada?
desde já valeu, galera!
Tenho um Etios 1.3 desde o começo do ano passado e agora estou estudando a possibilidade de fazer um swap no motor dele. Em suma, substituiria o motor atual por um 2.0 ou 1.8 do Corolla, já que eles possuem o mesmo conceito (motor quase todo em alumínio, comando de válvulas variável, boa confiabilidade e economia, manutenção barata e etc.). A principio, o mecanico da CSS de onde moro disse que é possível por um motor de corolla no lugar.
Então recorro aos mecânicos daqui do fórum pra sanar algumas dúvidas:
- Será que o cambio do corolla e do Etios é o mesmo? Eu desconfio que sim, já que nas minhas pesquisas eu vi que a relação de marcha de ambos é idêntica, e isso facilitaria acoplar o novo motor, talvez.
- Quais adaptações vcs acham que deverão ser feitas?
- A parte de cabeamento, chicotes e tal, pode ser reutilizada?
- A parte de regularização do veículo é complicada?
desde já valeu, galera!
Csl
Membro Novato- Mensagens : 2
Data de inscrição : 05/01/2015
Localização : CG - MS
Re: Engine Swap - Dúvidas.
Vamos por partes amigo, em primeiro lugar você teria que procurar alguma oficina especializada em preparação automotiva para estudar esse swap, a menos que você tenha um grande conhecimento da parte mecânica e eletrônica, e com certeza você vai ficar meses com o carro desmontado até conseguir acertar tudo.
Mas vamos lá:
- O câmbio é diferente, então muita coisa teria que ser adaptada, isso inclui toda a parte de transmissão do carro, é provável que você tenha que mandar fabricar muitas peças especialmente para o seu projeto, como suportes, eixos, coxins e etc.
- O que foi dito acima, muitas peças novas teriam que ser adaptadas ou mesmo fabricadas, é provável que haja a necessidade de cortes na lataria do carro para abrigar o novo motor e seu agregados, inclusive o novo sistema de arrefecimento, na maioria dos casos é necessário mexer na estrutura do carro.
- Não, o Corolla usa outra central, nem mesmo o painel do Etios vai funcionar, teria que pegar todos os chicotes do Corolla e do Etios e tentar juntar os dois, é um trabalho extremamente complexo, se o tipo de comunicação for diferente você nem vai poder reaproveitar itens como painel, air bag, ABS e etc. Ai o jeito é tentar trazer esses itens do Corolla, mas isso iria exigir extensas modificações no interior do carro.
Facilitaria muito neste ponto se você esquecer os módulos originais do Corolla e partir para uma injeção programável para gerenciar o novo motor, ai poderia preservar o sistema elétrico original do Etios, mas mesmo assim ainda exige bastante conhecimento, pois alguns problemas sempre aparecem.
- Regularizar é a parte fácil, mas vai precisar ter a nota fiscal de tudo, em especial do novo motor e câmbio.
No mais acho que é isso, acredito que vai sair mais caro do que trocar o Etios pelo Corolla, então tem que ter muita disposição mesmo.
Mas vamos lá:
- O câmbio é diferente, então muita coisa teria que ser adaptada, isso inclui toda a parte de transmissão do carro, é provável que você tenha que mandar fabricar muitas peças especialmente para o seu projeto, como suportes, eixos, coxins e etc.
- O que foi dito acima, muitas peças novas teriam que ser adaptadas ou mesmo fabricadas, é provável que haja a necessidade de cortes na lataria do carro para abrigar o novo motor e seu agregados, inclusive o novo sistema de arrefecimento, na maioria dos casos é necessário mexer na estrutura do carro.
- Não, o Corolla usa outra central, nem mesmo o painel do Etios vai funcionar, teria que pegar todos os chicotes do Corolla e do Etios e tentar juntar os dois, é um trabalho extremamente complexo, se o tipo de comunicação for diferente você nem vai poder reaproveitar itens como painel, air bag, ABS e etc. Ai o jeito é tentar trazer esses itens do Corolla, mas isso iria exigir extensas modificações no interior do carro.
Facilitaria muito neste ponto se você esquecer os módulos originais do Corolla e partir para uma injeção programável para gerenciar o novo motor, ai poderia preservar o sistema elétrico original do Etios, mas mesmo assim ainda exige bastante conhecimento, pois alguns problemas sempre aparecem.
- Regularizar é a parte fácil, mas vai precisar ter a nota fiscal de tudo, em especial do novo motor e câmbio.
No mais acho que é isso, acredito que vai sair mais caro do que trocar o Etios pelo Corolla, então tem que ter muita disposição mesmo.
Diogo
Membro Rubi- Mensagens : 1622
Data de inscrição : 30/05/2014
Localização : Lajeado - RS
Re: Engine Swap - Dúvidas.
Amigo já pensei o mesmo.
Para não ficar algo tão trabalhoso pensei em outras opções:
-1a - Colocar o motor 1.5 do Etios e ver a possibilidade de aumentar o diâmetro dos cilindros, derrepente usar os pistões do antigo Corolla XLI 1.6 ou até mesmo do 1.8, teria que ver se encaixa, mas é algo mais simples. [ lembro que o pessoal do Corsa abria o 1.4 para 1.6 e o 1.6 para 1.8, o bloco dos Corsas 1.0 a 1.8 é o mesmo, e isso já elimina o último item do seu questionário: mantendo o bloco não precisa regularizar]
-2a - instalar o VVTI do Corolla no Etios, não sei se é possível fazer isto mas ganharia uns 15 cv
-3a - trazer peças do Yaris que usa o VVTI citado acima no motor igual ao do Etios
Para não ficar algo tão trabalhoso pensei em outras opções:
-1a - Colocar o motor 1.5 do Etios e ver a possibilidade de aumentar o diâmetro dos cilindros, derrepente usar os pistões do antigo Corolla XLI 1.6 ou até mesmo do 1.8, teria que ver se encaixa, mas é algo mais simples. [ lembro que o pessoal do Corsa abria o 1.4 para 1.6 e o 1.6 para 1.8, o bloco dos Corsas 1.0 a 1.8 é o mesmo, e isso já elimina o último item do seu questionário: mantendo o bloco não precisa regularizar]
-2a - instalar o VVTI do Corolla no Etios, não sei se é possível fazer isto mas ganharia uns 15 cv
-3a - trazer peças do Yaris que usa o VVTI citado acima no motor igual ao do Etios
daHool
Membro Ouro- Mensagens : 139
Data de inscrição : 18/12/2013
Localização : Porto Alegre - RS
Re: Engine Swap - Dúvidas.
Galera, acho que eu não teria essa "coragem" !!!!
Tudo muito bem explicado pelo RSS_X3. Acho, ao meu ver, teria que ficar uns 10 anos com o carro pra compensar isso $$$$$ !!!!!
Tudo muito bem explicado pelo RSS_X3. Acho, ao meu ver, teria que ficar uns 10 anos com o carro pra compensar isso $$$$$ !!!!!
Luiz Fernando
Moderador- Mensagens : 2427
Data de inscrição : 09/12/2013
Localização : Santos - SP
Re: Engine Swap - Dúvidas.
Então, eu to entrando em contato com alguns mecanicos já. Tenho um amigo que conhece um mecanico que só faz swap, ai a gente vai ver de marcar uma reunião. Já estou levando em conta possibilidade de instalar um turbo em vez de fazer esse swap, dependendo do susto que eu tiver nessa reunião, hahaha.
Csl
Membro Novato- Mensagens : 2
Data de inscrição : 05/01/2015
Localização : CG - MS
Re: Engine Swap - Dúvidas.
Como é um carro leve, talvez só um turbo já dê um bom resultado, se fizer uma preparação legal vai ficar mais forte que um motor 2.0 original.
Diogo
Membro Rubi- Mensagens : 1622
Data de inscrição : 30/05/2014
Localização : Lajeado - RS
Re: Engine Swap - Dúvidas.
Ia te falar também. Mete um turbo ae!
Eu que já andei com o meu Etios 1.5 ( já vendido) no autódromo de londrina te digo o seguinte:
O Motor é muito bom. Só sofria nas duas curvas em subida. Dei um vareio em 2 caras com motor gm 1.4 ( que tem mais cavalaria)
O Carro freia muito bem. Dá pra meter mais cavalaria tranquilo sem se preocupar com o freio (Desde que voce use umas rodas maiores com uns pneus bem grudentos)
A Suspensão aderna muito pra frente quando voce freia forte em curva. Aí vale a pena retrabalhar molas e amortecedores, e abaixar um pouco pra diminuir a transferência de peso.
Eu que já andei com o meu Etios 1.5 ( já vendido) no autódromo de londrina te digo o seguinte:
O Motor é muito bom. Só sofria nas duas curvas em subida. Dei um vareio em 2 caras com motor gm 1.4 ( que tem mais cavalaria)
O Carro freia muito bem. Dá pra meter mais cavalaria tranquilo sem se preocupar com o freio (Desde que voce use umas rodas maiores com uns pneus bem grudentos)
A Suspensão aderna muito pra frente quando voce freia forte em curva. Aí vale a pena retrabalhar molas e amortecedores, e abaixar um pouco pra diminuir a transferência de peso.
girardi
Membro Rubi- Mensagens : 656
Data de inscrição : 27/10/2013
Idade : 44
Localização : Maringá - PR
Re: Engine Swap - Dúvidas.
Fala pessoal, alguém seguiu com a ideia de melhorar o desempenho?
t.smartins
Membro Bronze- Mensagens : 12
Data de inscrição : 05/02/2015
Idade : 35
Localização : Brasília - DF
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