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Amaciamento do Toyota Novo

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Mensagem por Sir Camelot em Dom 07 Jun 2015, 18:18

Acho que se deve evitar altas rotações com o motor frio, isso pode trazer problemas mais adiante. Fora isso, usar o carro normalmente no primeiros kms, sem ficar na paranoia de controlar rotações. O meu tá chegando nos 600km, e já foi pra estrada, que é o melhor lugar pra amaciar.
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Amaciamento do Toyota Novo - Página 2 Empty Re: Amaciamento do Toyota Novo

Mensagem por Sai_Fora_Abra... em Seg 08 Jun 2015, 09:22

Acho que se deve evitar altas rotações com o motor frio, isso pode trazer problemas mais adiante. Fora isso, usar o carro normalmente no primeiros kms, sem ficar na paranoia de controlar rotações. O meu tá chegando nos 600km, e já foi pra estrada, que é o melhor lugar pra amaciar.

tens toda razão Camelot! Very Happy Very Happy Very Happy
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Mensagem por mauricio de paula em Seg 08 Jun 2015, 11:40

eu acho correto seguir o manual, embora que na minha humilde opinião não seja uma regra absoluta, sempre tem um pouco de fundamento, mas não sei o "porque" do comentário do colega acima, tenho três curso superior e sempre achei que não devemos levar a férro e fogo aquilo que nos é passado, e devemos sempro ao lermos um comentário, usarmos de uma interpretação inteligente pra não cairmos no rídiculo de sermos tachado de intolerante.
PARABÉNS PELA AQUISIÇÃO, CURTA MUITO SEU CARRO
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Mensagem por kochtiago em Dom 09 Out 2016, 15:28

Minha Opinião é a seguinte, e fiz no meu também.. Etios sedan XLS 2017, peguei 0km e sentei o laço nele.. os primeiros 800km fiz apertando o motor, e sinto o carro muito mais solto...a 6a marcha agora começa a valer a pena...antes apanhava... o carro esta na garantia, então se tiver que da problema que seja agora... mas sinto ele muito mais esperto agora...
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Mensagem por opm em Seg 17 Out 2016, 13:06

O interessante é que essas restrições se aplicam de forma bem diferente aos carros automáticos, ainda que o manual não faça distinção aos dois casos. Não temos muito controle nos automáticos das rotações, por exemplo. E em uma subida íngreme o carro pode entrar em uma marcha mais baixa e subir bastante de giro. Mas com as melhorias na construção dos motores, cada vez fica menos restritivo o uso durante o período de amaciamento. O que realmente pega é o freio. Até as pastilhas assentarem ele vai ser menos eficiente, e fazer ruídos mais intensos também.
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Mensagem por Leandro Morais em Seg 14 Nov 2016, 16:47

A questão é que você vai encontrar orientações e histórias de sucesso para ambos os lados, é normal!

Eu também optei em seguir as orientações do manual e o resultado foi de sucesso, também!

Aaaah! Uma experiência que tive:

Eu sou proprietário de um Etios X (1.3) 2015 e, como muitos devem ter feito, fui curiar o modelo novo com o câmbio de 6 marchas.. Rapaaaaaz, o meu tá muuuuuuuito mais esperto! Cheguei em casa, abracei meu carro e disse: CALMA FILHO, PAPAI NÃO VAI TE TROCAR! HAHAHAHAHAHAHAHA

Alguém sentiu isso também?
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Mensagem por Luiz Fernando em Ter 15 Nov 2016, 03:08

KKKKK, rindo até agora Leandro !!!!

"Cheguei em casa, abracei meu carro e disse: CALMA FILHO, PAPAI NÃO VAI TE TROCAR! HAHAHAHAHAHAHAHA"
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Mensagem por Luiz Fernando em Ter 15 Nov 2016, 03:10

O que percebi e beeeeeeeeemmmm nítido foi o silencio da suspensão do novo Etios 2017. Acho que os coxins hidráulicos estão fazendo a diferença, não se escuta as batidas secas quando se passa em buracos, digamos que teve uma melhora de 134% em relação aos anteriores, rsrsrsrs
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Mensagem por Convidado em Ter 15 Nov 2016, 08:13

Não sei se ocorreram alterações na suspensão do Etios 2016/17, mas tenho a impressão que a suspensão dele é muito boa. 
Todo dia, rodo por alguns trechos com asfalto bem ruim, desgastado pelo tempo. 
Comparando com a suspensão do Sentra, Fit e Civic, a do Etios é muito melhor, absorvendo muito bem os buracos e ondulações sem comprometer o conforto. 
Espero que ela seja resistente e durável porque às vezes, acabo abusando da velocidade por não sentir tanto as irregularidade do asfalto.
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Mensagem por Luiz Fernando em Ter 15 Nov 2016, 12:34

A suspensão foi recalibrada e foi trocado os tradicionais coxins dos amortecedores dianteiros por hidráulicos. Só quem teve o anterior e agora tem o 2017 percebe essa diferença.
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Mensagem por iepn em Qua 16 Nov 2016, 12:37

Comprei meu 1.5 XS HT

Não chegou ainda.

Antes do meu atual (onix), peguei um GOL G6 1.0... A Volks pedia 2mil Km.... A Toyota pede 1600.

Resumido, como na época era o único condutor. Segui a Risca. Não passava de 80KM.

Resultado, todo mundo ficava de cara que era 1.0......

SE eu tivesse arregaçado ele desde o início, ele ia ficar tão bom? Ia quebrar? Bom... Não sei.... Vendi o carro com 10mil km. 

SE não fosse necessário esse "amaciamento", explique-me "QUAL MOTIVO A TOYOTA IA COLOCAR ISSO NO MANUAL?" Apenas para acrescer algumas linhas no manual?

Nós sabemos que os Toyotas são "indestrutíveis"..... E apesar da qualidade, PQ ela exige isso?

Bom, como o carro é de cada um... EU sempre segui, e vou seguir no meu ETIOS. Até pq, fico com carro por 4 anos.
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Mensagem por rafaeldias em Qua 16 Nov 2016, 14:04

iepn, também penso assim, o meu X HB está com 1.500km, então, logo logo poderei abusar mais do motor, giros mais altos e tal.
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Mensagem por paulluis em Qua 16 Nov 2016, 15:05

Meu carro anterior era um Siena 1.0 2009, quando estava com 500Km fui para o litoral norte (Rio-Santos), quatro pessoas mais bagagem, andando nos limites máximos de velocidade da estrada, fora as subidas íngremes da serra entre Boiçucanga e Maresias por exemplo, no começo fiquei meio receoso, mas depois de alguns meses percebi que foi a melhor coisa que podia ter acontecido, o carro andava como se fosse 1.4, ficou comigo até os 65 mil Km, quando foi roubado...
O Etios sedan de agora fez o mesmo percurso, mas com cerca de 1500Km, está muito bem e pelo visto vai longe.
Abs!
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Mensagem por iepn em Qua 14 Dez 2016, 16:15

Bom. Meu carro hoje tem 380km.

Estou seguindo a risca. A Toyota respondeu meu email sobre "Alta Velocidade", resumidamente, evitar RPM acima de 3500
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Mensagem por charleschf em Qua 14 Dez 2016, 16:35

E custava inserir esse dado (3.500 RPM) no manual? Dá a impressão de bancar a cintura de gesso para não se comprometer.
O meu completou 3 semanas e 1500km, basicamente sem passar de 3.000 RPM, mesmo nas reduções do AT4 para compensar a velocidade nas subidas.
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Mensagem por iepn em Qua 14 Dez 2016, 17:03

O  meu é. Manual. Eu basicamente passo com 2000rpm.
Comando. Variável é top
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Mensagem por Convidado em Qua 14 Dez 2016, 18:57

Para por mais lenha na fogueira.
Amaciamento de carro novo não se restringe apenas ao motor.
Com os avanços dos métodos de construtivos (inclusive usinagens), o amaciamento dos motores podem continuar sendo recomendados, mas existem componentes em que os cuidados com o amaciamento podem ser ainda mais recomendados. 
Por exemplo: recomenda-se evitar freadas bruscas e saídas bruscas nos primeiros quilômetros para que as pastilhas de freios e os discos de embreagem fiquem perfeitamente ajustados/assentados para evitar desgastes prematuros, trepidações, etc. É a mesma preocupação quando essas peças são trocadas em carros usados.
No caso de pastilhas de freios e discos de embreagem, não é necessário aguardar alcançar milhares de quilômetros pensando no amaciamento. Se for no trânsito urbano (com muito para-anda), bastam alguns quilômetros, tipo 50 km ou até menos.
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Mensagem por VF_GOMES em Qui 12 Out 2017, 12:53

Perdão por ressucitar este tópico, mas eu resolvi falar o que acho sobre. Bem, pra mim o que se encontra no manual do proprietário é sempre bom seguir. Mas a questão é: precisa realmente seguir à risca? 

Ao meu ver, o que vem no manual, em se tratando dessa questão de amaciamento de motor, é mais um norte para os usuários para poderem se basear, do que propriamente uma ''norma'' a qual, se não for seguida estritamente como está escrita, irá causar sérios problemas e tal...

Na minha opinião, o que se precisa é ter bom senso e que o sucesso ou fracasso dependerá de muitos outros fatores além da própria conduta do proprietário com o carro. Fora que, como sempre gosto de parafrasear: ''cada caRRo é um caRRo'', não existem dois carros com comportamentos e sintomas idênticos. No caso do amaciamento, acredito que se baseando pelos 1,600 Km como uma espécie de ''prazo'' para uma condução mais cautelosa e, mantendo giros, velocidade e pisadas em freio com uma margem de segurança próximo daquilo estipulado, já será de grande valia.
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Mensagem por Luiz Fernando em Qui 12 Out 2017, 14:14

Isso mesmo: Bom Senso, só isso já é suficiente para o motor do carro durar muito !!!!
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Mensagem por cmarques em Qui 12 Out 2017, 17:49

Exato...
Eventualmente "ultrapassar algum limite" em determinada situação, não e problema...
Ate pra não comprometer a propria segurança, conforme o caso...
O carro sempre aguenta situações "extras", desde que não constantes, nem tão extremas que possam ocasionar "sequelas" no futuro...
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Mensagem por Luis Carlos K em Sex 13 Out 2017, 01:22

Concordo. O bom senso prevalece, mas dá perfeitamente para seguir as recomendações do manual. São medidas simples e que se resumem em uma direção cautelosa, sem exagero nos primeiros km. Não tem nada impeditivo escrito lá.
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Mensagem por Diogo em Sex 13 Out 2017, 09:59

Bom, eu não tive nenhum cuidado em especial, inclusive dei umas puxadas para sentir o caro já no primeiro dia, tem muita coisa que eles colocam no manual mais para proteger a montadora em caso de algum problema, mas para quem quiser cuidar do "amaciamento" é só evitar rotações muito altas, a cima de 4mil rpm por exemplo.
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