O CLUBE PRECISA DE VOCÊ
Ajude a viabilizar o Etios Clube clicando no anúncio ao lado só para conferir!!!
antes de perguntar
Pesquise aqui
Últimos assuntos
» Etios 2018
por yudi Hoje à(s) 12:30

» ainda tem Etios cross?
por yudi Hoje à(s) 11:38

» Bem-vindos ao nosso fórum
por Izaias Hoje à(s) 00:25

» qual preço do combustivel vc encontrou?
por yudi Ontem à(s) 19:19

» Qual óleo utilizar ?
por Ricardo Jose Ontem à(s) 02:18

» Friso do Etios
por Luiz Fernando Ontem à(s) 00:50

» Pneus 185/70R14 Para Etios Sedan
por tujoia Sab 21 Out 2017, 23:08

» Barulho painel
por VF_GOMES Sab 21 Out 2017, 14:18

» Auto Falante no Tampão Trazeiro do ETIOS HATCH
por Leandro Sab 21 Out 2017, 08:08

» Consumo Etios 2017
por kervinson Sab 21 Out 2017, 00:39

» Bateria...Durou 2 anos e meio!
por andder Sex 20 Out 2017, 23:45

» Yaris pode estragar as vendas do Etios
por Luis Carlos K Sex 20 Out 2017, 19:52

» Parafuso anti furto
por VF_GOMES Sex 20 Out 2017, 13:51

» Quando ocorre lançamento ?
por amazuti Sex 20 Out 2017, 12:16

» Saida do Ar condicionado
por VF_GOMES Sex 20 Out 2017, 11:56

» Etios sedan Platinum 17/18
por VF_GOMES Sex 20 Out 2017, 11:35

» Hatch ou Sedã?
por Luis Carlos K Qui 19 Out 2017, 23:52

» Quantos km veio o seu carro zero?
por VF_GOMES Qui 19 Out 2017, 20:10

» Trepidação na direção
por Lauro Pericles Vitachi Qui 19 Out 2017, 09:31

» Câmera de Ré
por rafaeldias Qui 19 Out 2017, 09:19

» XS HB 2018 AT
por amazuti Qui 19 Out 2017, 08:40

» Revisão 30.000 Km etios 1.3
por Levinthal Qui 19 Out 2017, 00:36

» Vc trocaria seu etios usado por 1 novo?
por VF_GOMES Qua 18 Out 2017, 14:44

O que é acelerador eletrônico do Etios?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

O que é acelerador eletrônico do Etios?

Mensagem por Urubaldo em Seg 12 Ago 2013, 23:03

Dei uma pesquisada mas não encontrei nada muito explicativo..
Urubaldo

Membro Ouro
Membro Ouro

Re: O que é acelerador eletrônico do Etios?

Mensagem por Sergio em Ter 13 Ago 2013, 00:00

No sistema convencional quando o caboclo pisa no acelerador o cabo de aço que é ligado no pedal abre a borboleta da entrada de ar para o motor. Ao mesmo tempo a injeção eletrônica envia mais combustível permitindo que o motor acelere. Como a abertura da borboleta é mecânica ocorre que nem sempre ela está no ponto que permite o nível ótimo de entrada de ar para aquela condição (rotação, carga, temperatura do ar, pressão atmosférica, etc).

No sistema chamado acelerador eletrônico não existe o cabo ligando o pedal ao eixo da borboleta. Tem um sensor no pedal (um potenciômetro) então quando pisamos no acelerador esse sensor informa à central eletrônica que queremos acelerar o motor e o quanto queremos (meio pedal, pé no fundo, etc). Essa central analisa a condição daquele momento e dosa a quantidade de combustível ótima para acelerar o motor e por meio de um pequeno motor elétrico abre a borboleta da entrada de ar que também fica posicionada num ponto que otimiza a mistura ar/combustível, deixando o motor mais eficiente.

A diferença que mais se nota no sistema com acelerador eletrônico é que não existe o cabo do acelerador entre o pedal e a borboleta e sim um motor elétrico que faz essa função. Mas apesar de ser bem avançado, na prática a diferença de rendimento não é tão grande.

O Etios usa esse sistema para combinar com todo o restante do carro que é up to date em termos de tecnologia na categoria.
Sergio

Administrador
Administrador

http://www.etiosclube.com.br

Mensagem por Urubaldo em Ter 13 Ago 2013, 11:26

Obrigado pela explicação. Em alguns lugares que falam desse acelerador eletrônico parece até que se trata de piloto automático, mas achei mesmo que não fosse isso.
Urubaldo

Membro Ouro
Membro Ouro

Mensagem por J.Rios em Dom 07 Ago 2016, 17:23

Comprei o Etios XS Automático a pouco dias, notei que o pedal do acelerador é um pouco mais duro de acionar em relação a outros carros que dirijo (HB20, Fit) tornando, as vezes, a condução não muito agradável, alguém já percebeu isso, e será que existe regulagem.
J.Rios

Membro Bronze
Membro Bronze

Mensagem por Diogo em Seg 08 Ago 2016, 10:04

Eu nunca percebi o pedal do Etios mais duro que de outros carros, pelo menos nada que atrapalhe, tem alguns carros que tem o pedal muito mole e acaba atrapalhando também.

Quanto a regular, não existe regulagem pra isso, pois seria necessário desmontar o acelerador eletrônico e trocar a mola interna, não é impossível, mas perderia a garantia e colocaria a segurança em risco, pois é uma peça bastante delicada para fazer qualquer modificação.
Diogo

Moderador
Moderador

Mensagem por J.Rios em Seg 08 Ago 2016, 12:37

Obrigado pela atenção.

De fato, concordo que por se tratar de peça delicada não convém modificar.

Acredito que com o uso e o desgaste natural de todo o conjunto as peças devam ficar mais assentadas, e as respostas do motor e câmbio também, sem falar é lógico, da minha falta de hábito atual com o carro.
J.Rios

Membro Bronze
Membro Bronze

Mensagem por J.Rios em Sab 20 Ago 2016, 16:11

Boa Tarde!

Falei com um Consultor da Concessionária onde comprei o Etios XS automático 16/17 e ele me disse que, de fato, o acelerador eletrônico do Etios é mais duro mesmo (que o de outras marcas e modelos de carros com o mesmo tipo de acelerador). Ao meu ver este é um dos poucos "defeitos" que percebi até agora no Etios.
J.Rios

Membro Bronze
Membro Bronze

Mensagem por Romulo em Sab 20 Ago 2016, 18:29

Não notei tal diferença no meu XLS AT HB... Pedal tem comportamento semelhante ao do meu antigo etios xls manual.
Romulo

Membro Bronze
Membro Bronze

Mensagem por J.Rios em Sab 20 Ago 2016, 19:34

Tudo bem, Romulo.

Obrigado por sua participação.

Você disse que trocou um Etios por outro Etios, talvez seja este o motivo, não sei se você costuma dirigir outros carros em um mesmo dia.

Troquei um HB20 AT 2013 pelo Etios AT, temos também o novo FIT CVT, tivemos o antigo FIT e o Fiesta Rocam, todos semelhantes quanto a pressão do pedal do acelerador. O único parecido neste sentido com o Etios, que dirigi por um mês, foi o Onix AT 2015 (que por sinal o automático é muito fraco).

Pode ser uma característica do carro que a Toyota adotou, mas não acredito que seja por segurança se não a Honda, a Hyundai, a Ford e outras também adotariam.
J.Rios

Membro Bronze
Membro Bronze

Mensagem por Convidado em Dom 21 Ago 2016, 07:37

Quase toda semana dirijo vários carros (alguns semi novos e outros até bem bem rodados). 
Às vezes até 2 carros diferentes no mesmo dia. Entre os carros que dirijo tem o Etios XLS 2017 e outros da empresa ou de colegas que são Civic, Elantra, Versa, Gol e Palio Weekend. Percebo diferenças entre eles, mas quanto ao pedal do acelerador, nunca notei alguma diferença que chamasse a atenção. 
Em estacionamentos com manobristas, peça a opinião deles, se o seu pedal é mesmo mais duro ou só impressão.  
Se o seu pedal está duro, muito duro, leve na concessionária para um check up.

Convidado
Convidado

Mensagem por J.Rios em Dom 21 Ago 2016, 08:25

Valeu Roberto!

Vou seguir sua orientação.

Pode ser mesmo um problema do meu carro, quando fiz o test drive com um XLS automático não percebi naquele momento diferença no pedal, apesar que você só conhece mesmo o carro com no uso diário.
J.Rios

Membro Bronze
Membro Bronze

Mensagem por cezarlucio em Dom 21 Ago 2016, 13:04

Outro detalhe dessa tecnologia de acelerador eletrônico (drive by wire) é que quando você pisa rápido no pedal, há um atraso na resposta do motor que pode ser mais perceptível nos primeiros modelos de carros lançados, o que não é o caso do Etios. Quanto ao acelerador a rigidez da mola é o que determina o seu "peso" e a não ser que ocorra um defeito nesse lote de fabricacao, essa  rigidez deveria ser igual.
cezarlucio

Membro Bronze
Membro Bronze

Mensagem por J.Rios em Dom 21 Ago 2016, 14:48

Cezarlucio

Hoje dirigi o Etios por um longo percurso e pude perceber que não deve ser defeito de fabricação e sim, como você mencionou, acredito ser uma maior rigidez da mola que é uma característica deste modelo de carro. É preciso se acostumar.

Nos carros mais antigos e com carburador tinha-se uma vantagem (somente), era possível regular ou trocar a mola de acordo com a vontade ou necessidade de seu condutor, obedecendo logicamente aos padrões de segurança.
J.Rios

Membro Bronze
Membro Bronze

Mensagem por Marcond Knoop em Qua 14 Set 2016, 12:45

Pra mim é questão de gosto, eu gosto de acelerador mais duro, até porque no meu ver mesmo os carros que tenham aceleradores hiperduros ainda serão faceis de acelerar sem fazer esforço nenhum. Prefiro assim do que acelerador mole que qualquer deslize do pé nele já temos uma aceleração muito forte.
Marcond Knoop

Membro Novato
Membro Novato

Mensagem por J.Rios em Qua 14 Set 2016, 14:40

Concordo que é uma questão de gosto, mas não concordo que um acelerador hiperduro (ainda não conheço) seja mais fácil de acelerar sem fazer esforço nenhum; tornaria a condução mais cansativa e não acrescentaria segurança. Nesse caso, então, dirigir o novo Honda Fit ou Hyundai Hb20, que possuem acelerador leve, seria uma temeridade.
Meu Etios AT chegou aos 500 km e percebo que motor, câmbio e acelerador estão começando a trabalhar em sintonia. Agora o acelerador não parece pesado como antes, o motor já responde com prontidão.

A meu ver o ideal seria que as montadoras utilizassem um padrão para o acelerador eletrônico, seguro e confortável ao mesmo tempo.
J.Rios

Membro Bronze
Membro Bronze

Mensagem por Marcond Knoop em Qua 14 Set 2016, 17:49

Quando me referi a hiperduro seria um forma de expressão pois o acelerador mais duro que já peguei até hoje mesmo sendo duro no meu gosto não causou nenhum problema. Só não gosto de muito leve acho que fica muito facil de acelerar e acabo acelerando mais do que deveria isso quando dirigia carros com marchas.
Marcond Knoop

Membro Novato
Membro Novato

Mensagem por J.Rios em Qua 14 Set 2016, 18:57

Ok, Marcond, compreendo sua posição acelerador muito leve também não é bom.

Agradeço a atenção.
J.Rios

Membro Bronze
Membro Bronze

Mensagem por pardo em Qui 23 Fev 2017, 22:01

Eu só fiquei sabendo ontem que o acelerador do Etios é eletrônico, pois dirigindo não se sente a diferença, aliás tem um tópico aqui no fórum que diz não ser recomendável lavar o motor justamente para não entrar água no sensor do acelerador eletrônico, pois essa peça custa R$ 900,00 para trocar.
pardo

Membro Rubi
Membro Rubi

Mensagem por Diogo em Sex 24 Fev 2017, 08:09

pardo, acredito que não exista mais carro com cabo de acelerador no mercado nacional a alguns anos já, o Palio por exemplo já vinha com o acelerador eletrônico (Drive by wire) dês de 2001 na versão 16v, o último carro que lembro que chegou aqui com o sistema de cabo foi o Hyundai i30 em 2009, e mesmo assim era uma exceção nesta época, pois os nossos populares já usavam esse sistema.

O sensor do acelerador eletrônico fica dentro da base do pedal de acelerador, dele sai alguns fios que vão até a central de injeção do carro.

A peça que vai lá no motor é o corpo de borboleta (TBI), essa peça exige cuidado para não ser molhada mesmo pois é um componente eletrônico.
Diogo

Moderador
Moderador

Mensagem por pardo em Sex 24 Fev 2017, 19:51

Eu devo ter trocado as bolas. Embarassed Embarassed Embarassed Embarassed
pardo

Membro Rubi
Membro Rubi

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: