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Mensagem por Arnaldo Qua 07 maio 2014, 10:06

Comprei um Toyota Etios em Novembro de 2013, modelo Sedan 1.5X, hoje com 9.800 km.
Seguindo as recomendações do manual do proprietário acabo de fazer a 1ª revisão (10.000km), mas fiquei surpreso com as informações recebidas na concessionária.
Ao indagar sobre os serviços a serem realizados nada me foi dito sobre o rodizio dos pneus, sendo que então solicitei que o mesmo fosse realizado. A atendente me disse, então, que isso apenas é feito quando o cliente solicita.
Ao retirar o veículo verifiquei que o estepe permanecia intacto e perguntei a razão de não ter sido utilizado no rodízio, o qual agora tenho dúvidas de ter sido realizado, pois me disseram que não consta da nota de serviços por não ser cobrado. O atendente solicitou que um técnico me atendesse e respondesse minhas indagações sobre o estepe. O mesmo me disse que não utilizam o estepe pois costuma “dar problema”, pois muda o sentido de rodagem dos pneus, e que embora o manual recomende sua utilização “na prática” não é assim.
O que fazer? Acredito nisso e não tomo nenhuma atitude, ou levo em outra concessionária e solicito que sigam o manual do proprietário?
Minha atual impressão: O carro é bom, mas o serviço Toyota lamentável.
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Mensagem por Luiz Fernando Qua 07 maio 2014, 10:16

Bem vindo Arnaldo !!! Mais um de Santos !!!!

Bom, quanto ao rodízio já tinha lido isso também que no máximo, para mudar o sentido de rodagem seria com até 500 km sem o risco de dar problemas com o pneu. Nesse ponto, a CSS, diga-se deve ter sido a Collection, está correta.
Pega uma régua pequena e mede a profundidade dos sulcos do pneu, com 10.000 km já dá diferença, os que estavam na frente antes da revisão, devem estar mais gastos, aí você teria a prova se foi feito ou não o rodízio !!!

Um abraço.
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Mensagem por girardi Qua 07 maio 2014, 15:22

Eu faço rodizio de 5 em 5 mil sempre com alinhnhamento e nunca utilizo o estepe.
Quando acabarem os 4 pneus, eu compro 3 e coloco um velho no estepe.
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Mensagem por Arnaldo Qui 08 maio 2014, 14:06

Pois é Girardi,

A idéia não parece de todo errada, no entanto, alguns detalhes não podem ser esquecidos:
- a principal razão de se fazer o rodizio é maximizar o uso dos pneus.
- hoje a dinâmica do mercado pode tirar de linha um pneu com menos de um ano do lançamento.
Se você não utiliza o estepe na esperança de guarda-lo para que componha um novo jogo de pneus na proxima troca, pode se surpreender com a falta de modelo igual na época. Se quando você for trocar os pneus o modelo igual seu estepe tiver saido de linha, terá que comprar 4 novos e manter este como reserva. Ou seja, perdeu um pneu que nunca será usado.
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Mensagem por donidonadeli Qui 08 maio 2014, 17:04

os modelos de pneu que vem original do etios já é conhecido a muito tempo, e esta a muito tempo no mercado , são pneus consagrados das marcas dificilmente saia fora de uso
isso acontece mais com pneus especias mas tb não sei dizer com que frequencia
com certeza eu e milhares de pessoa faz igual ao girardi
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Mensagem por Solfieri Sex 09 maio 2014, 12:20

Senhores, gostaria de saber com quantos km é necessário o rodízio dos pneus e se pega alinhamento/balanceamento; pois, com cerca de 13mil acho que a css também não fez o rodízio no meu; apesar de o carro não parecer desalinhado.
Paz e Bem!
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Mensagem por Albieri Sex 09 maio 2014, 16:12

Com certeza a css aqui no ES não fez o rodizio, quando eu completar 15mil km irei fazer o rodizio junto alinhamento.
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Mensagem por Arnaldo Sex 16 maio 2014, 14:39

Senhores,

O manual do carro diz para fazer a cada 10.000 km, portanto desde a primeira revisão. Ocorre que na CSS eles nem tocam no assunto e se você pergunta dizem que se o cliente solicitar eles fazem.
Quanto ao alinhamento e balanceamento não é necessário se não for invertido o sentido de rodagem (lado do carro), mas o recomendado é que se verifique a cada seis meses ou quando algo de anormal ocorrer, por exemplo uma batida forte nos eixos, um buraco inesperado, etc.
Quanto ao que falou o DANIDONADELI que a marca é boa, é conhecida. é consagrada, me desculpe, mas não tem nada a ver.
O carro da minha esposa tem 30.000 km, um Fox com pneus Goodyear, e fui obrigado a comprar 4 pneus novos porque os traseiros estavam "escamados" e o modelo que veio com o carro saiu de linha. Marca Goodyear também é consagrada e tirou de linha o pneu. Veja só o carro foi comprado a apenas 2 anos. Então volto a insistir: É melhor usar o estepe no rodizio e gastar os 5 pneus ao mesmo tempo".
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Mensagem por girardi Sex 16 maio 2014, 22:53

Arnaldo, eu nao concordo quanto ao fato de sempre utilizar o estepe no rodizio.....
Talvez pelo ponto de vista da economia sim, principalmente pelo fato de que pneu tb tem prazo de validade, legalmente nao pode ser usado depois de vencido, e em carros que se anda pouco voce pode perder esse pneu pelo tempo.

Mas quanto à performance do pneu, se voce usar o estepe, voce sempre vai ter pneus com desgastes desiguais. E também existem carros que tem estepe reduzido, e nao permitem o estepe no rodizio.

Eu levo como principio que deve se gastar jogos de 4 sempre simetricos, sempre rodados a cada 5000km. Nunca inverter o lado e o sentido de rodagem.
Tenho alguns amigos que usam yokohamas caros e rodam os pneus a cada 3000km.
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Mensagem por cmarques Sáb 17 maio 2014, 08:03

Tambem dou preferencia a fazer rodizio sem a utilizaçao do estepe...
Somente a inversao frente/tras, no mesmo lado...
Fazia assim antes a cada 5.000km no carro anterior... provavelmente de fazer no etios somente aos 10.000km (a dependet do desgaste que ocorra)
No periodo de troca, dai compro somente 03 pneus e coloco o melhor dos rodados para estepe...
Esta e a minha preferencia..
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Mensagem por George2 Sáb 17 maio 2014, 13:15

O Etios da revista Quatro Rodas, fez o rodizio conforme o manual do veículo e não teve nenhum problema com alinhamento, ou seja, vou fazer o rodizio conforme o manual, eu acho que a questão de sentido de rodagem é importante se o carro rodar muito tempo desalinhado e não num carro que está com o alinhamento em dia.
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Mensagem por Luiz Fernando Sáb 17 maio 2014, 16:02

Eu acho, minha opinião, que quem poderia esclarecer isso melhor que ninguém seria o fabricante do pneu !!!
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Mensagem por shenguinho Sáb 11 Abr 2015, 02:02

Depois da minha ultima experiencia, Tinha um sandero com aro 15 original de fabrica. Sempre fiz rodizio por minha conta. Nunca ouvi dizer que a concessionaria fazia rodizio.
Enfim com 77000 os pneus ja estavam pronto para serem trocados....Mas dai tive que desembolsar 1300 pelos 4 pneus.
Enfim cheguei a conclusao, que é melhor nao fazer rodizios,
A tendencia é que os dois dianteiro se desgastem mais rapido..Entao, quando tiver na hora de trocar, basta comprar dois pneus novos, coloca na traseira e passa os dois traseiros para frente. assim pode-se trocar sem ter que gastar tudo de uma vez.
Muita gente acha que os pneus melhores tem que ficar na frente, mas ja foi comprovado que os melhores devem ficar atras.

abraços
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Mensagem por lmendonca Dom 28 Jun 2015, 14:47

Eu faço igual ao shenguinho. Normalmente meus pneus dianteiros duram cerca de 45/50.000km... Ae eu compro 2 pneus e coloco na traseira e os da traseira ponho pra frente. Dessa forma não preciso comprar mais de 2 pneus por vez. Abraço.
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Mensagem por Luiz Fernando Seg 29 Jun 2015, 01:23

Shenguinho, isso é relativo !!!!

Você não gasta 1.300,00 em 4 anos, mais gasta 650,00 em dois anos !!!!
De qualquer maneira vai desembolsar os mesmos 1.300,00 no período final !!!!
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Mensagem por Diogo Seg 29 Jun 2015, 07:11

Também penso assim, o valor total gasto é o mesmo, prefiro trocar sempre os 4 para ter um desgaste parelho dos pneus. Sem contar que muitas vezes se consegue um desconto na compra dos 4 pneus, acaba saindo mais barato que comprar 2 +2.

Outro fator que levo em conta é que prefiro ter sempre os 4 pneus do mesmo modelo, trocando só 2 é meio difícil, pois o meu carro vem com o P1 por exemplo, mas já vi pneus melhores no mercado custando menos, então não vale a pena pagar mais pelo P1, mas a única forma de ter todos iguais seria trocar os 4.
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