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Aceleração
3 participantes
Página 1 de 1
Aceleração
Boa noite a todos.
Estou adorando meu Etios hatch xs1.3 só que tem duas coisinhas que estão me deixando encucado.
Primeira: A direção elétrica, achei um pouco estranho numa estrada ter que ficar sempre corrigindo a direção,hora para a direita, hora para a esquerda,como ela é bem dura o que é "compreensível" a viagem se torna um pouco cansativa,estou tentando me adaptar.
Segunda:Ao sair bruscamente, o motor não responde,como se engasgasse, o motor só responde se sair acelerando devagar,ou "bombando" ,imagine você numa perpendicular e tendo que entrar na marginal pinheiros,tem que acelerar rapidamente, aí dá a impressão de engasgo, o motor não responde instantaneamente por frações de segundos, na 1ª revisão não acharam nada de irregular
mas estou com uma pulguinha atrás da orelha, gostaria de saber se é uma característica do carro.
Tenho alguns anos de experiencia, e meu carro anterior respondia no ato, comigo ele nunca morreu, mas a minha filha que tem pouca experiencia não consegue dirigir sem que ele morra diversas vezes e por conta deste controle de aceleração.
Obrigado a todos
Estou adorando meu Etios hatch xs1.3 só que tem duas coisinhas que estão me deixando encucado.
Primeira: A direção elétrica, achei um pouco estranho numa estrada ter que ficar sempre corrigindo a direção,hora para a direita, hora para a esquerda,como ela é bem dura o que é "compreensível" a viagem se torna um pouco cansativa,estou tentando me adaptar.
Segunda:Ao sair bruscamente, o motor não responde,como se engasgasse, o motor só responde se sair acelerando devagar,ou "bombando" ,imagine você numa perpendicular e tendo que entrar na marginal pinheiros,tem que acelerar rapidamente, aí dá a impressão de engasgo, o motor não responde instantaneamente por frações de segundos, na 1ª revisão não acharam nada de irregular
mas estou com uma pulguinha atrás da orelha, gostaria de saber se é uma característica do carro.
Tenho alguns anos de experiencia, e meu carro anterior respondia no ato, comigo ele nunca morreu, mas a minha filha que tem pouca experiencia não consegue dirigir sem que ele morra diversas vezes e por conta deste controle de aceleração.
Obrigado a todos
crisdi
Membro Bronze- Mensagens : 10
Data de inscrição : 13/08/2015
Localização : São Paulo
Re: Aceleração
Sobre a direção elétrica, é isso mesmo... Ela é mais rígida para focar na segurança, o problema são os pisos irregulares que tendem a fazer o volante mudar de direção quando o carro passa por cima das imperfeições do asfalto.
Agora, sobre a falta de resposta do motor: Qual era o seu veículo anterior?
Por exemplo, antes eu tinha um VW/Polo que tem um motor com 8 válvulas. Grande parte dos motores 8V respondem de forma mais rápida do que os 16V (caso do Etios 1.3 e 1.5). Você deve perceber que quando o carro começa a chegar nos 3.000 RPM o motor "acorda". Isso se dá pela questão do motor 8V entregar mais força (torque) em baixas rotações, já o motor 16V demora um pouco mais para entregar mais força. O que compensa? Você que parece pegar bastante estrada vai perceber que não se esforça tanto para fazer uma ultrapassagem e o consumo de combustível será menor.
Agora, sobre a falta de resposta do motor: Qual era o seu veículo anterior?
Por exemplo, antes eu tinha um VW/Polo que tem um motor com 8 válvulas. Grande parte dos motores 8V respondem de forma mais rápida do que os 16V (caso do Etios 1.3 e 1.5). Você deve perceber que quando o carro começa a chegar nos 3.000 RPM o motor "acorda". Isso se dá pela questão do motor 8V entregar mais força (torque) em baixas rotações, já o motor 16V demora um pouco mais para entregar mais força. O que compensa? Você que parece pegar bastante estrada vai perceber que não se esforça tanto para fazer uma ultrapassagem e o consumo de combustível será menor.
Leandro Morais
Membro Prata- Mensagens : 67
Data de inscrição : 16/04/2015
Idade : 35
Localização : Brasília - DF
Re: Aceleração
Leandro obrigado pelas considerações, acho que você tem razão, meu carro anterior era de 8 válvulas.
O carrinho é show de bola, alguns estranhamentos creio ser normal, todos carros têm lá suas peculiaridades, por exemplo,não gostei do volante, acho muito bonito mas pouco prático, mas é questão de gosto pessoal.
O carrinho é show de bola, alguns estranhamentos creio ser normal, todos carros têm lá suas peculiaridades, por exemplo,não gostei do volante, acho muito bonito mas pouco prático, mas é questão de gosto pessoal.
crisdi
Membro Bronze- Mensagens : 10
Data de inscrição : 13/08/2015
Localização : São Paulo
Re: Aceleração
o meu é o 1.5 e eu nem sinto essa questão, mas sim ele também têm por ser 16v
sobre o puxar para um lado e para o outro se você tiver certeza que não ta desalinhado ou com problema nos pneus, então é o problema do piso.
sobre o puxar para um lado e para o outro se você tiver certeza que não ta desalinhado ou com problema nos pneus, então é o problema do piso.
jdonadel
Membro Rubi- Mensagens : 838
Data de inscrição : 28/05/2015
Idade : 44
Localização : Joinville - SC
Re: Aceleração
Oi Jdonadel não creio ser problema de piso pois percebo isto em qualquer rodovia,seja rodoanel,Raposo,Castelo,marginais etc, quanto ao alinhamento eu fiz na 1ª revisão justamente para eliminar esta possibilidade.
Creio que não seja pneus também,o carro só rodou 10 mil km, ele não puxa de lado,o problema é ter que ficar corrigindo a direção, talvez o meu estranhamento é que dirigi por muito tempo carro com direção hidráulica que é mais leve.
Sabe quando você está num trecho longo e praticamente não precisa colocar a mão sobre o volante? Usa só um dedo e já controla? Pois é com ele eu tenho que ficar com a mão sempre em posição de manobra e corrigindo o traçado, como ela é bastante dura quando em velocidade, se torna cansativo.
Creio que não seja pneus também,o carro só rodou 10 mil km, ele não puxa de lado,o problema é ter que ficar corrigindo a direção, talvez o meu estranhamento é que dirigi por muito tempo carro com direção hidráulica que é mais leve.
Sabe quando você está num trecho longo e praticamente não precisa colocar a mão sobre o volante? Usa só um dedo e já controla? Pois é com ele eu tenho que ficar com a mão sempre em posição de manobra e corrigindo o traçado, como ela é bastante dura quando em velocidade, se torna cansativo.
crisdi
Membro Bronze- Mensagens : 10
Data de inscrição : 13/08/2015
Localização : São Paulo
Re: Aceleração
você já fez balanceamento?
o carro não ta com alguma roda torta?
o pneu é original? não ta deformado?
dessas estradas que você citou não conheço nenhuma, alguma delas é lisa que nem diamante? aqui no sul, todas têm imperfeições.
o carro não ta com alguma roda torta?
o pneu é original? não ta deformado?
dessas estradas que você citou não conheço nenhuma, alguma delas é lisa que nem diamante? aqui no sul, todas têm imperfeições.
jdonadel
Membro Rubi- Mensagens : 838
Data de inscrição : 28/05/2015
Idade : 44
Localização : Joinville - SC
Re: Aceleração
Sim JDonadel, alinhei e balanceei na 1ª revisão, os pneus estão novos.
Não é que puxa de lado, é só um desconforto por estar sempre corrigindo o traçado.
As rodovias são boas,isto que me referi acontece em qualquer asfalto, creio que é uma característica da direção elétrica.
Um abraço..
Não é que puxa de lado, é só um desconforto por estar sempre corrigindo o traçado.
As rodovias são boas,isto que me referi acontece em qualquer asfalto, creio que é uma característica da direção elétrica.
Um abraço..
crisdi
Membro Bronze- Mensagens : 10
Data de inscrição : 13/08/2015
Localização : São Paulo
Re: Aceleração
Uma conclusão final sobre a direção elétrica,depois de ficar meio decepcionado e avaliar as considerações de alguns colegas,resolvi tirar a limpo essa questão.
Observei que esse carro, ao virar a direção para a direita ou esquerda a mesma não volta à posição central, como ocorre na hidráulica daí a minha estranheza.
Fui até a autorizada questionar sobre esse problema,o consultor me disse que é uma característica do Etios, como ele percebeu que eu não estava muito convencido saímos para um test-drive com outro Etios e para minha surpresa o mesmo fazia a mesma coisa, isto é: ao girar o volante para a direita ou esquerda a mesma não volta ao centro.
Agora é conviver e se acostumar com o que pra mim é uma falha,tendo em vista que tenho colegas com outros carros equipados com essa direção e o mesmo não ocorre.
Observei que esse carro, ao virar a direção para a direita ou esquerda a mesma não volta à posição central, como ocorre na hidráulica daí a minha estranheza.
Fui até a autorizada questionar sobre esse problema,o consultor me disse que é uma característica do Etios, como ele percebeu que eu não estava muito convencido saímos para um test-drive com outro Etios e para minha surpresa o mesmo fazia a mesma coisa, isto é: ao girar o volante para a direita ou esquerda a mesma não volta ao centro.
Agora é conviver e se acostumar com o que pra mim é uma falha,tendo em vista que tenho colegas com outros carros equipados com essa direção e o mesmo não ocorre.
crisdi
Membro Bronze- Mensagens : 10
Data de inscrição : 13/08/2015
Localização : São Paulo
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