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Fluido arrefecimento colocar água?

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Fluido arrefecimento colocar água? Empty Fluido arrefecimento colocar água?

Mensagem por robson.ss Qui 27 Ago 2015, 17:10

meu carro está com 4300km. O vendedor quando peguei zero há 4 meses, disse para não colocar agua nenhuma no reservatório de arrefecimento, pois, só  vai colocar mais fluido na revisão dos 10.000km. Para não se preocupar pois, não vai baixar o nível! 
Com vc tb falaram isso? Até hoje não mexi lá!
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Mensagem por Convidado Qui 27 Ago 2015, 17:39

Amigo, se baixar, o que não é normal, leve na css que eles, como já foi dito em outro post, completam para você mas, independente disso, se o nível baixar é porque tem algo errado (mais um motivo para levar na css). O meu está com quase 30 mil km e nunca baixou.
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Mensagem por robson.ss Qui 27 Ago 2015, 19:12

Vlw T-6! Obg pela atenção!
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Mensagem por Diogo Qui 27 Ago 2015, 20:58

É isso mesmo, o meu foi preciso completar o nível na revisão de 40mil km, pois o liquido evapora em quantidade mínima com o tempo já que a tampa tem uma abertura para passar o ar e não trabalha sob pressão como em carros de outras marcas, mas estava apenas uns 3 ou 4cm abaixo do nível máximo, ou seja, bem acima do mínimo e dentro do normal.

Se baixar muito em apenas 10mil km com certeza tem problema, e se completar sem necessidade vai acabar ficando acima do nível máximo e derramando água pra fora, vai acabar perdendo o aditivo.
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Mensagem por robson.ss Qui 27 Ago 2015, 21:20

Vlw ai!
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Mensagem por Luiz Fernando Qui 27 Ago 2015, 23:19

Rss_X3, que bom que vc explicou sobre a tampa !!! Da evaporação eu sabia mas em relação a tampa do Etios, não !!!

Completei com 10.000 também e até comprei o aditivo Toyota, pois deu uma caída depois de uns 4000 km e fiquei preocupado. Com a justificativa da tampa, tá tudo certo então !!!
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Mensagem por George Maia Sáb 21 Nov 2015, 19:35

Qual seria a vantagem de ter um carro cujo líquido de arrefecimento não possa ser completado com H2O ? Imagine (John Lennon) vc numa estrada num rincão isolado desse imenso país e, de repente, por efeito do calor excessivo, cai o nível da água do radiador. Aí vc para o carro e diz pra si mesmo: tenho que procurar uma concessionária Toyota para completar o nível d'água com um líquido mágico que só a Toyota possui... tá de sacanagem né ? É o quê ? Pegadinha ? Piada de mal gosto ?
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Mensagem por George Maia Sáb 21 Nov 2015, 19:41

Fluido de arrefecimento de radiadores constitui-se de água + 2 ou 3 litros de um fluido que evita o aumento brusco da temperatura, passando o ponto de ebulição da água de 100 graus para 118 graus centígrados. Só isso... não tem essa de fluido específico da Toyota. Qual é ?
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Mensagem por Milton Fielder Sáb 21 Nov 2015, 21:54

Completa-se apenas com água em situações de emergência onde não se tem ou consegue o aditivo original. O correto é completar com o Long Life original.

Já vi bloco de alumínio da linha Corolla corroído por usar água e outros tipos de aditivos que não originais. Existem alguns semelhantes e compatíveis mas eu não coloco.
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Mensagem por Sergio Dom 22 Nov 2015, 01:03

Existe sim uma enorme diferença entre as marcas de soluções para serem colocadas no sistema de arrefecimento dos carros. Até porque alguns motores têm bloco de alumínio e outros de ferro fundido o que, por si só, já justificaria a elaboração de soluções completamente diferentes para cada um dos casos.

O principal componente dos produtos de qualidade é o etileno glicol, que diminui muito a temperatura de congelamento e aumenta a temperatura de ebulição. Além do etileno glicol nas soluções são incluídos diversos outros aditivos que servem como anticorrosivos, antiespumantes, lubrificantes, etc. O principal problema ao se misturar soluções diferentes é que esses aditivos (não o etileno glicol que é sempre igual) podem ser incompatíveis entre si ocasionando reações químicas indesejáveis.

Pequenas diminuições de nível, como disse o amigo RSS_X3 em geral são causados pela simples evaporação e nesse caso o liquido pode ser completado com água, já que é ela que evapora e não os aditivos. Procure usar água filtrada pois ela tem menos cloro que é um componente bastante corrosivo.

Numa situação de emergência onde o nível está diminuindo por causa de algum vazamento, furo no radiador, mangueiras, etc, use apenas água até que o problema seja resolvido e o sistema possa ser completado com a solução original da Toyota. Em hipótese nenhuma, repito: hipótese nenhuma adicione qualquer outro aditivo que não seja o Super Long Life Coolant.

Um dos grandes diferenciais dos carros da Toyota e da Honda é seu sistema de arrefecimento que muito raramente apresentam algum problema, como já disse antes só este fator já justificaria a compra dos carros dessas marcas. Além do Etios tenho desde zero um Honda Fit com 160k km e 9 anos de uso, seu líquido do radiador nunca foi trocado, se adicionei uns 100 ml nesse tempo todo foi muito, e o líquido continua verdinho e seu reservatório de expansão branquinho do jeito que veio da fábrica. Adicionar qualquer outra coisa que não fosse água pura ou a solução original teria sido um crime.
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Mensagem por Milton Fielder Dom 22 Nov 2015, 11:00

A primeira troca do fluído de arrefecimento da linha Corolla é feita aos 160.000km........
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Mensagem por The Mole Dom 22 Nov 2015, 16:44

Só comprar o liquido vendido pela Toyota e tá de boa.

Fluido é barato, caro é fazer retífica por não ter usado o fluido certo.

Há certas coisas que não vale a pena ficar dando murro em ponta de faca.
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Mensagem por t_batalha Seg 23 Nov 2015, 00:52

Por mais que possa ser, "de outro mundo" esse líquido de arrefecimento da toyota, eu não vou deixar meus Etios passar mais de 3 anos e 60 mil km rodados, com o mesmo líquido sem trocar.

Com os fiat's que eu tinha anteriormente, eu trocava, por prevenção, uma vez ao ano.
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Mensagem por Sergio Seg 23 Nov 2015, 01:10

O que permite que o líquido de arrefecimento do Etios tenha um intervalo de troca tão longo é o fato do motor ser de alumínio. A solução original não tem nada de especial que seja diferente das indicadas pelas outras montadoras.
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Mensagem por ksio89 Seg 23 Nov 2015, 16:12

O chefe da oficina da Newland em Fortaleza me disse a mesma coisa que o RSS_X3 mencionou: que a tampa não trabalha com pressão (como aquelas de rosquear), e pra aliviar a pressão após o aumento da temperatura do fluido, uma quantidade desse pode evaporar, escapar pela tampa e ao esfriar, cristalizar do lado de fora. Com isso, o nível pode dar uma baixada, mas não é pra baixar tipo semanalmente, mas só depois de vários meses, que é o que tenho notado.

Ele me falou que a Toyota adotou essa tampa por questão de custo mesmo, e na revisão eles sempre completam o fluido. Enquanto estiver entre os níveis mínimo e máximo, não há com o que se preocupar segundo ele.
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Mensagem por Carlos Eduardo Qua 25 Nov 2015, 12:35

ja completei o meu mas foi pouco mais por prevenção pra não ficar muito baixo o nível.
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Mensagem por George Maia Qui 26 Nov 2015, 16:11

Bloco de alumínio corroído ? Alumínio sofre corrosão ? Alumínio não sofre corrosão porque ao reagir com o oxigênio forma Al2O3, que adere ao alumínio, formando uma película protetora.
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Mensagem por ksio89 Qui 26 Nov 2015, 16:30

Isso, o alumínio só sofre uma oxidação superficial, formando uma película que "impermeabiliza" o metal (passivação).
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Mensagem por Milton Fielder Qui 26 Nov 2015, 16:46

Eu já vi.....num bloco de Corolla 2003......agora não sei nem o mecânico soube o que circulava no sistema de arrefecimento. Bem entre os cilindros, onde há o assentamento da junta.
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Mensagem por Emerson Warne Sex 27 Nov 2015, 11:36

Nunca viram corrosão em bloco de alumínio!? Então coloca só água no seu sistema e espera pra ver...Os pegeot é que sempre apresentam problemas, já que os donos de pois de um tempo de uso (5 anos), só colocam água no sistema de arrefecimento.

Com o carro na garantia, é só levar na css para eles completarem, não vai gastar nada.

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Mensagem por Luiz Fernando Sex 27 Nov 2015, 12:29

E outra, se o cara quer colocar só água que coloque, problema é dele, se ele tiver um problema futuro que corra pra explicar o porque não botou o líquido certo ou arque com os custos.
Eu presumo que o cara deva ter mais de 18 anos, portanto, com idade suficiente pra assumir suas atitudes. Quem quiser seguir as recomendações, que siga, agora quem quiser ser contra o manual, que seja.
Aqui, nós apenas recomendamos o recomendado, nada mais que isso... É a mesma discussão sobre o protetor de cárter....
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Mensagem por George Maia Seg 30 Nov 2015, 14:31

TODO bloco de motor enferruja um pouco. Qual o mistério ? O sistema de arrefecimento é composto por água + um líquido que aumenta o ponto de ebulição, mas fundamentalmente composto por água. O teor de Cloro na água tratada é de 0,5mg/litro, ou seja, algo extremamente baixo para causar danos ao bloco de ferro fundido do motor e impossível causar danos a um bloco de alumínio. O problema do sistema consumista é que muita gente se deixa influenciar por ideias que nada têm a ver com a realidade. Por isso acham que seus veículos devem apenas utilizar uma mistura própria "de fábrica" para arrefecimento de motores ou um óleo "de fábrica" para a lubrificação dos motores. Tudo belela ! Tudo conversa pra boi dormir $$$$$ ! Óleo 15W40 é óleo 15W40, independente se for da marca Toyota (que provém da Petrobras distribuidora) ou Havoline ou Motorcraft. Mesma coisa a questão do líquido de arrefecimento, que se constitui, fundamentalmente de água mais um produto específico. Se não puder completar com água tratada prefiro carro refrigerado a ar então. Afinal de contas, como rodam as Range Rovers no continente africano paupérrimo ? Com água destilada no radiador ? Balela ! Sempre tive carros marca VW e GM e sempre utilizei água da torneira + fluido e NUNCA tive problemas com o sistema de refrigeração. E digo mais: sabem o que causa problemas de apodrecimento do cavalo d'água de plástico (não é o caso da Toyota) e mangueiras de borracha ? Excesso de aditivo. Tem gente que coloca 3 litros ao invés de 2. Isso sim danifica as mangueiras e o cavalo d'água. Tenho um Prisma 2009 com 126 mil km rodados sempre com água da torneira mais editivo em perfeito estado de funcionamento. Susbtituo totalmente o líquido de arrefecimento a cada 3 anos de uso.
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Mensagem por Emerson Warne Seg 30 Nov 2015, 18:28

Ê rapaz, existe aditivos e água colorida...

Bloco de alumínio...
Vê se é balela...



Aqui ele mostra o teste.



Aqui é um aditivo koube, sintético e orgânico.



Tirem suas conclusões.

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Mensagem por George Maia Ter 01 Dez 2015, 21:07

Vou utilizar somente o líquido de arrefecimento fornecido pela Toyota. Obrigado pelas informações.
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Mensagem por Reinaldo Toso Qui 03 Dez 2015, 14:57

O líquido de arrefecimento dos veículos de passeio modernos tem em sua composição água (aprox. 50%, isso varia conf. o fabricante do veículo!), aditivos e monoetilenoglicol. O monoetilenoglicol é um tipo de álcool, venenoso se ingerido, ele tem duas funções importantes: elevar o ponto de fervura (ebulição) da água do radiador (aprox. 100° C para 108º C e  diminuir o ponto de congelamento de aprox. 0º C para -32ºC/38ºC conforme o tipo.). As camisas do bloco do motor e demais dutos e componentes por onde circula o líquido de arrefecimento são um ambiente que tendem à tornarem ácido este líquido por causa da própria natureza da água em produzir reações químicas que este meio propricia (bombeamento, pressão e calor) e ocorre a formação de sais e bolhas que causam vários problemas aos motores e demais componentes (corrosão, incrustação, cavitação etc.) seja bloco de ferro fundido, alumínio, partes de cobre, etc. Por isso além do monoetilenoglicol são adicionados outros aditivos inibidores de corrosão, antiespumantes etc. que melhoram em muito a vida útil do motor e dos demais componentes pelos problemas relatados anteriormente. Com o tempo estas propriedades acabam se exaurindo pela saturação do líquido em função do uso natural dos motores e o líquido tem que ser substituído de tempos em tempos (limpar o sistema, escoar, etc.). Por causa da necessidade de se diminuir o impacto ambiental ocorreu a busca por aditivos mais eficientes, que possam durar mais, então temos hoje dois principais grupos (e não os únicos) de aditivos para radiadores de carros: Os aditivos inorgânicos que são formulados com sais de sódio ou potássio de ânions inorgânicos [1] (NBR 13705) e os aditivos orgânicos que formulados com sais de ânions orgânicos [1] (NBR 15297) e este último tem maior vida útil do que o primeiro visto que a ação eletroquímica dos inibidores orgânicos deste tem uma saturação mais lenta, permitindo proteção por mais tempo do que o anterior e possue baixo teor de derivados químicos como aminas, boratos, cromatos, silicatos e fosforados. Muitos dos carros modernos tem bloco feito de ligas de alumínio e este último fornece também uma proteção maior para o alumínio. A "cor" do aditivo é corante, tem que ler atrás do frasco para ver qual é que está levando, mas tem uma tendência dos orgânicos serem rosados e os inorgânicos serem verdes/azuis. Para completar o nível deve-se usar sempre o aditivo que já vem diluído.  O concentrado é usado por profissionais que fazem a diluição na troca do líquido do sistema, mas usam também o já diluído e é o que se usa nas concessionárias. Se usar fora da proporção recomendada, por exemplo abaixo vai saturar mais cedo e corroer o sistema com o tempo e "ferver" em um temperatura menor, e se fizer o oposto, muito concentrado, ataca as partes plásticas/borrachas, prejudica a troca do calor e não flui direito. Por causa da evolução dos motores sempre que for usar  destes aditivos concentrados é bom diluir com água desmineralizada = deionizada[2], por isso nas concessionárias a maioria já vem diluído agora. O grau de diluição com água é em geral 50%, mas quem determina isso é o fabricante do veículo. E lembre: não ande com o carro faltando água[3]. E sempre: siga o manual do fabricante.
[1] Veja: INMETRO, http://www.inmetro.gov.br/barreirastecnicas/pontofocal/..%5Cpontofocal%5Ctextos%5Cregulamentos%5CBRA_557.pdf
[2] Exemplo de recomendação:
http://www.altese.com.br/aditivo-altese-176383/p
[3] http://extra.globo.com/projetos-especiais/de-carona-com-elas/saiba-que-fazer-quando-carro-ferver-12529993.html
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