Últimos assuntos
» Engasgando ao acelerar com ar condicionado ligado.por Gibanetto Ter 26 Mar 2024, 09:00
» Lâmpada super branca halogenas
por Kleberready Seg 25 Mar 2024, 13:08
» Botão Start Stop com partida remota
por Sergio Dom 24 Mar 2024, 19:07
» Led debaixo dos bancos, nas portas e na parte traseira (teto)
por joiodotrigo2 Sáb 23 Mar 2024, 20:16
» Qual carro vc tinha antes do etios?
por joiodotrigo2 Sáb 23 Mar 2024, 18:55
» Problema rádio Etios 15/16
por Nathaly.sou Sáb 23 Mar 2024, 18:51
» GRUPO do ZAP só de Etios.
por ISAAC DE OLIVEIRA CAVALCA Sáb 23 Mar 2024, 16:37
» Dúvida sobre odometro (hodometro)
por Mauricio Siqueira Qui 21 Mar 2024, 16:43
» Injeção acesa
por Alexsander Ter 19 Mar 2024, 19:42
» Embreagem baixando e voltando
por Leandro sales Ter 19 Mar 2024, 12:32
» O etios com gnv 5 geração pega gerenciador de avanco?
por Gibanetto Seg 18 Mar 2024, 09:19
» Luz de marcha ré
por Flávio José Garzeri Seg 18 Mar 2024, 09:09
» Barulho de vazamento ar no freio
por Flávio José Garzeri Seg 18 Mar 2024, 08:50
» Apresentação - Carioca em SP, Etios 2020 Sedan
por ricardoj Dom 17 Mar 2024, 09:23
» Pneu 175/70/14 ou 185/70/14?
por JRomão Qua 13 Mar 2024, 06:46
» Botão para trava/destrava
por Jandir afonso santiago Dom 10 Mar 2024, 12:39
» Etios carro automatico mais barato BR
por aamauri Sáb 09 Mar 2024, 13:15
» GNV no Etios, minha experiência...
por Gibanetto Seg 04 Mar 2024, 10:55
» Direção elétrica pesada
por Gibanetto Dom 03 Mar 2024, 21:01
» Bandeja
por Marco Etios Sáb 02 Mar 2024, 09:19
» Trava e destrava do controle parou de funcionar
por André Luiz de Melo Qua 28 Fev 2024, 13:36
» Como desmontar coluna do cinto?
por sanxes Ter 27 Fev 2024, 12:58
» velas DENSO
por Luiz Fernando Sáb 17 Fev 2024, 19:39
Tecnologia motor Etios
+18
jdonadel
Romulo
wvapma
emilrsanches
EduFrazao
Barrica
fndcosta175
Solfieri
pizarromg
girardi
Aksan
eduguedesgama
Ronaldo Marinho
fogassaw
Sergio
Paulo moderador.
Caio
rharruda
22 participantes
Página 2 de 2
Página 2 de 2 • 1, 2
Re: Tecnologia motor Etios
o jac j3 tem somente uma coisa que eu queria que o etios tivesse... suspensão traseira independente.
mas o jac pra mim seria uma péssima compra, pois pelo preco atual dele se compra carros melhorez, alem dele ter tirado somente 1 estrela no latinNCAP.
OS CLIENTES DO ETIOS DEVEM SER MAIS CHATOS, POIS A MAIORIA COMPRA UM ETIOS POR SER TOYOTA, MAS AO MESMO TEMPO RECIOSO PELOS COMENTARIOS RUINS SOBRE O CARRO NA INTERNET(obvio que é de quem não tem um).
ENTÃO, QUALQUER PROBLEMA O PESSOAL JA FICA COM MUITO MEDO.
AO CONTRARIO DE QUEM COMPRA UM HB20,JA COMPRA O CARRO SE SENTINDO O MELHOR DE TODOS E DEPOIS SE FOD#!
mas o jac pra mim seria uma péssima compra, pois pelo preco atual dele se compra carros melhorez, alem dele ter tirado somente 1 estrela no latinNCAP.
OS CLIENTES DO ETIOS DEVEM SER MAIS CHATOS, POIS A MAIORIA COMPRA UM ETIOS POR SER TOYOTA, MAS AO MESMO TEMPO RECIOSO PELOS COMENTARIOS RUINS SOBRE O CARRO NA INTERNET(obvio que é de quem não tem um).
ENTÃO, QUALQUER PROBLEMA O PESSOAL JA FICA COM MUITO MEDO.
AO CONTRARIO DE QUEM COMPRA UM HB20,JA COMPRA O CARRO SE SENTINDO O MELHOR DE TODOS E DEPOIS SE FOD#!
Paulo moderador.
Membro Rubi- Mensagens : 3107
Data de inscrição : 18/07/2013
Localização : -
Re: Tecnologia motor Etios
Olha, tem muito preconceito em cima dos carros chineses. Os carros são tão bons quanto os demais. O que pega, a meu ver, é a reposição de peças (que, em alguns casos, é uma incógnita) e a falta de capricho na montagem dos carros.
Lógico que essa falta de capricho demanda tempo para se resolver e só vai melhorar com a experiência adquirida com os anos de estrada. Eu estive num Salão do Automóvel em Sampa (em 2008 mais ou menos) e vi um carro, acho que da Cherry, que o pano dos bancos era feito de um tecido parecido com jeans e todo solto além do câmbio parecer dente mole prestes a cair. Já melhoraram muito de lá para cá.
Para se ter uma ideia, antes de lançarem o J3 no Brasil o sócio brasileiro fez uma vistoria no carro lá na China e pediu mais de 100 mudanças para que o carro pudesse ser feito no Brasil. Os chineses pediram um tempo para pensar. Quinze dias depois eles disseram que tanto aceitaram as dicas do brasileiro como já tinha implementado todas essas mudanças na linha de montagem dos J3 lá na China. Já na Citroën, o pessoal do Brasil propôs uma mudança em um dos seus carros e, 3 anos depois, a Citroën se posicionou a respeito: TOCO.
A capacidade de reação dos chineses é infinitamente superior à dos europeus, portanto, logo logo eles estarão com carros nos níveis dos Hyunday / Toyota / Nissan. É esperar para ver.
Lógico que essa falta de capricho demanda tempo para se resolver e só vai melhorar com a experiência adquirida com os anos de estrada. Eu estive num Salão do Automóvel em Sampa (em 2008 mais ou menos) e vi um carro, acho que da Cherry, que o pano dos bancos era feito de um tecido parecido com jeans e todo solto além do câmbio parecer dente mole prestes a cair. Já melhoraram muito de lá para cá.
Para se ter uma ideia, antes de lançarem o J3 no Brasil o sócio brasileiro fez uma vistoria no carro lá na China e pediu mais de 100 mudanças para que o carro pudesse ser feito no Brasil. Os chineses pediram um tempo para pensar. Quinze dias depois eles disseram que tanto aceitaram as dicas do brasileiro como já tinha implementado todas essas mudanças na linha de montagem dos J3 lá na China. Já na Citroën, o pessoal do Brasil propôs uma mudança em um dos seus carros e, 3 anos depois, a Citroën se posicionou a respeito: TOCO.
A capacidade de reação dos chineses é infinitamente superior à dos europeus, portanto, logo logo eles estarão com carros nos níveis dos Hyunday / Toyota / Nissan. É esperar para ver.
Convidado- Convidado
Re: Tecnologia motor Etios
eu concordo em tudo isso.
são carros de motores bons, tudo de bom! porem mal montado e com falta de peças.
são carros de motores bons, tudo de bom! porem mal montado e com falta de peças.
Paulo moderador.
Membro Rubi- Mensagens : 3107
Data de inscrição : 18/07/2013
Localização : -
Re: Tecnologia motor Etios
Na verdade apenas o fato do City assim como new Fit terem comando de válvulas único em comparação ao comando duplo do Etios não seria motivo para mudar muita coisa no rendimento já que ambos têm 16 válvulas.Solfieri escreveu:... o motor do honda city é SOHC e o do etios DOHC, gerando um rendimento melhor....
Em comparação com a primeira geração do FIT aí sim existem diferenças pois o motor era um 8 válvulas. Funciona magnificamente bem em baixa rotação, como todo 8 válvulas, mas não é muito esperto nas rotações mais altas. Aquele motor tinha uma coisa interessante que eram as duas velas por cilindro, inclusive com centelhas em tempos diferentes o que permitia uma queima super eficiente. Por esse motivo é extremamente econômico, penso que é um dos motores mais econômicos que já rodaram por aqui, ao contrário da nova geração do Honda de 16 válvulas que, como o Girardi falou por experiencia própria, tem fama de beberrão.
De qualquer modo para estes 3 casos estamos sempre falando de motores todo em alumínio, com comando acionado por corrente interna, bobinas individuais para cada vela (acreditem, o primeiro Fit tinha 8 bobinas), ou seja tecnologia de primeiríssima qualidade. E o Fit, como era um lançamento bem avançado, tinha direção elétrica já em 2003.
Re: Tecnologia motor Etios
Sérgio,
Essas 2 velas por cilindro da primeira geração do fit, em muito lembram a tecnologia twin spark da alfa romeo, que empregou no alfa romeo 156, cê não acha?
Essas 2 velas por cilindro da primeira geração do fit, em muito lembram a tecnologia twin spark da alfa romeo, que empregou no alfa romeo 156, cê não acha?
Solfieri
Membro Ouro- Mensagens : 225
Data de inscrição : 05/09/2013
Idade : 39
Localização : Teresina - PI
Re: Tecnologia motor Etios
Na natureza nada se perde, nada se cria... tudo se copia....
Se vc pegar um artigo, de algum autor, e reproduzi-lo na íntegra é plágio.
Se vc copiar vários trechos, de vários artigos (de vários autores, lógico), e reproduzi-los vc terá uma monografia.
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK.
Se vc pegar um artigo, de algum autor, e reproduzi-lo na íntegra é plágio.
Se vc copiar vários trechos, de vários artigos (de vários autores, lógico), e reproduzi-los vc terá uma monografia.
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK.
Convidado- Convidado
Re: Tecnologia motor Etios
É verdade existem outros casos de 2 velas por cilindro. Penso que os twin spark dos maravilhosos Alfas visavam mais a esportividade enquanto no Fit era para otimizar a queima da gasolina buscando economia e redução de emissões.
Re: Tecnologia motor Etios
Acho, Sérgio, que as duas velas por cilindro são sim para melhorar a queima de combustível e, com isso, um ganho a mais de potência, diferente dos motores aeronáuticos convencionais (a pistão) onde geralmente existem 2 velas mas que estão lá mais por segurança (para o caso de uma delas falhar) pois, se o motor do avião parar em voo a hélice vai parar também e aí, pode crer, o piloto vai começar a suar...
Convidado- Convidado
Re: Tecnologia motor Etios
Adorei todo topico, mas como palmerense as vezes sinto mais prazer numa derrota do Curintinhas do que numa vitoria do Glorioso Palmeiras...quando a galera relatando fatos, mete o pau no HB20...me da um tesao a mais!!!kkkkk
Barrica
Membro Bronze- Mensagens : 22
Data de inscrição : 30/04/2014
Localização : Santo Andre - SP
Re: Tecnologia motor Etios
Cara. eu acho o HB20 um bom carro. Um projeto moderno, com motor moderno. Nada contra. Estava entre o HB20 e o Étios pra ser sincero. Mas aí, depois de ver os aspectos superficiais, começaram as pesquisas mais a fundo, e conversas com proprietários.
Saí fora do HB20 por causa dos problemas crônicos de suspensão, e freios, além do espaço interno, ser muito inferior ao Étios. Como cresci dentro de oficina, e dei preferência total à qualidade mecânica, e então, nem pensei duas vezes entre os dois. Eu tinha um carro antigo, mas com uma mecânica boa. Rodei 320mil KM com meu motor AP, e só troquei óleo, velas, cabos de ignção e infelizmente, uma bomba de direção hidráulica que eu moí numa pedra. Ehueheuhe. Quero tranquilidade, vou de Étios.
Saí fora do HB20 por causa dos problemas crônicos de suspensão, e freios, além do espaço interno, ser muito inferior ao Étios. Como cresci dentro de oficina, e dei preferência total à qualidade mecânica, e então, nem pensei duas vezes entre os dois. Eu tinha um carro antigo, mas com uma mecânica boa. Rodei 320mil KM com meu motor AP, e só troquei óleo, velas, cabos de ignção e infelizmente, uma bomba de direção hidráulica que eu moí numa pedra. Ehueheuhe. Quero tranquilidade, vou de Étios.
EduFrazao
Membro Ouro- Mensagens : 116
Data de inscrição : 30/09/2014
Localização : Cravinhos - SP
Re: Tecnologia motor Etios
Gostei do tópico pessoal!
Discussões assim, sempre nos levam a conhecer mais nossos carros!
Nasci e me criei dentro de uma oficina (posto autorizado Bosch) tanto de linha leve, quanto de linha pesada...
Aos poucos, fui vendo a evolução grandiosa dos motores a Gasolina/Álcool.
Sobre as 2 velas do Honda Fit, foram uma boa sacada da Honda na época, porém nos deparamos diversas vezes, com veículos com mais de 150.000 kms rodados, e que nunca haviam sido trocadas tais velas. Sabem pq? Os mecânicos desconheciam o motor e achavam que era apenas uma vela aquecedora para a câmara de combustão. Resultado, carros falhavam muito até se descobrir a causa do problema. Sem contar na dificuldade para substituir tais velas. Sem brincadeira, era "quase" impossível trocá-las.
Estava estudando um pouco sobre o sistema de injeção e ignição do Etios, e com certeza a engenharia envolvida ali, é muito grande!
Ele tem uma pressão maior na injeção de combustível, se comparado a carros da mesma categoria, o que faz com que o combustível seja melhor pulverizado na câmara. Tem também velas com menor distância entre eletrodo e ponta; o que potencializa a faísca. Já os bicos injetores, ainda não posso falar nada pois não vi nada a respeito (ainda), porem em breve posto algo para que conheçam!
Discussões assim, sempre nos levam a conhecer mais nossos carros!
Nasci e me criei dentro de uma oficina (posto autorizado Bosch) tanto de linha leve, quanto de linha pesada...
Aos poucos, fui vendo a evolução grandiosa dos motores a Gasolina/Álcool.
Sobre as 2 velas do Honda Fit, foram uma boa sacada da Honda na época, porém nos deparamos diversas vezes, com veículos com mais de 150.000 kms rodados, e que nunca haviam sido trocadas tais velas. Sabem pq? Os mecânicos desconheciam o motor e achavam que era apenas uma vela aquecedora para a câmara de combustão. Resultado, carros falhavam muito até se descobrir a causa do problema. Sem contar na dificuldade para substituir tais velas. Sem brincadeira, era "quase" impossível trocá-las.
Estava estudando um pouco sobre o sistema de injeção e ignição do Etios, e com certeza a engenharia envolvida ali, é muito grande!
Ele tem uma pressão maior na injeção de combustível, se comparado a carros da mesma categoria, o que faz com que o combustível seja melhor pulverizado na câmara. Tem também velas com menor distância entre eletrodo e ponta; o que potencializa a faísca. Já os bicos injetores, ainda não posso falar nada pois não vi nada a respeito (ainda), porem em breve posto algo para que conheçam!
emilrsanches
Membro Novato- Mensagens : 2
Data de inscrição : 30/11/2014
Localização : Goiania - GO
Re: Tecnologia motor Etios
Legal Emir. Espero anciosamente por mais informações.
EduFrazao
Membro Ouro- Mensagens : 116
Data de inscrição : 30/09/2014
Localização : Cravinhos - SP
Re: Tecnologia motor Etios
muito legal o tópico, não sou mecânico porém gosto muito de pesquisar sobre motores, antes de adquirir meu Etios (Out/2014) eu pesquisei muito, eu tinha um logan 1.6 2010 e estava em dúvida se comprava o novo logan ou o etios, mas depois de tudo que li sobre o motor do etios o logan ficou comendo poeira, excelente carro, estou muito feliz!
wvapma
Membro Bronze- Mensagens : 11
Data de inscrição : 15/10/2014
Idade : 49
Localização : Belém - PA
Re: Tecnologia motor Etios
Pode falar o quiser do motor do etios. Na minha avaliação este motor é muito do bãooooo....
Estou em viagem de férias com o meu XLS HB, 2015, ainda amaciando e tenho deixado muito 1.6 para trás. Os concorrentes de motor um 1.4, não vou nem comentar, é covardia.
Acho que o torque desse motor é maior. Não tem cabimento o que ele anda.
Estou em viagem de férias com o meu XLS HB, 2015, ainda amaciando e tenho deixado muito 1.6 para trás. Os concorrentes de motor um 1.4, não vou nem comentar, é covardia.
Acho que o torque desse motor é maior. Não tem cabimento o que ele anda.
Romulo
Membro Bronze- Mensagens : 29
Data de inscrição : 10/12/2014
Localização : Montes Claros - MG
Re: Tecnologia motor Etios
A Toyota é engraçada.
Nos testes de dinamômetro em que o Etios foi submetidos a potência encontrada está uns 3 cv acima da divulgada pela fábrica.
É muito engraçado pois a maioria das potências divulgadas são potência de bancada e não a potência na roda como é a apresentada pelos dinamômetros.
O torque é praticamente igual (bancada e dinamômetro), mas o peso do Etios é o que realmente joga a favor no desempenho do carro.
Nos testes de dinamômetro em que o Etios foi submetidos a potência encontrada está uns 3 cv acima da divulgada pela fábrica.
É muito engraçado pois a maioria das potências divulgadas são potência de bancada e não a potência na roda como é a apresentada pelos dinamômetros.
O torque é praticamente igual (bancada e dinamômetro), mas o peso do Etios é o que realmente joga a favor no desempenho do carro.
Convidado- Convidado
Re: Tecnologia motor Etios
Senhores, aproveitando o título do tópico, tenho uma pergunta.
Outro dia na CSS me falaram que o motor do etios 1.5 têm pistão forjado, biela forjada, etc... vocês sabem de algo?
Outro dia na CSS me falaram que o motor do etios 1.5 têm pistão forjado, biela forjada, etc... vocês sabem de algo?
jdonadel
Membro Rubi- Mensagens : 838
Data de inscrição : 28/05/2015
Idade : 44
Localização : Joinville - SC
Re: Tecnologia motor Etios
Poisé, não sei sobre isso, mas já ouvi falar que os carros da toyota tem várias partes do motor forjadas.
Paulo moderador.
Membro Rubi- Mensagens : 3107
Data de inscrição : 18/07/2013
Localização : -
Re: Tecnologia motor Etios
Então peças forjadas é quando se fabrica as peças na maioria a quente mais tambem a frio a ficar no seu formato sendo prensada em formas que praticamente ja deixa a peça no seu formato ou até mesmo com habilidades manuais tipo uma marreta mesmo , diferente das peças fundidas onde o material é derretido e colocado nas formas para ficar no formato desejado.
Rengaww
Membro Rubi- Mensagens : 269
Data de inscrição : 15/11/2014
Localização : Guarulhos - SP
Re: Tecnologia motor Etios
qual fabrica usa marreta pra faze biela? agora num entendi essa istoria. fiquei curioso agora. o que sei de peças forjadas são aquelas que recebem um tratamento termico que deixa a superficie do metal ainda mais duro que o comum. coisa de microns de espessura de uma camada mais dura. pra aguentar o trabalho mais duro de um motor preparado pra corrida.
Sai_Fora_Abra...
Membro Prata- Mensagens : 71
Data de inscrição : 11/01/2015
Localização : Serra - ES
Re: Tecnologia motor Etios
A peça forjada pode ser feita prensando o material a quente ou a frio em matrizes específicas para forja, depois do forjamento é feito o tratamento térmico para dar mais resistência a peça.
O Rengaww mencionou a marreta só para ilustração, pois existem peças que podem ser forjadas com um martelo, mas não é o caso de peças automotivas.
O Rengaww mencionou a marreta só para ilustração, pois existem peças que podem ser forjadas com um martelo, mas não é o caso de peças automotivas.
koche
Membro Bronze- Mensagens : 40
Data de inscrição : 29/05/2014
Localização : São Leopoldo - RS
Re: Tecnologia motor Etios
O processo é esse aqui, só que menor.
Sir Camelot
Membro Prata- Mensagens : 87
Data de inscrição : 26/05/2015
Idade : 46
Localização : Recife - PE
Re: Tecnologia motor Etios
Exatamente Koche sobre a marreta é apenas uma ilustração. valeu
Rengaww
Membro Rubi- Mensagens : 269
Data de inscrição : 15/11/2014
Localização : Guarulhos - SP
Página 2 de 2 • 1, 2
Tópicos semelhantes
» vela motor Etios
» Estalos Motor Etios
» toyota etios motor
» Qual tipo de óleo para o motor?
» Assobio no motor do etios 1.3
» Estalos Motor Etios
» toyota etios motor
» Qual tipo de óleo para o motor?
» Assobio no motor do etios 1.3
Página 2 de 2
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos