Etios Clube
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
antes de perguntar
Pesquise aqui
Últimos assuntos
» Engasgando ao acelerar com ar condicionado ligado.
por Gibanetto Ter 26 Mar 2024, 09:00

» Lâmpada super branca halogenas
por Kleberready Seg 25 Mar 2024, 13:08

» Botão Start Stop com partida remota
por Sergio Dom 24 Mar 2024, 19:07

» Led debaixo dos bancos, nas portas e na parte traseira (teto)
por joiodotrigo2 Sáb 23 Mar 2024, 20:16

» Qual carro vc tinha antes do etios?
por joiodotrigo2 Sáb 23 Mar 2024, 18:55

» Problema rádio Etios 15/16
por Nathaly.sou Sáb 23 Mar 2024, 18:51

» GRUPO do ZAP só de Etios.
por ISAAC DE OLIVEIRA CAVALCA Sáb 23 Mar 2024, 16:37

» Dúvida sobre odometro (hodometro)
por Mauricio Siqueira Qui 21 Mar 2024, 16:43

» Injeção acesa
por Alexsander Ter 19 Mar 2024, 19:42

» Embreagem baixando e voltando
por Leandro sales Ter 19 Mar 2024, 12:32

» O etios com gnv 5 geração pega gerenciador de avanco?
por Gibanetto Seg 18 Mar 2024, 09:19

» Luz de marcha ré
por Flávio José Garzeri Seg 18 Mar 2024, 09:09

» Barulho de vazamento ar no freio
por Flávio José Garzeri Seg 18 Mar 2024, 08:50

» Apresentação - Carioca em SP, Etios 2020 Sedan
por ricardoj Dom 17 Mar 2024, 09:23

» Pneu 175/70/14 ou 185/70/14?
por JRomão Qua 13 Mar 2024, 06:46

» Botão para trava/destrava
por Jandir afonso santiago Dom 10 Mar 2024, 12:39

» Etios carro automatico mais barato BR
por aamauri Sáb 09 Mar 2024, 13:15

» GNV no Etios, minha experiência...
por Gibanetto Seg 04 Mar 2024, 10:55

» Direção elétrica pesada
por Gibanetto Dom 03 Mar 2024, 21:01

» Bandeja
por Marco Etios Sáb 02 Mar 2024, 09:19

» Trava e destrava do controle parou de funcionar
por André Luiz de Melo Qua 28 Fev 2024, 13:36

» Como desmontar coluna do cinto?
por sanxes Ter 27 Fev 2024, 12:58

» velas DENSO
por Luiz Fernando Sáb 17 Fev 2024, 19:39


Computador A bordo!

+6
Gustavo Coen
lamps
Milton Fielder
t_batalha
Farley Lopes
wwguarda
10 participantes

Ir para baixo

Computador A bordo! Empty Computador A bordo!

Mensagem por wwguarda Qui 03 Dez 2015, 21:12

Olá,
Sou usuário de computadores e para mim, uma central multimídia, além dos dados do veículo precisa rodar programas Windows 10. Acessar internet 4g. Em fim quero um computador incluindo recursos automotivos.
Então preciso um scanner para instalar no conector OBD2 que seja compatível com Windows 10.
Pretendo fazer um molde que encaixe no painel na frente do velocímetro, conta giros e indicador de combustível de maneira que, estas informações fiquem na tela toutch do mesmo.
No PC com uma rede adoc posso compartilhar a internet com franquias bem maiores do que as de celulares. Algo tipo 20GB.
Alguém conhece algo sobre software Windows para estes scanners?
Ai sim meu Etios terá computador.
Abs.

wwguarda
wwguarda

Membro Novato
Membro Novato

Mensagens : 5
Data de inscrição : 03/12/2015
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Computador A bordo! Empty Re: Computador A bordo!

Mensagem por Farley Lopes Sex 04 Dez 2015, 15:43

Cara, no meu uso o OBDII elm 327, porém via bluetooth e no celular. As vezes vc conseque utiliza-lo em seu projeto.
Farley Lopes
Farley Lopes

Membro Novato
Membro Novato

Mensagens : 5
Data de inscrição : 22/03/2015
Idade : 35
Localização : Montes Claros - MG

http://orientarmontesclaros.wix.com/orientar

Ir para o topo Ir para baixo

Computador A bordo! Empty Re: Computador A bordo!

Mensagem por wwguarda Sex 04 Dez 2015, 16:37

Olá Farley,
Por acaso possui um computador com bluetooth? Se sim, poderia tentar conectar o OBDII elm 327 com o mesmo?
Procuro mesmo uma solução Wi-Fi ou Bluetooth pois, não pretendo furar o painel ou coisas assim. A ideia é moldar uma caixa que encaixe no Etios no local onde Fica o Velocímetro, Conta Giros e Indicador de Combustível.
Vou usar placas de Notebook e baterias. Posso inclusive aumentar o número de células já que o espaço ali é relativamente grande. Assim um cabo retrátil ou mesmo conectado no momento da recarga utilizando a tomada de 12V.
Penso em fazer um prolongamento na caixa que colete refrigeração do Ar Condicionado para melhorar a refrigeração e evitar travamento mesmo quando o sol estiver incidindo diretamente no equipamento.
Projetar o PC propriamente dito é bastante fácil porém, não tenho familiaridade com estes sistemas OBDII e certamente é necessário pois, não terei visibilidade direta nos instrumentos de tal forma que vou precisar destas informações na tela do PC.
Já encomendei alguns desenhos pois quero incorporar o equipamento como se fosse parte do projeto original do carro. Naturalmente na fabrica iriam embutir todas as conexões não haveria necessidade de um cabo para recarregar as baterias né? Sem contar o próprio som que seria mais fácil de ser integrado na fábrica ne?
Não quero alterar nada na parte elétrica do carro.
Talvez fixe o equipamento com velcro mesmo que certamente dará conta do recado.
Abs.
wwguarda
wwguarda

Membro Novato
Membro Novato

Mensagens : 5
Data de inscrição : 03/12/2015
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Computador A bordo! Empty Re: Computador A bordo!

Mensagem por wwguarda Sex 04 Dez 2015, 16:57

Como a ideia e agregar o equipamento ao carro sem modificações necessárias a integração com o som provavelmente será via transmissor FM onde sintonizando uma estação no rádio do carro e terei o som do PC sendo executado no som original do veículo sem cabos.
A placa de rede Wi-Fi do equipamento funcionará como roteador de tal forma que, poderei compartilhar internet com os passageiros. Devido a autonomia da bateria do PC não será necessário manter a chave do carro ligada. Assim tal funcionalidade persistirá mesmo com o veículo parado por cerca de ao menos 6hs entre cada recarga.
Pretendo montar com processador i7 HD híbrido de 1TB 16GB de RAM e placa de vídeo dedicada.
Estou esperando os desenhos para decidir o tamanho da tela Toutch que será usada.
wwguarda
wwguarda

Membro Novato
Membro Novato

Mensagens : 5
Data de inscrição : 03/12/2015
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Computador A bordo! Empty Re: Computador A bordo!

Mensagem por t_batalha Sáb 05 Dez 2015, 01:55

Quer fazer uma "gambiarra light", obd bluetooth + tablet (tem tablet de 100,00 a 2 mil reais)

Mas dai colocar um pc, com processador i7 + placa de vídeo, etc, não consigo ver sentido.

Hoje em dia qualquer smartphone android de 200 reais, tem roteador para compartilhar internet, tem plano de 60mb a 40GB, depende do tamanho do seu bolso.
t_batalha
t_batalha

Membro Bronze
Membro Bronze

Mensagens : 39
Data de inscrição : 16/09/2015
Localização : RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Computador A bordo! Empty Re: Computador A bordo!

Mensagem por Milton Fielder Sáb 05 Dez 2015, 09:10

Acho que o mais viável, barato e melhor seria um bom tablet com BT e o leitor OBDII.

Pra usar internet via wifi vc rotearia o celular e usaria navegador e GPS no tablet, acho que teria uma solução completa.
Milton Fielder
Milton Fielder

Membro Ouro
Membro Ouro

Mensagens : 116
Data de inscrição : 13/04/2014
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Computador A bordo! Empty Re: Computador A bordo!

Mensagem por lamps Seg 07 Dez 2015, 08:14

Os próprios tablets têm 3g, pessoal. Vcs podem reclamar do custo do 3g, mas ficar fervendo o celular pra rotear conexão também é um saco. kkkkkkkk
lamps
lamps

Membro Ouro
Membro Ouro

Mensagens : 150
Data de inscrição : 03/08/2015
Localização : Aracaju - SE

Ir para o topo Ir para baixo

Computador A bordo! Empty Re: Computador A bordo!

Mensagem por wwguarda Seg 07 Dez 2015, 20:15

Preciso mesmo de um PC. Tablets celulares não me servem.
Preciso uma máquina com poder de processamento.
O modem 4G para o computador me da uma franquia de 20GB. Não é muito sendo que um filme chega fácil a 1GB.
Com o computador posso rotear a internet.
Não curto Android, Muito menos iOS e quero realmente um computador. Já estou vendo até un bom uso para o transmissor FM com um de7W certamente a rádio atingira 1Km e ai sim poderei ouvir Rock & Roll no meus Smartphone quando estiver perto do carro.
Barato sei que não ficará mas, terei a funcionalidade de um PC se tiver problemas com meu note pessoal posso até em uma emergência escrever algum programa.
Infelizmente ainda não temos monitores de vídeo realmente transparentes caso contrário instalaria no para brisa e teria a realidade aumentada onde realmente deveria estar.
As funcionalidades são muito maiores do que com estes brinquedinhos.
Talvez até coloque um transmissor de TV e improvise um óculos de realidade virtual para usar durante o percurso. Com o Arduino posso instalar Radar, Sonar e uma série de sensores e cameras. Posso ter uma interface de Inteligência Artificial me auxiliando a dirigir com segurança. As vantagens estão muito além daquilo que é oferecido em matéria de computador automotivo.
É lógico, depende da loucura de cada um.
Posso até colocar mais de uma placa de vídeo e instalar vários monitores.
Estou pensando em um monitor ao centro e outros dois na posição dos autofalantes.
Certamente sairá mais caro do que um Tablet. Um Note normal com 16GB de RAM 1TB de HD, placa de vídeo dedicada e tela Toutch sai por R$3500. Certamente gastarei mais pois, além de usar mais monitores ainda terei que mandar moldar o gabinete plástico para encaixar no painel de forma mais harmoniosa possível.
Mas, visão noturna, realidade aumentada dentre outras facilidades irão transformar meu Etios numa nave
.
wwguarda
wwguarda

Membro Novato
Membro Novato

Mensagens : 5
Data de inscrição : 03/12/2015
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Computador A bordo! Empty Re: Computador A bordo!

Mensagem por Gustavo Coen Ter 08 Dez 2015, 11:26

Desde que todos os acessórios não atrapalhem a sua direção, atenção e segurança das pessoas dentro e fora. Fique a vontade para criar e mandar as fotos.
Abs
Gustavo Coen
Gustavo Coen

Membro Bronze
Membro Bronze

Mensagens : 44
Data de inscrição : 05/12/2015
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Computador A bordo! Empty Re: Computador A bordo!

Mensagem por jdonadel Ter 08 Dez 2015, 12:36

desculpe wwguarda, mas ainda não vejo sentido em colocar um computador no painel do carro.

que funcionalidades você espera ter fazendo isso, que não teria com um tablet?
que software você quer rodar nesse computador que não funciona em um tablet com windows 10?

existem scanners automotivos que são tablets com windows e que rodam outros programas.
jdonadel
jdonadel

Membro Rubi
Membro Rubi

Mensagens : 838
Data de inscrição : 28/05/2015
Idade : 44
Localização : Joinville - SC

Ir para o topo Ir para baixo

Computador A bordo! Empty Re: Computador A bordo!

Mensagem por Milton Fielder Ter 08 Dez 2015, 13:12

Melhor um CarPC então.....
Carros são pra sentar e dirigir, ponto final. Ficar inventando coisa é burrice na minha opinião e ainda ficar jogando $$$ fora.
Milton Fielder
Milton Fielder

Membro Ouro
Membro Ouro

Mensagens : 116
Data de inscrição : 13/04/2014
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Computador A bordo! Empty Re: Computador A bordo!

Mensagem por jdonadel Ter 08 Dez 2015, 14:02

burrice até digo que não, pois algum tempo atras isso poderia virar um nicho de mercado.

mas com o advento dos tablets não vejo mais sentido em ter isso.
jdonadel
jdonadel

Membro Rubi
Membro Rubi

Mensagens : 838
Data de inscrição : 28/05/2015
Idade : 44
Localização : Joinville - SC

Ir para o topo Ir para baixo

Computador A bordo! Empty Re: Computador A bordo!

Mensagem por Luiz Fernando Ter 08 Dez 2015, 17:23

Pra você chegar onde estacionou o carro e não estar mais ele lá ??!!!!!!
Lá se vão tudo que é de mais tecnológico instalado num carro de entrada...
Aí pode dizer: "Compro outro..", ok, então seria melhor investir em um carro de categoria acima, com algumas tecnologias já instaladas de fábrica, mais conforto, enfim, se é pra torrar que torre com consciência, né não ????
Luiz Fernando
Luiz Fernando

Moderador
Moderador

Mensagens : 2425
Data de inscrição : 09/12/2013
Localização : Santos - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Computador A bordo! Empty Re: Computador A bordo!

Mensagem por Dedeco Qua 09 Dez 2015, 13:37

Meu nobre, com todo respeito, tu é doido que nem eu kkkkkk
Já dei uma de prof. Pardal várias vezes mas graças a Deus não saiu da minha cabeça (meu bolso agradeceu muito). Bom... Nunca desista de seus sonhos se for importante pra você, que se dane nossa opinião, vai com tudo. Tô doido pra vê essa máquina do tempo kkkkkkkkkk
Dedeco
Dedeco

Membro Bronze
Membro Bronze

Mensagens : 17
Data de inscrição : 20/11/2015
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Computador A bordo! Empty Re: Computador A bordo!

Mensagem por wwguarda Qua 09 Dez 2015, 17:26

Na verdade, sendo desenvolvedor de software nos últimos 30 anos, tenho uma visão diferente. Sei que os dispositivos móveis estão se desenvolvendo porém, ainda não chegaram no nível dos PCs.
A convergência tem sido maior a cada dia e os dispositivos móveis logo estarão conectados a toda sorte de equipamentos domésticos. A internet da coisas já é uma realidade.
Dirigir hoje em dia, especialmente aqui em São Paulo significa um problema maior a cada dia. Limites de velocidade que não compactuam com o desenvolvimento tecnológico dos veículos atuais.
No caso do Etios 1.5 a velocidade máxima da 1ª marcha é de 45Km/h ou seja, andar a 50 Km/h é um desafio mas ai você dá de cara com um radar de 40Km/h fica difícil né?
Os sistemas de navegação atuais ajudam mas, podem ser melhorados. Eu desejo realidade aumentada na tela (na verdade gostaria disto no para-brisa) com uma boa interface com o usuário pode facilitar muito as coisas.
O carro autônomo logo será uma realidade em nossas ruas mas, creio que irá demorar um pouco ainda para termos um. Porém um sistema de apoio a motoristas humanos já é bem mais fácil de implementar.
Hoje temos o Arduino um equipamento de código aberto que permite automatizar uma série de coisas de tal forma que, fica fácil acrescentar uma série de sensores e atuadores nos veículos atuais. Onde um carro poderá ter visão noturna, radar, sonar entre outras facilidades. Com custos relativamente baixos.
Não pretendo lançar no mercado tais aplicações mesmo porque, o conceito já é antigo. A Volvo já lançou sistema de visão noturna a mais de 15 anos.
Com a capacidade de um PC fica mais fácil ter uma Inteligência Artificial auxiliando o motorista com indicadores da velocidade ideal a seguir indicando o melhor traçado e até acionando as setas automaticamente.
As possibilidades são enormes e os custos bastante acessíveis se observarmos a relação custo benefício.
Quanto a Multimídia naturalmente um carro equipado com um sistema similar passa a ser uma verdadeira plataforma de distribuição de Multimídia e Internet. Sem contar que fica fácil acrescentar transmissão de Rádio e TV onde o veículo pode te dar acesso a programações diferenciadas que podem trazer algum conforto em campings ou outras modalidades menos espartanas.
Pode parecer um certo exagero mas, prefiro este exagero do que as limitações das centrais pseudo multimídia que hoje estão no mercado.
wwguarda
wwguarda

Membro Novato
Membro Novato

Mensagens : 5
Data de inscrição : 03/12/2015
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Computador A bordo! Empty Re: Computador A bordo!

Mensagem por xandaumgv Qua 09 Dez 2015, 21:22

Eu tb acho que se quer fazer algo ... Faça se empenhe e não desista. Agora me desculpe mas os argumentos são complicados dizer que precisa de um computador para trocar sinalizar manobras e se manter na velocidade é um desafio ... Ai complica ... Que muitos se acostumaram com uma velocidade acima da atual sim ... É verdade ... Dizer que a primeira chega a 45 km/h ok ... Agora querer insinuar que esta com um super carro incompatível com a velocidade permitida é estranho ... Dizer que a marginal é um local que poderia ter uma velocidade maior pode ate discutir neste ponto ... Agora o restante da cidade estava sim com velocidades incompatíveis e perigosas. Se o que esta construindo ou pensando for para o auxilio na direção tem meu apoio e curiosidade agora se for para distracao tb n vejo muito sentido, basta a quantidade de motoristas que andam distraídos com celulares por ai ...
xandaumgv
xandaumgv

Membro Rubi
Membro Rubi

Mensagens : 645
Data de inscrição : 31/10/2015
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Computador A bordo! Empty Re: Computador A bordo!

Mensagem por jdonadel Qui 10 Dez 2015, 07:41

Então te aconselho a seguir a linha do raspberry(que roda windows10) com placa de expansão de IO para leitura dos sensores, mas o melhor seria interagir com a central do carro, mas nesse caso irá precisar pagar uma licença de desenvolvimento para a toyota.

Todos esses desejos que você levantou precisam ser convertidos em requisitos para então poder dimensionar o equipamento que você vai usar, se a ideia é desenvolver esse tipo de software o ideal seria carregar um notebook no carro.

A inclusão de funcionalidades diferentes ao veiculo acho muito legal, mas desenvolver um sensor novo acredito que é muito trabalho para pouco resultado, o melhor seria utilizar um sensor de mercado, até mesmo um kinect da microsoft.

A maioria das centrais usa windows ce então qq coisa desenvolvida poderá se comunicar com elas, apesar de que o meio fisico precisa ser desenvolvido, pois bluetooth não seria eficiente.

eu tenho uma ideia para desenvolver uma central em forma de dock, tipo, coloco no carro roda tudo que precisa, inclusive música, internet e jogos e depois quando saio ela vai junto comigo trancando o carro e isso é possível com fazer com android.

boa sorte
jdonadel
jdonadel

Membro Rubi
Membro Rubi

Mensagens : 838
Data de inscrição : 28/05/2015
Idade : 44
Localização : Joinville - SC

Ir para o topo Ir para baixo

Computador A bordo! Empty Re: Computador A bordo!

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos