Etios Clube
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
antes de perguntar
Pesquise aqui
Últimos assuntos
» Engasgando ao acelerar com ar condicionado ligado.
por Gibanetto Ter 26 Mar 2024, 09:00

» Lâmpada super branca halogenas
por Kleberready Seg 25 Mar 2024, 13:08

» Botão Start Stop com partida remota
por Sergio Dom 24 Mar 2024, 19:07

» Led debaixo dos bancos, nas portas e na parte traseira (teto)
por joiodotrigo2 Sáb 23 Mar 2024, 20:16

» Qual carro vc tinha antes do etios?
por joiodotrigo2 Sáb 23 Mar 2024, 18:55

» Problema rádio Etios 15/16
por Nathaly.sou Sáb 23 Mar 2024, 18:51

» GRUPO do ZAP só de Etios.
por ISAAC DE OLIVEIRA CAVALCA Sáb 23 Mar 2024, 16:37

» Dúvida sobre odometro (hodometro)
por Mauricio Siqueira Qui 21 Mar 2024, 16:43

» Injeção acesa
por Alexsander Ter 19 Mar 2024, 19:42

» Embreagem baixando e voltando
por Leandro sales Ter 19 Mar 2024, 12:32

» O etios com gnv 5 geração pega gerenciador de avanco?
por Gibanetto Seg 18 Mar 2024, 09:19

» Luz de marcha ré
por Flávio José Garzeri Seg 18 Mar 2024, 09:09

» Barulho de vazamento ar no freio
por Flávio José Garzeri Seg 18 Mar 2024, 08:50

» Apresentação - Carioca em SP, Etios 2020 Sedan
por ricardoj Dom 17 Mar 2024, 09:23

» Pneu 175/70/14 ou 185/70/14?
por JRomão Qua 13 Mar 2024, 06:46

» Botão para trava/destrava
por Jandir afonso santiago Dom 10 Mar 2024, 12:39

» Etios carro automatico mais barato BR
por aamauri Sáb 09 Mar 2024, 13:15

» GNV no Etios, minha experiência...
por Gibanetto Seg 04 Mar 2024, 10:55

» Direção elétrica pesada
por Gibanetto Dom 03 Mar 2024, 21:01

» Bandeja
por Marco Etios Sáb 02 Mar 2024, 09:19

» Trava e destrava do controle parou de funcionar
por André Luiz de Melo Qua 28 Fev 2024, 13:36

» Como desmontar coluna do cinto?
por sanxes Ter 27 Fev 2024, 12:58

» velas DENSO
por Luiz Fernando Sáb 17 Fev 2024, 19:39


Batendo pino

+15
Nitnesiv
The Mole
lpilz1
Paulo moderador.
Emerson Warne
girardi
donidonadeli
Romi Bock
tonjlle
Darci
rharruda
Caio
pedro henrique zanini
Sergio
Urubaldo
19 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

Batendo pino Empty Batendo pino

Mensagem por Urubaldo Dom 08 Set 2013, 11:24

Pessoal, alguém já teve a experiência de deixar o tanque com 100% de gasolina? Se não, melhor não fazer mesmo. Depois que retirei da css completei com gasolina, e desse jeito ele não fica muito bom nas arrancadas. Ao sair em rampas, às vezes dá uma batidinha de pino.
Acho que o carro é assim por ser flex. No próprio manual diz pra usar combustível de octanagem 94 ou maior, que não é o caso da gasolina comum.
Urubaldo
Urubaldo

Membro Ouro
Membro Ouro

Mensagens : 213
Data de inscrição : 09/08/2013
Localização : Londrina - PR

Ir para o topo Ir para baixo

Batendo pino Empty Re: Batendo pino

Mensagem por Sergio Dom 08 Set 2013, 11:57

Será que é batida de pino mesmo? Não seria a vibração do motor? O motor do Etios é um pouco crespo mesmo. Eu já tentei fazer ele bater pino só pra testar, em 5ª marcha em rotações abaixo da marcha lenta, vibra bastante mas não faz barulho de batida de pino não.
Eu ando quase sempre com alcool.
Sergio
Sergio

Administrador
Administrador

Mensagens : 1329
Data de inscrição : 26/04/2013
Localização : São Paulo - SP

http://www.etiosclube.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Batendo pino Empty re

Mensagem por Paulo moderador. Dom 08 Set 2013, 12:16

Urubaldo escreveu:Pessoal, alguém já teve a experiência de deixar o tanque com 100% de gasolina? Se não, melhor não fazer mesmo. Depois que retirei da css completei com gasolina, e desse jeito ele não fica muito bom nas arrancadas. Ao sair em rampas, às vezes dá uma batidinha de pino.
Acho que o carro é assim por ser flex. No próprio manual diz pra usar combustível de octanagem 94 ou maior, que não é o caso da gasolina comum.
eu sempre completo o tanque e não acontece nada,para o carro não bater pinos é necessario por pelo menos 10% de etanol, pode colocar que não vai bater mesmo,eu coloco no meu!
Paulo moderador.
Paulo moderador.

Membro Rubi
Membro Rubi

Mensagens : 3107
Data de inscrição : 18/07/2013
Localização : -

Ir para o topo Ir para baixo

Batendo pino Empty Re: Batendo pino

Mensagem por Urubaldo Dom 08 Set 2013, 12:42

Ele dava uns estalos, e isso só acontecia em rampas e abastecido só com gasolina. O fato de estar com tanque cheio não tem a ver..só disso isso pra enfatizar que não usei nem uma gota de álcool.
Depois que mudei pro álcool o carro arranca melhor e não bate pino mais.
Urubaldo
Urubaldo

Membro Ouro
Membro Ouro

Mensagens : 213
Data de inscrição : 09/08/2013
Localização : Londrina - PR

Ir para o topo Ir para baixo

Batendo pino Empty Re: Batendo pino

Mensagem por pedro henrique zanini Dom 08 Set 2013, 20:25

a fabrica e a css, recomenda utilizar a cada 3 tanques tem que colocar o 4 de alcool, pois o carro flex precisa alcool, para limpar , ou utilize sempre gasolina aditivada!!

eu achava que carro so 1.0 fazia isso de bater pino, mais ja vi carro 1.8 fazer isso.

NAO DEIXE DE ABASTECER SEU CARRO MUITO TEMPO COM ALCOOL, EVITA ISSO E MELHORA O DESEMPENHO DO MOTOR
pedro henrique zanini
pedro henrique zanini

Membro Rubi
Membro Rubi

Mensagens : 282
Data de inscrição : 20/05/2013
Localização : Porto Velho - RO

Ir para o topo Ir para baixo

Batendo pino Empty Re: Batendo pino

Mensagem por Caio Dom 08 Set 2013, 20:59

O meu anda sempre na gasolina, o alcool aqui em salvador tem um preço absurdo e não compensa de maneira nenhuma (a alguns dias a gasolina Tava 2,59 e o alcool 2,19) eu já escutei essa batida de pino algumas vezes, mas acho que e normal. O motor 1.4 econoflex da GM faz a mesma coisa (corsa, prisma, cobalt, agile..) , o 1.4 fire da fiat a mesma coisa... e por ai vai. Vou criar coragem e completar um dia com alcool aditivado da shell, para ver a melhoria no desempenho.
Caio
Caio

Membro Rubi
Membro Rubi

Mensagens : 733
Data de inscrição : 20/07/2013
Idade : 32
Localização : Salvador - BA

Ir para o topo Ir para baixo

Batendo pino Empty Re: Batendo pino

Mensagem por Urubaldo Dom 08 Set 2013, 22:28

caioosa escreveu:O meu anda sempre na gasolina, o alcool aqui em salvador tem um preço absurdo e não compensa de maneira nenhuma (a alguns dias a gasolina Tava 2,59 e o alcool 2,19) eu já escutei essa batida de pino algumas vezes, mas acho que e normal. O motor 1.4 econoflex da GM faz a mesma coisa (corsa, prisma, cobalt, agile..) , o 1.4 fire da fiat a mesma coisa... e por ai vai. Vou criar coragem e completar um dia com alcool aditivado da shell, para ver a melhoria no desempenho.
Experimenta colocar pelo menos um pouco de alcool. A Toyota diz pra usar combustível com octanagem de pelo menos 94, e parece que a gasolina comum tem 87 octanas. Não faço ideia do quanto de alcool que precisa pra chegar até 94 octanas, mas vai testando e vê se dá alguma diferença.
No meu caso, abasteci primeiro só com gasolina, e quando restava 1/4 do tanque enchi com alcool. A diferença que senti foi muita, principalmente nas arrancadas.
Urubaldo
Urubaldo

Membro Ouro
Membro Ouro

Mensagens : 213
Data de inscrição : 09/08/2013
Localização : Londrina - PR

Ir para o topo Ir para baixo

Batendo pino Empty Re: Batendo pino

Mensagem por Paulo moderador. Dom 08 Set 2013, 22:32

tem que ser na media de 10% de etanol
Paulo moderador.
Paulo moderador.

Membro Rubi
Membro Rubi

Mensagens : 3107
Data de inscrição : 18/07/2013
Localização : -

Ir para o topo Ir para baixo

Batendo pino Empty Re: Batendo pino

Mensagem por rharruda Dom 08 Set 2013, 22:56

O motores flex tem uma taxa de compressão bem mais elevada do que um motor somente a gasolina para poder funcionar bem com o etanol que é mais restritivo que a gasolina, por outro lado, a taxa elevada comprime demais a gasolina que acaba autodetonando antes da hora.  Isso é "normal" nos carros flex é a única maneira de minimizar é adicionando uma porcentagem de etanol. Evite a autodetonação pois a longo prazo, pode danificar o motor.
rharruda
rharruda

Membro Bronze
Membro Bronze

Mensagens : 47
Data de inscrição : 23/08/2013
Localização : Valinhos - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Batendo pino Empty Re: Batendo pino

Mensagem por Sergio Seg 09 Set 2013, 20:45

O motor flex é uma evolução fantástica, mas em termos de funcionamento o ideal é que existissem motores somente a gasolina e somente a álcool. A taxa de compressão (e outros ajustes) não é suficientemente alta para aproveitar todo o potencial do etanol e ao mesmo tempo é muito alta para o uso de gasolina.
Os projetistas tentam compensar isto com a eletrônica, que evoluiu muito, mas milagre não dá pra fazer.
Todos os carros que eram a gasolina e depois passaram a ter motores flex gastam mais, mesmo utilizando somente gasolina. Eu tenho um Honda Fit somente a gasolina que é espantosamente econômico, já o pessoal que tem o mesmo modelo vendido a partir de 2008, quando passou a ser flex, reclama que o carro é gastador.
O conselho do pessoal daqui é bem acertado (como é bom trocar umas idéias no nosso clube..), para os lugares onde o preço do álcool não compensa vale tentar achar uma proporção usando um pouco de etanol até que pelo estilo de dirigir de cada um lhe pareça que o motor está redondo.
Sergio
Sergio

Administrador
Administrador

Mensagens : 1329
Data de inscrição : 26/04/2013
Localização : São Paulo - SP

http://www.etiosclube.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Batendo pino Empty Re: Batendo pino

Mensagem por Darci Dom 22 Set 2013, 10:04

Mais uma vez recorrendo ao manual achei a seguinte informação na página 8-1-14:
"Se houver detonação do motor
*Consulte uma concessionária autorizada.
*Ocasionalmente você poderá observar detonação leve durante um período curto na aceleração ou condução em aclives. Isto é  normal é não é motivo para preocupação."
Darci
Darci

Membro Rubi
Membro Rubi

Mensagens : 396
Data de inscrição : 21/06/2013
Localização : Colombo - PR

Ir para o topo Ir para baixo

Batendo pino Empty Re: Batendo pino

Mensagem por tonjlle Sex 11 Out 2013, 20:09

Boa noite, após ler esse tópico e me assustar um pouco, fiz algumas contas.
Eu ja havia percebido que meu carro (Sedan XS) é bem mais econômico andando com aditivada (12,3~12,5km/L com comum 13,5~13,8 com aditivada), e também ja tinha lido no manual sobre a recomendação das 94 octanas, eu não sabia da quantidade de octanas das gasolinas comum e aditivada e imaginava que a pódium tinha 98 octanas, por isso só estou abastecendo de aditivada. Com esse tópico fui mais a fundo nas pesquisas, e vi que tanto a aditivada quanto a comum tem cerca de 87 octanas (ficam devendo ao nosso motor *rs).
Pesquisei também sobre o etanol, que varia entre 110 a 115 octanas.
Como na minha cidade não da pra rodar só com etanol (R$2,39L) e gasolina adtivada a R$2,79L, fiz uma continha bem besta, creio que não reflita a pura realidade mas serve como base, oque vocês me dizem?

Tanque 45L (mas nunca deixei zerar, e normalmente consigo colocar entre 38 e 40L então arredondei as contas pra 40L de combustível.

40 Litros com 94 octanas = 3760 octanas (sei que não é algo sólido pra ser contabilizado dessa forma)

30 L de gasolina 87 octanas = 2610 octanas +
10 L de etanol 110 octanas = 1100 octanas
Resultaria numa conta bem fora dos padrões de química em 3710 octanas oque ja se aproxima a quantidade recomendada no manual.
OBS: Aqui a pódium ta cerca de R$3,70L.
Vou fazer o teste com o próximo tanque e conto como ficou o desempenho e o consumo.

Comentem oque pensam sobre essa conta, se tem sentido ou não, etc.

Abraços
tonjlle
tonjlle

Membro Bronze
Membro Bronze

Mensagens : 10
Data de inscrição : 29/09/2013
Localização : Joinville - SC

Ir para o topo Ir para baixo

Batendo pino Empty Re: Batendo pino

Mensagem por Romi Bock Sáb 12 Out 2013, 18:02

Será que não seria uma boa então abastecer uma vez com gasolina e outra com álcool, quando chegar a 1/3 do tanque, pois assim mesmo quando tiver gasolina em maior quantidade do que álccol a octanagem adicional proporcionada pelo álcool resolveria o problema?
Romi Bock
Romi Bock

Membro Bronze
Membro Bronze

Mensagens : 19
Data de inscrição : 25/09/2013
Localização : Gravataí - RS

Ir para o topo Ir para baixo

Batendo pino Empty Re: Batendo pino

Mensagem por Darci Sáb 12 Out 2013, 19:28

O manual recomenda abastecer pelo menos uma vez com gasolina a cada 10.000km e não a cada três tanques, dentro desse período é a gosto do proprietário, rodei com dois tanques de gasolina e agora estou no primeiro deles com álcool (estou na fase de fazer médias ainda), minha casa tem uma rampa muito forte e no final dela tenho que fazer uma curva pra ter acesso à garagem, ou seja quando chego no topo da rampa tenho que dar um tirada no pé e retomar mais leve pra manobrar, essa foi a única situação em que bateu pino com gasolina, batida feia, três tipos de medo. No álcool por enquanto não aconteceu.

   Quando a rodar com um tanque de cada ou coisa parecida acho que prejudica o consumo, não sei quanto tempo a centralina leva pra reconhecer um novo combustível (o manual faz referência a uma quilometragem "x" que se deve rodar depois que troca o combustível pra que ele reconheça o novo), mas nesse período vai gastar mais, pois o carro vai estar se adequando ao combustível.

   Concordo com o colega que disse que ficou melhor nas arrancadas com álcool, visivelmente melhor, com gasolina pelo menos eu, tinha que acelerar mais forte pra arrancar, deixei o carro morrer algumas vezes, achava até que era característica de carro 16v associado ainda a acelerador eletrônico, que NA MINHA opinião tem um delay sim do momento em que você pisa até a resposta, já que nunca tinha tido um. Esse motor fornece mais torque em altas rotações, mas deu uma melhorada boa no álcool.
Darci
Darci

Membro Rubi
Membro Rubi

Mensagens : 396
Data de inscrição : 21/06/2013
Localização : Colombo - PR

Ir para o topo Ir para baixo

Batendo pino Empty Re: Batendo pino

Mensagem por Urubaldo Qua 23 Abr 2014, 21:26

Estou abastecendo só com gasolina há um tempo e percebi que não está mais batendo pino como quando tirei da concessionária (meu primeiro tanque foi com gasolina). As arrancadas também estão boas, não vejo mais diferença de quando estou rodando com álcool. De vez em quando escuto uma barulhinho de pino batendo quando vou colocar o carro na garagem de casa, mas é bem pouco.

Agora não sei se o carro tava ruim na gasolina porque faltava amaciar ou era gasolina ruim mesmo.
Urubaldo
Urubaldo

Membro Ouro
Membro Ouro

Mensagens : 213
Data de inscrição : 09/08/2013
Localização : Londrina - PR

Ir para o topo Ir para baixo

Batendo pino Empty Re: Batendo pino

Mensagem por donidonadeli Qua 23 Abr 2014, 22:14

pessoal da uma olhada nesse video
eu assino o canal desse cara , ele sempre mostra coisas bem interessante , e esse video é justamente oq eu sempre falei do alcool
depois de ver tire suas conclusões
https://www.youtube.com/watch?v=zuxPy4f4pww&list=UURuBopQ2ei22ZgXlOfd5eDQ
donidonadeli
donidonadeli

Membro Ouro
Membro Ouro

Mensagens : 164
Data de inscrição : 27/02/2014
Idade : 46
Localização : Limeira - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Batendo pino Empty Re: Batendo pino

Mensagem por girardi Qui 24 Abr 2014, 14:57

O melhor desempenho que tive foi o tanque com 26L de PODIUM + 14 L de Etanol..... o carro fica brabo....
avatar
girardi

Membro Rubi
Membro Rubi

Mensagens : 656
Data de inscrição : 27/10/2013
Idade : 44
Localização : Maringá - PR

Ir para o topo Ir para baixo

Batendo pino Empty Re: Batendo pino

Mensagem por donidonadeli Qui 24 Abr 2014, 15:13

girardi
vc sabe a diferença da podium para as outras gasolinas ?



donidonadeli
donidonadeli

Membro Ouro
Membro Ouro

Mensagens : 164
Data de inscrição : 27/02/2014
Idade : 46
Localização : Limeira - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Batendo pino Empty Re: Batendo pino

Mensagem por girardi Qui 24 Abr 2014, 18:36

Menor proporçao de chumbo, mesma porcentagem de alcool, mais octanagem ( melhor para carros com taxa de compressao mais alta (12-13) e contem os mesmos detergentes da aditivada.

um ex-chefe meu tem uma BMW 130 e a concessionária manda usar PODIUM pra nao ferrar motor
avatar
girardi

Membro Rubi
Membro Rubi

Mensagens : 656
Data de inscrição : 27/10/2013
Idade : 44
Localização : Maringá - PR

Ir para o topo Ir para baixo

Batendo pino Empty Re: Batendo pino

Mensagem por Nitnesiv Dom 31 Jan 2016, 11:32

Só rodo com Gasolina comum. No último abastecimento coloquei aditivada e o carro começou a bater pino em rampas e arrancadas. Tá de leve, mas com gasolina comum não acontecia... Em compensação o desempenho melhorou e parece que está mais econômico.
avatar
Nitnesiv

Membro Bronze
Membro Bronze

Mensagens : 54
Data de inscrição : 16/01/2016
Localização : Juiz de Fora - MG

Ir para o topo Ir para baixo

Batendo pino Empty Re: Batendo pino

Mensagem por jdonadel Dom 31 Jan 2016, 18:53

ummm, o Etios batendo pino? Ele têm um sensor para evitar isso.

no manual do meu fala em 87 octanas ou mais
jdonadel
jdonadel

Membro Rubi
Membro Rubi

Mensagens : 838
Data de inscrição : 28/05/2015
Idade : 44
Localização : Joinville - SC

Ir para o topo Ir para baixo

Batendo pino Empty Re: Batendo pino

Mensagem por Emerson Warne Dom 31 Jan 2016, 20:13

A detonação antecipada é normal nos carros de hoje em dia abaixo de 1.8.
O Etios tem um pouco quando se coloca álcool, eu preferiria usar só alcool se aqui onde morro fosse um combusta barato. O carro anda muito mais com ele.
O desempenho da estrada é muito melhor do que usando a gasolina, pena que temos o álcool no mesmo preço da gasolina, e com isso não compensa usar no Pará, já que o carro gasta mais...

Abs
Emerson
Emerson Warne
Emerson Warne

Membro Rubi
Membro Rubi

Mensagens : 986
Data de inscrição : 04/02/2014
Idade : 46
Localização : Teresina - PI

https://youtu.be/ITKrA72Lw80

Ir para o topo Ir para baixo

Batendo pino Empty Re: Batendo pino

Mensagem por Nitnesiv Dom 31 Jan 2016, 20:36

Bate pino sim... é bem pouco. Precisa prestar atenção. Eu escutei pois chequei de madrugada e estava tudo bem silencioso, som desligado... a rampa da garagem é ingrime.
avatar
Nitnesiv

Membro Bronze
Membro Bronze

Mensagens : 54
Data de inscrição : 16/01/2016
Localização : Juiz de Fora - MG

Ir para o topo Ir para baixo

Batendo pino Empty Re: Batendo pino

Mensagem por jdonadel Seg 01 Fev 2016, 07:25

O meu com 17200km, HB XLS 1.5 2015, não bate pino, ele faz bastante barulho, mas pino não bate.

Para mim bater pino é quando escuto um barulho agudo de metal batendo em metal.
jdonadel
jdonadel

Membro Rubi
Membro Rubi

Mensagens : 838
Data de inscrição : 28/05/2015
Idade : 44
Localização : Joinville - SC

Ir para o topo Ir para baixo

Batendo pino Empty Re: Batendo pino

Mensagem por Nitnesiv Seg 01 Fev 2016, 23:46

Uma definição de batida de pino encontrada na internet:

A "batida de pino" do motor ocorre quando a queima da mistura ar/combustível acontece fora do tempo, ou seja, a vela produz a faísca para detonação antes dos pistões completarem o seu curso dentro dos cilindros. Isso é resultado da desregulagem do ponto de ignição que, se não for corrigida a tempo, pode empenar os pistões e exigir uma usinagem do motor. O ruído metálico irregular ocorre no momento da detonação. Além disso, a regulagem diminui o consumo de combustível e a poluição do ar que você respira. O serviço de regulagem pode ser realizado em qualquer oficina e inclui troca de velas, limpeza da injeção eletrônica (ou carburador para os carros mais velhos), troca de platinado e condensador, regulagem de escapamento e ignição.

Repare que escreveram "batida de pino" entre aspas. O que eu entendo por batida de pino é quando existe uma folga por desgaste entre o pino do munhão e o pistão. A definição que copiei acima, no meu entender, é quando acontece a pré ignição que normalmente vem acontecendo nos carros flex devido à alta taxa de compressão. Na região onde moro o pessoal chama de batida de saia ou batida de pistão.
Muito mais importante do que definirmos os termos é entender do que está se tratando no tópico do fórum pelo contexto, afinal muitos aqui não tem conhecimentos de mecânica. É um fórum de donos de carros.
avatar
Nitnesiv

Membro Bronze
Membro Bronze

Mensagens : 54
Data de inscrição : 16/01/2016
Localização : Juiz de Fora - MG

Ir para o topo Ir para baixo

Batendo pino Empty Re: Batendo pino

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos