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Cambagem Errada de Fábrica

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Mensagem por marceloodir Ter 13 Set 2016, 17:42

Olá colegas,

Como é de praxe, hoje após um abastecimento, fui fazer minha calibragem nos pneus. 

Todavia, notei que os pneus dianteiros, em ambos os lados, estão com desgaste ENORME na parte de fora do pneu. O que evidencia um problema clássico de cambagem incorreta.

Meu carro está com pouco mais de 13.000Km com pouco mais de um ano de uso. Tenho certeza que a cambagem do meu carro veio com o setup errado desde que tirei da loja, o que é pior, na revisão dos 10.000 não falaram nada.

Foi agendado para próximo sábado uma avaliação da Toyolex Natal/RN. Irei ver agora se o pós-venda da Toyota é isso tudo que falam ou não.

Só sairei 100% satisfeito com o ajuste da cambagem e dois pneus dianteiros novos.

(Fotos de ambos os pneus em anexo)

Alguém aqui já passou por isso? Sem sim, como foi o procedimento? 

Abraços.
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IMG_0645.jpg Pneu esquerdoVocê não tem permissão para fazer download dos arquivos anexados.(66 Kb) Baixado 42 vez(es)
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IMG_0646.jpg Pneu direitoVocê não tem permissão para fazer download dos arquivos anexados.(75 Kb) Baixado 35 vez(es)
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Mensagem por Convidado Ter 13 Set 2016, 18:08

Pelas fotos, esses pneus não tem 13.000 km. 
Tem muito mais que isso. Diria pelo menos o triplo ou muito mais.
Verifique se os pneus e rodas são originais, se não foram trocados. Já vi muita gente reclamando de pneus gastos irregularmente e a razão é que eles haviam sido vítimas de algum estacionamento ou mesmo ladrões quando estacionados na rua.
Antes de um pneus acabar com menos de 13.000 km ele avisa de qualquer problema na suspensão/direção, como tendência de puxar a direção para um dos lados, cantar pneus em qualquer curva, ser instável em velocidades, etc.
Não acredito nas fotos!  Se os pneus forem originais, o que não acredito, você não deve ser um bom motorista, aliás muito relapso. (Desculpe-me a sinceridade).
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Mensagem por marceloodir Ter 13 Set 2016, 18:38

Não estou aqui para provar nada a ninguém, estou aqui apenas para avaliar se alguém está passando ou já passou por esse problema, somente isso.

Como é bem comum nos dias de hoje, pessoas gostam de dar opinião sem qualquer lastro de conhecimento para tal, inclusive sentem-se até plenamente confortáveis para julgar mesmo sendo um acéfalo para determinado mas convictos da sua intelectualidade de capa de revista.

Se algum colega deseja compartilhar vossas experiências semelhantes nesse tema, por favor sintam-se a vontade, todavia opiniões de cunho pessoal, caluniosa ou baseadas em "achismos" próprios são totalmente dispensadas.

Desculpe a sinceridade.
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Mensagem por Darci Ter 13 Set 2016, 21:20

Na revisão dos 10.000 fui informado que era necessário fazer cambagem, estranhei, carro com 10.000 que nunca caiu em um buraco ou bateu em meio fio necessitar de cambagem. Na época custava R$ 95,00 cada roda, na revisão dos 20.000 ninguém falou nada, na dos 30.000 voltaram a falar que precisava de cambagem e agora o valor era de R$290 por roda. Resumindo até agora não fiz, o pneu não  tem desgaste aparente como o seu que possivelmente saiu com alguma regulagem mal feita de fábrica, ou até sofreu algum impacto antes de ser vendido, meu carro "zero" veio com 21km rodados, o suficiente pra alguém acertar um meio fio ou cair em um buraco. O problema vai ser eles admitirem que isso possa ter acontecido.
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Mensagem por Emerson Warne Ter 13 Set 2016, 23:12

Olá colegas, Como é de praxe, hoje após um abastecimento, fui fazer minha calibragem nos pneus. Todavia, notei que os pneus dianteiros, em ambos os lados, estão com desgaste ENORME na parte de fora do pneu. O que evidencia um problema clássico de cambagem incorreta. Meu carro está com pouco mais de 13.000Km com pouco mais de um ano de uso. Tenho certeza que a cambagem do meu carro veio com o setup errado desde que tirei da loja, o que é pior, na revisão dos 10.000 não falaram nada. Foi agendado para próximo sábado uma avaliação da Toyolex Natal/RN. Irei ver agora se o pós-venda da Toyota é isso tudo que falam ou não. Só sairei 100% satisfeito com o ajuste da cambagem e dois pneus dianteiros novos. (Fotos de ambos os pneus em anexo) Alguém aqui já passou por isso? Sem sim, como foi o procedimento? Abraços.Cambagem Errada de Fábrica 2iozms
Rapaz, é o mesmo problema que tive...
O meu carro estava do mesmo jeito, como não fiz o alinhamento que foi oferecido na Css na revisão dos 10 mil quilômetros, achando caro para 160 reais pelo alinhamento onde poderia pagar 30 reais na loja fora...
Acabei tendo esse mesmo problema da cambagem e não pude ir reclamar na css.
Acredito que o problema seja das cegonhas que trazem os carros, como fica preso pelas rodas acaba empenado.
O certo é pegar o carro zero só depois de solicitar o alinhamento e cambagem...
Burrice minha, pois os outros carros que compre zero, ante de pegar eu pedia logo o alinhamento, e não sei porque eu deixei de solicitar nesse meu Etios. Veja que só precisava falar antes dos 10 que o carro estava puxando e solicitado pela garantia que não teria gastado nada...Mas eu não fiz.
Boa sorte na sua conversa, mas vá com jeito, fale primeiro com o vendedor que assim a coisa fica mais fácil.
Abs
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Mensagem por Babenco Qua 14 Set 2016, 13:30

Isso aconteceu no meu... Com 18.000 km os pneus da frente já estavam dessa forma, bastante gastos na parte externa... Os de trás estavam novinhos...

A cambagem deve estar vindo errada de fábrica e a CSS (pelo menos a que eu comprei meu Etios) não verifica (assim como não verificam os ajustes nos pedais, freio de estacionamento, calibragem, etc)...

Na revisão de 10.000 km não perguntaram se eu queria fazer alinhamento, por isso não fiz... Como estavam muito gasto, resolvi colocar pneus novos fora da CSS (Michelin XM2, visto que o Bridgestone que veio de fábrica só tem treadwear de 200), bem como realizar o alinhamento e balanceamento, onde constataram cambagem desregulada (me cobraram R$ 100,00 pela cambagem das duas rodas dianteiras e mais R$ 70,00 no alinhamento e balanceamento). Nas CSS daqui o preço somente do alinhamento e balanceamento variam de R$ 170,00 a R$ 230,00...

Roberto, acredito que relapso seja da concessionária... Pois meu volante nunca puxou para algum lado, nem fiz nada que pudesse ocorrer esse gasto excessivo, sempre efetuo a calibragem dos pneus na pressão recomendada pelo manual e tenho certeza que não trocaram os pneus, pois eu coloco lacre nas calotas e nunca notei nada estranho nas mesmas...
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Mensagem por Convidado Qua 14 Set 2016, 15:45

Desculpem todos.
Reafirmo que não acredito que os pneus das fotos, principalmente aquele da 2a. foto (pneu da direita) seja de um carro semi-novo com apenas 13.000 km rodados.
Se fossem apenas problemas de alinhamento ou cambagem, os pneus teriam se desgastado irregularmente apenas num dos lados (afinal só teriam 13.000 km, 3.000 km da última revisão). 
Nas fotos pode se ver que os pneus estão sim mais desgastados num dos lados, mas também há sinais claros de desgaste razoável em todo o pneu. Logo, há evidências de terem muito mais quilometragem.
Como escrevi anteriormente, é possível que alguém tenha substituído os pneus sem que o dono percebesse. 
Essa prática é muito comum em São Paulo e em algumas outras grandes cidades. Volto e meia tomo conhecimento através da mídia ou de amigos que tiveram seus estepes roubados, que tiveram rodas de liga trocadas por de ferro, etc. em algum estacionamento, serviço de valet  ou mesmo estacionado na rua.
Finalizando:
1 - Não é achismo.
2 - Se a revisão é apenas anual para quem roda pouco, é necessário observar por conta própria, pelo menos 1 vez por mês, a calibragem dos pneus, desgaste de pneus irregulares, consumo excessivo de combustível e outros itens.
3 - Nunca confiar demais em nenhuma concessionária/oficina mecânica/posto de combustível/etc. Nem nestas linhas que escrevi (já que são apenas opiniões gratuitas).
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Mensagem por Emerson Warne Qua 14 Set 2016, 17:28

Roberto, aconteceu comigo a mesma coisa, gastou o mesmo tanto, acho até que o meu tinha gastado mais borracha. Moramos em cidades quentes, de sol o ano todo...isso gasta muito dos pneus. 
Veja, aqui ninguém está falando em achismo, estamos mostrando os fatos.
O carro não puxa, e mesmo que puxasse a direção elétrica compensaria, e o dono não perceberia nada, não é a mesma coisa de uma direção hidráulica.
Não existe regulagem de cambagem de fabrica, montam a suspensão e fazem o alinhamento.
Agora no transporte da fabrica até a loja é onde pode está o problema, que só é resolvido puxando a manga do eixo a força...
Vou ver se acho a foto que tirei dos meus pneus e posto aqui para o amigo ver.
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Mensagem por ARIPULGA Qui 15 Set 2016, 16:06

Amigo comigo aconteceu o seguinte o carro puxava um pouco para a esquerda achei que era a rua onde tinha sido recapada recentemente andeii assim por uns oitocentos quilometros liguei para a css e eles agendaram com o consultor prra verificar o problema andei com ele por uns 20km e foi comprovado que estava com alinhamento incorreto, porém alegaram que como tinha andado 800km eu teria que arcar com o custo?? ai não aceitei e disse que ia procurar os meus direitos e reclamar na imprensa que venderam um carro com alinhamento incorreto etc e etc, na hora veio o gerente e mandou consertar o consultor andou com o carro sozinho e depois andamos juntos e estava ótimo. fora isto é só alegria com o meu bólido kkkkk
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Mensagem por ksio89 Qui 15 Set 2016, 17:56

Pelo que li aqui no fórum, o Etios não possui ajuste de câmber em geral, apenas em caso de um impacto e eventual empenamento de algum componente da suspensão.
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Mensagem por cmarques Sex 16 Set 2016, 07:09

Não levando em conta a questão de cambagem...

Qual o pneu que esta no carro? (marca/modelo)
Ha pneus com durabilidade (tradewear) maior e menor... conforme seja, isto tambem pode estar ajudando num desgaste bem excessivo, no caso...
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