Etios Clube
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
antes de perguntar
Pesquise aqui
Últimos assuntos
» Engasgando ao acelerar com ar condicionado ligado.
por jolima74 Ontem à(s) 22:37

» Lâmpada super branca halogenas
por Kleberready Seg 25 Mar 2024, 13:08

» Botão Start Stop com partida remota
por Sergio Dom 24 Mar 2024, 19:07

» Led debaixo dos bancos, nas portas e na parte traseira (teto)
por joiodotrigo2 Sáb 23 Mar 2024, 20:16

» Qual carro vc tinha antes do etios?
por joiodotrigo2 Sáb 23 Mar 2024, 18:55

» Problema rádio Etios 15/16
por Nathaly.sou Sáb 23 Mar 2024, 18:51

» GRUPO do ZAP só de Etios.
por ISAAC DE OLIVEIRA CAVALCA Sáb 23 Mar 2024, 16:37

» Dúvida sobre odometro (hodometro)
por Mauricio Siqueira Qui 21 Mar 2024, 16:43

» Injeção acesa
por Alexsander Ter 19 Mar 2024, 19:42

» Embreagem baixando e voltando
por Leandro sales Ter 19 Mar 2024, 12:32

» O etios com gnv 5 geração pega gerenciador de avanco?
por Gibanetto Seg 18 Mar 2024, 09:19

» Luz de marcha ré
por Flávio José Garzeri Seg 18 Mar 2024, 09:09

» Barulho de vazamento ar no freio
por Flávio José Garzeri Seg 18 Mar 2024, 08:50

» Apresentação - Carioca em SP, Etios 2020 Sedan
por ricardoj Dom 17 Mar 2024, 09:23

» Pneu 175/70/14 ou 185/70/14?
por JRomão Qua 13 Mar 2024, 06:46

» Botão para trava/destrava
por Jandir afonso santiago Dom 10 Mar 2024, 12:39

» Etios carro automatico mais barato BR
por aamauri Sáb 09 Mar 2024, 13:15

» GNV no Etios, minha experiência...
por Gibanetto Seg 04 Mar 2024, 10:55

» Direção elétrica pesada
por Gibanetto Dom 03 Mar 2024, 21:01

» Bandeja
por Marco Etios Sáb 02 Mar 2024, 09:19

» Trava e destrava do controle parou de funcionar
por André Luiz de Melo Qua 28 Fev 2024, 13:36

» Como desmontar coluna do cinto?
por sanxes Ter 27 Fev 2024, 12:58

» velas DENSO
por Luiz Fernando Sáb 17 Fev 2024, 19:39


Dirigindo com Câmbio Automático e com Economia

+3
Marcos1881
jp.siq
J.Rios
7 participantes

Ir para baixo

Dirigindo com Câmbio Automático e com Economia Empty Dirigindo com Câmbio Automático e com Economia

Mensagem por jp.siq Qua 16 Nov 2016, 08:49

Pessoal, acabei de adquirir meu Etios XLS AT 1.5 Sedan e esse é o meu primeiro carro automático.

No câmbio manual sempre tive uma condução econômica, por exemplo, ao visualizar uma lombada a frente (semáforo ou valeta) tiro o pé do acelerador e aos poucos vou reduzindo de quarta para terceira e depois segunda e chego com a velocidade ideal sem precisar pisar no freio (sempre reduzindo com calma, engatando cada uma das marchas e fazendo o freio motor trabalhar). Dessa forma consigo no meu atual carro (Ka 2008 1.0) 9,5km/l no álcool na cidade. Nessa condução também acabo economizando até mesmo a pastilha de freio. 

Já no automático eu percebo que ao tirar o pé do acelerador o câmbio não funciona a principio como freio motor, é como se ele continuasse acelerado mantendo a mesma velocidade por longa distância. Sei que reduzir para terceira, segunda ou mesmo primeira (low) é possível para usar o freio motor, mas é correto fazer isso no automático dentro da cidade?

Existe uma tocada correta e econômica com ele na cidade ou no automático a redução de velocidade na cidade o indicado é somente pelo freio?

Abs.
jp.siq
jp.siq

Membro Ouro
Membro Ouro

Mensagens : 148
Data de inscrição : 01/09/2016
Localização : Piracicaba - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Dirigindo com Câmbio Automático e com Economia Empty Re: Dirigindo com Câmbio Automático e com Economia

Mensagem por Convidado Qua 16 Nov 2016, 11:50

jp.siq
Segue minha modesta opinião.
Todos os automáticos que conheço possuem pastilhas maiores (ou calibragens de atuação diferentes) para compensar o maior uso dos freios.
Já tive 2 Corollas e 1 Sentra, todos automáticos. Rodei com cada um deles +/- 100.000 e nunca precisei trocas suas pastilhas de freio. 
Logo, acredito que as pastilhas originais do Etios A/T também devem durar +/- essa quilometragem.
Eu nunca recomendaria ficar mudando de marchas na alavanca a cada frenagem na cidade para poupar os freios, porque acho que vai provocar maior desgaste dos componentes da transmissão que não compensaria o menor desgaste do sistema de freios.
É claro que numa descida de serra prolongada, onde os freios são mais exigidos, é normal buscar o freio-motor no Etios, movimentando a alavanca da transmissão.
Vale  lembrar que se você estiver a 120 km/h, por exemplo, e decidir mudar para a 1a. ou 2a. marcha, você até consegue movimentar a alavanca para uma dessas marchas, mas o sistema de proteção vai atuar impedindo que essas marchas entrem de fato nessa velocidade para evitar forçar o motor ou a transmissão.
avatar
Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Dirigindo com Câmbio Automático e com Economia Empty Re: Dirigindo com Câmbio Automático e com Economia

Mensagem por J.Rios Qua 16 Nov 2016, 13:01

jp.siq

Deixe de lado a forma como você dirigia carro com câmbio manual, no automático a economia é feita pisando de leve no acelerador (quando possível) e com o câmbio em Drive, não é aconselhável reduzir as marchas manualmente no trânsito da cidade, deixe que o câmbio se encarregue disso sozinho. Como  foi dito por Roberto Rty a redução manual de marchas serve como freio motor em descidas longas/íngremes ou então em subidas quando se precisa de mais força naquele momento.

9,5 km/l de álcool na cidade é muito difícil de conseguir, em especial em um carro automático. Eu não consigo 8 km/l no álcool com o Etios Hb 1.5, com gasolina dá para fazer até 11 km/l em minha cidade, tudo vai depender do percurso e do trânsito.

O melhor de tudo é o conforto de não precisar trocar marchas, mesmo gastando um pouco mais.
J.Rios
J.Rios

Membro Bronze
Membro Bronze

Mensagens : 43
Data de inscrição : 06/08/2016
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Dirigindo com Câmbio Automático e com Economia Empty Re: Dirigindo com Câmbio Automático e com Economia

Mensagem por jp.siq Sex 18 Nov 2016, 10:54

Alguém já assistiu esse vídeo?



Perceba que o César no vídeo diz que quando estamos parados em um semáforo (por exemplo) em uma rua plana não há nenhum problema deixar o AT na posição D, mas quando a rua é ingrime devemos selecionar a primeira marcha para que ele saia e só depois voltar para a posição D.

Como no vídeo ele usa um Corolla que aparentemente é o mesmo câmbio do nosso devemos ter esse cuidado também?
jp.siq
jp.siq

Membro Ouro
Membro Ouro

Mensagens : 148
Data de inscrição : 01/09/2016
Localização : Piracicaba - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Dirigindo com Câmbio Automático e com Economia Empty Re: Dirigindo com Câmbio Automático e com Economia

Mensagem por Marcos1881 Sex 18 Nov 2016, 11:28

Olha entendi o que o César quis dizer, mas na minha opinião isso não é necessário no atual câmbio automático do etios. Ele detecta muito bem as necessidade do motor, inclusive para a partida em subidas.

E ainda que o câmbio seja o mesmo ou semelhante desse corolla, de 2011 (data do vídeo) até hoje ele sofreu muitas modificações em ajustes e calibragens. Sinceramente, acho desnecessario este procedimento.
Marcos1881
Marcos1881

Membro Bronze
Membro Bronze

Mensagens : 52
Data de inscrição : 12/08/2016
Localização : Porto Alegre - RS

Ir para o topo Ir para baixo

Dirigindo com Câmbio Automático e com Economia Empty Re: Dirigindo com Câmbio Automático e com Economia

Mensagem por J.Rios Sex 18 Nov 2016, 13:35

Concordo com o Marcos, no uso normal não é necessário (ou conveniente) ficar trocando de marchas na alavanca, pode até ocorrer um desgaste prematuro do sistema.

A meu ver o câmbio automático, em especial os atuais, foram projetados para entender qual marcha usar em todas as situações. 

As marchas mais baixas são para subidas ou descidas muito íngremes em baixa velocidade onde se vai percorrer certa distância, por exemplo serra, e também usar o câmbio como freio motor.

Na minha opinião, se a gente ficar trocando de marcha manualmente o tempo todo perde-se muito o sentido de ter um carro automático.
J.Rios
J.Rios

Membro Bronze
Membro Bronze

Mensagens : 43
Data de inscrição : 06/08/2016
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Dirigindo com Câmbio Automático e com Economia Empty Re: Dirigindo com Câmbio Automático e com Economia

Mensagem por kevibem Sáb 09 Dez 2017, 08:49

Fiz minha primeira viagem com meu xs sedan. Senti que o câmbio demora um pouco a reconhecer um aclive e reduzir, perdendo muita velocidade antes de reduzir. Em algumas vezes, mudei de D para 3 pra redução acontecer num momento melhor, assim não acontecia uma alteraçãoalta no giro nem a velocidade caia muito.
Ao subir uma serra, Campos do Jordão, tive que deixar em 3, pois senão ele ficava entrando 4 numa situação que eu precisava de 3.
kevibem
kevibem

Membro Bronze
Membro Bronze

Mensagens : 45
Data de inscrição : 29/10/2017
Localização : Americana - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Dirigindo com Câmbio Automático e com Economia Empty Re: Dirigindo com Câmbio Automático e com Economia

Mensagem por rodrigoal Sáb 09 Dez 2017, 09:01

Amigo, lembre-se que você pode "manipular" o câmbio AT com seu pé, se ver que vai precisar de força faça um rápido kick-down para ele reduzir a marcha e depois volte com o pé para a posição normal, É tudo uma questão de tempo de procedimento para você poder fazer uma reduzida no momento correto, invés de esperar o câmbio se decidir.

Lembre-se, o câmbio "pensa" assim:
Ele tá subindo uma ladeira....tenho que reduzir a marcha.....vou reduzir a marcha...em qual estou e pra qual vou....ok, vou reduzir da 4ª para a 3ª (lembrando que isso é uma eternidade kkkkkkkkkkkkkkk).
rodrigoal
rodrigoal

Membro Ouro
Membro Ouro

Mensagens : 176
Data de inscrição : 05/09/2017
Idade : 34
Localização : paraíba

Ir para o topo Ir para baixo

Dirigindo com Câmbio Automático e com Economia Empty Re: Dirigindo com Câmbio Automático e com Economia

Mensagem por kevibem Sáb 09 Dez 2017, 15:26

Rodrigoal.
Foi o que pensei também.
Preciso de mais experiência com o câmbio pra poder me entender com ele.
Abç
kevibem
kevibem

Membro Bronze
Membro Bronze

Mensagens : 45
Data de inscrição : 29/10/2017
Localização : Americana - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Dirigindo com Câmbio Automático e com Economia Empty Re: Dirigindo com Câmbio Automático e com Economia

Mensagem por rodrigoal Sáb 09 Dez 2017, 15:43

É.....fazendo teste, facilmente eu faço o câmbio ir pra quarta-marcha quando sei que no trajeto não irei precisar de força, assim fica econômico. Do mesmo jeito que já prevendo que vou precisar de uma forcinha faço um kick-down só para ele reduzir segundos antes de eu subir uma ladeira. Ou fico brincando entre 2-3-D no câmbio (não se preocupe, não dá problema ficar passando a marcha no manual).

Uma dica também foi ter, na época, calculado as velocidades máximas de cada marcha, assim já tinha noção se podia ou não fazer a redução forçada. Se nosso câmbio tivesse o modo sequencial ele mesmo impediria a troca forçada, mas infelizmente toyota fez sua economia.

Não sei você, mas eu ainda sou daqueles que prefere câmbio MT e não gosto que o câmbio AT "controle totalmente" minhas ações. No carro de pai (9 marchas) deixo no AT pois já são muitas marchas para passar de forma sequencial kkkkkkkkkk
rodrigoal
rodrigoal

Membro Ouro
Membro Ouro

Mensagens : 176
Data de inscrição : 05/09/2017
Idade : 34
Localização : paraíba

Ir para o topo Ir para baixo

Dirigindo com Câmbio Automático e com Economia Empty Re: Dirigindo com Câmbio Automático e com Economia

Mensagem por xandaumgv Sáb 09 Dez 2017, 16:32

Pelo que vi em um reviews ele não deixa entrar uma marcha forçada
xandaumgv
xandaumgv

Membro Rubi
Membro Rubi

Mensagens : 645
Data de inscrição : 31/10/2015
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Dirigindo com Câmbio Automático e com Economia Empty Re: Dirigindo com Câmbio Automático e com Economia

Mensagem por VF_GOMES Seg 11 Dez 2017, 16:03

Eu não vejo muito sentido em se ficar trocando de marcha em câmbios AT com tanta frequência, já que o motivo pelo qual ele foi feito foi justamente para... poupá-lo desse trabalho.  Rolling Eyes

Essa questão de evitar maiores desgastes das pastilhas de frenagem, no final das contas, será uma economia irrisória, ainda mais em se tratando de um carro que tem das manutenções mais baratas do país.
VF_GOMES
VF_GOMES

Membro Rubi
Membro Rubi

Mensagens : 235
Data de inscrição : 19/09/2017
Localização : Natal - RN

Ir para o topo Ir para baixo

Dirigindo com Câmbio Automático e com Economia Empty Re: Dirigindo com Câmbio Automático e com Economia

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos