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Dirigindo com Câmbio Automático e com Economia

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Dirigindo com Câmbio Automático e com Economia

Mensagem por jp.siq em Qua 16 Nov 2016, 08:49

Pessoal, acabei de adquirir meu Etios XLS AT 1.5 Sedan e esse é o meu primeiro carro automático.

No câmbio manual sempre tive uma condução econômica, por exemplo, ao visualizar uma lombada a frente (semáforo ou valeta) tiro o pé do acelerador e aos poucos vou reduzindo de quarta para terceira e depois segunda e chego com a velocidade ideal sem precisar pisar no freio (sempre reduzindo com calma, engatando cada uma das marchas e fazendo o freio motor trabalhar). Dessa forma consigo no meu atual carro (Ka 2008 1.0) 9,5km/l no álcool na cidade. Nessa condução também acabo economizando até mesmo a pastilha de freio. 

Já no automático eu percebo que ao tirar o pé do acelerador o câmbio não funciona a principio como freio motor, é como se ele continuasse acelerado mantendo a mesma velocidade por longa distância. Sei que reduzir para terceira, segunda ou mesmo primeira (low) é possível para usar o freio motor, mas é correto fazer isso no automático dentro da cidade?

Existe uma tocada correta e econômica com ele na cidade ou no automático a redução de velocidade na cidade o indicado é somente pelo freio?

Abs.
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Re: Dirigindo com Câmbio Automático e com Economia

Mensagem por Convidado em Qua 16 Nov 2016, 11:50

jp.siq
Segue minha modesta opinião.
Todos os automáticos que conheço possuem pastilhas maiores (ou calibragens de atuação diferentes) para compensar o maior uso dos freios.
Já tive 2 Corollas e 1 Sentra, todos automáticos. Rodei com cada um deles +/- 100.000 e nunca precisei trocas suas pastilhas de freio. 
Logo, acredito que as pastilhas originais do Etios A/T também devem durar +/- essa quilometragem.
Eu nunca recomendaria ficar mudando de marchas na alavanca a cada frenagem na cidade para poupar os freios, porque acho que vai provocar maior desgaste dos componentes da transmissão que não compensaria o menor desgaste do sistema de freios.
É claro que numa descida de serra prolongada, onde os freios são mais exigidos, é normal buscar o freio-motor no Etios, movimentando a alavanca da transmissão.
Vale  lembrar que se você estiver a 120 km/h, por exemplo, e decidir mudar para a 1a. ou 2a. marcha, você até consegue movimentar a alavanca para uma dessas marchas, mas o sistema de proteção vai atuar impedindo que essas marchas entrem de fato nessa velocidade para evitar forçar o motor ou a transmissão.

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Re: Dirigindo com Câmbio Automático e com Economia

Mensagem por J.Rios em Qua 16 Nov 2016, 13:01

jp.siq

Deixe de lado a forma como você dirigia carro com câmbio manual, no automático a economia é feita pisando de leve no acelerador (quando possível) e com o câmbio em Drive, não é aconselhável reduzir as marchas manualmente no trânsito da cidade, deixe que o câmbio se encarregue disso sozinho. Como  foi dito por Roberto Rty a redução manual de marchas serve como freio motor em descidas longas/íngremes ou então em subidas quando se precisa de mais força naquele momento.

9,5 km/l de álcool na cidade é muito difícil de conseguir, em especial em um carro automático. Eu não consigo 8 km/l no álcool com o Etios Hb 1.5, com gasolina dá para fazer até 11 km/l em minha cidade, tudo vai depender do percurso e do trânsito.

O melhor de tudo é o conforto de não precisar trocar marchas, mesmo gastando um pouco mais.
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Re: Dirigindo com Câmbio Automático e com Economia

Mensagem por jp.siq em Sex 18 Nov 2016, 10:54

Alguém já assistiu esse vídeo?



Perceba que o César no vídeo diz que quando estamos parados em um semáforo (por exemplo) em uma rua plana não há nenhum problema deixar o AT na posição D, mas quando a rua é ingrime devemos selecionar a primeira marcha para que ele saia e só depois voltar para a posição D.

Como no vídeo ele usa um Corolla que aparentemente é o mesmo câmbio do nosso devemos ter esse cuidado também?
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Re: Dirigindo com Câmbio Automático e com Economia

Mensagem por Marcos1881 em Sex 18 Nov 2016, 11:28

Olha entendi o que o César quis dizer, mas na minha opinião isso não é necessário no atual câmbio automático do etios. Ele detecta muito bem as necessidade do motor, inclusive para a partida em subidas.

E ainda que o câmbio seja o mesmo ou semelhante desse corolla, de 2011 (data do vídeo) até hoje ele sofreu muitas modificações em ajustes e calibragens. Sinceramente, acho desnecessario este procedimento.
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Re: Dirigindo com Câmbio Automático e com Economia

Mensagem por J.Rios em Sex 18 Nov 2016, 13:35

Concordo com o Marcos, no uso normal não é necessário (ou conveniente) ficar trocando de marchas na alavanca, pode até ocorrer um desgaste prematuro do sistema.

A meu ver o câmbio automático, em especial os atuais, foram projetados para entender qual marcha usar em todas as situações. 

As marchas mais baixas são para subidas ou descidas muito íngremes em baixa velocidade onde se vai percorrer certa distância, por exemplo serra, e também usar o câmbio como freio motor.

Na minha opinião, se a gente ficar trocando de marcha manualmente o tempo todo perde-se muito o sentido de ter um carro automático.
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