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Mensagem por AllanMarum Qui 10 Out 2013, 11:00

Bom dia, sou novo no fórum, sou proprietário de um Etios XS vermelho e encontrei o forum no google.

Tenho o Etios a 2 meses e já me acostumei com o cambio (que eu julgo duro), mas meu pai dirigiu ele esses dias e falou que não é normal o cambio ser tão justo e duro, segundo ele está parecendo cambio de carro velho. Como o carro é novo acho pouco provável ser algum problema então acabei relevando isso e pensando "Deve ser característica do carro" mas hoje resolvi procurar no google e não vi ninguém reclamando do cambio. Então gostaria de saber, o cambio é realmente duro (não engata 'leve') ou o será que meu carro está com problema?

Obrigado.
Att.
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Mensagem por Urubaldo Qui 10 Out 2013, 11:06

O meu não acho nem um pouco duro. O que você pode fazer é ir na concessionária e comparar com os carros do show room, ou do teste drive.
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Mensagem por Paulo moderador. Qui 10 Out 2013, 11:12

acho melhor ir mesmo, pois o cambio é macio mesmo!
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Mensagem por Romi Bock Qui 10 Out 2013, 11:16

Eu não acho duro, mas não é dos mais macios que já conheci tambem. Igual ao Golf 2008 que tive nunca vi igual. Mas deve ser característica do carro mesmo. Eu já tive um Corolla 2006, porem automático, mas me lembro de ter lido opiniões sobre os Corollas com câmbio manual, onde eu via alguns comentários que ele tambem é assim. Deve ser coisa da Toyota mesmo, mas não acho incômodo. O que eu espero de um carro é não me encher o saco, não ser beberrão, ser durável e resistente e ter algum conforto. Por isto comprei o Etios. Prós e contras todos carros tem ...
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Mensagem por Alberto Viana Qui 10 Out 2013, 11:54

É melhor ir à css pois o câmbio não é duro. O meu é super macio e engata bem leve.
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Mensagem por Sergio Qui 10 Out 2013, 12:05

Antes de mais nada bem vindo ao fórum, contamos com suas opiniões.

Eu acho os engates do cambio muito bons, já até comentei isso por aqui.
A sugestão do Urubaldo é a minha também.
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Mensagem por Filipe Nogueira Qua 16 Out 2013, 19:20

Olá, levei o carro à Css(SGA-Niterói), reclamei do cambio, tenho este mesmo incomodo (engate duro). Ficou o dia todo, para "estudarem"(Abriram para ver as folgas, comparar com outros...). Embora de início acharem estranho o cambio com engate ruim, o veredito foi que o carro é assim mesmo.
Aceitei porque eu dirigi outros Etios quando busquei o meu, e percebi que todos tem esta característica, além de ouvir de outras pessoas com mesmo caso na própria css.
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Mensagem por Michel alves Qui 17 Out 2013, 20:27

Já tive 3 carros diferentes e o etios é tão macio que parece que tem alguma peça solta. rs
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Mensagem por Aksan Qui 17 Out 2013, 23:14

O cambio é macio quando vc engata as marchas devagar, pra uma tocada mais esportiva ele realmente da uma travada...
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Mensagem por Caio Sex 18 Out 2013, 02:02

O meu eu consigo trocar rápido sem problemas. Meu unico porem fica para a marcha a ré que não é sincronizada e arranha facilmente se não mantiver o pedal de embreagem pressionado por um tempo. E a primeira que as vezes entra meio "crespa", mas nada que perca a maciez da marcha.
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Mensagem por Romi Bock Seg 21 Out 2013, 22:05

Aksan escreveu:O cambio é macio quando vc engata as marchas devagar, pra uma tocada mais esportiva ele realmente da uma travada...
Achei muito boa esta definição. Se levar na manha, levando o carro com tudo no tempo certo, sem esticar muito, o câmbio funciona bem, mas a bem da verdade, eu não acho muito macio não. Tambem não é que seja ruim, mas comigo, alem da ré que se não for bem manejada que dá aquelas arranhadas, a primeira marcha já deu umas enroscadas comigo, e olha que de barbeiro não tenho nada. Já é o meu 31º carro e de 7 marcas diferentes. Já tive muitos carros com câmbio mais macio. Mas isto não deprecia o conjunto do carro, que é muito agradável de dirigir. Eu daria nota 8 para o câmbio, em relação aos 10 em vários aspectos ...
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Mensagem por Albieri Ter 29 Out 2013, 16:13

Ao trocar as marchas algumas vezes sinto que elas agarram...geralmente isso acontece com as marchas 1 e 2....3,4,5 vão numa facilidade que é realmente bom!
OBS: Minha ré sempre arranha.
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Mensagem por Giullio Ter 05 Nov 2013, 16:30

O mesmo acontece comigo. Pra engatar a 1ª dá uma travadinha, assim como a segunda também. Em relação à marcha ré, diversas vezes trava, arranha ou não engata toda, então tenho que esperar um pouco pra engatar ou, antes de colocar a ré, engato a 1ª, assim, ela entra facilmente.
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Mensagem por girardi Ter 05 Nov 2013, 17:32

Michel alves escreveu:Já tive 3 carros diferentes e o etios é tão macio que parece que tem alguma peça solta. rs
O cambio tem contrapeso. Melhora muito essa sensação.

Eu fiz o TD do 208 e C3......... aquilo sim é um cambio ruim dos diabos.........
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Mensagem por CFBORGES Dom 08 Dez 2013, 14:11

Albieri escreveu:Ao trocar as marchas algumas vezes sinto que elas agarram...geralmente isso acontece com as marchas 1 e 2....3,4,5 vão numa facilidade que é realmente bom!
OBS: Minha ré sempre arranha.
É exatamente isso aí, o meu também é assim, a ré, pra não arranhar eu jogo ela forçando pro lado direito, lá no canto mesmo...
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Mensagem por fabriciodani Seg 09 Dez 2013, 11:37

Acho que até hoje não vi nenhum etios que não arranhe no engate da ré. Eu uso o mesmo esquema do CFBORGES. Desse jeito não tem arranhado mais. O ruim é que deixando arranhar parece que eu é que não sei dirigir.  Evil or Very Mad 
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Mensagem por Albieri Seg 09 Dez 2013, 14:03

fabriciodani escreveu:Acho que até hoje não vi nenhum etios que não arranhe no engate da ré. Eu uso o mesmo esquema do CFBORGES. Desse jeito não tem arranhado mais. O ruim é que deixando arranhar parece que eu é que não sei dirigir.  Evil or Very Mad 

Hahaha...
Também penso da mesma forma.
Pois quando alguém arranha uma marcha eu fico pensando da mesma forma. (Não saber dirigir)
E qdo isso acontece comigo a culpa não é minha. (Culpa do câmbio).
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Mensagem por Caio Seg 09 Dez 2013, 15:18

Bem, geralmente deixo o pe na embreagem um tempinho depois engato a Ré. Alguem ja falou tambem de engatar a 1ª depois a Ré funciona tambem!
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Mensagem por Albieri Seg 09 Dez 2013, 16:06

Como eu relatei problema com a 1ª e 2ª, prefiro não passar a primeira...pq irei ter que forçar ela e tal.
A melhor maneira é esperar um pouco com o pé na embreagem...mas mesmo assim é um saco.
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Mensagem por Eduardutra1707 Seg 09 Dez 2013, 19:28

essa semana, ao reduzir da 4a para a 3a, senti uma resistência e um barulho estranho... ando com meu carro com um pé mais, digamos, nervoso.. notei o barulho após uma aceleradaa 150 depois fui reduzindo.. agora toda redução rápida esse barulho e a travadinha está acontecendo. acho que é o sincronizador que não é dos melhores.. vou na css verificar
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Mensagem por Albieri Seg 09 Dez 2013, 19:50

Eduardutra1707 escreveu:essa semana, ao reduzir da 4a para a 3a, senti uma resistência e um barulho estranho... ando com meu carro com um pé mais, digamos, nervoso.. notei o barulho após uma aceleradaa 150 depois fui reduzindo.. agora toda redução rápida esse barulho e a travadinha está acontecendo. acho que é o sincronizador que não é dos melhores.. vou na css verificar

Foi de 4 até 150 e depois reduziu para 3?
Se eu reduzir a 90 para 3 a marcha dá uma travada legal (tipo, meio que ela me avisa: não mude...reduze a velocidade e depois passe a 3, mas ai insisto e passo msm assim...com uma forcinha que não era para acontecer)...mas se eu tiver na trocação ascendente não da nada!
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Mensagem por Eduardutra1707 Seg 09 Dez 2013, 19:58

Albieri escreveu:
Eduardutra1707 escreveu:essa semana, ao reduzir da 4a para a 3a, senti uma resistência e um barulho estranho... ando com meu carro com um pé mais, digamos, nervoso.. notei o barulho após uma aceleradaa 150 depois fui reduzindo.. agora toda redução rápida esse barulho e a travadinha está acontecendo. acho que é o sincronizador que não é dos melhores.. vou na css verificar

Foi de 4 até 150 e depois reduziu para 3?
Se eu reduzir a 90 para 3 a marcha dá uma travada legal (tipo, meio que ela me avisa: não mude...reduze a velocidade e depois passe a 3, mas ai insisto e passo msm assim...com uma forcinha que não era para acontecer)...mas se eu tiver na trocação ascendente não da nada!

Estava a 150 freiando, a uns 120 engatei a 4a.. aos 100 engatei a 3a.. mas não era pra travar, pq a terceira aguenta mais de 120 por hora... pelo menos comigo... o sincronizador não é dos mais tops, por ser um câmbio ultrapassado da toyota.. é um excelente câmbio, eu que acabei testando além dos limites. vou à css ver como proceder
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Mensagem por Solfieri Qua 12 Fev 2014, 12:50

Algum dos senhores sabe a diferença da relação de marchas entre os etios 1.3 e 1.5 sedan (falo do curso necessário para passar as marchas)?
Pois minha mulher, fazendo autoescola agora, está realizando as aulas práticas num etios 1.3 xs 2013 e diz que o câmbio tem um conforto maior, sendo que, segundo ela "as marchas não ficam umas 'em cima das outras' na hora de realizar a troca".
Paz E Bem!
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Mensagem por Paulo moderador. Qua 12 Fev 2014, 14:02

vi uma avaliaçao na internet em que testaram os 2 motores e falam que o cambio do motor 1.5 e mais ajustado que o do 1.3,fiz o test drive nos dois e nao notei nada.
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Mensagem por Sergio Qua 12 Fev 2014, 18:52

A relação de marchas e diferencial do 1.3 e do 1.5 é a mesma, veja aqui "Catálogo e especificações técnicas do Etios".

Então é quase certeza que os dois motores têm o mesmo câmbio.


Última edição por Sergio em Sex 18 Abr 2014, 19:27, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Atualização de link)
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