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Som estranho ao acionar o freio

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Som estranho ao acionar o freio Empty Som estranho ao acionar o freio

Mensagem por jamileserracoutinho26 em Sex 03 Mar 2017, 15:57

Adiquiri um Etios sedan 1.5 xs 15/15, o mesmo esta com 12655 km rodados, a revisão dos 10000 foi em julho. Tenho notado ha uns três dias q o carro esta fazendo um barulho estranho na parte traseira quando o freio é acionado, a impressão que da e que um cabo esta sendo tracionado. Alem disso, hoje o motor apresentou um ruido estranho, como quando ele esta pedindo para reduzir de marcha e trepida, mas não nessa circunstância. Alguem já teve um problema semelhante? É o caso de levar na CSS? Outra duvida, sinto que o carro demora demais para ligar, diferente de outros que tive. Isso é unanimidade entre os Etios?
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Mensagem por Convidado em Sex 03 Mar 2017, 17:25

Como o carro está na garantia, use e abuse dela.
Nada de mecânicos curiosos.
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Mensagem por joao lopes em Sex 03 Mar 2017, 21:40

BOA NOITE, O MEU ESTAVA COM O MESMO BARULHO E NA CONCESSIONARIA  FALARAM QUE É SUJEIRA NO SISTEMA DE FREIOS TRASEIRO(LONA/CUBO).
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Mensagem por caiquereis em Seg 06 Mar 2017, 09:40

jamileserracoutinho26 o meu apresenta o mesmo problema e foi logo após a revisão dos 10 mil km também, estou atualmente com 13000km rodados, um estalo na parte traseira bem chato quando o carro está quase freiando e quase parando.. 
joao lopes, como fazer para limpar essa parte e arrumar o ruído?
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Mensagem por Darci em Ter 07 Mar 2017, 22:13

Quanto ao carro demorar para ligar, tive a mesma sensação, principalmente com álcool, com gasolina é igual aos outros, no álcool é demorado mesmo, o que me levou ao manual que diz que uma partida de até 30 segundos está dentro dos parâmetros, daí desencanei. O meu já apresentou barulho no freio traseiro esquerdo, eu mesmo desmontei, limpei e descobri que pode ser uma das sapatas que "trabalha" e fica batendo na estrutura onde ela é montada, principalmente quando o freio é acionado, pois pegava ela com a mão e puxava lateralmente e ela fazia o barulho, do outro lado isso não acontecia, depois de limpar e lubrificar desapareceu, às vezes volta, deve ser quando suja e termina a lubrificação, daí realizo o procedimento de novo e boa,(cuidado onde lubrificar), já ví algumas pessoas aqui no fórum relatando que fizeram manutenção referente a esse barulho na css, isso com o carro em garantia, que se for o caso é o mais recomendável.
Respondendo ao caiquereis, basta tirar a roda e depois o tambor, e o sistema de freio fica exposto, daí é só limpar e fazer as verificações, como desgaste da sapata, desgaste do tambor, ver se o cilindro não tem vazamento, lubrificar os pontos onde a sapada encosta na estrutura (use alguma graxa para alta temperatura), basicamente inspeção visual. Para limpar use um pincel que não vai mais usar para outra coisa, ou lave ele muto bem depois, pois aquela fuligem é ruim de tirar do pincel, calce o carro para ele não andar sozinho pois vai precisar deixar o freio de mão solto, senão o tambor não sai.
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Mensagem por Convidado em Qua 08 Mar 2017, 07:45

Com relação ao motor demorar para "pegar" quando abastecido com etanol, li em algum lugar que todo carro flex que não possui o tanquinho de gasolina, como os novos Etios, deve proceder o seguinte.
Sempre que abastecido com etanol, antes de acionar a partida, principalmente com o motor frio, ligue a chave até acenderem as luzes do painel, aguarde uns 10 ou mais segundos e só então dê a partida, girando um pouco mais a chave.
Eu não tenho esse problema de demora na partida do meu Etios porque não uso etanol por questões de autonomia. 
Na minha opinião o tanque do Etios é muito pequeno. 
Todo carro flex deveria ter um tanque maior para uso com etanol que tem consumo maior.
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Mensagem por caiquereis em Qua 08 Mar 2017, 10:34

Darci, entendi! Vou levar na css, meu carro tem 6 meses!!
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Mensagem por Klaytonoliv em Qua 17 Abr 2019, 15:27

Pessoal, já é a quarta vez que levo o meu carro na concessionária Toyolex em Recife-PE com este mesmo problema de barulho no freio.

Fizeram a troca do cilindro e um desbaste bem grande nas extremidades da sapata de freio mas mesmo assim o barulho continua.

Já abri algumas reclamações no SAC, que também não está surtindo efeito.

Esta é a minha última tentativa, antes de acioná-los judicialmente.

Pois noto que eles não estão querendo trocar a peça e ficam fazendo apelas  ajustes e lubrificação.

Abaixo segue algumas fotos de como está hoje:

Som estranho ao acionar o freio Img_fr10
Som estranho ao acionar o freio Img_fr11
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Mensagem por VPL em Qua 17 Abr 2019, 17:19

Pode ser que ajude...
https://youtu.be/h5_gEvJUgfk
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Mensagem por ACM em Qui 18 Abr 2019, 11:25

bom dia, o meu percebi que quando deixo o carro parado por muito tempo e vou sair, quando destravo o freio de mão e o carro se desloca ele esta dando um instalo na roda traseira do lado do carona, já verifiquei tem uma mancha de fluido antiga, mas não esta vazando, já agendei na concessionária.
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Mensagem por EpGomes em Qui 18 Abr 2019, 17:36

ACM, estou na mesma situação, após o carro ficar em repouso, soltar o freio de mão e arrancar, na primeira pisada no freio, mesmo que de leve, escuto um estalo metálico vindo da parte de trás, após essa primeira pisada no freio não ocorre mais o barulho. A situação acontece esporadicamente tem dia que sim tem dia que não, mais não do que sim.
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Mensagem por VJOLT em Qui 18 Abr 2019, 18:07

KLAYTONOLIV, o freio traseiro do seu veiculo JÁ comeu o cubo seria o cilindro, não vai adiantar a css só trocar a lonas de freio, pois que vi nas imagens quando aciona o freio de mão já não existe mais lona o desgaste foi bem cronico ai,isto é defeito da peça pois não é pra gastar assim, o cubo CILÍNDRICO ficou fora de medida, eu acho melhor ACIONÁ-LOS judicialmente, mas não se esqueça de constituir provas tipo fotos nota fiscal e depois não VÁ no procon entre direto na sua cidade no FÓRUM junta de pequenas causas
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Mensagem por VJOLT em Qui 18 Abr 2019, 18:16

esse toyota que mostra ai nas imagem que ano é
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Mensagem por Klaytonoliv em Qui 18 Abr 2019, 19:17

@VJOLT  Esse Etios é 2019
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Mensagem por Klaytonoliv em Qui 18 Abr 2019, 19:20

Sobre este seu comentário:
KLAYTONOLIV, o freio traseiro do seu veiculo JÁ comeu o cubo seria o cilindro, não vai adiantar a css só trocar a lonas de freio, pois que vi nas imagens quando aciona o freio de mão já não existe mais lona o desgaste foi bem cronico ai,isto é defeito da peça pois não é pra gastar assim, o cubo CILÍNDRICO ficou fora de medida, eu acho melhor ACIONÁ-LOS judicialmente, mas não se esqueça de constituir provas tipo fotos nota fiscal e depois não VÁ no procon entre direto na sua cidade no FÓRUM junta de pequenas causas

Foram eles que fizeram isso na LONA de freio do meu carro que está com 14mil km . Disseram que era um procedimento indicado pela Toyota.
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Mensagem por JoTanaka em Ter 30 Abr 2019, 11:21

Sobre o freio traseiro, provavelmente algum tambor está empenado. Quando se freia mais forte e por tempo, parece que tem uma alavanca batendo de leve, é porque o tambor empenado força o cilindro de freio a comprimir e expandir, gerando ruído.
Estou com esse problema na roda traseira direita. para corrigir, irei remover o tambor, levar numa retífica/usinagem para debastar, pois acredito que o mesmo após a retifica ainda esteja na tolerancia de espessura minima.
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Mensagem por JoTanaka em Ter 30 Abr 2019, 11:31

Para quem dúvida se o tambor está empenado. Basta engatar a primeira marcha ou por calços nas rodas do lado oposto. Soltar o freio de mão (carro automático=deixar em N). Levantar a traseira do veículo no lado que se quer testar o tambor e girar a roda devagar.. Se escutar a lona ralando no tambor em em algumas posições com som alto, o tambor está empenado. Eu tenho vídeo/aúdio, porém não consigo não postar aqui, não tenho canal no Youtube, nem Onedrive, etc....
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Mensagem por ACM em Ter 30 Abr 2019, 14:37

boa tarde, levei o meu na concessionaria sábado e o problema detectado foi cilindro da roda com vazamento, o mesmo vai ser trocado em garantia, estou aguardando chegar a peça que custa 180 reais na toyolex e em auto peças achei por 70 reais e 30 a mão de obra.
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Mensagem por Jackson em Sex 03 Maio 2019, 12:35

Klaytonoliv, o barulho é em baixa velocidade com o pedal de freio pressionado?

Se sim, acredito que seu problema seja no regulador do freio traseiro, o meu Etios 2015 teve isso, o regulador não regulava corretamente e o freio traseiro ficava pouca coisa afastado do tambor, o suficiente para dar um ruído de tec-tec-tec-tec que assim que eu freiava, em baixa velocidade, era rápido e depois ia ficando devagar, tec-tec-tec--tec--tec---tec---tec---tec-------tec------tec------tec, até parar.
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Mensagem por JoTanaka em Sex 03 Maio 2019, 13:12

Mecânico bom, coloca o tambor na bancada e passa relogio comparador para saber o quanto está ovalizado. O pistão hidráulico "burrinho" não oscila por vontade própria quando está sobre pressão. O que faz ele oscilar em movimento de freada e gerar barulho é força externa variável atuando sob as lonas, causa desgaste no mesmo e nos retentores precocemente.
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Mensagem por Darci em Dom 05 Maio 2019, 20:10

Ola pessoal, apenas a título de contribuição, estava recentemente com esse "TOC" no freio traseiro direito quando freava, pisava no freio e quando ia liberando o pedal ouvia o "TOC", abri pra dar uma olhada e acabei descobrindo que aquela chapa de metal onde ficam coladas as sapatas está "comendo" um dos pontos de apoio onde ela se assenta.

Ela tem três pontos de apoio um embaixo, um no meio e um em cima, a Toyota recomenda lubrificar esses pontos de contato com graxa para  alta temperatura, eu até andei lubrificando, mas a maioria não via ficar abrindo freio traseiro pra lubrificar  e mesmo lubrificando desgastou. O desgaste provocou uma "vala", "comeu o material", somente naquele pequeno espaço do curso da sapata. Quando não se está usando o freio, a chapa de suporte das sapatas fica dentro da "vala" pois as molas do conjunto tracionam as sapatas em direção uma da outra, seria o modo de descanso do freio.

Quando se pisa no freio, a tendência são as sapatas se afastarem, quando a chapa pula pra fora da "vala" faz o barulho, que ressonando pelo carro todo faz "TOC". Isso tudo devidamente comprovado, pois para tentar resolver sem trocar tudo, peguei uma pequena lima e retirei um pouco de material na região onde desgastou, pra diminuir a profundidade da "vala" e reforcei a lubrificação, o problema foi resolvido. Isso já fazem uns três meses, hoje abri novamente para reforçar a lubrificação e encontrei um cilindro de roda vazando, mas nesse caso o problema não pode ser atribuído ao cilindro pois mesmo ele começando a vazar, não faz mais barulho.

Informações adicionais:

É um desgaste bem pequeno, quando disse que limei, foi coisa mínima, não dá pra ficar tirando material de freio como fizeram no carro do Klaytonoliv, isso foi criminoso! O freio dele deve estar no mínimo com uns 20% menos e eficiência nas rodas traseiras que são responsáveis por aproximadamente 25% da frenagem do veículo, se fosse possível fazer aquilo, o carro sairia de fábrica assim, imagina a redução de custos de produção!

O carro é 2013 com 54k, achei que o cilindro vazou cedo, nesse período já troquei fluido de freio 3 vezes, justamente para conservar tudo.
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