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Recall do Etios 2015/2016

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Recall do Etios 2015/2016 Empty Recall do Etios 2015/2016

Mensagem por lourdes acerbi Dom 02 Abr 2017, 10:57

  90% das vezes ao engatar a marcha ré, carro parado, rotação do motor baixa, ela raspa . Algumas vezes se tentar sair, ela volta imediatamente para o Neutro sozinha. 
Aqui mesmo neste site pode-se constatar que outros Etios tem o mesmo problema.
Quando reclamei, recebi duas informações : a primeira quando retirei o carro zero na Topázio Itabuna pelo técnico Tiago de que o cambio estaria “amaciando” e a segunda na  primeira revisão com 6.000km na mesma Topázio Itabuna pelo técnico Kleber, “ pisar fundo na embreagem por 5 segundos antes de engatar” como consta da Ordem de serviço da primeira revisão,  Concessionaria Topazio Itabuna no. 9115 item 16 em 18/10/2016, veiculo com 6.000km.
Fiquei sabendo que engatar a ré raspando, sem aguardar os 5 segundos vai provocar desgaste prematuro dos anéis sincronizadores da transmissão e consequente diminuição da vida útil de todos os componentes envolvidos, não vai “amaciar” o câmbio, vai danificá-lo e acarretar gastos prematuros. Informação telefônica é de que somente o cambio, sem mão de obra, hoje custaria em torno de R$ 11.000,00!
 
Essa orientação é um paliativo pois eu posso me esforçar para segui-la, mas e quando tiver que deixar o carro num estacionamento, com um wallet de restaurante, lavador.  Será que os motoristas vão ser tão cuidadosos?
 
Considero que 5 segundos é muito tempo para uma manobra de emergência, podendo causar graves danos – físicos e materiais -   além de  desvalorizar o veículo na revenda.
Detalhes no http://www.reclameaqui.com.br/4tsxESDAnd2wBDhX/toyota/toyota-nao-admite-falhas-mas-acho-que-deveria-fazer-recall/


Relatei tudo com fotos e detalhes ao SAC, Concessionaria Topazio Itabuna, Presidente e Chairman da Toyota Brasil, America Latina e Japão – tenho tudo documentado por escrito– mas a Toyota se recusa a admitir falhas.


Sinceramente, considerando a comentada “qualidade Toyota” eu esperava que ela não só  consertasse o meu Etios mas  fizesse um recall, mas infelizmente a Toyota não faz nada !
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Mensagem por Sergio Dom 02 Abr 2017, 13:17

Estar insatisfeita com um produto é direito seu, assim como acionar judicialmente quem o fabricou ou vendeu. Mas este fórum não tem nenhuma ligação com a Toyota. Suas 3 únicas mensagens foram para relatar a mesma situação que no seu entendimento é um problema. Duplicando (na verdade triplicando) o mesmo comentário em 3 tópicos diferentes. Este comportamento não é proibido pelas regras mas demonstra uma enorme falta de respeito com os demais 6.500 membros que não pensam que o que você diz é um problema. Imagina se cada um que tivesse um assunto para comentar repetisse isso 3, 4 ou mais vezes, isto inviabilizaria a continuidade da troca de mensagens entre os amigos do fórum. 

Peço que não faça mais isso.

Para que as coisas fiquem claras ressalto que a opinião de que é necessário um recall para o Etios por conta do que você alega é exclusivamente sua. E de que o engate da ré vai "danifícá-lo e acarretar gastos prematuros" (entre aspas retirado da sua mensagem) também é SUA opinião. Entre as milhares de mensagens dos milhares de membros não me lembro de uma sequer de alguém relatando que teve o cambio danificado e arcou com gastos prematuros em função do engate da ré.

Tenho um Etios desde 2013, obviamente com câmbio manual, e minha esposa um outro com câmbio automático onde a situação não se aplica. Da minha parte acho completamente descabida e inoportuna a fabricante fazer um recall, e penso que ela não teria a irresponsabilidade de causar esse enorme transtorno às dezenas de milhares de proprietários, para verificar algo que é considerada uma característica desse e de outros carros. Aguardar 2 segundos com a embreagem pressionada antes de engatar a ré é apenas uma questão de conforto para um engate mais suave e não algo que evite "desgastes prematuros". O câmbio é projetado para esforços centenas de vezes maiores que a "raspada" do engate da ré. Se não fosse assim a fabricante alertaria para uma outra forma de usar o equipamento e a esta altura, com os milhares de Etios vendidos, teríamos grande quantidade de proprietários efetuando reparos no câmbio por causa desse "problema", o que não vejo acontecer.

Mesmo sendo administrador do fórum ressalto que esta é minha opinião pessoal. Para evitar que nosso espaço seja utilizado por outras pessoas que queiram tirar vantagem da fabricante ou de outras empresas, o que não é o caso de quem criou o tópico, peço que se manifestem se concordarem que não é possível fazer um recall para alterar uma característica do carro. Assim ficará esclarecida qual a opinião da maioria dos membros e não apenas de uma pessoa e do administrador.
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Recall do Etios 2015/2016 Empty Re: Recall do Etios 2015/2016

Mensagem por Luiz Fernando Dom 02 Abr 2017, 15:04

Olha, dá pra perceber que você, (a autora do tópico) tem bastante energia e vontade em exigir seus direitos, visto as duas cartas ao presidente da Toyota no Brasil e outra ao Presidente da Toyota no Japão.
Levando em consideração que não existe essa reclamação em massa, ou se existe, é de uma porcentagem muiiito pequena, tenho total certeza que isso não é passível de Recall. 
Você deve ter percebido e lido, e não sei porque achou o contrário, que nos tópicos citados por você mesma, a maioria, senão todos, escrevem que não vêem problemas nessa situação !!!!!!
Outra correção é que, não são cinco segundos à se esperar antes de engatar a ré, no máximo são dois segundos, e se você não for um carro de resgate ou outros veículos de emergência, não seria nada de mais aguardar esse "tempo" !!!!
Como você mesmo diz, são 47 anos que possui carro. Será que com esse tempo todo não deu pra concluir que não existe um carro perfeito, ou pelo menos sem esses "problemas" que você julga ser passível de recall ?????

Se mesmo assim, você se convencer do contrário, use sua vontade e energia (que eu acho certo em correr atrás dos seus direitos, desde que sejam "seus"), e alugue alguns modelos de carros, faça test drives em outros, assim talvez você consiga perceber que o Etios seja um modelo, ATÉ AGORA, a dar menos dor de cabeça ao proprietário !!!

Enfim, se você já levou seu carro na CSS e não "adiantou", leve em outra, e se mesmo assim não "solucionarem seu problema" sugiro que troque o veículo, não consuma seu tempo com esses "aborrecimentos", seja feliz !!!
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Mensagem por Diogo Dom 02 Abr 2017, 15:46

Lourdes, essa questão da ré realmente é normal, acontece não só no Etios mas em todos os carros que não possuem ré sincronizada, ainda que aconteça mais em alguns e menos em outros, não precisa de recall pois não representa risco a sua segurança, o máximo que pode acontecer é dar aquela arranhada na hora do engate.

Para evitar isso é muito fácil, você nem precisa aguardar os 5 segundos, 2 segundo são o suficiente, ou você pode pisar na embreagem, colocar a alavanca em outra marcha e em seguida passar para a ré, sabendo usar o câmbio ele não vai arranhar.

Aqui tem um vídeo que explica bem isso:


É importante dizer também que o Etios foi lançado em 2012, e até agora não surgiu aqui no fórum um único problema em que o câmbio precisou ser trocado, nem em garantia nem fora da garantia, ou seja, você está se preocupando sem necessidade.
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Mensagem por Convidado Dom 02 Abr 2017, 16:23

Não estou defendendo o Etios, que aliás tem coisas que não me agradam, mas isso não vem ao caso neste comentário.
No pouco tempo que participo do EtiosClube percebo que este espaço tem sido utilizado não só por donos de Etios que querem trocar experiências e dicas, mas também por pessoas que apenas querem "meter o pau" no Etios.
Outro dia tinha uma sexagenária (ou quase) criticando o Etios por algo ocorrido no ar condicionado. O problema no caso da senhora do ar condicionado pode ter sido origem em vandalismo, acidente e não defeito do modelo. 
Hoje vejo outra sexagenária (ou também quase) criticando uma coisa que é comum em muitos carros (a ocorrência de raspar ao engatar a ré). Não sei a gravidade no caso específico dela, mas geralmente, é um problema fácil de resolver com um pouco de jeitinho ou habilidade. Pode ser embreagem muito baixa, o pé é muito curto ou não pisa o suficiente na embreagem.
O curioso é que nos 2 casos os fatos relatados podem ser verídicos, mas analisando o texto não não parece ter sido escritos por senhoras sexagenárias (talvez seus filhos ou sobrinhos ou ainda netos). 
É muita coincidência encontrar 2 senhoras que se fazem entender de mecânica automotiva e são sexagenárias.
Brincadeira. Desculpem. Hoje é Domingo.
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Mensagem por lourdes acerbi Seg 03 Abr 2017, 06:56

Bom dia Roberto,
Acredito que vc esteja satisfeito com seu Etios, infelizmente não estou com o meu.

Quanto a dizer que muitos carros de outras marcas tem o problema, veja que eu até admito,  mas se vc ler com calma vai ver que o Codigo de Defesa do Consumidor item 18 diz que isso deveria estar claramente especificado no manual, o que não ocorre.  Sem essa informação, como expliquei, vai causar danos e gerar gastos antecipados.  Eu rodei 6.000 km sem essa informação, quando retirei o carro me disseram que o cambio estava "amaciando".  Vc vai ver na internet que há um carro de outra montadora que precisa segurar alguns segundos antes de engatar marcha mas isso está no manual.

Além dos casos relatados aqui e que vc diz terem sido resolvidos mas  com esse paliativo, recentemente estive em Santos e pegando taxis Etios de uma cooperativa, os tres que peguei que eram modelo 2015/2016 raspavam a ré, com motoristas de taxi experientes e jovens. 
Se fosse tão simples consertar, porque a Concessionaria não o fez?

Tive os seguintes carros ao longo dos meus 47 anos de motorista : fusca, fuscão, opala, variant, dodge dart, brasilia, parati, brasilia novamente e o ultimo um Escort Ghia que ficou comigo 15 anos.  Nenhum deles raspava ré e muitos tinham ré sem ser sincronizada.

Considere seu "preconceito" quanto a "saxagenarias" e verifique que as companhias de seguro oferecem descontos para "idosos"....risos...achei seu comentário sobre eu não ter condições de escrever a parte tecnica, depender de alguém mais jovem muito pesado.  Veja: a vantagem da idade é que nos deixa mais cautelosos, então como não tinha certeza do defeito, fui me informar com quem sabe e  investigar a fundo.  Portanto, tudo o que escrevi pode ser comprovado.

Finalmente,um comentário : cambio sem ré sincronizada é tecnologia do passado, não condiz com a famosa "high tech" Toyota.  Algumas pessoas realmente me relataram casos de carros de outra marca que tem esse problema, mas é uma marca sabidamente de tecnologia ultrapassada.

Enfim, veja que eu tomei todo o cuidado para não usar palavras ofensivas, mas voce deixou claro seu preconceito, sem realmente oferecer uma solução dentro da lei.

Que pena!  Esperava uma contribuição objetiva e efetiva
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Mensagem por jdonadel Seg 03 Abr 2017, 07:44

Lourdes, veja, não se trata portanto de um risco a segurança, como é o caso dos airbags, mas sim de um descontentamento de sua parte com o veiculo.

Então entendo que não deveríamos ter um recall, com avisos na TV, no máximo uma nota técnica por parte da Toyota para as CSS.

Acho justo você lutar por aquilo que você acha direito, mas deves entender que nenhum carro hoje no mercado é perfeito, todos têm seus problemas.
Já escrevi em vários posts deste forum coisas que entendo que deveria ter no carro, mas não configuram um recall e sim "pacotes de opcionais".

Nos carros 1.0 16v da Renault, quem veda a caixa de redução é uma coifa da homocinética, rasgou a coifa, perde-se o óleo da caixa, e consequentemente a caixa.

Deverias vender o carro e comprar um automático. Mas tenho certeza que você perceberia que existem outros problemas, pois isso é natural do ser humano, quando lutamos para conseguir algo, colocamos naquela coisa todas as nossas esperanças, e quando percebemos que aquilo não é perfeito, ficamos frustados.

Então, NA MINHA OPINIÃO PESSOAL, deverias desencanar deste problema, ou trocar de carro e comprar um automático.


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Recall do Etios 2015/2016 Empty Re: Recall do Etios 2015/2016

Mensagem por pardo Seg 03 Abr 2017, 20:02

Eu tenho um Etios 2015/2016, tá certo que a ré dele raspa um pouco, mas nunca a marcha ré "pulou fora" como foi relatado aqui.
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Mensagem por lourdes acerbi Ter 04 Abr 2017, 10:36

Bom pessoal, eu acho que informação é um instrumento vital para o consumidor ser bem atendido e foi o que fiz, transmiti as informações que consegui.

Tenho observado que muitas pessoas não tem tempo para se informar ou para ir atrás de seus direitos e vão aceitando os paliativos.

Fica outra informação :  para quem tem Procon ou Juizado na sua cidade, pode tentar pedir a troca do cambio pois até 20 salarios minimos não precisa de advogado.

Infelizmente, não tenho nenhum deles onde moro!
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Mensagem por Convidado Ter 04 Abr 2017, 12:38

Muitas vezes quando se tem problemas com o carro ou com alguma concessionária, é melhor tentar primeiro buscar soluções trocando de concessionária (principalmente, estando dentro da garantia). Geralmente, desta forma é mais fácil e menos estressante.
Só em último caso tentar soluções através do Procon, órgãos de defesa do consumidor e outras porque, infelizmente, no Brasil, pela experiência observada na mídia, é sempre muito demorada e, pior, nem sempre resolve como esperado e, ainda para complicar pode até ser muito estressante.
Se não estiver satisfeito com qualquer compra ou com o pós venda, desfaça dele, vendendo ou trocando.  
Muitas vezes é preferível tentar ser feliz, não se estressando com qualquer coisa, mesmo que tenha total razão.
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Mensagem por Saburo Ter 04 Abr 2017, 13:02

O Título desse tópico não está coerente com o conteúdo, assim como eu outros certamente vão clicar esperando ler sobre um Recall anunciado pela Toyota.
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Mensagem por gabrias Sex 28 Abr 2017, 09:43

Como estou vendo opiniões vou deixar a minha aqui também.
Prometo, colocar a culpa no operador do sistema falando que o projeto é assim e vc tem que se adaptar é meu estranho. Falar que esse arranhado não vai fazer nada chega a ser absurdo né... Se a caixa tem uma vida útil de 300mil km (chutando um valor a título de exemplo) é claro que ela não vai expressar essa vida útil se ela ficar arranhado, não precisa ser gênio para saber isso. E dar de exemplo que ninguém trocou a caixa por isso é tão absurdo quanto, haja visto que ninguém aqui tem como analisar o universo completo de etios no mercado, no máximo uma fração bem pequena... Pois bem, sendo o problema o tal do sincronizado dá ré, que não é presente no projeto do carro, porque ele arranha mais que qualquer carro que eu já tive? Na minha experiência o Etios arranha MUITO mais que qualquer outro, já tentei todos desses exemplos, alguns funcionam, mas no meu caso, reduziu em uns 30% os casos de arranhadas, ainda acontece muito isso.
Então, em vez de abaixar a cabeça, dizer amém para a Toyota e aceitar que sua caixa de marcha arranha e que por consciência terá uma vida útil menor, devemos sim tentar entender o problema e buscar sim uma reparação dá empresa.
Resumindo:
A caixa arranha por que não tem o sincronizado dá ré
As soluções nem sempre resolvem
O Etios arranha muito mais que qualquer carro que eu já tenha andado
Abaixar a cabeça não é solução
Desqualificar a reclamação dá moça, só pq ela ainda não sabe se portar em um fórum tb não resolve o problema
Eu acho que é valida a reclamação dela
Oq eu acho mais válido é tentar entender, que mesmo sendo um problema de sincronizado, pode ter mais coisas sim aí...
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