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Lubrificação do cabo da embreagem, deu ruim!

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Lubrificação do cabo da embreagem, deu ruim! Empty Lubrificação do cabo da embreagem, deu ruim!

Mensagem por Darci em Sex 14 Abr 2017, 19:09

Curioso sou por natureza, às vezes quebro a cara, mas interpreto isso como sendo o custo do aprendizado, normalmente erra-se uma vez depois já se aprende, pois bem, vamos à situação; carro chegando aos 4 anos e 38k, gosto de manter tudo sempre em ordem, costumo dizer que se alguém me disser que tenho que viajar 3000 km naquele momento, posso pegar o carro e sair sem fazer nenhum tipo de revisão pois vai estar tudo em dia. Pensei em dar uma lubrificada no cabo de embreagem, não por necessidade pois não havia nada errado, sim como uma forma de manutenção preventiva.


O cabo originalmente vem lubrificado com um tipo de graxa branca ou graxa de silicone, não sei que produto é aquele, mas deve ser colocado antes de passar o cabo, pois com o cabo colocado não há espaço entre o cabo e a capa para colocação de algo com uma densidade maior que um óleo.


Desconectei o cabo do pedal, soltei três parafusos que o prendem na lataria e o puxei para o cofre do motor, NÃO SOLTEI O CABO DO GARFO, posicionei de forma que a ponta que é fixada no pedal ficasse erguida, soltei aquela coifa de borracha da ponta que prende ao garfo apenas para ver quando o óleo começasse a pingar na outra ponta, borrifei óleo enquanto puxava e empurrava o cabo para que o óleo descesse, quando começou a pingar na outra ponta recoloquei tudo no lugar e testei, funcionando normalmente.


Cheguei com o carro em casa na sexta à noite sem nada estranho, sábado não usei o carro, domingo fiz a lubrificação mas não saí com o carro, na segunda fui trabalhar, estava com o rádio ligado mas de repente comecei a ouvir um som estranho, baixei o som e lá estava, toda vez que debreava o carro ouvia um assovio muito semelhante à subida de giro do motor do etios quando está frio e trocamos a marcha, só que está acontecendo também com o carro quente e o conta giro não acusa aumento de rotação, retirei novamente e tentei borrifar graxa branca dentro do cabo mas é quase impossível, não entrou muita graxa.


A conclusão que cheguei é que o cabo está ressonando devido à ausência da graxa, o óleo fino não permite a absorção da ressonância do rolamento ou motor quando se está debreando, não acho que seja uma infeliz coincidência de rolamento da embreagem no fim da vida, pois em ponto morto ou engrenado não há barulho algum, já testei andar com o carro debreado e também não faz barulho, é só no momento que o pedal desce, muito estranho, bom agora vou deixar quieto por um tempo, ver se a lubrificação diminui com o tempo e o barulho também, segue a dica, cuidado ao tentar lubrificar o cabo de embreagem do etios, e caso alguém tenha alguma sugestão de resolução do problema fique à vontade para dizer.


Pelo menos o cabo está lubrificado  Smile Smile Smile
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Mensagem por Darci em Qui 07 Dez 2017, 19:20

Olha aí, acho que sem querer descobri a solução, vou postar aqui pois pode ajudar outras pessoas com problemas parecidos que já andei vendo em alguns tópicos. Como todos nós já percebemos as embreagens dos Etios com câmbio manual são altas mesmo, apesar disso nunca pensei em baixar mas de tanto ler aqui o Emerson Wayne dizendo que a embreagem é alta e fica melhor baixa resolvi experimentar, no primeiro dia dei meia volta na porca de regulagem, realmente o carro ficou melhor pra arrancar e.....adivinha, percebi que a tal ressonância diminuiu, no outro dia dei mais meia volta completando uma volta e praticamente desapareceu a ressonância, acho que vou apertar mais um pouco, mas está praticamente perfeito e a dirigibilidade melhor, ou seja, na movimentação toda deve ter desrosqueado, apesar de eu ter prendido com uma fita crepe e por incrível que possa parecer uma volta na porca fez diferença, aparentemente é uma regulagem muiiiiiito sensível.
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Mensagem por Diogo em Sex 08 Dez 2017, 09:05

Darci, não lembro quem foi, mas alguém aqui do fórum também tentou lubrificar o cabo e acabou estragando ele, realmente ele não pode ser lubrificado.

Que bom que pelo menos você aprendeu mais alguma coisa com isso e repassou conhecimento. kkkkk
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Mensagem por Darci em Sex 15 Dez 2017, 20:04

E era isso mesmo Diogo, carro agora está como antes, acabei dando mais meia volta na porca, ou seja, apenas uma volta e meia no total, muito sensível mesmo. Sem falar que a troca de marchas melhorou muito, ando prestando muita atenção pra ter certeza que não é placebo, mas não é, melhorou mesmo.
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Mensagem por tmforti em Ter 01 Maio 2018, 19:58

Darci, gostaria da sua opinião neste tópico:
http://www.etiosclube.com.br/t4275-rangido-no-trambulador#44037
Obrigado!
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Mensagem por Sergio em Qua 02 Maio 2018, 13:37

tmforti, seu carro não tem cabo acionando a embreagem, a partir do modelo 2017 o sistema é hidráulico.
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Mensagem por Darci em Qui 03 Maio 2018, 20:15

Olá tmforti, com base no seu relato dei minha opinião sobre seu problema no tópico em questão, qualquer coisa avise, vamos tentar resolver isso aí.
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