Etios Clube
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
antes de perguntar
Pesquise aqui
Últimos assuntos
» Engasgando ao acelerar com ar condicionado ligado.
por Gibanetto Ter 26 Mar 2024, 09:00

» Lâmpada super branca halogenas
por Kleberready Seg 25 Mar 2024, 13:08

» Botão Start Stop com partida remota
por Sergio Dom 24 Mar 2024, 19:07

» Led debaixo dos bancos, nas portas e na parte traseira (teto)
por joiodotrigo2 Sáb 23 Mar 2024, 20:16

» Qual carro vc tinha antes do etios?
por joiodotrigo2 Sáb 23 Mar 2024, 18:55

» Problema rádio Etios 15/16
por Nathaly.sou Sáb 23 Mar 2024, 18:51

» GRUPO do ZAP só de Etios.
por ISAAC DE OLIVEIRA CAVALCA Sáb 23 Mar 2024, 16:37

» Dúvida sobre odometro (hodometro)
por Mauricio Siqueira Qui 21 Mar 2024, 16:43

» Injeção acesa
por Alexsander Ter 19 Mar 2024, 19:42

» Embreagem baixando e voltando
por Leandro sales Ter 19 Mar 2024, 12:32

» O etios com gnv 5 geração pega gerenciador de avanco?
por Gibanetto Seg 18 Mar 2024, 09:19

» Luz de marcha ré
por Flávio José Garzeri Seg 18 Mar 2024, 09:09

» Barulho de vazamento ar no freio
por Flávio José Garzeri Seg 18 Mar 2024, 08:50

» Apresentação - Carioca em SP, Etios 2020 Sedan
por ricardoj Dom 17 Mar 2024, 09:23

» Pneu 175/70/14 ou 185/70/14?
por JRomão Qua 13 Mar 2024, 06:46

» Botão para trava/destrava
por Jandir afonso santiago Dom 10 Mar 2024, 12:39

» Etios carro automatico mais barato BR
por aamauri Sáb 09 Mar 2024, 13:15

» GNV no Etios, minha experiência...
por Gibanetto Seg 04 Mar 2024, 10:55

» Direção elétrica pesada
por Gibanetto Dom 03 Mar 2024, 21:01

» Bandeja
por Marco Etios Sáb 02 Mar 2024, 09:19

» Trava e destrava do controle parou de funcionar
por André Luiz de Melo Qua 28 Fev 2024, 13:36

» Como desmontar coluna do cinto?
por sanxes Ter 27 Fev 2024, 12:58

» velas DENSO
por Luiz Fernando Sáb 17 Fev 2024, 19:39


Infiltração de água pela borracha da porta

+7
Nuno
mvcl2009
Arnnon Afonso
Luiz Fernando
Diogo
rodrigoal
baj
11 participantes

Ir para baixo

Infiltração de água pela borracha da porta Empty Infiltração de água pela borracha da porta

Mensagem por baj Qua 31 Jan 2018, 00:18

Pessoal, vi um post com uma reclamação de um colega sobre a infiltração de água em razão da troca dos alto-falantes do carro.

Porém, o meu caso é diferente.

Meu modelo é o xls e já veio com som de fábrica.

A única mudança que fiz no carro foi que instalei um carpete (forro) no carro inteiro. De início quando chovia não molhava dentro, porém, agora está molhando pela porta do motorista. Somente por esta porta.
A água acumula na borracha da porta e cai p dentro do carro. Pelo que percebi não está molhando por dentro do forro, ou seja, no carpete original do carro. Somente está molhando por cima do forro mesmo.

Alguém já passou por isso? Alguma ideia de como resolver o problema?
Anexos
Infiltração de água pela borracha da porta Attachment
01.jpeg Você não tem permissão para fazer download dos arquivos anexados.(74 Kb) Baixado 81 vez(es)
Infiltração de água pela borracha da porta Attachment
02.jpeg Você não tem permissão para fazer download dos arquivos anexados.(46 Kb) Baixado 67 vez(es)
baj
baj

Membro Novato
Membro Novato

Mensagens : 3
Data de inscrição : 02/06/2017
Localização : Rio Branco - AC

Ir para o topo Ir para baixo

Infiltração de água pela borracha da porta Empty Re: Infiltração de água pela borracha da porta

Mensagem por rodrigoal Qua 31 Jan 2018, 08:26

Esse carpete instala quem fez foi você ou alguém tercerizado?
rodrigoal
rodrigoal

Membro Ouro
Membro Ouro

Mensagens : 176
Data de inscrição : 05/09/2017
Idade : 34
Localização : paraíba

Ir para o topo Ir para baixo

Infiltração de água pela borracha da porta Empty Re: Infiltração de água pela borracha da porta

Mensagem por Diogo Qua 31 Jan 2018, 11:46

Tem certeza que é pela borracha e não pela própria porta? Quando é pela porta a água escorre pelo forro da porta e pinga ali em cima da borracha também. Veja se a porta não está molhada na parte interna, da dúvida tire o forro dela para verificar.
Diogo
Diogo

Membro Rubi
Membro Rubi

Mensagens : 1622
Data de inscrição : 30/05/2014
Localização : Lajeado - RS

Ir para o topo Ir para baixo

Infiltração de água pela borracha da porta Empty Re: Infiltração de água pela borracha da porta

Mensagem por Luiz Fernando Qua 31 Jan 2018, 15:52

Só lembrando, mesmo sendo de fábrica, a instalação dos auto falantes, pode sim ocorrer falha na vedação. Já houve caso parecido aqui em Santos.

Você já comprovou se a água faz esse percurso mesmo no carpete ?? Tô achando estranho o trajeto marcado no tapete !!!
Luiz Fernando
Luiz Fernando

Moderador
Moderador

Mensagens : 2425
Data de inscrição : 09/12/2013
Localização : Santos - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Infiltração de água pela borracha da porta Empty Re: Infiltração de água pela borracha da porta

Mensagem por baj Qua 31 Jan 2018, 17:07

Esse carpete fiz em uma tapeçaria p carros. Fiz em virtude de aumentar a vida útil do piso do carro, aquele estofado que vem de fábrica é muito ruim de limpar quando suja c muito barro ou lama.

Então, não sei de onde vem a água, eu coloquei o título de "infiltração pela borracha da porta" porque a água acumula em cima dessa parte que consta na foto, justamente em cima da borracha e cai pra dentro do carro. Porém, a água só entra por cima do carpete que instalei, não vai p baixo, ou seja, não molha o piso original do carro.

Ao colega que falou aí que pode ter ocorrido falha na vedação da porta, eu acredito que possa ser.. marquei na concessionária próxima sexta, mas, de certo, já vão falar que é em razão do tapete que coloquei fora da concessionária e blablabla... o carro tem seis meses de uso apenas.
baj
baj

Membro Novato
Membro Novato

Mensagens : 3
Data de inscrição : 02/06/2017
Localização : Rio Branco - AC

Ir para o topo Ir para baixo

Infiltração de água pela borracha da porta Empty Re: Infiltração de água pela borracha da porta

Mensagem por rodrigoal Qua 31 Jan 2018, 17:37

Pois é, pelo que vi o vinil/carpete instalado vai pelas beiras dos acabamentos e também da porta. O que pode estar acontecendo é que ele esteja indo pra debaixo da borracha da porta, tipo levantando-a e permitindo a entrada de água. Não sei ao certo dizer pois são poucas fotos....

Esse é tipo do trabalho que deve ser feito com atenção e por profissionais. Talvez no projeto de vedação alguma coisa esteja fora de lugar pelo motivo que disse anteriormente, onde o vinil esteja interferindo em algum elemento que faça a vedação.

Minha sugestão é levar do jeito que está para a loja que fez o serviço e pedir para verificarem, afinal apareceu depois. Ou então, se tiver coragem, você mesmo desmontar o interior do carro, nas áreas próximas, e seguir a antiga regra "se quiser algo bem feito, faça você mesmo".
rodrigoal
rodrigoal

Membro Ouro
Membro Ouro

Mensagens : 176
Data de inscrição : 05/09/2017
Idade : 34
Localização : paraíba

Ir para o topo Ir para baixo

Infiltração de água pela borracha da porta Empty Re: Infiltração de água pela borracha da porta

Mensagem por Arnnon Afonso Seg 10 Set 2018, 11:53

Baj, estou passando por esse exato problema.
o meu só é mais grave pq não tenho forro, apenas o carpete original, e sempre que chove entra agua por esse mesmo local do seu.
o meu é etios x 1.3 18/19.

vou levar na css, só que eles pedem pro carro ficar lá por 3 dias.


vc já resolveu o seu problema?
Arnnon Afonso
Arnnon Afonso

Mensagens : 1
Data de inscrição : 30/05/2018
Localização : Boa Vista - RR

Ir para o topo Ir para baixo

Infiltração de água pela borracha da porta Empty Re: Infiltração de água pela borracha da porta

Mensagem por mvcl2009 Seg 01 Out 2018, 15:57

Tive o mesmo problema e resolvi. Essa infiltração vem da porta.

Faça o seguinte teste: Com o carro seco e completamente fechado jogue água com mangueira no vidro dianteiro. Ao tirar o forro da porta você perceberá que a água respinga mesmo no plastico interno. Aí está o segredo. Dentro da porta tem um dreno (um furo) na parte inferior. A água tem que sair por ali SOMENTE.

Por isso é que o plastico deve estar íntegro, sem recortes ou furos principalmente do meio para baixo.

No meu caso, em loja de som, pedi para colocarem um plástico no buraco da caixa de som e não recortar, mas sim esquentar e empurrar a caixa de som, de maneira que o plástico force para dentro e faça uma espécie de rufo interno, que joga a água para dentro da porta, ou seja, para o dreno.

Meu problema resolveu perfeitamente. Espero ter ajudado.
mvcl2009
mvcl2009

Membro Novato
Membro Novato

Mensagens : 2
Data de inscrição : 01/10/2018
Localização : Brazil

Ir para o topo Ir para baixo

Infiltração de água pela borracha da porta Empty Re: Infiltração de água pela borracha da porta

Mensagem por Convidado Qui 07 Fev 2019, 13:27

Estou passando pelo mesmo problema Crying or Very sad somente na porta do motorista.

Mas... se a teoria do plástico estiver correta, por simetria, por que então não vaza água pela porta do passageiro? Teria que entrar pelas duas portas. E como no caso do carro do baj está vazando em um modelo com o falante de fábrica, que a tal vedação foi feita. E por que no mesmo caso não vazou na porta do passageiro? Tem mais caroço nesse angu aí, rsrs
avatar
Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Infiltração de água pela borracha da porta Empty Re: Infiltração de água pela borracha da porta

Mensagem por Convidado Sex 08 Fev 2019, 08:19

Pessoal,

Deixei o carro na concessionária para "diagnóstico" da infiltração. Se vierem com essa conversa fiada de que é porque instalei alto-falante, automaticamente a Toyota já perde um cliente. Isso porque já comprei um Yaris no mesmo lugar... ia meter um Polo, mas...

Vejam esse vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=oAxbjXb5BqY

Que água entra pela porta todo mundo já sabe, mas como é que um caboclo me projeta uma porta com a caída d'água direcionada para a face da chapa interna da porta!!!!! affraid Ou o projetista é indiano ou é brasileiro, pqp!!!!

Em qualquer carro, de qualquer marca, todo mundo instala alto falante na porta e não tem essa de vedar coisa nenhuma porque não vai entrar água pelo buraco do maldito falante!

Outra coisa, se instalou fora da concessionária, tá entrando água, veda a porcaria da instalação do terceiro e boa.

Vou ver o que vão dizer e retorno...
avatar
Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Infiltração de água pela borracha da porta Empty Infiltração etios

Mensagem por Nuno Qua 13 Fev 2019, 11:48

To com msm problema, essa noite entrou uns 5 l de água na parte do motorista e atras ,
Nao sei o que fazer . Sera que e pela porta msm?!?
Nuno
Nuno

Membro Novato
Membro Novato

Mensagens : 3
Data de inscrição : 24/08/2017
Localização : 24111140

Ir para o topo Ir para baixo

Infiltração de água pela borracha da porta Empty Re: Infiltração de água pela borracha da porta

Mensagem por Francisco Silva Qui 14 Fev 2019, 15:47

Geralmente esse problema acontece quando o forro da porta é mexido. Quando é instalado um som , por exemplo. Aconteceu com o meu veículo e na concessionaria trocaram só uma vedação de isopor que tem na porta, que dá pra ver. O problema foi resolvido. Pensei até que fosse vedação das borrachas, mas não era. Eles pediram os dois dias pra teste, mas só era esta peça mesmo.
Francisco Silva
Francisco Silva

Membro Novato
Membro Novato

Mensagens : 2
Data de inscrição : 03/09/2017
Localização : São Luís

Ir para o topo Ir para baixo

Infiltração de água pela borracha da porta Empty Re: Infiltração de água pela borracha da porta

Mensagem por Francisco Silva Qui 14 Fev 2019, 15:50

Correção: fica acima da dobradiça que segura a porta, na lataria do próprio veículo.
Francisco Silva
Francisco Silva

Membro Novato
Membro Novato

Mensagens : 2
Data de inscrição : 03/09/2017
Localização : São Luís

Ir para o topo Ir para baixo

Infiltração de água pela borracha da porta Empty Re: Infiltração de água pela borracha da porta

Mensagem por Rodrigo Sex 15 Fev 2019, 16:03

O Francisco tem razão quando a infiltração na porta do motorista acontece geralmente é quando o forro foi mexido ou quando foi tirado pra colocar alto falante.

Eu pensei que o isopor que fica no para lama, (que dá para ver quando você abre a porta do motorista) é por questão de custo em vez de colocar a chapa de ferro. eles colocaram o isopor.
Rodrigo
Rodrigo

Moderador
Moderador

Mensagens : 696
Data de inscrição : 19/07/2016
Localização : Gurupi - TO

Ir para o topo Ir para baixo

Infiltração de água pela borracha da porta Empty Re: Infiltração de água pela borracha da porta

Mensagem por Convidado Sáb 23 Fev 2019, 09:33

Pessoal, pensei em não retornar aqui para dar o "feedback", mas achei muito cômodo para a concessionária, e por tabela a própria Toyota, simplesmente me deixarem com o carro alagando nos pés do motorista. E como aqui é um "lugar" para troca de soluções, achei que não deveria deixar na mão quem tem sofrido do mesmo problema e a montadora virando as costas. Então vamos lá:
 
Considerando-se:
 
- que a concessionária Osaka Pampulha (por tabela a própria Toyota), mesmo ciente de que o carro estava alagando, se negou a fazer a vedação alegando que se tratava de instalação de alto-falante não genuíno;
 
- que o "técnico responsável" se limitou a colocar um monte de “silver tape” nas bordas do plástico guarda pó da porta, sendo que a vedação estava intacta, e quando percebeu que não resolveu o problema, isso porque o carro foi deixado na concessionária de um dia para o outro, se limitou a escrever no campo de “Descrição do Serviço”: “através da inspeção realizada já constatado infiltração no alto-falante devido a estalação de acessório, alto-falante não genuíno” [sic]. Sim, está escrito “estalação” mesmo;
 
- que trata-se de erro crasso de projeto, uma vez que a caída d’água pela pestana da porta está direcionada justamente para a face interna da porta do carro, ou seja, vai alagar dentro do carro por qualquer simples problema! Eu abri o forro da porta, joguei água por fora e o plástico, que deveria segurar poeira, está fazendo as vezes de vedação de água, inclusive com formação de depósitos porque simplesmente entra muita água mesmo;
 
- que todo proprietário tem todo o direito de instalar o alto-falante que bem entender, seja Morel, Focal, Audiophonic, Hertz, NAR, etc., com qualidade infinitamente melhor do que o "alto-falante genuíno", sem que o carro seja alagado, e eu confesso que nunca passei por isso por instalar alto-falantes;
 
- que a sugestão dada em esticar com calor o plástico guarda pó vai te trazer um som horroroso, uma vez que a própria porta serve de caixa ressonante para o deslocamento do ar do falante, ou seja, para produção do som propriamente;
 
- que o kit 2 vias da Hertz que eu instalei no meu carro tem um som infinitamente melhor do que o do Yaris (2 tweeters, 2 falantes dianteiros e 2 falantes nas portas traseiras), por exemplo, que eu comprei na mesma Osaka Pampulha e que ainda tiveram a cara de pau em dizer que não sabem disso, pois só puxam a informação pela placa do carro;
 
- que eu não ganhei esse carro, nem a montadora me emprestou por meses para ficar falando bem em redes sociais, Youtube, etc.;
 
- que fiz reclamação na própria Toyota pela má vontade, falta de compromisso com o cliente, pela sua própria rede de autorizadas, extensão da própria montadora;
 
- que não sou mais cliente da Toyota, conforme havia prometido no primeiro "post", caso viessem com a conversa fiada do problema do alto-falante;
 
- apresento abaixo, para quem quiser aproveitar, e para os infiltrados, se quiserem atender melhor a seus clientes, usarem a solução, simples, baratíssima, mas que vão deixar o cliente satisfeito, evitando que migrem para outras marcas (inclusive com melhores soluções de mercado).
 
Pois bem, material: boa vontade, principalmente, folha de plástico A4 (ou material similar ao do plástico guarda pó da porta), cola de silicone em bastão (cola quente). Pode ser usado pedaço maior de plástico do que as dimensões do A4, aí vai da criatividade de cada um; algo que nem o “técnico responsável” da concessionária, tampouco os colegas engenheiros da Toyota tiveram.

Custo: cerca de R$ 5,00 e 20 min. de serviço.

Como já perceberam, a ideia é fazer um defletor de respingos, como uma calha, de maneira que a água direcionada para o interior do veículo seja desviada do alto-falante.

Prenda a face superior da folha de plástico, na parte interna da chapa, pelo grande furo da porta, logo abaixo da pestana, fazendo com que o plástico cubra o corpo do falante pelo interior da porta. No meu caso, o falante entra pouco para dentro da porta, então o plástico ficou bem longe do curso do vidro.

Faça o teste mecânico abrindo e fechando o vidro.

Terminado o serviço, com o vidro fechado e com um galão de água, mangueira, etc., jogue água externamente, diretamente na pestana, concentrando na região do falante. Olhe por dentro da porta (com o forro ainda desmontado) e verá filetes de água e os respingos, no plástico recém instalado, sendo desviados diretamente para os drenos do assoalho da porta.

Problema resolvido: carro não alaga mais e continuo com a mesma qualidade sonora de antes. E, Toyota com um cliente a menos: tic.
avatar
Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Infiltração de água pela borracha da porta Empty Re: Infiltração de água pela borracha da porta

Mensagem por Ialy Briano Sáb 23 Fev 2019, 11:47

Estou passando pelo mesmo problema. Tenho um etios x 2018/2019... original, sem instalação nenhuma, sem som..e entrou água no assoalho do motorista após uma chuva. ???????????? vou marcar e levar na concessionaria e ver se resolve.
Ialy Briano
Ialy Briano

Mensagens : 1
Data de inscrição : 23/02/2019
Localização : Pernambuco

Ir para o topo Ir para baixo

Infiltração de água pela borracha da porta Empty Re: Infiltração de água pela borracha da porta

Mensagem por Rodrigo Sáb 23 Fev 2019, 16:17

A Toyota nos passa a sensação de que cada ano que se passa, a qualidade do Etios fabricado está piorando. Os Etios anteriores não tinham este problema de infiltração na porta do motorista.
Rodrigo
Rodrigo

Moderador
Moderador

Mensagens : 696
Data de inscrição : 19/07/2016
Localização : Gurupi - TO

Ir para o topo Ir para baixo

Infiltração de água pela borracha da porta Empty Re: Infiltração de água pela borracha da porta

Mensagem por Diogo Dom 24 Fev 2019, 01:23

rodrigoho, acho que esse problema sempre existiu, dês do lançamento em 2012, o que é uma vergonha é não terem resolvido até hoje.
Diogo
Diogo

Membro Rubi
Membro Rubi

Mensagens : 1622
Data de inscrição : 30/05/2014
Localização : Lajeado - RS

Ir para o topo Ir para baixo

Infiltração de água pela borracha da porta Empty Re: Infiltração de água pela borracha da porta

Mensagem por Diogo Dom 24 Fev 2019, 01:31

Dubb, ótima a sua solução, simples e eficiente. Lembro que alguém tinha feito uma espécie de vedação entre a pestana da porta e o retrovisor e também tinha resolvido, pois ali existe uma fresta bem grande, fazendo com que a água caia exatamente no alto-falante.

Quase não dá pra acreditar que em 6 anos a Toyota não conseguiu resolver isso.
Diogo
Diogo

Membro Rubi
Membro Rubi

Mensagens : 1622
Data de inscrição : 30/05/2014
Localização : Lajeado - RS

Ir para o topo Ir para baixo

Infiltração de água pela borracha da porta Empty Re: Infiltração de água pela borracha da porta

Mensagem por thalesdecastro Dom 24 Fev 2019, 13:19

No meu sedan XS AT 2016 (portanto, com som original), também ocorreu infiltração recentemente.
Retirei o forro da porta e conferi se o plástico estava bem aderido passando a mão por onde há aquela cola branca.
Liguei uma mangueira jogando água perto do retrovisor e vi que a água que cai em direção ao altofanate escorre também pelos furos dos grampos do forro.
Para tirar a dúvida, coloquei os grampos nos furos e pude confirmar que era por ali que a água estava entrando. Pouca, mas numa chuva prolongada e com o carro inclinado para frente (numa ladeira ou rampa de garagem) a água se concentra próxima ao restrovisor, desce pelo plástico até os grampos, escorre para a parte do habitáculo entre a chapa da porta e o forro da porta (preto) e se deposita na borracha de vedação da porta até transbordar e seguir para o carpete.
Resolvi então trocar aquela borracha fina do grampo do forro da porta por uma fita dupla-face e repeti o teste. Não entrou mais água. Pelo menos por enquanto.
Se voltar a infiltrar, vou colar um tampão de cano pvc por dentro da porta, protegendo os furos dos grampos contra a água.
Infiltração de água pela borracha da porta 20190212
Infiltração de água pela borracha da porta 20190210
Infiltração de água pela borracha da porta 20190211
thalesdecastro
thalesdecastro

Membro Bronze
Membro Bronze

Mensagens : 34
Data de inscrição : 05/06/2016
Localização : Iguatu - CE

Ir para o topo Ir para baixo

Infiltração de água pela borracha da porta Empty Re: Infiltração de água pela borracha da porta

Mensagem por Diogo Dom 24 Fev 2019, 13:27

thalesdecastro, sua dica também é fantástica, faz todo o sentido, pois tem muitas pessoas que nunca mexeram na porta para instalar nada e mesmo assim entra água, mesmo em carros novos.

No meu 2019 entrou só uma vez mas foi muito pouco mesmo, mas no meu foi instalado o alto-falante sem cortar o plástico, então não deveria entrar nada de água, assim como o seu que está com o alto-falante original. Vou seguir a sua dica
Diogo
Diogo

Membro Rubi
Membro Rubi

Mensagens : 1622
Data de inscrição : 30/05/2014
Localização : Lajeado - RS

ARISTIDES gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Infiltração de água pela borracha da porta Empty Re: Infiltração de água pela borracha da porta

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos