Etios Clube
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
antes de perguntar
Pesquise aqui
Últimos assuntos
» Qual carro vc tinha antes do etios?
por mdiasf Ontem à(s) 10:07

» O etios com gnv 5 geração pega gerenciador de avanco?
por Gibanetto Ontem à(s) 09:19

» Luz de marcha ré
por Flávio José Garzeri Ontem à(s) 09:09

» Barulho de vazamento ar no freio
por Flávio José Garzeri Ontem à(s) 08:50

» Apresentação - Carioca em SP, Etios 2020 Sedan
por ricardoj Dom 17 Mar 2024, 09:23

» Pneu 175/70/14 ou 185/70/14?
por JRomão Qua 13 Mar 2024, 06:46

» Engasgando ao acelerar com ar condicionado ligado.
por sanxes Ter 12 Mar 2024, 11:08

» Botão para trava/destrava
por Jandir afonso santiago Dom 10 Mar 2024, 12:39

» Etios carro automatico mais barato BR
por aamauri Sáb 09 Mar 2024, 13:15

» GNV no Etios, minha experiência...
por Gibanetto Seg 04 Mar 2024, 10:55

» Direção elétrica pesada
por Gibanetto Dom 03 Mar 2024, 21:01

» Bandeja
por Marco Etios Sáb 02 Mar 2024, 09:19

» Trava e destrava do controle parou de funcionar
por André Luiz de Melo Qua 28 Fev 2024, 13:36

» Dúvida sobre odometro (hodometro)
por Edcarlos Ter 27 Fev 2024, 20:49

» Como desmontar coluna do cinto?
por sanxes Ter 27 Fev 2024, 12:58

» velas DENSO
por Luiz Fernando Sáb 17 Fev 2024, 19:39

» Difusor de escapamento
por Luiz Fernando Sáb 17 Fev 2024, 19:36

» Etios 1.3 MT 20/20 com problema no câmbio
por Luiz Fernando Sáb 17 Fev 2024, 19:35

» Suspensão. Roda dianteira direita.
por Luiz Fernando Sáb 17 Fev 2024, 19:30

» embreagem Etios dura
por Pauloo Sáb 17 Fev 2024, 10:50

» Central Wings Play
por Vetor Sex 16 Fev 2024, 20:57

» Odometro parou
por digaum_jg Seg 12 Fev 2024, 14:02

» Direção Hidráulica ou Elétrica
por jolima74 Seg 12 Fev 2024, 07:33


Etios no Reclame Aqui

4 participantes

Ir para baixo

Etios no Reclame Aqui Empty Etios no Reclame Aqui

Mensagem por Ricardo machado Qua 14 Fev 2018, 13:48

Pessoal, primeiramente, gostaria de parabenizar os colegas deste fórum (no qual acabei de entrar) pelas ótimas contribuições, principalmente o Darcy e outros que se empenharam em decifrar o “mistério” do problema da embreagem do Etios.

Como estou pensando em trocar de carro e estava querendo (na verdade ainda estou) comprar um Etios, confesso que já ia desistindo devido a este problema (crônico) da embreagem (pelo menos nos Etios anteriores a 2017).
Como não costumo (por falta de grana mesmo) trocar de carro com frequência, estava procurando um compacto com boa reputação mecânica e que não fosse muito baixo (além dos buracos presentes nas ruas das cidades de Niteroi e Rio, onde moro e trabalho, também costumo andar por estradas de terra).
Neste sentido, alguns colegas (mecânicos e até dono de reboque), além do mito já amplamente divulgado, já haviam me aconselhado Toyoto ou Honda, por não darem (ou darem menos) dor de cabeça (mas confesso que nunca acreditei nisso fielmente).
Após os problemas (principalmente embreagem) apontados por alguns colegas aqui do etiosclube (e em outros sites), resolvi fazer uma pesquisa/brincadeira rápida comparando o número de reclamações (do site “Reclameaqui”) com a quantidade de emplacamentos (denominei isso de “percentual de problemas”) entre três veículos: Sandero (hoje possuo um Sandero privilege 1.6, ano 2009, com 205.000 km, o qual ultimamente tem me dado muiiita dor de cabeça e necessidade de ser rebocado), Novo Polo (VW, estava em dúvida se comprava este ou o Etios) e Etios (hatch e sedan, sem distinção). Para essa pesquisa utilizei somente os problemas (que constam no site Reclameaqui) que considero mais “críticos” (aqueles que o carro pode me deixar na mão), como os mecânicos, elétricos, vazamentos de óleo, etc (não considerei/contabilizei, por exemplo, barulhos/ruídos internos devido ao acabamento, bancos quebrados ou com estofamento rasgado, airbag [já que para o Sandero airbag não era item de série nos primeiros anos de fabricação], etc).

Como resultado, pude perceber que o percentual de problemas (total de problemas “críticos” em relação ao número total de carros emplacados no Brasil [este consultado no site da Fenabrave]) do Etios (emplacamentos desde o final de 2012, quando começou a ser produzido) é quase 6 vezes menor que o do Novo Polo (emplacamento a partir do final de 2017) e quase duas vezes menor que o do Sandero (emplacamento a partir do final de 2008, quando começou a ser produzido), sendo que se considerarmos apenas o período de 2013 a 2018 (anos que o Etios está no mercado desde o primeiro mês e da imensa maioria dos carros [independentemente do marca] reclamados no Reclameaqui [talvez antes de 2013 a maioria das pessoas não usavam/sabiam do site para reclamações]) esta diferença chega a mais de 3 vezes entre Etios e Sandero (Sandero apresentando número de problemas mais de 3x maior do que o do Etios).

É importante frisar que por utilizar somente as reclamações do site “Reclameaqui” e por muitos proprietários (como eu) não exporem seus problemas com o carro na internet, o percentual de problemas (independentemente da marca) deve, naturalmente, ser bem maior. Além disso, não entrei no mérito se os problemas acima foram sanados, porém, comparando as notas das três montadoras (Toyota, Renault e VW) no site Reclameaqui, a primeira está como Ótima e as outras como Regulares (isso, naturalmente, reflete diretamente no índice de solução dos problemas pelas montadoras).

Minha conclusão sobre essa brincadeira: com certeza em todas as montadoras (principalmente nos modelos de veículos para mercado emergente) teremos carros novos com problemas (“premiados” ou até erro de projeto mesmo), mas sem dúvida algumas, no geral, apresentarão veículos com menor probabilidade de aborrecimento ao cliente; e o Etios parece ser o caso entre os três carros acima. Devido a isso, pretendo pegar um em breve.

Seguem abaixo os dados utilizados nessa brincadeira:
Total de unidades emplacadas (2008-2018): Sandero: 747.397; Etios (Hatch e Sedan): 340.637; Novo Polo: 15.361.
Total de unidades emplacadas (2013-2018): Sandero: 409.316; Etios (Hatch e Sedan): 336.575; Novo Polo: 15.361.
Número de problemas críticos (site "Reclameaqui", utilizando na pesquisa o nome do veículo e selecionando a montadora): Sandero: 204; Etios (Hatch e Sedan): 53; Novo Polo: 14.
Percentual de problemas considerando emplacamentos de 2008-2018: Sandero: 0.027%; Etios: 0.016%; Novo Polo: 0.091%.
Percentual de problemas considerando emplacamentos de 2013-2018: Sandero: 0.05%; Etios: 0.016%; Novo Polo: 0.091%.
Ricardo machado
Ricardo machado

Membro Novato
Membro Novato

Mensagens : 3
Data de inscrição : 12/02/2018
Localização : Niterói - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Etios no Reclame Aqui Empty Re: Etios no Reclame Aqui

Mensagem por Sergio Qua 14 Fev 2018, 18:54

Bem vindo ao fórum Ricardo e obrigado por compartilhar a pesquisa que fez no Reclame Aqui.

Se você ainda está em dúvidas se vai comprar um Etios meu conselho é parar com esse tipo de análise.
Se a sua compra for com base em parâmetros racionais não vai ter como fugir do Etios na categoria dele.
Agora se a sua prioridade for luzinhas coloridas, lanternas espichadas, chave canivete e outros itens secundários então encontrará vários concorrentes melhores.

Posso te garantir que não existe nenhum problema crônico com a embreagem do Etios, os números mostram isso. Neste fórum, com mais de 8.000 inscritos e quase 40.000 postagens tivemos apenas algumas que se referiam à embreagem e boa parte por conta de ruído por falta de lubrificação do pino do garfo, como você já viu aqui, e cabo rangendo pois já tinha passado da vida útil sem ser trocado.
Minha opinião (se é que isso tem alguma importância) é exatamente o contrário, penso que a embreagem dura mais do que a média dos outros carros da categoria. Meu primeiro Etios está com 124k e a embreagem é original sem apresentar nenhum problema. E essa é a situação da imensa maioria dos carros com alta quilometragem, taxistas, etc.
Mesmo assim meu pensamento não é unanimidade por aqui, dá uma olhado no outro tópico sobre embreagem "Embreagem - desgaste prematuro" que você encontrará opiniões diferentes.

À propósito vou criar um tópico específico para a sua mensagem pois ela trata de índices do Reclame Aqui e ficará com um título mais adequado.
Sergio
Sergio

Administrador
Administrador

Mensagens : 1328
Data de inscrição : 26/04/2013
Localização : São Paulo - SP

http://www.etiosclube.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Etios no Reclame Aqui Empty Re: Etios no Reclame Aqui

Mensagem por kervinson Qua 14 Fev 2018, 20:26

Bem vindo @Ricardo Machado
Seu post vai poupar um bocado de tempo de pesquisa de muita gente e de quebra acaba com o achismo de muita gente (pelo menos dos que acreditam em números, não em historias).
kervinson
kervinson

Membro Rubi
Membro Rubi

Mensagens : 523
Data de inscrição : 30/05/2017
Localização : Natal - RN

Ir para o topo Ir para baixo

Etios no Reclame Aqui Empty Re: Etios no Reclame Aqui

Mensagem por Ricardo machado Qua 14 Fev 2018, 21:55

Obrigado pelas boas-vindas Sergio e Kervinson!
Pois é, busco no etios um carro, principalmente, com boa mecânica, que me dê poucas aporrinhações (não me importo muito com detalhes secundários). Quanto à rápida pesquisa, acho prudente nos basearmos em números justamente para não ficarmos somente no achismo, como já estava acontecendo comigo após ler algumas reclamações sobre o etios. Na verdade gostaria de ter incluído na brincadeira mais carros da faixa (Hyundai HB20, VW Fox, Chevrolet Onix, etc), pois certamente o etios continuaria na frente, mas não tive tempo para isso. Fica para a próxima.
Ricardo machado
Ricardo machado

Membro Novato
Membro Novato

Mensagens : 3
Data de inscrição : 12/02/2018
Localização : Niterói - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Etios no Reclame Aqui Empty Re: Etios no Reclame Aqui

Mensagem por lamps Qui 15 Fev 2018, 09:16

Seja bem-vindo Ricardo machado e obrigado pela pesquisa. Ela confirma o que estou sentindo nesses anos com Etios. Estamos com 2 na família, um desde 2013 e outro desde 2015. Revisões a cada 10mil, troca de peças em garantia, só tivemos carro parado em situações de pneu furado e bateria arriada.
lamps
lamps

Membro Ouro
Membro Ouro

Mensagens : 150
Data de inscrição : 03/08/2015
Localização : Aracaju - SE

Ir para o topo Ir para baixo

Etios no Reclame Aqui Empty Re: Etios no Reclame Aqui

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos