Etios Clube
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
antes de perguntar
Pesquise aqui
Últimos assuntos
» Qual carro vc tinha antes do etios?
por mdiasf Ontem à(s) 10:07

» O etios com gnv 5 geração pega gerenciador de avanco?
por Gibanetto Ontem à(s) 09:19

» Luz de marcha ré
por Flávio José Garzeri Ontem à(s) 09:09

» Barulho de vazamento ar no freio
por Flávio José Garzeri Ontem à(s) 08:50

» Apresentação - Carioca em SP, Etios 2020 Sedan
por ricardoj Dom 17 Mar 2024, 09:23

» Pneu 175/70/14 ou 185/70/14?
por JRomão Qua 13 Mar 2024, 06:46

» Engasgando ao acelerar com ar condicionado ligado.
por sanxes Ter 12 Mar 2024, 11:08

» Botão para trava/destrava
por Jandir afonso santiago Dom 10 Mar 2024, 12:39

» Etios carro automatico mais barato BR
por aamauri Sáb 09 Mar 2024, 13:15

» GNV no Etios, minha experiência...
por Gibanetto Seg 04 Mar 2024, 10:55

» Direção elétrica pesada
por Gibanetto Dom 03 Mar 2024, 21:01

» Bandeja
por Marco Etios Sáb 02 Mar 2024, 09:19

» Trava e destrava do controle parou de funcionar
por André Luiz de Melo Qua 28 Fev 2024, 13:36

» Dúvida sobre odometro (hodometro)
por Edcarlos Ter 27 Fev 2024, 20:49

» Como desmontar coluna do cinto?
por sanxes Ter 27 Fev 2024, 12:58

» velas DENSO
por Luiz Fernando Sáb 17 Fev 2024, 19:39

» Difusor de escapamento
por Luiz Fernando Sáb 17 Fev 2024, 19:36

» Etios 1.3 MT 20/20 com problema no câmbio
por Luiz Fernando Sáb 17 Fev 2024, 19:35

» Suspensão. Roda dianteira direita.
por Luiz Fernando Sáb 17 Fev 2024, 19:30

» embreagem Etios dura
por Pauloo Sáb 17 Fev 2024, 10:50

» Central Wings Play
por Vetor Sex 16 Fev 2024, 20:57

» Odometro parou
por digaum_jg Seg 12 Fev 2024, 14:02

» Direção Hidráulica ou Elétrica
por jolima74 Seg 12 Fev 2024, 07:33


Consumo do Etios

+25
lucasm
Tit4nium
carlosl
rodrigoal
godhands
naganocs
Nitnesiv
Pedro Luís
Flaviano0
marpalma
zE_
Dan Brock
Luiz Fernando
Luiz SJC
Wagnerb
thiagostep
xandaumgv
ACM
Sergio
VF_GOMES
kervinson
Diogo
VPL
ric+20
Zack
29 participantes

Página 3 de 3 Anterior  1, 2, 3

Ir para baixo

Consumo do Etios - Página 3 Empty Re: Consumo do Etios

Mensagem por Zack Ter 03 Abr 2018, 18:57

Bom gente, obrigado pelo apoio das pessoas que deram conselhos bons. Peço ao administrador que encerre o tópico.
Zack
Zack

Membro Novato
Membro Novato

Mensagens : 5
Data de inscrição : 15/03/2018

Ir para o topo Ir para baixo

Consumo do Etios - Página 3 Empty Re: Consumo do Etios

Mensagem por thiagostep Ter 10 Abr 2018, 14:18

Olá amigos, atualmente passo pelo mesmo problema, tenho um Ètios Sedan XS AT 2017 /2018 esta com 21.000 km, desde que tirei da CSS na cidade e utilizando alcool ele não passa de 5.5 km/l e na estrada com 3 pessoas + ar ligado e velocidade 100 /120 km/h não passa de 9km/l, fui duas vezes na CSS e disseram que esta tudo normal
thiagostep
thiagostep

Membro Novato
Membro Novato

Mensagens : 3
Data de inscrição : 23/03/2018
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Consumo do Etios - Página 3 Empty Re: Consumo do Etios

Mensagem por Diogo Ter 10 Abr 2018, 16:25

thiagostep, o consumo rodoviário do seu carro é divulgado como sendo 10,4Km\l, então 9 não está tão fora assim não, vai depender muito da sua forma de dirigir, quantidade de pessoas no carro e etc. Quanto ao consumo urbano, esse não tem como falar muito, depende totalmente da sua forma de dirigir, trânsito, distância dos trajetos e etc.

Talvez você tenha vindo de um carro manual, ai a diferença de consumo na cidade é realmente enorme, principalmente se tem muito trânsito.
Diogo
Diogo

Membro Rubi
Membro Rubi

Mensagens : 1622
Data de inscrição : 30/05/2014
Localização : Lajeado - RS

Ir para o topo Ir para baixo

Consumo do Etios - Página 3 Empty Re: Consumo do Etios

Mensagem por Luiz Fernando Qua 11 Abr 2018, 00:01

Exatamente o que o Diogo comentou. Seu carro, com esse consumo rodoviário, no etanol e ainda com três a bordo, não tem problema algum. Está certo.
O mais correto é a medição em estrada, esquece comparações de consumo urbano. Não dá!!!!!!
Luiz Fernando
Luiz Fernando

Moderador
Moderador

Mensagens : 2425
Data de inscrição : 09/12/2013
Localização : Santos - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Consumo do Etios - Página 3 Empty Re: Consumo do Etios

Mensagem por godhands Qua 11 Abr 2018, 08:51

Eu ainda não recebi o meu carro, porém, uma pessoa que trabalha comigo comprou o etios X manual (cerca de 6 meses de uso), e ela tá fazendo na gasolina acima de 11km/l aqui na cidade de Natal/RN e o trânsito é meio chatinho na saída do trabalho.
godhands
godhands

Mensagens : 1
Data de inscrição : 05/04/2018
Localização : Natal- RN

Ir para o topo Ir para baixo

Consumo do Etios - Página 3 Empty Re: Consumo do Etios

Mensagem por VF_GOMES Qua 11 Abr 2018, 12:14

Engraçado que todos os que até agora que aparceram aqui pra reclamar disso tem mais ou menos o mesmo patamar de consumo, no etanol, e na cidade. E falam que a CSS informa que não há nada de errado.

Só prova cada vez mais que não tem nada de errado mesmo.
VF_GOMES
VF_GOMES

Membro Rubi
Membro Rubi

Mensagens : 235
Data de inscrição : 19/09/2017
Localização : Natal - RN

Ir para o topo Ir para baixo

Consumo do Etios - Página 3 Empty Re: Consumo do Etios

Mensagem por rodrigoal Qua 11 Abr 2018, 22:51

Zack, durante essa diferença de consumo (11km/l para 8.5km/l) seu trajeto mudou? Pergunto pois aqui onde moro mãe faz 6.5km/l na cidade com gasolina e pai uns 11~12km/l, tudo isso por causa do trajeto.
rodrigoal
rodrigoal

Membro Ouro
Membro Ouro

Mensagens : 176
Data de inscrição : 05/09/2017
Idade : 34
Localização : paraíba

Ir para o topo Ir para baixo

Consumo do Etios - Página 3 Empty Re: Consumo do Etios

Mensagem por Luiz SJC Qui 12 Abr 2018, 09:14

Para o motor funcionar de forma eficiente e econômica,  ele precisa atingir uma temperatura ideal que nem sempre é alcançada em trajetos curtos, tornando o consumo elevado.

Para trajetos mais curtos o ideal é utilizar gasolina (o motor atinge mais rapidamente a temperatura) ao invés do álcool.
Luiz SJC
Luiz SJC

Membro Bronze
Membro Bronze

Mensagens : 10
Data de inscrição : 10/01/2018
Localização : São José dos Campos - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Consumo do Etios - Página 3 Empty Re: Consumo do Etios

Mensagem por carlosl Sex 13 Abr 2018, 13:03

Olá, compare o consumo do seu carro com outros que transitam pela mesma região que você. Pergunte para donos de Pálio, Punto, HB20, etc. Algumas pessoas não sabem fazer média ou inventam qualquer coisa.

Qual a diferença de consumo com o seu carro anterior?

No meu caso, com Etanol, no mesmo trajeto que sempre fiz, meu carro antigo que era uma Belina 1.6 a álcool fazia entre 5 e 6km/l, com o Etios 1.5 faz por volta de 8km/l com Álcool.

Antes com 300km eu abastecia 55 a 60 litros, agora com 300km são por volta de 40 a 45 litros.

Com gasolina até agora consegui valores próximos a 10,5km/l.

Tenho um colega de trabalho com Fiesta 1.0 modelo antigo que na gasolina consome também 9 a 10km/l
A namorada dele tem um Gol 1.0 sem ar que também faz 10km/l Eles não fazem o mesmo trajeto mas moram na mesma região que eu.

Tenho colega com Punto que consome 8 km/l mas ele mede no computador de bordo, o que nem sempre reflete a realidade.
carlosl
carlosl

Membro Novato
Membro Novato

Mensagens : 3
Data de inscrição : 10/10/2017
Localização : Medianeira - PR

Ir para o topo Ir para baixo

Consumo do Etios - Página 3 Empty Re: Consumo do Etios

Mensagem por Tit4nium Ter 24 Jul 2018, 19:51

Olá, sou novo no Fórum !!

Tenho um Etios Hatch 2014 X 1.3 Manual, 60mil km rodados, 
comprei ele em Dezembro de 2017,  meu primeiro carro, tirou minha virgindade em dirigir kkk, tenho 33 anos. 

pesquisei muito pra comprar esse carro, e um dos fatores foi o consumo, a média que vi nos sites especializados, eram 13 na gasolina 8 no alcool, 

coloquei alcool nas duas primeiras vezes, achei uma bosta, pois tirei carta em um Ford Ka 1.0 e era mais potente q o Etios, achei estranho, ai do nada mudei pra gasolina e o carro melhorou em desempenho, lembrando que Janeiro é calor, então não tem isso de esperar o carro esquentar !  

ai eu pesquisei mais a fundo e vi que os carros mais caros e potentes como Audi, Bmw, Mercedes, Land Rover e outros, recomenda se colocar aditivada, ai eu pensei e analisei o mito que todos falam... " Aditivada so muda a cor" MITOOOO

NO ALCOOL fazia 7 ar desligado, GASOLINA COMUM 13 ar desligado , GASOLINA ADITIVADA V POWER 16 ar desligado

trecho na cidade, da minha casa artur alvim sao paulo, até o brás centro,

faço esse trecho ida e volta

ESTRADA TRECHO SÃO PAULO X CAMPINAS FEZ 21KM ar desligado

fora que o desempenho dele é fora de base, ando sempre com o pé em baixo, saida de semaforo sempre saio na frente dos outros

relembrando... revisao em dia
pneus calibrados 32 dianteiros, 30 traseiros, 
quando passo dos 80km/h fecho todos os vidros e deixo o ventilador ligado
tento trocar as marchas na rotaçao entre 2000 a 2500 no conta giro, nao pesquisei sobre isso , mas faço e esta economico

e abasteço sempre no mesmo posto, fiz um teste com outros, mas o melhor foi esse ate agora, Um Shell na Av Tiquatira em São Paulo

e pra finalizar , so colocar na ponta do Lápis

pago 4.14 o litro na aditivada , meu carro media de 15km/l x tanque 45 litros ando 675km = R$ 186,30 

alcool bom nesse mesmo posto 2,49 litro , media de 7km/l 
x tanque 45 litros ando 315 km = 112,05

agora a conta que queremos saber, vamos ver se a ADITIVADA COMPENSA?

pega os 112,05, converte em litros na ADITIVADA 4,14 , vai dar 27,06 litros de ADITIVDA

ai vc coloca , 27 litros x 15km/l media = 405 km ele roda

resumindo SAIa IMEDIATAMENTE DO ALCOOL, 
além de estragar o carro, 
no frio nao presta,

ADITIVIDA, 
MELHORA O DESEMPENHO,
BICOS E COMPONENTES LIMPOS E CONSERVADOS, 

espero ter ajudado a todos! forte abraço
Tit4nium
Tit4nium

Membro Novato
Membro Novato

Mensagens : 5
Data de inscrição : 24/07/2018
Idade : 38
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Consumo do Etios - Página 3 Empty Re: Consumo do Etios

Mensagem por xandaumgv Ter 24 Jul 2018, 20:49

Bem vindo titanium, sugiro que faça mais testes com alguns tanques e sob a mesma condição, por exemplo pegar estrada com media de x quilometros por hora, ... com ar condicionado ligado ou desligado, janela fechada / aberta ...
Se o seu é o x nao tem computador de bordo, tem que fazer as contas como eu, enfim para funcionar bem tem que avaliar uns dois tanques do tipo de combustivel que usou.. no caso da aditivada a mesma ajuda a manter o sistema limpo. 
No meu caso o etanol varia entre 8,5 km/l a 12 no etanol. Gasolina 12 a 15 km/l. A de alta octanagem ajudou a gastar dinheiro só rs... a aditivada aparenta ter alguma diferença mas nao testei por muito tempo.
xandaumgv
xandaumgv

Membro Rubi
Membro Rubi

Mensagens : 645
Data de inscrição : 31/10/2015
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Consumo do Etios - Página 3 Empty Re: Consumo do Etios

Mensagem por Tit4nium Qua 25 Jul 2018, 09:09

Essa média já faz 4 meses que tenho ela , toda vez encho o tanque , aí sei sempre exatamente o quanto ele fez, falei com alguns mecânicos , e eles disseram que a longo prazo a Aditivada da diferença sim , como moro em São Paulo , ando sempre com os vidros fechados , por causa da segurança ! No verão vou fazer o teste com o ar ligado e falo a média aqui no grupo .
Tit4nium
Tit4nium

Membro Novato
Membro Novato

Mensagens : 5
Data de inscrição : 24/07/2018
Idade : 38
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Consumo do Etios - Página 3 Empty Re: Consumo do Etios

Mensagem por lucasm Ter 31 Jul 2018, 13:03

Em relação ao uso de gasolina aditivada concordo com o amigo acima.

Sempre utilizei aditivda no meu Etios e nas vezes em que comparei com a comum a diferença foi muito grande, na estrada em torno de 2km/l e não foi medido apenas 1x.

Abasteço em um posto sem bandeira em Floripa há mais de 8 anos e nunca tive problemas lá, inclusive o consumo é melhor do que nos postos de marca.
Tomei aquela gasolina como referência, quando quero descobrir se outro posto é de confiança comparo com o consumo obtido neste posto sem bandeira
lucasm
lucasm

Membro Ouro
Membro Ouro

Mensagens : 119
Data de inscrição : 31/01/2014
Localização : Florianópolis - SC

Ir para o topo Ir para baixo

Consumo do Etios - Página 3 Empty Re: Consumo do Etios

Mensagem por Tit4nium Ter 31 Jul 2018, 16:59

Meu Etios no Etanol não rende mesmo, não sei os motivos, mas o frentista no posto Shell onde abasteço, disse pra eu testar o Etanol Aditivado, pra ver se ele rende bem, vou esperar acabar esse meu tanque e começar a testar, e ver quantos Km vai fazer!
Tit4nium
Tit4nium

Membro Novato
Membro Novato

Mensagens : 5
Data de inscrição : 24/07/2018
Idade : 38
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Consumo do Etios - Página 3 Empty Re: Consumo do Etios

Mensagem por Rodrigo Ter 31 Jul 2018, 17:00

Para mim não vejo diferença de consumo entre gasolina aditivada e comum, e eu sempre acompanho o consumo instantaneo que marca o consumo médio de cada periodo entre quando liga o carro e quando desliga o carro.
Rodrigo
Rodrigo

Moderador
Moderador

Mensagens : 696
Data de inscrição : 19/07/2016
Localização : Gurupi - TO

Ir para o topo Ir para baixo

Consumo do Etios - Página 3 Empty Re: Consumo do Etios

Mensagem por vitorhdsouza Sex 21 Set 2018, 17:48

Meu problema até não é tanto com o consumo que creio que está dentro do normal, mas sim com o marcador de autonomia do carro. O meu é modelo 2018 com painel digital, sempre abasteço com álcool e ao sair do posto a autonomia mostra 590KM, totalmente irreal já que com o tanque sempre rodo na faixa dos 300km, trajeto exclusivo urbano. Quando o tanque vai esvaziando a autonomia vai ficando mais realista, mas até lá, ela aumenta e diminui várias vezes, marcando corretamente apenas quando está chegando perto de reabastecer o carro. Alguém mais nota este comportamento com os carros de painel digital? Esta vai ser minha principal reclamação na revisão de boas vindas Toyota.
vitorhdsouza
vitorhdsouza

Membro Novato
Membro Novato

Mensagens : 5
Data de inscrição : 16/07/2018
Localização : Presidente Prudente - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Consumo do Etios - Página 3 Empty Re: Consumo do Etios

Mensagem por Diogo Sex 21 Set 2018, 17:55

vitorhdsouza, é assim mesmo, pois o carro vai ajustando de acordo com o seu uso, o marcador de autonomia é justamente pra ser utilizado quando o tanque está mais no fim, para se ter uma ideia de quanto da para rodar, não tem sentido utilizar ele com mais de meio tanque por exemplo.
Diogo
Diogo

Membro Rubi
Membro Rubi

Mensagens : 1622
Data de inscrição : 30/05/2014
Localização : Lajeado - RS

Ir para o topo Ir para baixo

Consumo do Etios - Página 3 Empty Re: Consumo do Etios

Mensagem por Fernando Sex 21 Set 2018, 19:18

Pessoal, gostaria de acrescentar uma coisa que não vi ninguém escrever.
Tenho um sedan 16/17 automatico. Meu 1o. carro automático. Está com 20mil Km.
Sobre o cambio:
Na 1a. semana eu dirigia igual ao manual anterior. Isto foi um erro. Vc tem de conversar com o cambio do Etios através do acelerador: se está saindo de uma lombada, tem de dar um mini-kickback pra ele diminuir uma marcha (pois ele tende a continuar na marcha mais alta), cambio automático comsome (e empurra o carro) mesmo quando vc não está acelerando, então aprenda a criar "espaços" entre as acelerações onde você tira totalmente o pé (com antecedência e ao invés de freiar mais à frente), acho que meu Etios nunca chegou a 4.000 rpm, simplesmente porque pra chegar, teria que acelerar fundo (e o cambio entende que vc quer potencia e não aumenta a marcha). 
Sobre o modo ECO:
Aos colegas que tem o Etios 17 ou superior, usem os sensores do modo ECO. A Toyota caprichou nesses displays, aprendam a ler e a interpretar as situações e informações que o carro lhe dá. Por exemplo, proponho a vocês fazerem um teste por 1 dia inteiro: Não dirigir sem passar de 3 quadradinhos no mostrador do ECO. Vc vai parecer um idoso dirigindo, vai sair lentamente e até receberá buzinadas, mas respeite os 3 quadradinhos azuis, vc não vai acreditar como o consumo muda. (Exceção a esta regra é quanda sair numa subida, ai é melhor acelerar mais fundo por um curto espaço de tempo, e então voltar aos 3 quadradinhos). Aliás, sobre o conversor de torque do cambio, eu sinto que se vc tentar sair sem acelerar, ele tende a ficar patinando (tipo, o motor sobe o giro mas o carro não desenvolve), então acelerar por 2 ou 3 segundos e depois voltar à regra dos quadradinhos.
Sobre o ar condicionado:
Notei que quando ando com ar ligado, o consumo cai bastante, algo em torno de 1,5km/L. Nesta situação, acelere mais fundo por pouco tempo, como dito antes, mas ainda dá pra ficar nos 3 ou 4 quadradinhos do ECO
Meu consumo:
Moro em São José do Rio Preto/SP, aqui não é nem cheio de morro, nem plano. ~500mil habitantes, então tem congestionamentos sim, mas não muito.
Só ando no etanol, aqui é ~55% do preço da gasolina. Na cidade, respeitando a regra acima, de 8,5 a 9,5km/L ar condicionado em 50% do tempo (média de tanque a tanque, não do computador).
Na tela do contagiro, estacionou em 9,6km/L o consumo médio.
Já andei na estrada, com alcool e fez 11km/L lotado e com ar.

Abraços!
avatar
Fernando

Membro Bronze
Membro Bronze

Mensagens : 15
Data de inscrição : 04/09/2018
Localização : Sao Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Consumo do Etios - Página 3 Empty Re: Consumo do Etios

Mensagem por Rodrigo Seg 24 Set 2018, 15:28

Etios é um carro que adapta a sua necessidade e exigencia.
Quando voce está numa ultrapassagem carregada e pesado, quando pisa fundo e carro demora para embalar, engata na terceira que ele vira um leão.
Por outro lado, quando voce anda de modo economico pisando leve monitorando a media dos 3 quadrados ou menos (como amigo acima disse), voce vai alcançar a economia desejada.
Conclusão: Etios consegue ser um camaleão.
Rodrigo
Rodrigo

Moderador
Moderador

Mensagens : 696
Data de inscrição : 19/07/2016
Localização : Gurupi - TO

Ir para o topo Ir para baixo

Consumo do Etios - Página 3 Empty Re: Consumo do Etios

Mensagem por rodrigo_etios Seg 01 Out 2018, 15:39

minha experiencia: 

etios 1.3 at 2018
odometro com 1500km
combustivel gasolina (redefinido qdo enchi o tanque, foto apos encher novamente)

Consumo do Etios - Página 3 Consum10
rodrigo_etios
rodrigo_etios

Membro Bronze
Membro Bronze

Mensagens : 15
Data de inscrição : 09/03/2018
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Consumo do Etios - Página 3 Empty Re: Consumo do Etios

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 3 de 3 Anterior  1, 2, 3

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos