Últimos assuntos
» Engasgando ao acelerar com ar condicionado ligado.por Gibanetto Ter 26 Mar 2024, 09:00
» Lâmpada super branca halogenas
por Kleberready Seg 25 Mar 2024, 13:08
» Botão Start Stop com partida remota
por Sergio Dom 24 Mar 2024, 19:07
» Led debaixo dos bancos, nas portas e na parte traseira (teto)
por joiodotrigo2 Sáb 23 Mar 2024, 20:16
» Qual carro vc tinha antes do etios?
por joiodotrigo2 Sáb 23 Mar 2024, 18:55
» Problema rádio Etios 15/16
por Nathaly.sou Sáb 23 Mar 2024, 18:51
» GRUPO do ZAP só de Etios.
por ISAAC DE OLIVEIRA CAVALCA Sáb 23 Mar 2024, 16:37
» Dúvida sobre odometro (hodometro)
por Mauricio Siqueira Qui 21 Mar 2024, 16:43
» Injeção acesa
por Alexsander Ter 19 Mar 2024, 19:42
» Embreagem baixando e voltando
por Leandro sales Ter 19 Mar 2024, 12:32
» O etios com gnv 5 geração pega gerenciador de avanco?
por Gibanetto Seg 18 Mar 2024, 09:19
» Luz de marcha ré
por Flávio José Garzeri Seg 18 Mar 2024, 09:09
» Barulho de vazamento ar no freio
por Flávio José Garzeri Seg 18 Mar 2024, 08:50
» Apresentação - Carioca em SP, Etios 2020 Sedan
por ricardoj Dom 17 Mar 2024, 09:23
» Pneu 175/70/14 ou 185/70/14?
por JRomão Qua 13 Mar 2024, 06:46
» Botão para trava/destrava
por Jandir afonso santiago Dom 10 Mar 2024, 12:39
» Etios carro automatico mais barato BR
por aamauri Sáb 09 Mar 2024, 13:15
» GNV no Etios, minha experiência...
por Gibanetto Seg 04 Mar 2024, 10:55
» Direção elétrica pesada
por Gibanetto Dom 03 Mar 2024, 21:01
» Bandeja
por Marco Etios Sáb 02 Mar 2024, 09:19
» Trava e destrava do controle parou de funcionar
por André Luiz de Melo Qua 28 Fev 2024, 13:36
» Como desmontar coluna do cinto?
por sanxes Ter 27 Fev 2024, 12:58
» velas DENSO
por Luiz Fernando Sáb 17 Fev 2024, 19:39
GNV no Etios SD 1.5
+2
Sergio
dcbulle
6 participantes
Etios Clube :: Fórum e dúvidas :: Dicas
Página 1 de 1
GNV no Etios SD 1.5
Bom dia pessoal!
A algum tempo quer escrever mais contribuições sobre meus Etios.
Tenho um Sedan e um Hatch, ambos 2016 e ambos 1.5. A algum tempo relatei a quebra da embreagem do SD com 45mil km e reportei o retorno.
Agora quero falar do GNV e como venho tratando meu carro.
No final de dezembro instalei geração 5 com um cilindro de 18 cm3 no sedan. Ando em média 600km por semana e o valor da gasolina está inviável.
Na instalação havia gasolina GRID da BR e o instalador programou o sistema para Gasolina e GNV (Sim. existe programação do sistema eletrônico) e me disse que o recomendado é usar Etanol com GNV por causa da melhor combustão do Etanol.
Bom, não me incomodei e deixei assim mesmo, por motivos de crenças minhas:
1 - Gasolina é lubrificante. Etanol resseca e estraga os componentes;
2 - Sim. GNV deixa o carro mais lerdo. Você tem perda de energia nas arrancadas e não é por causa de 120 kg a mais. A combustão é péssima;
3 - O carro está relativamente mais econômico. Estou conseguindo fazer 220km com 16cm3;
4 - Coloquei Militec no carter. Não acreditei na lenda da economia, mas acho que vai ajudar a conservar mais os componentes;
5 - Ando no GNV o maior tempo possível, mas, quando calculo uma média de 10km pra chegar em casa, converso pra gasolina. Motivo: lubrificar o sistema, ajuda no dia seguinte quando vou ligar o carro e acredito que melhora a vida útil do motor. Afinal ele foi feito para receber combustível liquido.
Também tem contras:
1 - Ligar o carro de manhâ, se não usar a gasolina antes de desligar e o motor esfriar é um tormento;
2 - Sim. O carro fica lerdo. Não tem desenvolvimento de arrancada. Com ar condicionado ligado então...
3 - Você existe mais da mecânica do carro.
Bom... essas são minhas impressões.
Gostaria de saber quem mais usa GNV no Etios e quais as suas impressões e dicas.
A algum tempo quer escrever mais contribuições sobre meus Etios.
Tenho um Sedan e um Hatch, ambos 2016 e ambos 1.5. A algum tempo relatei a quebra da embreagem do SD com 45mil km e reportei o retorno.
Agora quero falar do GNV e como venho tratando meu carro.
No final de dezembro instalei geração 5 com um cilindro de 18 cm3 no sedan. Ando em média 600km por semana e o valor da gasolina está inviável.
Na instalação havia gasolina GRID da BR e o instalador programou o sistema para Gasolina e GNV (Sim. existe programação do sistema eletrônico) e me disse que o recomendado é usar Etanol com GNV por causa da melhor combustão do Etanol.
Bom, não me incomodei e deixei assim mesmo, por motivos de crenças minhas:
1 - Gasolina é lubrificante. Etanol resseca e estraga os componentes;
2 - Sim. GNV deixa o carro mais lerdo. Você tem perda de energia nas arrancadas e não é por causa de 120 kg a mais. A combustão é péssima;
3 - O carro está relativamente mais econômico. Estou conseguindo fazer 220km com 16cm3;
4 - Coloquei Militec no carter. Não acreditei na lenda da economia, mas acho que vai ajudar a conservar mais os componentes;
5 - Ando no GNV o maior tempo possível, mas, quando calculo uma média de 10km pra chegar em casa, converso pra gasolina. Motivo: lubrificar o sistema, ajuda no dia seguinte quando vou ligar o carro e acredito que melhora a vida útil do motor. Afinal ele foi feito para receber combustível liquido.
Também tem contras:
1 - Ligar o carro de manhâ, se não usar a gasolina antes de desligar e o motor esfriar é um tormento;
2 - Sim. O carro fica lerdo. Não tem desenvolvimento de arrancada. Com ar condicionado ligado então...
3 - Você existe mais da mecânica do carro.
Bom... essas são minhas impressões.
Gostaria de saber quem mais usa GNV no Etios e quais as suas impressões e dicas.
dcbulle
Membro Novato- Mensagens : 7
Data de inscrição : 12/11/2017
Idade : 43
Localização : Niterói - RJ
Re: GNV no Etios SD 1.5
Obrigado por compartilhar dcbulle
Veja se este tópico interessa "GNV no Etios, minha experiência... "
Veja se este tópico interessa "GNV no Etios, minha experiência... "
Re: GNV no Etios SD 1.5
dcbulle,
Boa tarde!
Se você me permite comentar no seu post, o objetivo do kit gás 5 geração ser programado com álcool no tanque de combustível não é por causa da melhor combustão do Etanol. Acontece que a nossa gasolina tem um percentual excessivo de álcool e os componentes do 5 geração quando programado na gasolina se confunde pelo excesso de álcool presente no combustível. Deixando-o programado na gasolina vai haver muito mais gastos tanto de combustível como de GNV. Por outro lado, a gasolina pode ficar velha no tanque ocasionando problemas futuros nos bicos de injeção, coisa que não acontece com o álcool.
No Kit gás 5 geração não há necessidade de andar uns km com gasolina para lubrificação. "O kit gás GNV de 5ª geração atua no veículo de modo muito similar a uma injeção eletrônica atual. Isso porque o kit é composto por um redutor responsável pela diminuição da pressão do gás natural do cilindro para uma pressão muito mais baixa, que atuará diretamente nos bicos injetores".
De forma imperceptível, ao andar com o GNV, será injetado combustível nos bicos injetores fazendo com que haja lubrificação no sistema, não havendo necessidade de rodar uns km antes de parar o veículo. Mesmo ao ligar o veículo na parte da manhã, o sistema 5 geração usa o combustível que há no tanque para melhor lubrificação do sistema, por isso não há falhas.
Esse é o motivo do GNV 5 geração trabalhar de forma tranquila sem falhas no sistema. Qualquer um que entrar em um veículo que tem GNV não percebe que o combustível desse veículo é a gás. A perda de potência com o GNV também é imperceptível, você só consegue perceber nas subidas íngreme.
Tem algo errado com o seu kit GNV 5 geração, porque? No 5 geração não há falha no sistema ao ligar o veículo de manhã e o veículo não fica lerdo mesmo com o ar condicionado ligado.
Suas considerações a respeito do sistema está me parecendo que trata-se de um kit 3 geração que não deve ser recomendado para o seu pior inimigo.
Abs,
Boa tarde!
Se você me permite comentar no seu post, o objetivo do kit gás 5 geração ser programado com álcool no tanque de combustível não é por causa da melhor combustão do Etanol. Acontece que a nossa gasolina tem um percentual excessivo de álcool e os componentes do 5 geração quando programado na gasolina se confunde pelo excesso de álcool presente no combustível. Deixando-o programado na gasolina vai haver muito mais gastos tanto de combustível como de GNV. Por outro lado, a gasolina pode ficar velha no tanque ocasionando problemas futuros nos bicos de injeção, coisa que não acontece com o álcool.
No Kit gás 5 geração não há necessidade de andar uns km com gasolina para lubrificação. "O kit gás GNV de 5ª geração atua no veículo de modo muito similar a uma injeção eletrônica atual. Isso porque o kit é composto por um redutor responsável pela diminuição da pressão do gás natural do cilindro para uma pressão muito mais baixa, que atuará diretamente nos bicos injetores".
De forma imperceptível, ao andar com o GNV, será injetado combustível nos bicos injetores fazendo com que haja lubrificação no sistema, não havendo necessidade de rodar uns km antes de parar o veículo. Mesmo ao ligar o veículo na parte da manhã, o sistema 5 geração usa o combustível que há no tanque para melhor lubrificação do sistema, por isso não há falhas.
Esse é o motivo do GNV 5 geração trabalhar de forma tranquila sem falhas no sistema. Qualquer um que entrar em um veículo que tem GNV não percebe que o combustível desse veículo é a gás. A perda de potência com o GNV também é imperceptível, você só consegue perceber nas subidas íngreme.
Tem algo errado com o seu kit GNV 5 geração, porque? No 5 geração não há falha no sistema ao ligar o veículo de manhã e o veículo não fica lerdo mesmo com o ar condicionado ligado.
Suas considerações a respeito do sistema está me parecendo que trata-se de um kit 3 geração que não deve ser recomendado para o seu pior inimigo.
Abs,
Wagnerb
Membro Novato- Mensagens : 6
Data de inscrição : 23/03/2018
Localização : São Paulo - SP
Re: GNV no Etios SD 1.5
Olá Wagnerb!
Obrigado por suas considerações.
Com certeza é o Geração 5. Paguei bem caro rsrsrs e já tive carro com o Geração 3.
Com GNV não é necessário usar um tanque cheio de combustível liquido. R$ 50 reais de gasolina aditivada ou podium (pra mim a podium no Etios é a melhor) dura 1000km no tanque.
Obrigado por suas considerações.
Com certeza é o Geração 5. Paguei bem caro rsrsrs e já tive carro com o Geração 3.
Com GNV não é necessário usar um tanque cheio de combustível liquido. R$ 50 reais de gasolina aditivada ou podium (pra mim a podium no Etios é a melhor) dura 1000km no tanque.
dcbulle
Membro Novato- Mensagens : 7
Data de inscrição : 12/11/2017
Idade : 43
Localização : Niterói - RJ
Re: GNV no Etios SD 1.5
dcbulle,
Que bom e feliz em saber que o seu sistema é o geração 5.
Por se tratar do geração 5, você deveria levar o veículo aonde você instalou para ver o que está acontecendo, visto que, no geração 5 o veículo trabalha redondo sem falhas no motor e o veículo não fica lerdo mesmo com o ar condicionado ligado. Algo está acontecendo no seu sistema e havendo algum equipamento que esteja ocasionando essas falhas, deverá ser substituído
Boa sorte ????
Que bom e feliz em saber que o seu sistema é o geração 5.
Por se tratar do geração 5, você deveria levar o veículo aonde você instalou para ver o que está acontecendo, visto que, no geração 5 o veículo trabalha redondo sem falhas no motor e o veículo não fica lerdo mesmo com o ar condicionado ligado. Algo está acontecendo no seu sistema e havendo algum equipamento que esteja ocasionando essas falhas, deverá ser substituído
Boa sorte ????
Wagnerb
Membro Novato- Mensagens : 6
Data de inscrição : 23/03/2018
Localização : São Paulo - SP
Re: GNV no Etios SD 1.5
Eu tenho um sedan 17/18 XS 1.5 automático e meu carro está com um kit de 3º geração e funciona perfeitamente bem. Tem sim a perda de potência, mas nada tão frustante quando o amigo dcbulle relatou. O meu carro está com um cilindro de 16m³ e já consegui fazer 260 km rodados com um cilindro.
Pelo que eu percebi o problema do kit gnv de 3º geração é que a luz da injeção vira e mexe acende. Eu tenho um scanner obd2 que já deixo até conectado no carro, pq quando a luz acende eu ja entro no app e mando apagar o tal erro que possa ter ocorrido.
E o problema no Etios é que quando a luz da injeção acende o piloto automático simplesmente não funciona mais.
Pelo que eu percebi o problema do kit gnv de 3º geração é que a luz da injeção vira e mexe acende. Eu tenho um scanner obd2 que já deixo até conectado no carro, pq quando a luz acende eu ja entro no app e mando apagar o tal erro que possa ter ocorrido.
E o problema no Etios é que quando a luz da injeção acende o piloto automático simplesmente não funciona mais.
Marcell
Membro Bronze- Mensagens : 26
Data de inscrição : 19/01/2019
Idade : 43
Localização : Rio de Janeiro - RJ
Re: GNV no Etios SD 1.5
Tenho um etios automatico 2019 com um kit Lovato 5 geração, a luz da injeção esta acesa acusando mistura pobre
viniciusampaio
Membro Novato- Mensagens : 6
Data de inscrição : 07/12/2019
Localização : Sorocaba
GNV luz da injeção e msg no painel
Qual obd2 vocês usam no Etios com GNV para tirar a msg do painel ?
Tiago Cardoso Bertucio- Mensagens : 1
Data de inscrição : 28/08/2021
Localização : Duque de Caxias
Tópicos semelhantes
» Toyota para fabricação do Etios no Brasil - E agora?? Qual o Destino do Etios??
» Troca de Etios Sedan XS 1.5 13/13 + 6000 por Etios Hatch X 1.3 15/15 vale a pena?
» Rádio do Etios 2015 em diante no Etios XS 2014
» Os donos dos Etios estão satisfeitos com os Etios.
» Som compatível Etios 2014 e Etios 2013?
» Troca de Etios Sedan XS 1.5 13/13 + 6000 por Etios Hatch X 1.3 15/15 vale a pena?
» Rádio do Etios 2015 em diante no Etios XS 2014
» Os donos dos Etios estão satisfeitos com os Etios.
» Som compatível Etios 2014 e Etios 2013?
Etios Clube :: Fórum e dúvidas :: Dicas
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
|
|