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Ruído estranho após sentar a bota no Etios

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Ruído estranho após sentar a bota no Etios Empty Ruído estranho após sentar a bota no Etios

Mensagem por jvictormp em Ter 10 Jul 2018, 07:49

Fala galera, beleza?

Meu Etios é GNV e tá com 73mil km,  aí ontem a noite enchi o tanque de gasolina e fui fazer uns km na gasolina. Depois de andar uns 5km na maciota, dei uma sapatada no bichinho, trocando as marchas nos 5~6mil RPM, fui até 140 e desacelerei pra 100 e fiquei de boa. Parei no sinal, e depois dei mais uma sapatada até os 140 de novo, e voltei pros 100 e segui a 100 até completar 10 km. Aí quando parei o carro, comecei a escutar esse ruído ai do vídeo. Fiz a filmagem hoje de manhã, link abaixo.

https://photos.app.goo.gl/gwfRmioMxqcXjJk59

To achando que é bomba d'água, que talvez estivesse só esperando uma oportunidade de alegria do dono pra fazer um serviço de estraga-prazeres ( Laughing  ), e to querendo fazer a troca aqui em casa mesmo. Alguém sabe se é semelhante a outros carros, ou se teria mais dificuldade em executar o serviço?
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Ruído estranho após sentar a bota no Etios Empty Re: Ruído estranho após sentar a bota no Etios

Mensagem por rodrigoho em Ter 10 Jul 2018, 10:45

Esse barulho é muito técnico, só mecanico bom consegue apontar o problema só de ouvir o barulho sem abrir o capô.
Tem alguém do fórum que é mecânico, ajuda aí o nosso colega. 
Valeu
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Ruído estranho após sentar a bota no Etios Empty Re: Ruído estranho após sentar a bota no Etios

Mensagem por VPL em Ter 10 Jul 2018, 12:17

Olá jvictormp

Com ele ligado, pise na embreagem e verifique se o barulho persiste...

abc
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Mensagem por jvictormp em Ter 10 Jul 2018, 18:50

Fiz o teste agora, pisando na embreagem o barulho persiste.

Verifiquei nível de óleo com o motor frio, está correto também, entre as duas marcações de máximo e mínimo.

Detalhe: semana passada eu completei o nível do fluido de arrefecimento. Comprei o fluido na concessionária, e completei do MIN até o MAX.
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Mensagem por kervinson em Ter 10 Jul 2018, 21:04

Já completei o liquido de arrefecimento do meu e tbm já dei umas puxadas até os 5 mil rpm (faço isso de vez por outra para sentir a potencia) e nunca ouvi barulho nele, meu carro esta hoje com 105000km e a única coisa fora da manutenção preventiva que fiz foi trocar as buchas das bandejas (apenas as grandes que estavam começando a rasgar e eu não ia pagar 300 e cacetada em cada bandeja) e troquei os pneus tbm é claro.
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Mensagem por jvictormp em Qua 11 Jul 2018, 08:28

Pois é, rapaz. Acho que dei azar. Só tô com medo de não ser a bomba. Porque se for ela, tudo bem. Custa 290 reais a peça na css e eu mesmo troco. Agora se não for ela, não posso devolver a peça é ainda vou ficar sem saber o que realmente é e qual o tamanho do prejuízo.

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Mensagem por Darci em Qua 11 Jul 2018, 11:24

Fala jvictormp, quer ter certeza se é a bomba? Afrouxe a correia e gire ela com a mão, pode mexer em alguma outra polia também, alternador, ar condicionado ou virabrequim, para ver se está com jogo ou algo assim, se for a bomba, quando girar ela com a mão você já vai sentir.

Trocar a bomba é coisa relativamente simples, 5 parafusos na posição de um pentágono, o de cima e o da esquerda, torque de 24 N.m o resto, torque de 21 N.m, vai precisar soltar o alternador para tirar a correia, veja bem a tensão da correia antes de tirar para deixar igual depois, senão pode começar a "cantar". Vai precisar esgotar o sistema de arrefecimento também em caso de troca da bomba, e não esqueça de trocar a junta, eu sei, é básico, mas não custa avisar né. Ah e anote por onde a correia passa antes de tirar.
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Mensagem por Darci em Qua 11 Jul 2018, 13:15

Complementando meu último post, meu carro antes do Etios, comprei usado e tinha uma chiado no motor, que nunca consegui descobrir o que era e também nunca incomodou, mas a questão é que quando comprei, tentei descobrir o que era, levei a um mecânico que disse ser correia, eu já tinha perguntado a outro mecânico antes e o cara tinha dito que era correia e jogou água, não resolveu, quando perguntei para o segundo ele disse: "- Água não resolve, tem que ser graxa", e passou graxa na correia, lembrando que era correia de acessórios, pois era um ford ka zetec rocam que também tinha corrente no comando, pois bem o cidadão passou graxa e não resolveu.  

Então ele fez algo que pode ajudar você agora, retirou a correia de acessórios do carro e pediu para eu ar a partida por alguns segundos e ouviu o motor, pois bem o barulho continuou e ele concluiu que não era nenhum acessório e sim o  motor mesmo. Acho que o motor do Etios não pega sem a correia devido ao sensor de rotação vai ter que segurar na chave por alguns segundos, é uma sugestão, mas tome cuidado se for tentar, é por no máximo uns 5 segundos pois o motor estará sem lubrificação,  a bomba de óleo também vai estar parada.
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Ruído estranho após sentar a bota no Etios Empty Re: Ruído estranho após sentar a bota no Etios

Mensagem por jvictormp em Qua 11 Jul 2018, 16:00

Conselho massa!!! Obrigado, vou fazer aqui. Outra coisa, pra encher o sistema de arrefecimento depois, precisa tirar o ar? Não precisa de ferramenta específica?
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Mensagem por kervinson em Qua 11 Jul 2018, 18:23

No buggy aqui em casa o que meu pai sempre usou pra parar a cantoria da correia foi vela
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Ruído estranho após sentar a bota no Etios Empty Re: Ruído estranho após sentar a bota no Etios

Mensagem por Diogo em Qua 11 Jul 2018, 18:35

Tenho quase certeza de que o Etios funciona sem a correia sim, pois até onde eu sei ela toca apenas alternador, compressor de ar e bomba de água, o sensor de rotação fica junto a polia do virabrequim, que vai estar girando mesmo sem a correia, e a bomba de óleo é acionada pelo próprio virabrequim.
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Ruído estranho após sentar a bota no Etios Empty Re: Ruído estranho após sentar a bota no Etios

Mensagem por jvictormp em Qua 11 Jul 2018, 19:00

Que bom ein!! Vai facilitar bem o diagnóstico.
E quanto ao reabastecimento do fluido de arrefecimento depois? Eu achava que ia perder só um pouco do fluido, 1 litro talvez. Será mesmo que esgota completamente?

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Ruído estranho após sentar a bota no Etios Empty Re: Ruído estranho após sentar a bota no Etios

Mensagem por Diogo em Qua 11 Jul 2018, 19:06

Comece apenas tirando a correia para não perder o líquido, ai você já vai ter uma ideia de onde vem o barulho, se não parar pode esquecer a bomba de água já, ai pode ser até mesmo um problema na corrente ou algo assim.
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Ruído estranho após sentar a bota no Etios Empty Re: Ruído estranho após sentar a bota no Etios

Mensagem por jvictormp em Qua 11 Jul 2018, 19:32

Sim, pretendo fazer esse teste antes. Mas supondo que seja a bomba dágua, queria saber se vou ter dificuldade para abastecer depois, pois o sistema vai encher de ar.
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Mensagem por jvictormp em Qui 12 Jul 2018, 10:17

Fiz o teste. Tirei a correia, liguei o carro, o barulho não aconteceu.
Mas também, girando os acessorios com a mão também não identifiquei nada de errado. Tô com dó de desmontar a bomba e talvez não ser ela. Pode ser alterador ou compressor do A/C ne.

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Mensagem por Darci em Qui 12 Jul 2018, 10:38

Aparentemente não vai ter problemas se entrar ar, o procedimento para trocar o fluído é desconectar aquela mangueira grossa que tem embaixo do radiador, isso com a tampa do radiador aberta (radiador mesmo, não reservatório), por ali é que faz a sangria do sistema, depois recoloca essa mangueira grossa e desliga-se a mangueira de saída do ar quente, que é a mangueira de cima que vem do radiador de ar quente da parede corta fogo, com essa mangueira desconectada, mantida acima do nível da saída, vai enchendo o radiador, quando chegar a 20mm abaixo do nível da tampa está no nível correto, recomenda-se ir apertando as mangueiras para retirar o ar, depois disso reconecta a mangueira do ar quente e liga o motor por alguns segundos (fecha o radiador principal também), depois desliga  e verifica se o nível de fluído baixou (se esquentar muito tem que esperar esfriar, senão vai causar acidente), vai fazendo esse procedimento até não baixar mais. 

Quando parar de baixar vai precisar deixar o carro um pouco mais de tempo ligado para abrir a termostática, além de realizar os procedimentos anteriores com o radiador de ar quente ligado também.

Então se ao mexer na boma d'água entrar ar é só fazer esse procedimento até parar de baixar o nível do fluído, isso no radiador. Nunca fiz essa troca, pretendo fazer, não sei na prática que problemas você poderá ter, não lembro de você ter dito o ano do seu Etios, mas os mais antigos não tem marcador de temperatura, se não me engano os mais novos tem. Se o seu não tiver, seria legal você ter um escanerzinho, daqueles ELM 327 baratinho que liga na obd2, da pra ligar no note ou no celular dependendo do modelo, nele dá pra acompanhar a temperatura do motor, veja com quantos graus a ventoinha aciona antes de mexer, depois acompanhe novamente, pode ser arriscado então tome cuidado!!!
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Mensagem por Darci em Qui 12 Jul 2018, 10:47

Opa! Enquanto respondia o último você postou novamente, bom pelo menos já sabe que não é motor, e já é um alivio, mas agora ficou mais difícil de diagnosticar, não dá pra sair trocando peça pra ver se resolve, R$290,00 numa bomba é mais de 1/4 do salário mínimo, se não for é uma grana jogada fora, mais a grana pra arrumar o problema correto, mas uma coisa dá pra ter certeza agora, é um dos três, bomba, alternador ou compressor do ar, nessas horas um estetoscópio automotivo quebrava um galho. Vamos ver se aparece mais alguma dica pra testar esses componentes.
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Mensagem por jvictormp em Qui 12 Jul 2018, 11:21

Essa peste não passa nos cantos. Tá solta mas não tem como tirar ela. Vou ter que soltar o Coxim do motor.

Ruído estranho após sentar a bota no Etios 20180710

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Mensagem por jvictormp em Qui 12 Jul 2018, 15:17

Tirei a bomba. Mas não parece estar com problema, pois não tem folga nem ruído no giro. Gira um pouco pesada, mas eu não sei se é anormal. Será que vou ter que arriscar trocar a bomba?




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Mensagem por jvictormp em Qui 12 Jul 2018, 17:05

Montei esta p**** e o barulho voltou.

@Darci, não fiz o procedimento que vc sugeriu. Se eu rodar assim sem fazer a sangria e tirar o ar e etc, qual risco eu corro?

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Mensagem por Saburo em Qui 12 Jul 2018, 18:01

Jvictormp,

Já tentou utilizar uma espécie estestoscópio para procurar ouvir o barulho?
Dá pra fazer um caseiro, utilizando uma mangueira, pode ser essas de nível de pedreiro mesmo, com uma barra de metal enfiada na ponta. 
Dai vc coloca a mangueira ou ouvido e vai cassando o ruido encostando o metal no carro. 
Ou pode comprar uma profissa:
Ruído estranho após sentar a bota no Etios Esteto10
Abraços,
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Mensagem por Darci em Qui 12 Jul 2018, 20:09

Corre o risco de ferrar o motor, mas fique esperto e complete o liquido se baixar e vai baixar. Acho que você devia ter dado um jeito de rodar a bomba com mais velocidade, no carro além de estar sendo forçada pela correia ainda está em torno de 1000rpm, bem mais fácil de aparecer barulho se for o caso. Maior trampo esse seu pra não dar em nada, já chegou a ver em desmanche se o preço não é melhor, só pra testar.
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Mensagem por jvictormp em Qui 12 Jul 2018, 20:22

Mas o fluido não vai deixar de circular por causa de ar não né? Se for só completar o nível, tá de boa, vou parando e olhando, completando..
Tô pensando em comprar o estetoscópio conforme conselho do colega Saburo aí. Aqui tem por 40 pila.

Teria sido bom rodar ela em alta velocidade. Tô pensando aqui, poderia ter levantando o outro carro aqui de casa, ligado o motor, e encostado ela no pneu pra girar rapido.
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Mensagem por jvictormp em Sex 13 Jul 2018, 11:30

Peguei um estetoscópio emprestado, cheguei aqui pra examinar, e...

Acredita que a peste do barulho sumiu?

Ontem deixei o carro com barulho, não mexi nada. Acho que de noite a fada dos dentes veio aqui e consertou.

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Mensagem por jvictormp em Sex 13 Jul 2018, 11:54

Aí sai pra dar uma volta com ele, andei 20m e o barulho voltou. Mais uns 500m e acendeu a luz de temperatura, e desliguei o motor. Mas o nível do reservatório ainda não baixou nada.

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