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Novo membro estudando aquisição do Etios Hatch seminovo

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Mensagem por Mass em Seg 16 Jul 2018, 10:07

Bom dia pessoal do fórum!

Frequento o fórum do Up por possuir um Take Up 14/15 MPI comprado 0km na época.
Colocando na balança é um bom carro tendo mais pontos positivos do que negativos, porém infelizmente não tive uma relação de total satisfação com ele. Felizardos são os proprietários que jamais tiveram nenhum problema sequer com seu veículo.

Futuramente estou pensando em adquirir um Etios seminovo na faixa dos R$30mil, por sempre falarem bem da mecânica Toyota. Não ligo para mimos cosméticos ou muitos acessórios nas versões mais caras.

Estou atrás do carro mais racional possível para não ter dor de cabeça mecânica e manutenção mais simples. Prefiro uma transmissão manual, porém cogito um automático pra facilitar uma nova condutora em dirgí-lo também...

Lí que há mudanças dos modelos antes e depois de 2016. Por exemplo, modelos 2017 já não possuem mais o tanque de partida a frio.
Etios não possui motor 3 cilindros, correto? Achei interessante o downsize 3cc do Up pela potência e o ronco do motor (é gostoso de escutá-lo, mas pena que aí a economia vai pro saco...rs), mas ainda sim prefiro a linearidade de um 4 cilindros.
Meu consumo no Up fica entre 9 a 10 km/l no Etanol dirigindo no modo vovô. Rodo pouco, trajetos curtos e terreto com muitos desníveis em percurso urbano. Raramente pego estrada.

Ainda sobre motor, todo Etios possui corrente ao invés de correia dentada?

A embreagem do Etios é boa e durável? Pois não gostei da embreagem do Up, mata muito o prazer de dirigir e tive alguns problemas nela... apesar dos engates serem bons.

De seguro, estou pagando em torno de R$1.700 e R$900 de IPVA no Up. Como está essa relação no Etios de vocês?

Dito tudo isso, queria saber quais são os pontos principais devo ficar atento pra levar em consideração na aquisição de um Etios Hatch?
Jamais tive ou dirigi nenhum carro nipônico.

Desculpem o longo relato e grato quem puder me passar o feedback.
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Mensagem por ACM em Seg 16 Jul 2018, 11:04

Bom dia, tenho um etios x at 16/17 e posso lhe falar que o carro é ótimo, e apesar de ser 4 marchas você não percebe, pois o carro não dá solavanco e as trocas de marchas são imperseptiveis. o IPVA deste ano paguei R$ 990,00 já com desconto de 10% devido a antecipação sem as taxas do DETRAN. o seguro renovei e paguei R$ 1.413 devido minha classe de bônus que é 6. Meu carro hoje está com 34 mil km e em perfeito estado, não tenho do que reclamar. Antes não gostava do etios, mas depois que dirigi um na empresa onde trabalhava, posso lhe dizer que o carro é melhor que muitos nacionais em termos de conforto, potência e manutenção.
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Mensagem por lamps em Ter 17 Jul 2018, 07:41

Saudações!

Comprei um etios 15/16 (0km na época). Estava entre ele, up e hb20. Na ponta do lápis o up era um carro mais econômico, mas minha esposa acabou me convencendo a ir de Etios por questões de conforto e acabamento.

Eu estou gostando muito do carro. O meu está com 58000km, mais de 90% em cidade. Minha experiência não está sendo de absolutamente zero problemas, tive 2 probleminhas menores, trocados em garantia e sem muita dor de cabeça, mas fica o registro.

A embreagem é alvo de críticas, volta e meia tem tópico aqui no fórum sobre lubrificação da embreagem. Vc pode consultar se essa questão foi resolvida a partir dos 2017. O meu 15/16 volta e meia a embreagem range e fica "áspera", sabe como é? Eu sou o típico dono que faz "uso soviético" do carro, então sigo usando sem tentar reparar nada. Laughing

Meu consumo, da compra até aqui, é de 12.3km/l, rodando sempre com gasolina (e quase que só cidade). Também tenho um pouco do perfil de vovô, mas não deixo de pisar com vontade em algumas ladeiras ou para fazer algumas ultrapassagens.

No geral eu acho que foi a melhor compra que eu poderia ter feito na época, estou satisfeito e quero ficar com ele por bem mais tempo. Se couber no bolso, as versões a partir de 2017 têm muitas vantagens: motor e câmbio atualizados, painel atualizado, retirada do tanquinho etc. Wink
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Mensagem por Mass em Ter 17 Jul 2018, 09:28

Bom dia pessoal, obrigado pelo feedback de todos. Vou acompanhando os tópicos...
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Mensagem por rodrigoho em Qua 18 Jul 2018, 08:47

Vou contribuir com minha experiencia com meu Etios Sedan MT modelo 2017 já com painel totalmente digital e sem tanquinho. Posso dizer que sou feliz proprietário e cliente Toyota. 
A Toyota prefere fazer um produto que tenha melhor qualidade na construção (do motor, da estrutura, dos plásticos sem rebarbas, da durabilidade das peças) do que oferecer muitos equipamentos como os concorrentes fazem. 
O meu carro já ta chegando aos 50 mil km e eu não gastei nada com ele a não ser as revisões e instalação dos acessórios como sensor de estacionamento. A bateria chegou ao fim e foi trocado em garantia pela Toyota. Reclamei da folga na suspensão, foi trocado o amortecedor em garantia. Fora isso, tenho minha tranquilidade para pegar estrada e toda vez que vou pegar o carro sei que ele está lá disponível sempre.
O Etios usa corrente e a embreagem é muito suave, tem engates muito precisos, dá muito prazer ao dirigir.
Sobre IPVA, eu paguei em 2018, 1.367,51 creio que aqui em Tocantins é mais caro. E o seguro eu paguei 1.571,36 pela liberty (seguro novo sem classe nenhum).
Eu aconselho seguinte, se voce for pegar um carro seminovo, atentar principalmente o livreto de garantia dando preferencia aos carimbos das revisões, se não tiver carimbo, não fecha o negócio.
Se voce for pegar o carro novo, pode comprar com olhos fechados.
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Mensagem por Mass em Qua 18 Jul 2018, 11:28

Muito obrigado Rodrigoho!
 
Bom saber que o Etios usa corrente ao invés de correia dentada! Isso já ajuda muito na durabilidade e é um custo a menos na manutenção.
Sem o tanquinho de partida a frio ajuda demais mesmo.

Como é o período de revisão do Etios?
Na VW tem aquela diferença entre 6 meses (5.000 km uso severo) ou 1 ano (10.000 km uso normal)?

Valeu!
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Mensagem por lamps em Qua 18 Jul 2018, 11:34

A regra geral é 10 mil km. Acho que se passar de 6 meses e vc não tiver atingido isso, recomendam revisão também. Certamente alguém vai ter a informação acurada. Mas pessoalmente eu passo um pouco de 6 meses, e sempre reviso quando bate 10 ou 11 mil km=]
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Mensagem por rodrigoho em Qua 18 Jul 2018, 14:46

De nada Mass, estamos aqui para isso  Smile

Ah com certeza, parece que é a cada 100 mil km fazer vistoria de como está a corrente do motor, se estiver bom, a proxima vistoria só daqui a 100 mil km.

Sobre a revisão, a concessionária tem uma estimativa aproximado da sua próxima revisão, pois eles te ligam para agendar. Se dentro de um ano voce estiver longe de chegar a 10 mil km, eles aconselham voce agendar revisão.
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Mensagem por Mass em Qua 18 Jul 2018, 19:36

Estou vendo uma série de análises do carro, tópicos e pásmen, o conjunto de escapamento do Etios é 100% inox desde modelo 2014?!

Pelo que ví, talvez um detalhe meio chatinho na versão antes de 2016, seja o painel central com leitura um pouco difícil quando o sol está forte. Mas nada que negative o carro.

Valeu galera, pessoal do fórum show!
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Mensagem por xandaumgv em Qua 18 Jul 2018, 20:04

Mass uso o frd da jfa, é um "computador de bordo" digital, bota no painel, no obd e pronto.
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