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Dificuldade em deslocar alavanca de cambio (AT)

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Mensagem por Alex Mendes em Ter 31 Jul 2018, 17:11

Pessoal,
Desde que comprei o meu etios automático tem uma coisa me incomoda, que é a força necessária que tenho que aplicar no pedal de freio e as vezes até na própria alavanca pra movê-la do P pra outra posição quando o carro estava estacionado.
Sempre que vou estacionar primeiro 'engato' a neutra e aciono o freio de mão pra depois mudar pra P.
Isso acontece com mais alguem?
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Mensagem por Saburo em Ter 31 Jul 2018, 18:17

Oi Alex,

Tenho um AT, e é bem tranquilo pra engatar.
Só um detalhe, no procedimento que vc adotou, após acionar o Neutro e puxar o freio de mão, vc deve soltar o pedal do freio pro peso do ser aliviado no freio de mão, só depois acionar o P.
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Mensagem por ric+20 em Ter 31 Jul 2018, 22:49

Também sinto isso em 5% das situações...mas depois que troquei pelo automático, aluguel um etios automático e percebi que acontecia a mesma coisa...um amigo meu reclama disso no Corolla dele 2018...no meu às vezes dá até um tranco de fazer o carro dar até uma balançadinha...mas reparei também que quando aluguei um versa CVT isso também acontecia...acho que isso deve ser normal então...
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Mensagem por Diogo em Ter 31 Jul 2018, 23:07

É normal, no Corolla 2010 que tínhamos em casa era assim também, eu nuca tive muita frescura com o cambio, ao estacionar eu primeiro passava direto do D ou R para o P, puxava o freio de mão e por ultimo soltava o freio e desligava o carro, isso não força a trava do cambio, não precisa colocar no N primeiro, só força se você coloca no P e soltar o freio antes de puxar o freio de mão.
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Mensagem por VF_GOMES em Dom 05 Ago 2018, 15:35

Experimente colocar no N, puxar o freio de mão e só por último colocar no P. Exatamente nessa sequência.

Tem inúmeros vídeos por aí mostrando o procedimento correto.
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Mensagem por ric+20 em Dom 05 Ago 2018, 18:38

Manual disponível na internet página 224:

https://www.toyota.com.br/wp-content/uploads/2018/04/01999-98560-RP-1.pdf

Em veículos com transmissão automática, sempre aplique o freio de estacionamento, posicione a alavanca de mudança de marchas em P, desligue o motor e trave o veículo. Não deixe o veículo desacompanhado enquanto o motor estiver funcionando. Se o veículo estiver estacionado com a alavanca de mudança de marchas em P, mas o freio de estacionamento não estiver aplicado, o veículo poderá começar a se mover, levando a um possível acidente.

O manual recomenda que a primeira coisa a se fazer ao parar é aplicar o freio de estacionamento de depois do P(que possui uma trava do câmbio). VF_GOMES: ao colocar no N antes, vc tem percebido se essa ação acaba com os trancos que acontecem ao se parar o carro em determinadas situações, motivo de discussão desse tópico?
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Mensagem por ric+20 em Dom 05 Ago 2018, 18:40

Corrigindo minha frase acima:

O manual recomenda que a primeira coisa a se fazer ao parar é aplicar o freio de estacionamento e depois colocar em P(que possui uma trava do câmbio)
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Mensagem por ric+20 em Dom 05 Ago 2018, 18:43

MAIS DETALHES NA PÁGINA 218:

■ Estacionar o veículo Transmissão automática 

1-Com a alavanca de mudança de marchas em D, pressione o pedal de freio. 
2-Aplique o freio de estacionamento (P. 234) e posicione a alavanca de mudança de marchas em P. (P. 232) 
3-Gire a chave de ignição para a posição “LOCK” para interromper o motor. 
4-Trave a porta, certificando-se de manter a chave consigo. Ao estacionar em um aclive, calce as rodas se necessário.
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Mensagem por Saburo em Seg 06 Ago 2018, 13:16

Bacana o manual, porém faltou, na minha opinião, o mais importante:

Quando liberar o pé do freio? 

Se o cara seguir o manual ao pé da letra ele vai ficar com o pé no pedal de freio eternamente.  Very Happy Very Happy
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Mensagem por ric+20 em Seg 06 Ago 2018, 13:51

Realmente...kkk...acredito que depois de colocar a alavanca em "P"(quando for estacionar" já dá para tirar o pé do freio...
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Mensagem por Diogo em Seg 06 Ago 2018, 15:20

Então, resumindo, basta fazer como eu já havia dito lá em cima, primeiro você para o carro com o pé no freio, depois coloca em P e puxa o freio de mão (a ordem desses dois não fará diferença, pois você ainda está com o pé no freio), depois solta o freio e desliga o carro (a ordem desses dois também, não faz diferença)

Ou seja, a única coisa que eu vejo como errado é colocar em P e soltar o freio sem que o freio de mão esteja puxado, pois ai vai forçar a trava do câmbio, mas se for no plano nem precisa se preocupar que não vai forçar nada.
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