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Ar Condicionado - Não gela

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Mensagem por fgarbin em Seg 24 Set 2018, 18:51

Boa noite,

Sou novo no forum e tenho um Etios 2014/2015, com 66000 kms.
Estou com uma dúvida.
O ar condicionado parou de gelar, levei na concessionária e diagnosticaram desgaste na bobina magnética. Pelo que entendi essa bobina só é vendida junto com o compressor do ar condicinado.. então teria que trocar todo o conjunto.. é isso mesmo ?

Alguém ja teve esse problema ?

Grato
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Mensagem por Adelino Mazuti em Ter 25 Set 2018, 10:08

fgarbin, bom dia, seja bem vindo!

Então tem casos e casos, o que já tive experiencia com um Fox que tive e deu pau duas vezes no compressor é o seguinte, tem duas formas dessa bobina dar pau e ela ferrar tudo.

Uma é o compressor começar dar pau no rolamento ou algum outro componente e ela começar dar problema até que para de funcionar e outra é ela dar pau sozinha.

Quando acontece o primeiro que é o problema começar no compressor e ir pra ela, não tem jeito pois ai bichou o conjunto todo, então vc tem que trocar o compressor e ele já vem completo.

O segundo que é só problema nela, é possível trocar sim, inclusive acha só ela para comprar na internet, mais dependendo do profissional que vá fazer o trabalho se ele desconfiar que o compressor esta mais pra lá que pra cá, ele já condena tudo.

No meu ex fox da ultima vez que troquei o compressor (troquei 2x) a bobina detonou por causa do compressor, ele começou a travar ou seja, quando a bobina abria para fazer o compressor entrar em funcionamento, ele travava o eixo e fazia a polia que vai a bobina parar, mais como a bobina estava no ponto de fazer rodar o compressor, travava tudo, aquecia o conjunto e ia ferrando de pouquinho em pouquinho teve vez que chegou sair fumaça com cheiro de fio queimado dessa bobina e teve outras vezes que fazia o motor quase morrer pois chegava a dar tranco na correia poli V.

Mais acho que você deveria levar em um profissional que mexe só com AC de carro pois se tiver a opção de só trocar a bobina, ele vai fazer, mais tem que ser um bom profissional, pois a maioria dos caras que mexem com isso, só querem trocar o conjunto assim como a CSS.
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Mensagem por rodrigoho em Ter 25 Set 2018, 11:50

Mas o que originou o estrago do compressor? Ele tem prazo de tempo de vida útil de quantos anos? Bom saber para a gente nos precaver.
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Mensagem por Diogo em Ter 25 Set 2018, 12:19

Não é normal compressor dar problema tão cedo, é um componente que costuma durar mais de 10 anos fácil, pode ter sido só azar mesmo.
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Mensagem por ric+20 em Ter 25 Set 2018, 15:14

Estou no segundo Etios...e nunca tive problema com ar condicionado
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Mensagem por rodrigoho em Qua 26 Set 2018, 08:10

Será que o compressor não aguenta operação de liga/desliga em rotações altas como durante na estrada? Ouvi dizer que isso acaba com vida útil do compressor.
Por exemplo, voce tá viajando de madrugada com ar condicionado ligado sentiu frio, desliga o ar, e quando sentiu o calor de novo, liga o ar novamente.
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Mensagem por Adelino Mazuti em Qua 26 Set 2018, 08:50

rodrigoho isso mesmo, a vida util do compressor diminuir em uso dessa maneira que vc falou e também quando o próprio sistema fica desligando constantemente quando percebe que o motor irá precisar de mais força.

Ex. Esta em uma descida, pé leve no acelerador, compressor ligado gelando, começou a subida, o motorista pisa mais para subir sem perder velocidade, o sistema percebe isso e desliga o compressor para que o motor tenha a força que precisa, depois de um tempo ele liga novamente automaticamente mais o sistema funciona dessa maneira e isso também diminui a vida util do compressor, é chamado uso severo. Mas isso não é só na pista não, na verdade na pista é onde ele força menos, salvo no caso dos pilotos de fuga kkkkk, em uso urbano que tem muita subida e descida é onde o uso é severo.

No caso do meu fox foi isso que aconteceu, motor 1.0, na cidade principalmente aqui onde resido que tem muita subida e descida ele ligava de desligava muito, então acarretou a perda do compressor. 

Mais me lembrei de um fato que também ajudou nessa perda, meu sistema todo de AC estava forçando o compressor pois o AC do fox foi instalado por fora, mesmo com peças originais da VW. 

Quando instalaram não ligaram o segundo estágio da ventoinha, então o sistema mandava liga a ventoinha mais forte para fluir mais ar no condensador  para que o sistema tivesse a alteração de estado do gás e isso não acontecia, o compressor por sua vez forçava a circulação do gás mesmo assim, ai sobrecarregava ele, creio que segurava os pistões do compressor e ai foi até parar de vez.

Mas isso acontecia só na cidade pois na pista o condensador já recebe mais vento e o sistema funciona mais redondo, não precisa que a ventoinha entre no segundo estágio.

Meu maior uso era na cidade mesmo, não sou de pagar muita estrada.
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Mensagem por jp.siq em Seg 01 Out 2018, 09:54

Não sabia dessa situação do uso severo do ar. 

Confesso que na pista já aconteceu de eu ligar e desligar ao longo da viagem pelo fato do ar gelar muito em alguma situações.

Agora no verão por exemplo o meu ar não gela nada, é só pegar umas 2 horas de sol da pista que chego a transpirar com o ar ligado na posição mais gelada e com a recirculação ativada (posição que senti que o ar gela um pouco mais).

Meu é um Etios SD XLS 16/17

Aproveitando, o regulador da temperatura no painel quando coloco ele na posição entre frio/quente com o ar ligado ele impacta o ar de que forma? Ele mistura o ar de fora com o ar gelado do ar ou ele diminui a potência do ar condicionado? Sempre tive essa dúvida.
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Mensagem por xandaumgv em Seg 01 Out 2018, 10:20

Não sei se algo mudou, mas uma amiga está com um Civic 02 e o ar condicionado era manual, o mesmo quebrou, ao ligar o carro com o ar condicionado "ligado" em temperaturas intermediárias entre o "gelado" e o neutro botei o barulho do ar quente sendo acionado. Ou seja a mistura é do ar condicionado ligado com a graduação pelo ar quente, insano não é mesmo? RS ... Eu acreditava que haviam diversos níveis de gelado e após o neutro ligasse o ar quente, naquele modelo ao menos não era assim que funcionava. Atualmente algo mudou? Ou é o mesmo funcionamento?
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Mensagem por Adelino Mazuti em Seg 01 Out 2018, 13:37

xandaumgv, não entendi muito bem o que você quis dizer nesse caso ai, teria como descrever melhor?
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Mensagem por xandaumgv em Seg 01 Out 2018, 13:45

O ar condicionado é o ar quente se misturavam quando não utilizava a temperatura no mínimo, como o ar condicionado dela não estava funcionando notava que o ar quente era acionado e em tese deveria ficar com o ar gelado junto, mas o mesmo Estava quebrado ...
Exemplo: vamos supor que são 3 níveis, gelado, médio, fraco.
Gelado: 100% ar condicionado.
Médio: 100% ar condicionado + 25% ar quente
Fraco: 100% ar condicionado + 50% ar quente
Neutro: ???% Ar condicionado + ???% ar quente
Ar quente fraco: ???...
La em 2002 era mistura dos 2 tipos (ar condicionado + ar quente)quando era o ar condicionado manual, não sei como funciona atualmente.
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Mensagem por Adelino Mazuti em Seg 01 Out 2018, 14:21

Agora entendi!

Geralmente o estado normal para deixar o botão de temperatura do Ar é totalmente no gelado, simbolizado com a cor Azul, pois no neutro (branco) ou quente (vermelho), o sistema de ventilação vai ficar sempre liberando um ar quente.

Neutro = 50% Ar frio e 50% Ar quente.

Para a regulagem de temperatura tanto para o sistema manual quanto digital são feitos da mesma forma, misturando o Ar quente com Ar gelado, até hoje não vi nenhum que seja diferente.

Quanto as sua medidas acho que seria assim:


Gelado = 100% Ar gelado
Médio gelado = 100% Ar gelado e 25% Ar quente 
Neutro = 100% gelado e 50% quente
Médio quente = 100% gelado e 75% quente
Quente = 100% gelado  e 100% quente, nesse estado não sei se o compressor continua funcionando ou se fica desligado, preciso fazer um teste, mais basicamente o quente anula o gelado.

Vou tentar fazer um teste para ver se o compressor fica desligado ou não.
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Mensagem por xandaumgv em Seg 01 Out 2018, 14:26

Opa se tiver como seria ótimo, também tenho essa dúvida, a chave que no ar condicionado automático houvesse graduação do ar condicionado e nao uma mistura... pelo jeito vai algum tempo até desenvolverem algo do tipo .... aí darão um nome bonito como ar condicionado smart... rs
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Mensagem por kervinson em Seg 01 Out 2018, 18:20

Gente o ar-condicionado quando vc liga o botão ele vai ligar o compressor que vai bobear o ar gelado, as velocidades de 1 a 4 são apenas as velocidades do ventilador (o compressor bombeia o ar gelado e o ventilador empurra com a velocidade desejada), o "ar quente" é apenas um tipo de radiador por onde passa o liquido de arrefecimento e ao vc girar aquela chave seletora vai sendo aberta uma portinhola que passa no caminho do ar; note que ao ligar o ar com o carro frio mesmo que vc coloque a posição da chave no maximo de ar quente ele vai continuar saindo gelado pois o motor ainda esta frio e não tem agua quente circulando no sistema.
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Mensagem por Adelino Mazuti em Seg 01 Out 2018, 18:23

Exatamente kervinson, com motor quente é que é possível "temperar" a temperatura, com motor frio vc vai ter somente uma temperatura que é a maxima que o AC do carro chega.
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Mensagem por xandaumgv em Seg 01 Out 2018, 19:01

Fixou melhor com o complemento do kervinson, obrigado kervinson e mazuti.
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Mensagem por jp.siq em Seg 17 Dez 2018, 08:28

E aí pessoal, gostaria de saber como está o ar condicionado de vocês nesse verão.

Meu carro está com 2 anos e desde quando eu tirei sempre achei que o ar gela pouco. Na verdade em dias amenos eu acho que gela bem, mas nessa época de verão mesmo tirando o carro da sombra já com o ar ligado e 4 pessoas não vence.

Chego a transpirar e o ar sai apenas "fresco". 

Eu deixo ele na opção de circulação interna que acho que gela mais do que puxando o ar quente da rua.

Na revisão mês passado eu falei sobre isso e verificaram o gás e diz que não está faltando e que está "normal".  Sad
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Mensagem por Adelino Mazuti em Seg 17 Dez 2018, 08:45

jp.siq, o meu funciona super bem, tanto quando estou só eu quanto estando familia toda, eu esposa e 2 filhos pequenos.

Quando o carro esta no sol eu coloco no ventilador vel. 4 e recirculação, deve levar uns 5 min no máximo pra refrescar todo o interior.

Andando na cidade geralmente deixo na vel. 3, e depois de um tempo baixo para 2, na estrada eu deixo na 1 e tempero ainda, pois fica gelado.

Então para mim esse funcionamento esta perfeito, um detalhe, meu carro tem motor 1.3, então as vezes ele precisa desligar o compressor para ter mais força em uma arrancada ou subida muito ingrime, mais não chega ser tão perceptível não.
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Mensagem por jp.siq em Seg 17 Dez 2018, 08:55

Pois é Adelino.

Algumas pessoas dizem para mim que o ar condicionado delas gela a qualquer momento, mesmo nesse verão insuportável. 

Se eu deixar no sol por 2 horas na hora de sair eu abro todos os vidros, ligo a ventoinha no 3 por uns 10 minutos e quando sinto que o calor interno diminuiu eu ligo o ar e fecho os vidros. Após 1 hora de trânsito dentro do carro está levemente fresco. As pessoas que estão atrás estão suando a ponto de pedirem para desligar o ar e abrir os vidros.

Na CSS dizem que está normal, mas no verão que é quando quero usar o ar quase não uso. Em percursos de 20 minutos eu nem ligo, porque nesse tempo não chega a gelar mas em percursos de 1 hora ou mais sinto que ele é ineficiente.

O detalhe que troco o filtro toda revisão e faço também a oxisanitização todo ano também na CSS.
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Mensagem por Adelino Mazuti em Seg 17 Dez 2018, 09:14

"Se eu deixar no sol por 2 horas na hora de sair eu abro todos os vidros, ligo a ventoinha no 3 por uns 10 minutos e quando sinto que o calor interno diminuiu eu ligo o ar e fecho os vidros"

Pq vc não liga o AC já de inicio?
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Mensagem por rodrigoho em Seg 17 Dez 2018, 10:05

JP, ás vezes quando não gela o suficiente, deve ser questão do gás de ar condicionado que não está sendo suficiente, talvez seja bom levar para o especialista verificar com instrumento deles de medição para ver se o gás está sendo passando livre na tubulação sem bloqueio de alguma coisa ou vazando.
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Mensagem por kervinson em Seg 17 Dez 2018, 18:03

A verdade é que a maioria das css fazem um serviço seboso e tem preguiça de investigar a fundo os problemas relatados pelos proprietários dos carros. No caso do ar condicionado verificam apenas o gás, se o gás ta ok e o proprietário reclama que não gela eles não se dão ao trabalho de procurar uma possível obstrução no sistema e nem é uma coisa assim tão complicada de verificar, isso é lamentável.
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Mensagem por VF_GOMES em Qua 19 Dez 2018, 19:02

Já tive problema com esse compressor no meu antigo Corsa, a CSS jamais fará um serviço bom como faz um especialista em AC, vá por mim. E pra quem ainda tem o carro na garantia, nem se importe com isso, é perda de tempo.



Quanto ao AC do meu, bem, tá tudo 100%, sempre uso ele com ventilador no 1 ou no 2 e algumas poucas vezes no 3, quando o carro fica pegando aquele solzinho ''gostoso'' de meio-dia em uma típica cidade nordestina rsrs

Eu sempre uso ele naquela opção de direcionamento para os pés e aos passageiros ao mesmo tempo e no lado do carona a parte dos pés é bem forte, mais que no lado do motorista (que nem é fraco, já é bem bom na verdade), onde passo 95% das vezes. Os passageiros de trás ficam bem confortáveis também, uns sentem frio e pedem para eu diminuir e mudar a direção do vento. Enfim, tudo ok nesses 1 ano (e exatos) 2 meses.
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Mensagem por Edson Cunha em Qua 13 Mar 2019, 22:51

Boa noite, tenho um sedan XLS 2013 e sofri para descobrir o problema do meu. Levei no especialista que mediu gás e óleo e verificou o compressor e não encontrou nada, chegando em casa fui desmontar o painel do carro para resolver e percebi que a alavanca que regula a temperatura não estava chegando no final do curso deixando passar água quente no sistema. Solução: Não precisa desmontar nada, ela fica do lado do pedal do acelerador bem em cima, cuidado com a tubulação que passa água quente e a alavanca fica do lado do ar.
Espero ter ajudado.
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