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Mensagem por Eduardutra1707 Seg 11 Nov 2013, 22:15

Meus caros, seguinte.
Estava "estudando" meu brinquedo com o meu professor de Sistemas Automotivos, e averiguamos que o sistema de Admissão de ar, Famoso Intake para preparadores, puxa o ar do cofre do motor.. Um ar quente e levemente rarefeito. O carro funciona normalmente com tal sistema, tanto que é vendido assim para que o motor esquente mais rápido e, visto que o foco do toyota não é a performance, a toyota não tá nem aí se o ar do motor é quente ou não...
EU, já contrariando a razão (i)lógica da toyota, fiz um tubo em "U" Invertido, que sai da TBI ( A Borboleta de admissão de ar, que tirar o filtro verá uma peça borboleta, eis a TBI) para o lado ESQUERDO DO MOTOR, direito para quem olha, e instalei um filtro K&N só para testes.. o resultado foi IMPRESSIONANTE! o carro rateia no inico, à partida a frio, mas pelo fato do motor ser de alumínio, que conduz calor absurdamente bem, não me preocupo com isso, visto que o índice de vibração interna subiu apenas 12.9% (aferidos com o micrômetro do laboratório). Agora, eis os números (hehehe)
O intake que fiz foi BEM AJAMBRADO, apenas para teste. Fiz de PVC (sim, pvc) e o filtro bem apertadinho com uma braçadeira. TAL USO NÃO É RECOMENDADO COM O PVC! USEI APENAS EM TESTES (embora o pvc tenha sido notavelmente resistente a condução de temperatura) !!!
A retomada, aceleração, desenvolvimento do motor é notavelmente mais vigoroso, sem contar que o ronco produzido pelo motor ficou um "T" hahaha

Farei essa semana um estudo de consumo. Meu brinquedo tem feito 15.8 Km/L. Veremos se meu carro faz mais ou menos com o filtro. Prometo segurar o pé, pq o desempenho tá assim, um negócio! hahahaha
Mais informações ao longo da semana.

Vale ressaltar que o Intake AINDA NÃO ESTÁ tomando ar diretamente do chão, o que seria ideal, mas está no cofre, mais embaixo, admitindo ar mais frio

AULA RÁPIDA: O ar mais frio é mais denso, e por ser mais denso, condensado, contém mais O² por cm³, ou seja, o carro admite mais ar, e a explosão é mais uniforme! Juntando as deliciosas Velas de Iridium, Intake e futuramente um Escapamento reduzido... Teremos um Kart(ios) hahahaha

Grande abraço galera!
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Mensagem por girardi Seg 11 Nov 2013, 22:38

Fotos.............. poe fotos aí pq eu tenho interesse em fazer o bichinho andar mais
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Mensagem por Caio Seg 11 Nov 2013, 23:22

Bela iniciativa! ainda não tenho coragem de fuçar o motor do meu, até porque não vejo muita necessidade, acho excelente do jeito que está. Mas sempre bom saber caso um dia quem sabe rsrsrsrsrsr
Como o girardi falou, coloca fotos ai!
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Mensagem por Eduardutra1707 Seg 11 Nov 2013, 23:26

Farei o vídeo do ronco dele COM e SEM o filtro, para vocês tirarem suas conclusões. Quero um intake de Inox, que sai uns 300 dilmas + filtro, que fica entre 150 reais (devo lava-lo a cada 5000km) mas posto aqui o feedback Wink
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Mensagem por Solfieri Ter 12 Nov 2013, 12:13

Estou ansioso para ver o resultado, principalmente do consumo.
Parabéns e obrigado pela dica!
Forte abraço!
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Mensagem por Aksan Ter 12 Nov 2013, 15:55

Ótima iniciativa Very Happy
tbm tava com umas ideias na cabeça, só nao tinha coragem de fazer, aheuhaeuh

aguardando o resultado Smile
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Mensagem por Solfieri Sex 22 Nov 2013, 14:25

E o resultado? E o consumo? Deu uma melhorada!?
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Mensagem por Aksan Qua 27 Nov 2013, 13:33

Eduardo dutra chatiado o cara me seduz com o negocio de CAI e números e tudo e depois some com o resultado e os videos...
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Mensagem por Eduardutra1707 Sáb 30 Nov 2013, 16:33

Desculpa galera!! A Facul andou apertando um pouco e o trabalho, de novo, me tomanto tempo para tentar reformular meu intake (feito de maneira ajambrada acabou-se rompendo, pois usei materiais pobres...)
O Kit que eu achei PARECIDO foi esse aqui, e pelo preço, não está caro.
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-518436990-filtro-air-intake-_JM
Estou providenciando o meu INTAKE personalizado EXCLUSIVO, feiro sob medida para o étios assim que eu juntar meus 350 reais kkkk... (200 para o tubo em inox e 150 para o filtro de ar, já que o meu rasgou porque comprei um porcaria)
Antes do rompimento do tubo, me obrigando a instalar o kit pobre original no carro... tive resultados um tanto quanto animadores....
Não vim a lembrar de tirar fotos, meus caros, perdão MESMO, mas assim que fizer o kit em alumínio, que deve vir depois do reveillon com a ampla procura pelos Unichips, devo instalar o intake em INOX ANODIZADO

BONUS DO DUDS!!!!

Estarei providenciando vendas a PREÇO DE CUSTO (pelo mesmo preço que eu pagar) Assim que eu tiver as dimensões de intake. O Dimensionador é de confiança e trabalha com veículos de competição (todos os Stock Car quando vem para Brasília passam pela mão dele!, o cara é F*DA e cobra um preço justo!)
Ele me fez 200 reais o intake em alumínio fora os filtros ( tem uma conexãozinha pequena no bloco que requer um filtrozinho pequeno, pode ser o filtro de óleo, ele garantiu)

Fiquem tranquilos que assim que eu tiver tudo em mãos resolvido postarei aqui as devidas fotos, vídeos e os dados!!
Voltando ao meu (falho) Intake de pvc/tubo de silicone:
Meu intake deu errado....
...Mas para a revolta da toyota, e como havia suspeitado, o ar que agora estava sendo admitido era frio! não fiz a medição de quão frio a mais ( Podem falar que so faço as coisas pela metade kkkkkkk eu deixo! kkk mas no proximo intake farei a medição!) e com o intake, alem de um ronco digno de um motor esportivo, consegui alcançar 765km com um tanque de combustível! (Isso antes de sumir o marcador, indicando apenas 5L no tanque), OU seja, andei 765km com apenas 40L, as vezes menos! Tenho um App para Androit - CTN Car, muito útil para deixar tudo registradinho!! já já posto os prints do app!!!
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Mensagem por Eduardutra1707 Sáb 30 Nov 2013, 16:55

https://2img.net/r/ihimg/a/img21/8935/3qz0.jpg
https://2img.net/r/ihimg/a/img593/2068/r6ov.png
Tá ai os graficos galera! Em breve mais resultados!!
AAAH!!! esqueci hehehehe
Essa semana coloquei o escape esportivo no meu carro! O ronco tá TOP!!!
Retirei o abafador central e coloquei um menorzinho no lugar, e retirei por compelto o atenuador de ruidos final, substituinto ele por um cano com ponta curvada de aspecto similar ao original! O ronco ficou bem bacana! O abafador central é um da Tuper, e meu instalador vendeu para mim como JK, por 80 reais... as soldas, manipulação dos tubos, confecção do final e tudo instalado saiu 200 dilmas pra mim.. e não me arrependo nem um pouco!!Assim que eu puder farei um video pra galera!
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Mensagem por Eduardutra1707 Sáb 30 Nov 2013, 16:57

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-517030398-escapamento-abafador-esportivo-jk-2-polegadas-_JM
Esse é o escpae que eu substitui pelo central. Pode-se observar nas fotos!!
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Mensagem por Eduardutra1707 Sáb 30 Nov 2013, 16:59

aqui a foto do original x escape que eu pus depois! O ronco ficou mais alto um pouco, mais grosso ( o que pode-se engrossar depois com um abafador esportivo, mas não tive interesse) E ficou bem esportivo!! https://2img.net/r/ihimg/a/img546/6269/y4x2.jpg
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Mensagem por Sergio Dom 01 Dez 2013, 11:08

Pohh!! Cara!!! Vc demorou, mas quando voltou veio com tudo heheheh!!!! Obrigado.
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Mensagem por girardi Dom 01 Dez 2013, 21:30

Se eu descobrir uma maneira de transformar o Etios em tração traseira (Eu já vi que alguns carros nos EUA, como alguns SCION por exemplo, podem ser transformados em tração traseira) Eu vou fazer upgrades grandes de motor, contando com turbo.
Mas só depois de vencer a garantia

Daqui a uns 3 anos, não vou vender o carro......... vou transformar em brinquedo de Durifto/Track Day.
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Mensagem por Aksan Qui 05 Dez 2013, 12:38

Muito bacana, fiquei tentado pelo seu intake inox, o filtro vai ser K&N?
com certeza vou querer dar uma olhada Very Happy
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Mensagem por Eduardutra1707 Dom 15 Dez 2013, 17:32

Aksan escreveu:Muito bacana, fiquei tentado pelo seu intake inox, o filtro vai ser K&N?
com certeza vou querer dar uma olhada Very Happy

Por enquanto escolhi investir em outro projeto meu cara, ai to investindo tooda a grana nesse projeto...
Não vejo utilidade em filtro K&N. Muito nome e a mesma função. O ideal seria da InFlow, que são de espuma e absorvem BEEEM mais as impurezas. um conico inflow não pode ser a melhor escolha estética, mas pra mim é a mais lógica... assim qe tiver uma base boa e a grana eu corro atrás do Intake galere!!!
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Mensagem por Solfieri Dom 15 Dez 2013, 22:56

Eduardutra1707, me diz uma coisa:
Esse intake a venda no ML serve no etios perfeitamente?
No mais parabéns pela experiência!

Paz E Bem!
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Mensagem por Eduardutra1707 Seg 16 Dez 2013, 02:33

Não cheguei a comprar e a testar. Se tiver interesse, faça uma medição média da metragem de onde o intake passaria (sugiro posicionar o filtro acima do cabo da embreagem, acesso livre ao ar frio e isola da area mais quente do carro, o lado oposto)

Essa semana eu vejo se filmo e posto aqui o escape que eu instalei no meu carro. O ronco ficou show de bola e não ficou algo muuuito chamativo!
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Mensagem por Eduardutra1707 Qui 06 Fev 2014, 03:30

GALERA, como andam?
Seguinte, meu abafador, depois do trackday acho que esquentou demais e soltou a malha de vidro interna (produto utilizado para atenuar ondas sonoras) e vou ter que trocar o central... Normal, o mecanico que olhou disse que o escape q pus é uma sh*t... enfim.. VOu botar da TUPER, pq tem tradição e não vou pagar 1900 em um escape de inox pq não tenho aspiração de botar meu vermelhinho 100% pra pista.
O que farei amanhã pela tarde:
Trocarei meu abafador lascado por um novo
Farei o orçamento e a metragem para o Intake em inox
DESSE ORÇAMENTO E A MENTRAGEM, estarei recebendo encomendas!!! vou atualizando vocês!! interessados, já mandem mensagem! vou abrir uma conta e assim que eu tiver preços definidos eu encaminho pra vocês!
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Mensagem por Convidado Qui 06 Fev 2014, 08:12

Eduardutra, como vc disse ar frio é melhor para o motor, certo? Não seria melhor, então (já que vc está fazendo um coletor novo) fazer a tomada de ar na frente do carro? Além do ar ser mais frio por ali, tem ainda a vantagem de, com o carro em movimento, o ar ser admitido com mais pressão (devido ao ar de impacto ser maior que o coletado dentro do motor), podendo gerar mais potência, recurso que é utilizado em motos superesportivas e chegam a render até 10 HP, dependendo da velocidade. O que vc acha?
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Mensagem por Convidado Qui 06 Fev 2014, 08:13

Eduardutra, como vc disse ar frio é melhor para o motor, certo? Não seria melhor, então (já que vc está fazendo um coletor novo) fazer a tomada de ar na frente do carro? Além do ar ser mais frio por ali, tem ainda a vantagem de, com o carro em movimento, o ar ser admitido com mais pressão (devido ao ar de impacto ser maior que o coletado dentro do motor), podendo gerar mais potência, recurso que é utilizado em motos superesportivas e chegam a render até 10 HP, dependendo da velocidade. O que vc acha?
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Mensagem por Paulo moderador. Qui 06 Fev 2014, 11:27

coloca um turbo!!
ruhmmm... thiuuuu!!
heheheheehehe esse barulho pra mim é musica!
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Mensagem por Eduardutra1707 Sex 07 Fev 2014, 15:38

T-6 escreveu:Eduardutra, como vc disse ar frio é melhor para o motor, certo? Não seria melhor, então (já que vc está fazendo um coletor novo) fazer a tomada de ar na frente do carro? Além do ar ser mais frio por ali, tem ainda a vantagem de, com o carro em movimento, o ar ser admitido com mais pressão (devido ao ar de impacto ser maior que o coletado dentro do motor), podendo gerar mais potência, recurso que é utilizado em motos superesportivas e chegam a render até 10 HP, dependendo da velocidade. O que  vc acha?
T-6, o duto será feito pra pista, trackdays e afins, pois o duto instalado o tempo todo ficaria vulterável a admissão de água em maior quantidade, e calço hidráulico não é algo que queremos heheheh

O turbo é um projeto mais pra frente e não sei se valerá a pena, pois a instalação de um kit bacana alcança aí a faixa de 15, 18 mil reais já pronto pra pegar o asfalto, com regularização e tudo mais.. por esse preço, troca-se o etios +18 mil em um brinquedinho turbo... dai vai da opção de cada um.. uma vez com turbo, o investimento é muito alto! Sad 

E quanto a tocada, particularmente eu prefiro um aspirado quanto ao turbo.. turbo quando a turbina enche, baixa um santo no carro e se o piloto não der conta....  No 

Troquei o escapamento recentemente e o cano está todo em 2" de aço inox, com um abafador da mastra no final. muito bom e.. ficou, na minha opinião, perfeito hahaha gritando bagarai Twisted Evil 

TENHO QUE PARAR DE ENROLAR E FILMAR PRA VOCES! kkkk
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Mensagem por Luiz Fernando Sex 07 Fev 2014, 17:18

Pô, fiquei curioso, filma aí pra gente Eduardutra !!!!
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Mensagem por Caio Sex 07 Fev 2014, 22:50

Eduardutra1707 escreveu:E quanto a tocada, particularmente eu prefiro um aspirado quanto ao turbo.. turbo quando a turbina enche, baixa um santo no carro e se o piloto não der conta.... No

Nada mais que a verdade eahuaehueahuhaeu
Mas falando serio agora, o turbo se voce colocar um pequeno, e/ou deixar a taixa de compressão baixa (é esse o termo correto?) ele enche menos e se tem torque com rotações mais baixas, em compensação fica mais fraco. Mas é aquela coisa, não adianta ter um "bicho brabo" preso no motor e na hora que ele se solta o motorista e as vezes o proprio carro não aguentam o tranco. Coloca um turbo mais "manso" que vai de boa! ou n?
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