O CLUBE PRECISA DE VOCÊ
Ajude a viabilizar o Etios Clube clicando no anúncio ao lado só para conferir!!!
antes de perguntar
Pesquise aqui
Últimos assuntos
» Etios sedan Platinum 17/18
por Levinthal Hoje à(s) 01:37

» tem Yaris hibrido
por yudi Hoje à(s) 01:07

» GNV no Etios, minha experiência...
por Izaias Hoje à(s) 00:10

» Militec e Perfect Clean
por Jackson Ulisses Ontem à(s) 21:30

» SOM COM GPS
por xandaumgv Ontem à(s) 20:06

» Parafuso anti furto
por VF_GOMES Ontem à(s) 19:13

» Bem-vindos ao nosso fórum
por Izaias Ontem à(s) 00:25

» Qual óleo utilizar ?
por Ricardo Jose Dom 22 Out 2017, 02:18

» Friso do Etios
por Luiz Fernando Dom 22 Out 2017, 00:50

» Pneus 185/70R14 Para Etios Sedan
por tujoia Sab 21 Out 2017, 23:08

» Barulho painel
por VF_GOMES Sab 21 Out 2017, 14:18

» Auto Falante no Tampão Trazeiro do ETIOS HATCH
por Leandro Sab 21 Out 2017, 08:08

» Consumo Etios 2017
por kervinson Sab 21 Out 2017, 00:39

» Bateria...Durou 2 anos e meio!
por andder Sex 20 Out 2017, 23:45

» Yaris pode estragar as vendas do Etios
por Luis Carlos K Sex 20 Out 2017, 19:52

» Quando ocorre lançamento ?
por amazuti Sex 20 Out 2017, 12:16

» Saida do Ar condicionado
por VF_GOMES Sex 20 Out 2017, 11:56

» Hatch ou Sedã?
por Luis Carlos K Qui 19 Out 2017, 23:52

» Quantos km veio o seu carro zero?
por VF_GOMES Qui 19 Out 2017, 20:10

» Trepidação na direção
por Lauro Pericles Vitachi Qui 19 Out 2017, 09:31

» Câmera de Ré
por rafaeldias Qui 19 Out 2017, 09:19

» XS HB 2018 AT
por amazuti Qui 19 Out 2017, 08:40

» Revisão 30.000 Km etios 1.3
por Levinthal Qui 19 Out 2017, 00:36

Velocidade no velocímetro

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Velocidade no velocímetro

Mensagem por Urubaldo em Sab 16 Nov 2013, 17:58

Alguém já comentou aqui, mas não lembro em que tópico, que a velocidade no gps sempre fica menor do que no velocímetro do carro.
Eu não tenho gps mas estou achando que o velocímetro no meu está muito errado. A cento e poucos por hora parece estar a 80, e a 140 parece estar em 110. Minha noção de velocidade não deve ser tão precisa assim, mas o fato é que quando estava a 130/140 por hora fui ultrapassado por três carros (um deles era um carro caindo aos pedaços!)
Alguém já levou esse problema pra concessionária? Pra mim o velocímetro marcar a velocidade errada é um problema sério. No meu caso, uma viagem que normalmente duraria 3 horas e meia acabou levando quase uma hora a mais. Eu olhava o velocímetro
marcando 150 e tinha que tirar o pé do acelerador..
Urubaldo

Membro Ouro
Membro Ouro

Re: Velocidade no velocímetro

Mensagem por Sharky em Sab 16 Nov 2013, 23:04

Todos velocímetros dos carros indicam uma velocidade maior do 10% mediamente daquela real, é uma medida de segurança
Sharky

Membro Bronze
Membro Bronze

Mensagem por girardi em Dom 17 Nov 2013, 00:17

O meu carro a 80km/h no velocimetro marca 77 km/h no GPS.
Mas eu aumentei bastante o tamanho das rodas que são aro 16, e isso muda a marcação do velocímetro.

girardi

Membro Rubi
Membro Rubi

Mensagem por Paulo moderador. em Dom 17 Nov 2013, 01:05

no meu fica na media de 3 km a menos no gps, ta cero sim, todos carros são assim!
ou você esta vendo de ângulo errado!
Paulo moderador.

Membro Rubi
Membro Rubi

Mensagem por Caio em Dom 17 Nov 2013, 01:53

O meu fica cerca de 8Km/h a menos.... ja conferi no GPS e nos radares na cidade que mostram a velocidadena hora. A 70Km/h no quadro, fica a 62~63Km/h no GPS... É normal e é bom para evitar multas, aquelas de quando você esta um pouco a cima da velocidade sem perceber e passa no radar achando que ganhou uma multa...Só que não! rs... Graças a isso!

E quanto a sensação de estar mais devagar do que realmente esta, vem muito do conforto, estabilidade e motor do carro, sabe quando voce corre e nem sente? Pois, meu sogro tem um Palio fire 1.0 que realmente é uma porcaria! Motor muito fraco, estabilidade terrivel, e uma suspensão bem dura por sinal (só é mole nas curvas onde não deve ser rsrs). Em fim, andando a 100Km/h no etios nem parece que ta correndo, mas passou de 60Mk/h no palio parece que voce ta voando pois voce ve o esforço que o pobre coitado ta fazendo pra manter a velocidade. Em fim, dirige um 2.0 que voce vai achar o etios devagar rsrs e por ai vai!
Caio

Membro Rubi
Membro Rubi

Mensagem por Darci em Dom 17 Nov 2013, 10:12

Sábado, estava no trabalho só de plantão, não tinha serviço, então entrei no fórum e vi o comentário do Urubaldo, e pensei, vou testar, fui no carro e instalei o gps, ainda não tinha usado o gps no etios. E realmente na hora de ir embora verifiquei que dava 9km a menos no gps do que no velocímetro, a 60km/h o gps marcava 51, passei em uma lombada eletrônica a 35km/h e marcou 26 no gps e na lombada, não corri muito estava em área urbana, o máximo que peguei foi 80km/h já quando tinha saído do fervo e o gps marcou 71, mas em outro carro que tive isso também acontecia, só que a diferença era de uns 5km/h.

A questão é só saber se a diferença se mantém a altas velocidades ou se aumenta na proporção que a velocidade aumenta, dos 35 ao 80 a diferença foi a mesma, então acho que se mantém. Concordo com os membros que falaram a respeito do conforto e de ser bom para evitar multas, como não se ouve o carro urrando e é bem confortável talvez dê a impressão que não está andando muito, e naqueles casos de distração em que você passa a 65km/h num radar de 60 não leva multa. Porém, se no etios do Urubaldo a diferença é muito grande, concessionária neles.......pois aí entra a questão de segurança também.
Darci

Membro Rubi
Membro Rubi

Mensagem por Urubaldo em Dom 17 Nov 2013, 11:37

Na volta pra casa vamos em dois carros, então vai dar pra comparar os velocímetros e tirar a prova (isso se conseguirmos achar um lugar na estrada que tenha sinal de celular). Se estiver dando mais de 20 km/h de diferença mesmo, vou ter que levar o problema pra concessionária.
Mas tirando isso, a viagem foi muito boa mesmo (primeira vez que ando mais que 300 km na estrada com o Etios). Carro confortável, estável nas curvas, não sofre em subidas, tem boa potência pra fazer ultrapassagens, mas sofri um pouco com o calor da tarde. Com o ar condicionado ligado direto e o carro com quatro pessoas e porta-malas carregado (inclusive com algumas coisas pesadas, não só roupas) o carro fez 9,9 km/l no álcool, acho que está razoável.
Urubaldo

Membro Ouro
Membro Ouro

Mensagem por Sharky em Dom 17 Nov 2013, 13:29

Como falei é normal que a diferença seja em percentagem, o melhor, para quem entende de matematica a diferencia de velocidade vai ser logarítmica:
"No Brasil, por determinação de legislação de trânsito, os velocímetros de todos os veículos aqui fabricados saem da fábrica sempre marcando mais do que a velocidade real do veículo", informa um gerente de engenharia de produtos de uma importante fabricante de velocímetros e um dos maiores fornecedores para a indústria nacional. Segundo ele, esta diferença, ou "faixa de tolerância" como chamada, é determinada pela montadora conforme regulamentado pela legislação, e é específica para cada carro. "O real objetivo é inibir o avanço de velocidade." Até cerca de 80 km/h o equipamento do carro marca entre 3 km/h e 5km/h a mais do que a velocidade real. Até 140 km/h, a margem sobe para 10km/h, em média. "Em alguns carros, a variação positiva pode chegar a 15km/h quando a velocidade real está acima dos 180km/h, e esta “faixa de tolerância” sobe proporcionalmente ao aumento de velocidade, ou seja se você está a 180 km/h na verdade entenda como 165 km/h, e se estiver a 200 km/h provavelmente não estará passando dos 180 km/h."
Fonte: Wikipedia
Sharky

Membro Bronze
Membro Bronze

Mensagem por Urubaldo em Dom 17 Nov 2013, 14:05

Sharky, eu entendi essa diferença em porcentagem. Estou reclamando porque tenho a impressão que a diferença no meu está bem mais que esses 10%. Se o carro estiver em 110 km/h mas marca 140, então a diferença é de mais de 25%. O que eu sei é que não é tão fácil assim ultrapassar um carro que está a 130/140 por hora. Mas eu estava nessa velocidade (no velocímetro) e vieram três carros, um atrás do outro me passando. E como eu disse também, a viagem demorou bem mais que o normal, mesmo eu mantendo sempre a velocidade em 120 pra cima.
Urubaldo

Membro Ouro
Membro Ouro

Mensagem por Sergio em Dom 17 Nov 2013, 17:51

A diferença entre a velocidade real e a mostrada no velocímetro é de mais ou menos 5% na maioria dos carros, até para atender a legislação de trânsito como disse o Sharky. No Etios também está por aí, talvez um pouco mais uns 6%.

Ocorre que ele é vendido com duas medidas de pneus. Com o excelente programa que o Girardi trouxe pra gente dá para calcular que com o aro 15 a velocidade é 3,3% mais rápida. Então o velocímetro levou em conta um carro com aro 15 para que ele não ficasse fora da margem de mais ou menos 5%. Quando instalado num carro com aro 14 a diferença sobe e acaba ficando em torno de 9%, o que é um pouco grande.

Essa é a explicação para uma diferença maior do que a média. Se a Toyota tivesse calibrado para o aro 14 então o aro 15 não atenderia a legislação.
Pelo tamanho das caixas de rodas dá para perceber que o carro foi projetado para o aro 15 e todos deveriam sair de fábrica com essa medida.

Quando estiver na hora de trocar os pneus (e provavelmente ainda vou estar com o aro 14 no meu carro) vou colocar 175/70 R14 que tem praticamente o mesmo diâmetro externo do 185/60 R15 do XLS. O pneu é mais borrachudo e deforma mais nas curvas, mas como priorizo o conforto a andar no limite penso que essa medida é mais coerente com o projeto do Etios.
Sergio

Administrador
Administrador

http://www.etiosclube.com.br

Mensagem por Urubaldo em Qua 20 Nov 2013, 09:26

Na viagem de volta comparamos os velocímetros a 120 km/h, e no Etios estava ligeiramente mais alto, talvez uns 5 km/h a mais. Isso significa que, se o outro carro marca 10% a mais que a velocidade real, então no meu Etios marcando 120 km/h, na verdade está a uns 104km/h. Mas se o outro carro marca 5% a mais, como o Sérgio falou, então a 120 km/h meu Etios está na verdade a uns 109 km/h.
A impressão que eu tinha era que a diferença fosse ainda maior que isso, mas acho que um pouco é como o Caio falou, vem do conforto do motor 1.5.
Obrigado pelas respostas esclarecedoras. Eu já pensava em colocar rodas aro 15 quando fosse trocar os pneus, e o que o Sérgio falou me deu mais um motivo pra isso, eheh.
Urubaldo

Membro Ouro
Membro Ouro

Mensagem por Sharky em Qui 21 Nov 2013, 01:21

Agora, depois de ter o meu novo Etios entendo as duvidas que o velocímetro indique bem mais que o normal 10%... vou verificar nos próximos dias
Sharky

Membro Bronze
Membro Bronze

Mensagem por Rafael Lemos Sesta em Sab 23 Nov 2013, 17:58

Tb achei os 100km/h do meu etios nada convincentes. Ai usei o GPS... Estava a 90km/h. O velocímetro é bem ruim e te faz andar bem abaixo da velocidade pretendida.
Assim ser econômico fica fácil né?
Rafael Lemos Sesta

Membro Novato
Membro Novato

Mensagem por Paulo moderador. em Sab 23 Nov 2013, 18:42

já testei com o gps, a diferença a 100km/h e de 5km/h a mais, mesma margem de todos os carros...
teste de uma outra forma o seu Rafael!
Paulo moderador.

Membro Rubi
Membro Rubi

Mensagem por Sergio em Sab 23 Nov 2013, 21:07

Rafael na sua outra mensagem criticando o Etios você falou que andou apenas 100km com o carro. Sendo que 60 km foram só para sair da ccs. Em tão pouco tempo já deu para ver que o velocímetro também tem toda essa diferença?
Sergio

Administrador
Administrador

http://www.etiosclube.com.br

Mensagem por Caio em Dom 24 Nov 2013, 01:29

Essa diferença absurda se percebe mais no X e XS que tem rodas menores, o XLS com as 15" fica na media correta. O jeito é ou colocar pneus com perfil maior, ou aumentar o aro da roda rs.
Caio

Membro Rubi
Membro Rubi

Mensagem por Maaande66 em Ter 21 Jan 2014, 21:10

Olá ao grupo. Tenho um Etios com 400km e desde o início verifiquei o problema da diferença entre real e marcado no velocímetro. Tenho tb um Pálio e o velocímetro dele é totalmente aferido (talvez dentre da margem menor q 5% q mencionaram) com meu GPS e lombadas eletrônicas q tive a oportunidade de comparar. Nunca tive multas de velocidade por conta do velocímetro mostrar a velocidade real no Pálio. Agora, com o Etios, sinto receio de ser atropelado por estar abaixo da velocidade que deveria (alguém aqui já passou pelo radar de 40km/h na saída do rodoanel para acessar a Anchieta? Sabe o que é estar a 30 km/h lá - no real, e não no mostrador do carro - e com uma carreta carregada alta atrás de vc dando luz alta?!!). Para mim, como já comentaram, mais uma economia porca da Toyota de ter todos os velocímetro com um único aferimento e várias opções de roda/pneu nos carros. Ainda quero comentar sobre os botões dos Vds elétricos sem iluminação (o que percebi apenas ontem), mas acho q fica para outro tópico. A impressão maravilhosa ao dirigir pela primeira vez o carro, vai se esvaindo e se tornando frustração nesses detalhes que custariam tão pouco à montadora não tê-los. Como dizem: "ninguém tropeça em montanhas, mas em pedregulhos". Não deve ser um provérbio japonês.....
Maaande66

Membro Bronze
Membro Bronze

Mensagem por T-6 em Qua 22 Jan 2014, 10:20

Os velocímetros analógicos tem um erro de até 4 km/h a menos em alguns carros (outros até mais). Já os velocímetros digitais o erro é, geralmente, de 2 km/h a menos.
Se vc mudar o perfil do pneu vc teria que ver qual será a diferença de velocidade, a menos ou a mais, que os novos pisantes marcariam.
Como fazer isso? Simples: http://www.aventuraeoffroad.com/aventuraeoffroad/tabelas_de_conversao.php
Neste site vc faz, na Tabela de Conversão Sistema Métrico para Polegadas, a conversão das medidas do pneu original e do pneu que vc pretende instalar. Com essas informações à mão, vc as coloca na Tabela de Pneus - Diferença no Velocímetro que vc vai ter a velocidade real da novo pisante. Aí vc sabe que seus 98 km/h indicados equivalem a 100 km/h, por exemplo, no novo pneu.
T-6

Membro Rubi
Membro Rubi

Mensagem por Leandro Souza em Qua 22 Jan 2014, 11:42

Minha dúvida é a seguinte:A rodagem do hodometro esta relacionada com a velocidade do velocimetro???
Se sim,isto interfere na média do consumo e na kilometragem no hodometro....
Leandro Souza

Membro Novato
Membro Novato

Mensagem por Maaande66 em Qui 23 Jan 2014, 20:46

Leandro Souza escreveu:Minha dúvida é a seguinte:A rodagem do hodometro esta relacionada com a velocidade do velocimetro???

Pois é.... Então, se estão relacionados e usam a mesma calibragem, o hodômetro tb vai marcar esses quilômetros a mais sem o carro tê-los percorrido? Vou fazer o teste com o GPS e comento com vcs.
Maaande66

Membro Bronze
Membro Bronze

Mensagem por T-6 em Sex 24 Jan 2014, 22:35

Leandro Souza escreveu:Minha dúvida é a seguinte:A rodagem do hodometro esta relacionada com a velocidade do velocimetro???

Putz....  Shocked não tinha pensado nisso....

Vamos ver...

Se vc troca os pneus 185/60 15 por um 195/60 15, a velocidade real, com 100 km/h indicados no velocímetro, será de 102,1 km/h, ou seja, a velocidade indicada será menor do que aquela que vc está mantendo pois, com um diâmetro um pouco maior ele rodaria menos para se fazer um determinado percurso, certo?
Com isso, acredito também que o cômputo de quilometragem será menor.
Confirmem, por favor, essa teoria....
Grato.
T-6

Membro Rubi
Membro Rubi

Mensagem por Paulo moderador. em Sex 24 Jan 2014, 23:19

Isso mesmo, no aro 15 nao muda muito, mas nk aro 17 da uma diferenca boa, acredito que tenha que levar para calibrar se trocar...
Eu acredito que a toyota tanto no aro 15 quanto no 14 use a mesma calibragem no velocimetro(os donos que se explodam)...
Se for assim o etios com aro 15 marca a velocidade mais precisa que o 14...
Paulo moderador.

Membro Rubi
Membro Rubi

Mensagem por GabrielMoreno em Sab 25 Jan 2014, 10:54

Pessoal, eu trabalho em montadora... é o que sei é o seguinte:
O hodômetro sempre marca a menos, já o velocímetro trabalha marcando a mais.
Então o carro sempre vai marcar quilometragem menor do que já foi rodado.

O meu Etios (aro 14) está com erro no velocímetro na casa dos 10%. Marcando 60 estou a 52/53 Km/h (tenho central multimídia e acompanho pelo GPS).
O grande problema é em velocidades mais altas, marcando 120 Km/h, estou normalmente em 105 Km/h.

Isso esta me incomodando bastante, quando eu agendar visita na css pra tirar ruído vou perguntar o que eles tem a dizer sobre essa diferença. Como já disseram, com certeza existe uma calibração única para todos os modelos.

A Quatro Rodas aferiu a velocidade real do Etios em um teste, em 100 km/h no velocímetro a velocidade real era 90 Km/h.
GabrielMoreno

Membro Novato
Membro Novato

Mensagem por Paulo moderador. em Sab 25 Jan 2014, 12:08

esse erro tem em tudo que é carro, a quatro rodas falou do etios porque o etios é so saco de pancada dos sites e o hb20 e o filinho preferido deles.
Paulo moderador.

Membro Rubi
Membro Rubi

Mensagem por Luiz Fernando em Sab 25 Jan 2014, 13:23

isso é muito verdade !!!!

mas nós chegaremos lá !!!!
Luiz Fernando

Moderador
Moderador

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo