Etios Clube
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
antes de perguntar
Pesquise aqui
Últimos assuntos
» Central Wings Play
por luccasfigueira Ontem à(s) 22:04

» VENDO Toyota Etios 1.5 16v Xls 5p
por Juliano Ontem à(s) 16:25

» GR Etios
por Luiz Fernando Ontem à(s) 00:09

» Problema rádio Etios 15/16
por shirayriu43 Qua 17 Abr 2024, 16:03

» Motor de partida
por maholanda733 Qua 17 Abr 2024, 14:45

» GRUPO do ZAP só de Etios.
por Rafael Alves Dom 14 Abr 2024, 14:35

» Mensagem de falha no sistema antitravamendo do freio
por Emerson Warne Sáb 13 Abr 2024, 16:19

» Arrefecimento
por jolima74 Sáb 13 Abr 2024, 10:48

» seguro Etios preço subiu
por celsotsunoda Sáb 06 Abr 2024, 23:35

» PERGUNTA DESAFIO - Etios 2010-2014 flex possui sensor MAF e onde fica ?
por JoTanaka Sex 05 Abr 2024, 17:47

» Rpm sobre ao pisar na embreagem
por Emerson Warne Qui 04 Abr 2024, 11:38

» Injeção acesa
por JoTanaka Ter 02 Abr 2024, 10:06

» Como faço pra abrir o capo sem ser no botão pois o botão de puxar quebrou
por Sidneymlkbom Ter 02 Abr 2024, 09:55

» Engasgando ao acelerar com ar condicionado ligado.
por JoTanaka Ter 02 Abr 2024, 09:52

» Como abrir o capo?
por Sidneymlkbom Seg 01 Abr 2024, 21:09

» Qual carro vc tinha antes do etios?
por Jordão Aurélio Sex 29 Mar 2024, 08:43

» Lâmpada super branca halogenas
por Kleberready Seg 25 Mar 2024, 13:08

» Botão Start Stop com partida remota
por Sergio Dom 24 Mar 2024, 19:07

» Led debaixo dos bancos, nas portas e na parte traseira (teto)
por joiodotrigo2 Sáb 23 Mar 2024, 20:16

» Dúvida sobre odometro (hodometro)
por Mauricio Siqueira Qui 21 Mar 2024, 16:43

» Embreagem baixando e voltando
por Leandro sales Ter 19 Mar 2024, 12:32

» O etios com gnv 5 geração pega gerenciador de avanco?
por Gibanetto Seg 18 Mar 2024, 09:19

» Luz de marcha ré
por Flávio José Garzeri Seg 18 Mar 2024, 09:09


Etios Cross nova proprietária

+5
redlabel
Sergio
Luiz Fernando
Douglas Faria
Maria Estela Cross
9 participantes

Página 3 de 3 Anterior  1, 2, 3

Ir para baixo

Etios Cross nova proprietária - Página 3 Empty Re: Etios Cross nova proprietária

Mensagem por Convidado Seg 10 Mar 2014, 19:53

Luiz Fernando escreveu:Achei legal isso Cmarques !!!!

Pena que não tem específico do Etios, mas o universal deve servir. Você sabe com fixa esse Flap !!!!

P.S.: O T-6 é que vai gostar do nome "FLAP", KKKKKKKKKKKK = tem a ver com aviação !!!!


Gostei do Flap...

Voltando ao assunto da aquaplanagem, esse, apesar de quase nunca ser divulgado na mídia, é um assunto muito importante quando na fabricação de um avião (e dos carros por conseguinte).
A aquaplanagem ocorre quando o pneu perde o contato com a superfície e isso acontece por vários motivos: desgaste dos pneus, pressão dos pneus, diâmetro dos pneus, largura dos pneus, velocidade do carro, quantidade de água da chuva, etc. Sim, outra verdade da aquaplanagem é que pneus mais estreitos tem a aquaplanagem a maiores velocidades que pneus mais largos, justamente por "cortarem" melhor a camada de água que fica entre o pneu e o solo que os pneus mais largos.
Quando fiz o curso de Segurança de Voo fiquei muito ligado pois tinham uma fórmula que dizia qual era a velocidade de aquaplanagem de qualquer veículo levando-se em consideração as medidas dos pneus, a pressão, a velocidade (principal fator de aquaplanagem) e a quantidade de água, só que não me apresentaram essa bendita fórmula, infelizmente.
O que sei é que, dependendo desses fatores, existe uma velocidade "x" no qual cada pneu aquaplana. Antes dessa velocidade é seguro rodar. Se eu ficar sabendo dessa fórmula passo a vocês mas, acredito, não existe nenhum equipamento que amenize esse problema em qualquer veículo.
Já vi colocarem bordas nos pneus para desviarem a água das entradas de ar das turbinas dos aviões, mas nunca um que diminuísse, ou acabasse, com esse problema (e os critérios usados para os pneus aeronáuticos são os mesmos para os pneus automobilísticos).
Já aquaplanei de avião e de carro. No avião não tinha muito o que fazer, apenas "tirar motor" e esperar o avião diminuir a velocidade (e lembrar de tirar o pé do freio senão acontece o que está na foto abaixo). No carro o procedimento é semelhante: deve-se tirar o pé do acelerador e evitar frear senão irão rodar, e rodar, e rodar...

Aqui está a borda que colocam em alguns pneus de aeronaves para jogar o spray de água para longe das turbinas:
Etios Cross nova proprietária - Página 3 O4Q6_zps165067f4

Já nessa foto abaixo, o estado que fica um pneu que aquaplana. Parece que passam uma faca e tiram um pedaço do pneu (na realidade a borracha derrete e, se não tirar o pé do freio, chega a estourar o pneu).
Etios Cross nova proprietária - Página 3 Itled_zpsf75cb9ad
avatar
Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Etios Cross nova proprietária - Página 3 Empty Re: Etios Cross nova proprietária

Mensagem por Luiz Fernando Seg 10 Mar 2014, 21:26

Mais reforçado ainda pelo T-6 que aquilo lá na frente do parachoque do Etios é apenas penduricalho !!!!!


Obrigado pelas informações T-6 !!!!!
Luiz Fernando
Luiz Fernando

Moderador
Moderador

Mensagens : 2427
Data de inscrição : 09/12/2013
Localização : Santos - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Etios Cross nova proprietária - Página 3 Empty Re: Etios Cross nova proprietária

Mensagem por Caio Ter 11 Mar 2014, 02:08

Passei por uma experiencia desagradavel recentemente com aquaplanagem, mas como ja sabia como proceder fiquei tranquilo, mas ainda assim é estranho saber que vc está "sem controle" do carro. A minha aquaplanagem foram so nas duas rodas do lado direito do carro por causa de uma poça d'agua acumulada na lateral da pista. Nesse caso o carro chegou a puxar um pouco para a guia mas como falei, sabia como proceder e retomei o controle do carro logo em seguida. Eu estava a cerca de 80Km/h (no limite da via que trafegava). Creio se o meu pneu fosse aro 15, essa aquaplanagem demoraria um pouco mais.
Caio
Caio

Membro Rubi
Membro Rubi

Mensagens : 733
Data de inscrição : 20/07/2013
Idade : 32
Localização : Salvador - BA

Ir para o topo Ir para baixo

Etios Cross nova proprietária - Página 3 Empty Re: Etios Cross nova proprietária

Mensagem por Convidado Qua 12 Mar 2014, 08:06

Caio, o mais importante não é o tamanho da roda mas sim a largura do pneu.
Eu tive um Gol 94 e, numa de minhas viagens que fiz de de Recife/PE a Mossoró/RN (+ou- 570 km) chovia muito mas, como espírito do Ayrton Senna incorporou no meu ser, durante todo esse percurso NENHUM carro me ultrapassou. KKKKKKK. Por conta das poças d'água ninguém acelerava... e eu mandando bala.
Motivo: Pneu 165 (apesar de estar num aro 13). Ele corta a água das poças com muito mais eficiência que um 215, por exemplo (meu C4, que usava estes pneus, volta e meia eu deslizava com as rodas da esquerda igual ao que vc relatou acima, e com velocidades bem mais baixas que as que eu aplicava no Golzinho).
Mas apesar disso quando for trocar os pneus do meu carro vou colocar uns 195 só para ficar mais TCHAMMMM.
Outra coisa importante do seu post foi notificar a velocidade com que isso ocorreu: 80 Km/h. É uma boa dica para quando se estiver na estrada e ver aquela poça d'água gigante na sua frente (diminuir rapidamente para velocidades abaixo dessa para evitar a aquaplanagem).
Grande abraço.
avatar
Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Etios Cross nova proprietária - Página 3 Empty Re: Etios Cross nova proprietária

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 3 de 3 Anterior  1, 2, 3

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos