O CLUBE PRECISA DE VOCÊ
Ajude a viabilizar o Etios Clube clicando no anúncio ao lado só para conferir!!!
antes de perguntar
Pesquise aqui
Últimos assuntos
» Nova Hilux
por gembakudome Hoje à(s) 17:29

» Rodar com álcool ou gasolina?
por gembakudome Hoje à(s) 17:29

» tem muita diferença motor 1.0 com 1.3
por gembakudome Hoje à(s) 17:28

» Etios vende pouco
por gembakudome Hoje à(s) 17:27

» Vc trocaria seu etios usado por 1 novo?
por gembakudome Hoje à(s) 17:26

» Troca de pastilhas de freio
por Emerson Warne Hoje à(s) 15:46

» Tipo de pneu
por Luiz Fernando Hoje à(s) 15:38

» Versão mais vendida
por Sergio Hoje à(s) 11:15

» Novo Painel modelo 2017
por ewallau Hoje à(s) 09:34

» Por que o Etios não tem marcador de temperatura no painel?
por ewallau Hoje à(s) 09:24

» Etios Automático vale a pena?
por jp.siq Hoje à(s) 08:12

» Qual carro vc tinha antes do etios?
por gembakudome Hoje à(s) 03:41

» Mecanico fala do Etios
por gembakudome Hoje à(s) 03:34

» O barato que saiu caro.
por Luis Carlos K Hoje à(s) 01:39

» Problemas no Freio Traseiro
por Jackson Ontem à(s) 16:39

» Borracha do vidro traseiro
por Jackson Ontem à(s) 16:27

» Subwoofer de 400wrms em um módulo de 250wms
por xandaumgv Ontem à(s) 12:22

» SOM do Etios com problema
por Daniel Brainer Ontem à(s) 11:03

Barulho no painel do lado do passageiro (ar bag)

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Barulho no painel do lado do passageiro (ar bag)

Mensagem por lindemberg Segundo em Ter 25 Mar 2014, 16:18

Sei que isso pode ser meio repetitivo, mais percebi algo no meu carro que pode ser que no de vocês também tenha, uma das partes que no etios faz mais barulho (grilos) é o painel, o ônus de um painel divido (o bônus é que se o ar bag deflagrar não teremos que trocar boa parte do painel, o que acontece naqueles carros com o painel com peça única), no entanto sou uma pessoa que detesta andar com carro barulhento, mesmo morando no interior e com ruas de paralelepípedo ou terra batida, fico sempre de orelha em pé para identificar qualquer grilo, percebi que uma parte específica no meu etios faz muito barulho, o painel que fica o ar bag do passageiro, o mesmo vibra muito gerando barulho de plástico ou metal rangendo, pois bem, consegui identificar possíveis causas e queria compartilhar.

Obs: não retirei o dispositivo, obviamente, o que fiz foi uma “exploração não evasiva”, apenas retirei os parafusos e os encaixes e levemente levantei o local onde fica o encaixe, “levemente”, quando percebi que o mesmo não movia mais, não o forcei, observei como eram os encaixes e a estrutura do dispositivo e do local. Mediante o observado fiz um diagrama, me perdoem pela simplicidade.

Observações:

- primeira imagem-

Percebi um conjunto de encaixes e parafusos, que dependendo do carro, ficam roçando e rangendo em atrito com o restante do encaixe. Fora isso existe uns pinos que tem a ponta constantemente em atrito com a base do encaixe, batem muito, e como não tem forração, faz barulho!
- os círculos coloridos representam os encaixes e parafusos.

- segunda imagem-

Percebi que existe um cubo grudado com o plástico de cima (onde fica escrito air baig) ele é o compartimento onde a bolsa fica guardada, esse cubo é preso por parafusos a uma haste de metal que é aparafusada na carcaça do carro (restante do painel), observei que existe uma folga (mais ou menos 1 cm) entre essa haste e o cubo de plástico (quando o carro anda o cubo faz uma pequena vibração, isso vai fazer o mesmo bater na haste, assim a vibração se propaga). Descobri que alguns carros de luxo, essa base que prende o dispositivo é forrado (borracha, espuma, etc.) assim nessa parte não vai ter barulho.

Depois que averiguei fiz algumas intervenções:
Coloquei anéis de e.v.a (não tinha espuma, com ela ficaria muuuito melhor) nos parafusos, encaixes e pinos, coloquei também na folga que existem entre a haste e o cubo uma tira e e.v.a.  

Conclusão, consegui diminuir consideravelmente o barulho, acredito que quase 80%.

OBS: Mesmo que ninguém queira fazer o que fiz, pelo menos vão ter uma ideia de possível foco de grilo no carro.

mesmo não tendo prática (sou muito ruim em atividades manuais) espero ajudar esse fórum que já foi várias vezes útil para mim.
lindemberg Segundo

Membro Ouro
Membro Ouro

Re: Barulho no painel do lado do passageiro (ar bag)

Mensagem por daHool em Ter 25 Mar 2014, 16:25

amigo eu também noto um barulho insuportável dessa zona, achei que era do alto falante próximo dali.

o que são os círculos vermelhos?

têm como colocar a espuma por baixo da caixa do airbag? tem alguma foto?

agradeço
daHool

Membro Ouro
Membro Ouro

Re: Barulho no painel do lado do passageiro (ar bag)

Mensagem por lindemberg Segundo em Ter 25 Mar 2014, 16:42

daHool escreveu:amigo eu também noto um barulho insuportável dessa zona, achei que era do alto falante próximo dali.

o que são os círculos vermelhos?

têm como colocar a espuma por baixo da caixa do airbag? tem alguma foto?

agradeço

Amigo não coloquei a imagem no meio do texto pois não sabia rsrsrs,
os círculos vermelhos são os parafusos, os verde são os parafusos da haste que prende o "cubo" onde fica a bolsa do ar bag no restante do painel, os roxos são os encaixes.

obs: se você for mexer tire com tooodo cuidado!!!! Não puxa os encaixes de uma vez, vai um por um...

Infelizmente colocar espuma por baixo somente na css e não sei se eles fariam isso, mais ficaria show, se você conseguir me fala que vou perturbar a css pra fazer no meu rsrsrs.
lindemberg Segundo

Membro Ouro
Membro Ouro

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: