O CLUBE PRECISA DE VOCÊ
Ajude a viabilizar o Etios Clube clicando no anúncio ao lado só para conferir!!!
antes de perguntar
Pesquise aqui
Últimos assuntos
» Roda de Liga Leve aro 14
por Sergio Hoje à(s) 15:50

» Etios falhando ao fazer curvas 1/4 de combustível
por Rlopes0405 Hoje à(s) 14:51

» Extintor pode voltar a ser obrigatório
por ewallau Hoje à(s) 07:54

» Pioneer AVIC F80TV ou Kenwood DNX7150BT
por xandaumgv Hoje à(s) 00:51

» Escolha de alto-falantes
por Cappelletti Hoje à(s) 00:14

» Recall por conta de problemas no sistema de airbag.
por Emerson Warne Ontem à(s) 13:46

» Câmera de ré original central multimidia Etios Xls 2017
por rafaeldias Ontem à(s) 06:51

» Cambio manual de 6 marchas
por zE_ Ontem à(s) 00:06

» Eliminar Ruídos
por zE_ Qua 21 Jun 2017, 23:49

» A tintura do Ethios é reflexiva?
por ksio89 Qua 21 Jun 2017, 21:53

» Tudo sobre conectores elétricos Toyota
por Diogo Qua 21 Jun 2017, 21:37

» Encontro dos users de SP capital?
por Luiz Fernando Qua 21 Jun 2017, 17:20

» Tampão com Alto Falantes Pioneer
por elizandro Qua 21 Jun 2017, 15:21

» Bluetooth etios ready
por Diogo Qua 21 Jun 2017, 12:51

» Instalação de kit turbo no Etios 1.5
por Raone Ter 20 Jun 2017, 18:03

» Etios Sedan XS AT Vs. Corolla GLi 1.8 CVT
por Roberto Rty Ter 20 Jun 2017, 07:43

» Tablet como kit multimídia
por Sergio Dom 18 Jun 2017, 20:42

» Som do Etios
por Diogo Dom 18 Jun 2017, 18:06

PARCEIROS

Consumo de combustível

Página 5 de 35 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6 ... 20 ... 35  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Re: Consumo de combustível

Mensagem por Sergio em Qui 19 Dez 2013, 13:01

Ótimo relato Hugo, obrigado por compartilhar.

Você resumiu bem, só dá para aferir se o consumo está dentro dos parâmetros numa estrada ou onde a condição do percurso pode ser comparada. No transito, no para e anda para ir à faculdade, sair de manhã pra comprar pão na padaria e esse tipo de coisa não dá para concluir nada. Até o mesmo percurso de um dia para o outro pode ter uma variação enorme. Mas mesmo assim eu penso que o consumo no seu caso ainda melhora com um pouco mais de quilometragem do carro.

O legal de ter um adaptador OBD II conectado a um aplicativo tipo Torque num smartphone ou numa central multimídia mais sofisticada (e hoje em dia tá bem fácil fazer isso) é que dá para ir "aprendendo" o modo de dirigir mais econômico ou até mesmo como conseguir o maior desempenho. Olhando o consumo instantâneo por exemplo o caboclo pode chegar a conclusão que se aliviar um pouco o pé vai conseguir 90% da aceleração que desejava mas terá 30% de economia e decidir dirigir dessa maneira.

Sobre o atendimento nas css é bom mesmo. É claro que sempre vão existir os descontentes, mas na grande maioria das vezes o nível de satisfação é muito alto. Isto se deve, na minha opinião, por dois motivos: o primeiro que a Toyota tenta preservar a todo custo sua imagem de melhor atendimento de pós-venda. Ela sabe que esse é um de seus principais patrimônios, se não fosse por ser Toyota o Etios nunca venderia em torno de 5 a 6.500 carros por mês. É um número menor do que o esperado mas não é de se jogar fora. Não venderia pois, apesar de ser de longe o carro de melhor qualidade mecânica da categoria, tem pouco apelo para seduzir o zé povinho que busca apenas qual é o modelo mais enfeitadinho para comprar. O segundo motivo para ter um bom atendimento é que os modelos da montadora vieram de cima para baixo como vc falou, sua rede esta acostumada e treinada para atender carros tops e agora começou a atender também o cliente do Etios e o padrão é o mesmo. O sujeito compra um Etios, que custa mais ou menos o mesmo preço das porcariadas que chamam por ai de "popular premium" e é tratado como alguém que comprou um Corolla ou um Civic.

Eu penso que no futuro isso vai mudar e o padrão de atendimento vai cair também. Mas por enquanto tá uma delícia aproveitar o tratamento vip, cafezinho expresso e a lavagem classe A das revisões que faz até dó de entrar no carro depois.......
Sergio

Administrador
Administrador

http://www.etiosclube.com.br

Mensagem por GuereiroBR em Qui 19 Dez 2013, 14:10

Essa semana foi mais 1 tanque. Resultado: 16.5 km/l no transito misto
Excelente consumo. Muito satisfeito com o carro
GuereiroBR

Membro Novato
Membro Novato

Mensagem por Paulo moderador. em Qui 19 Dez 2013, 14:28

é verdade, o atendimento é top, ensei que com o numero de vendas iria cair o atendimento, mas não caiu, a Toyota se preparou bem antes de lanças o etios.
Paulo moderador.

Membro Rubi
Membro Rubi

Mensagem por Luiz Fernando em Qui 19 Dez 2013, 15:16

Ótimo relato de vocês !!!!
Luiz Fernando

Moderador
Moderador

Mensagem por marcel_portela em Sex 20 Dez 2013, 07:17

Bem...abasteci meu etios GB 1.5 XLS e andei 420km antes de abastecer. Tinham apenas 2 pontos no painel e entraram 32 litros. Minha média de consumo foi de 13 km/l. Utilizei gasolina aditivada da petrobras.
Meu carro não tem nem 1000 km , acredito que pelo fato de eu subir uma serra de 15km constantemente e com o pé pesado neste trajeto tenha contribuído e muito para a média cair.
Abastecerei os próximos 2 tanques com etanol para testar e depois testarei mais 2 tanques com a gasolina Podium.
marcel_portela

Membro Ouro
Membro Ouro

Mensagem por Leonardo Sá em Sex 20 Dez 2013, 15:15

Olá pessoal, meu ETIOS HB XS 1.5 tem feito uma média de 13,7 km/l aqui no trânsito de Brasília. Não pego grandes engarrafamentos porque ando muito no contra-fluxo. Essa semana meu tanque está 3/4 álcool e 1/4 gasolina aditivada. Vamos ver o resultado.
Abs
Leonardo Sá

Membro Bronze
Membro Bronze

ETIOS SEDAN 1.5 TEM CONSUMO ALTO NA CIDADE

Mensagem por EMANUEL65 em Sab 21 Dez 2013, 01:10

Eu tenho um Etios sedan 1.5 2013 com uns 3200 km rodados. Eu tinha um corolla 2007 que faz 8,5 km/L na cidade e 13 km/L na estrada e vendi pra comprar esse etios. ESTOU ARREPENDIDO. Tentei vendê-lo, mas o valor de revenda dele é fraco demais. Por isso não está no ranking dos 10 carros mais vendidos do país. Razões para o arrependimento: ELE CONSOME MUITO NA CIDADE. FAZ 5,15 KM/L COM AR COND. LIGADO. ISSO COM GASOLINA.  NUNCA FEZ MAIS QUE 6 KM/L. COMPROVADO NA TOYOLEX DA  AV. RUI BARBOSA, RECIFE-PE. TA ACABANDO COM MEU BOLSO. Na estrada faz 13 a 14 km/L e isso é bom. Tem ótimo espaço interno, é confortável, tem um excelente porta mala. MAS AFIRMAR QUE ELE É ECONÔMICO NA CIDADE É MENTIRA. PELO MENOS AQUI EM RECIFE ELE NÃO É. TESTEI ISSO VÁRIAS VEZES.
EMANUEL65

Membro Novato
Membro Novato

Mensagem por Sergio em Sab 21 Dez 2013, 01:38

ptr-ADM escreveu:.... é muito leal o aparelho sim, ainda estou aprendendo a mexer, mas temfunço~es nele muito boas, vale a pena pelo preço...
Que aplicativo vc está usando? O Torque para smartphone?
Sergio

Administrador
Administrador

http://www.etiosclube.com.br

Mensagem por Caio em Sab 21 Dez 2013, 11:45

Já procurou a css pra corrigir esse consumo? 5km/l na cidade esta muito errado. Como já falei, nem astra 2.0 8v beberrão consome tudo isso!
Caio

Membro Rubi
Membro Rubi

Mensagem por dalton em Sab 21 Dez 2013, 18:53

Meu primeiro tanque de álcool fez 11 km/L, boa parte na cidade e com ar condicionado. O segundo, já com gasolina, está na metade agora. Depois conto o resultado. Etios hatch X 1.3 2014, em minha posse desde terça-feira. Acabo de fazer uma viagem de 630km. Como o carro é bem leve, a sensação do motor não perde muito para o Civic 1.6 que eu tinha.
A única coisa que deixou um pouquinho a desejar é o barulho do vento mesmo, a partir dos 80 ou 90km/h. Mas não é grande coisa.
dalton

Membro Bronze
Membro Bronze

Mensagem por Caio em Sab 21 Dez 2013, 19:20

Sei que não tem nada haver, mas civic 1.6? não seria 1.8 não? rs
Caio

Membro Rubi
Membro Rubi

TESTE DE RODAGEM

Mensagem por EMANUEL65 em Sab 21 Dez 2013, 19:30

Caio escreveu:Já procurou a css pra corrigir esse consumo? 5km/l na cidade esta muito errado. Como já falei, nem astra 2.0 8v beberrão consome tudo isso!
.

Caio, assim quando eu comprei o meu eu senti a diferença de consumo do corolla 2007 que eu tinha para esse etios. Procurei a Toyolex aqui em Recife, na Avenida Rui Barbosa, fui atendido pela funcionária do SAC Recife(alexsandra) e o próprio funcionário da Toyolex fez o teste de rodagem e constatou que na BR ele é econômico(13 a 14 km/L), porém, quando ele ligou o ar condicionado na cidade do Recife e foi rodar com o Etios ele constatou o consumo de 5,15 km/L. Eu já consegui 6 km/L. Então ele falou que é devido o trânsito pesado e que esse consumo é "normal", porém, o corolla que eu tinha faz 8,5 km/L nas mesmas condições. Assim, a gerente do SAC Recife respondeu para o SAC de SP que não havia problemas com o consumo se apegando na sua economia na BR com o ar condicionado desligado e não na cidade. Ele rodou inicialmente 20% na cidade com ar ligado e depois, quando pegou a BR, ele desligou o ar condicionado e rodou mais 80% do percurso para depois conferir o consumo. Isso me deixou bastante chateado. Pra resumir a história:
1 - A toyota na hora de vender o Etios 1.5 sedan diz que ele faz 9 a 10 km/L na cidade(eu perguntei aos vendedores da toyolex de caruaru-PE e em Recife(na Rui Barbosa e Av. Mascarenhas de Moraes e todos me responderam 9 a 10 km/L);
2 - No pós venda, depois de vender o carro, eles negam tal economia de consumo na cidade(isso o gerente de oficina me disse que ele jamais faria 9 a 10 em Recife) alegando agora que depende do trânsito.
OBS: Eu sei que um veículo em um trânsito pesado consome mais, no entanto, existe o consumo máximo aceitável e eu acho inaceitável o Etios, um carro que foi feito pra ser econômico no Brasil, em todas as cidades, fazer apenas 5,15 km/L com o ar condicionado ligado. O cerato do meu amigo, com câmbio automático, na mesma cidade é muito mais econômico que o etios. Outro detalhe importante foi a insistência, no teste de rodagem, em fazer o teste com o ar condicionado DESLIGADO. Eu não uso veículo sem ar condicionado. É uma questão de conforto e segurança. Se não não quisesse usar o ar condicionado eu o teria comprado sem ele. Só fizeram o teste de rodagem na cidade com o ar condicionado ligado depois que dissemos a ele que nossa reclamação é o consumo dele na cidade com o ar condicionado ligado e não na BR.
Um grande abraço, Caio.
Emanuel P. S. Cavalcanti
EMANUEL65

Membro Novato
Membro Novato

Mensagem por Caio em Sab 21 Dez 2013, 19:53

Então, um consumo desses é inquestionável que tenha algo errado no carro. Tem que se pensar também que esse problema pode gerar um outro problema maior no futuro, não querendo puxar a sardinha pro lado do etios, mas esse consumo é absurdo, eu acho que o pessoal da toyolex estava tentando fazer voce engolir esse sapo e deixar por isso mesmo, eu não entendo essa vontade de perder o cliente! Cliente satisfeito volta a comprar da mesma marca ou no mesmo lugar!! O etios é sim um carro economico, claro que depende muito das condiçoes do transito, da cidade e do pe do motorista. Voce ja procurou outra css da toyota? De preferencia procure uma da concorrencia (por exemplo: Aqui em salvador tem a Guebor que é de um grupo e a Terra Forte outro grupo ambas da toyota). Por acaso o atendimento de uma é melhor do que da outra.
Caio

Membro Rubi
Membro Rubi

Mensagem por dalton em Sab 21 Dez 2013, 20:04

Caio escreveu:Sei que não tem nada haver, mas civic 1.6? não seria 1.8 não? rs

Nem um, nem outro na verdade hehe.. era 1.7, ano 2005.

Quanto ao consumo, para saber o que seria" normal" para o Etios, vale mais o resultado dos testes do Inmetro do que os papos dos vendedores. Segue a referência do motor 1.3:

dalton

Membro Bronze
Membro Bronze

Mensagem por Gibinha em Sab 21 Dez 2013, 21:06

Olá Emanuel65, somente pelas suas informações e minha experiência com o Etios (Etios Sedâ 1.5 16V 2013/13) posso afirmar que seu carro esta com problemas ou a qualidade de seu combustível é duvidosa, pois utilizo em São Paulo e nunca tive média de consumo menor que 8 km/l mesmo em 100% de percurso urbano, sendo que sempre abasteço com Etanol que é mais vantajoso aqui em SP.
Gibinha

Membro Bronze
Membro Bronze

Mensagem por Luiz Fernando em Dom 22 Dez 2013, 00:03

Eu só acho que às comparações entre um e de outra pessoa, deveriam ser feitas se morassemos na mesma cidade, claro que eu sei que e só apenas parâmetros, mas por exemplo, se eu pegar a marginal pinheiros de madruga meu consumo vai ser como se fosse de estrada, agora se eu pegar às cinco dá tarde d uma segunda feita aí fud..., o consumo vai lá pras cucuias, depende muito de quantos ande e para, quantas primeiras e segundas a pessoa coloca no trajeto, realmente depende de tudo entre o que e trânsito urbano pra um e pra outro. Ja na estrada e igual pra todos !!!!
Luiz Fernando

Moderador
Moderador

Mensagem por marcel_portela em Dom 22 Dez 2013, 18:26

bem...atingi a marca de mil quilometros rodados. até agora meu consumo está da seguinte forma:
etanol faz 10 km/l e gasolina aditivada 13km/l. testarei a podium nas proximas semanas.
marcel_portela

Membro Ouro
Membro Ouro

Mensagem por Luiz Fernando em Dom 22 Dez 2013, 19:12

Cidade ou Estrada ????
Luiz Fernando

Moderador
Moderador

Mensagem por marcel_portela em Dom 22 Dez 2013, 19:19

90% estrada andando entre 100 e 120
marcel_portela

Membro Ouro
Membro Ouro

Mensagem por Albieri em Dom 22 Dez 2013, 21:15

Emanuel65, como é a temperatura aí em Recife?
O carro não consegue gelar e o ar fica ligado full time tentando deixar o ar interno frio? (você está usando a opção de reutilizar o ar interno no ar condicionado?)

Outra coisa, eu utilizo o meu carro 90% cidade e 10% estrada (cidade a semana toda e final de semana vou à casa do meu sogro que são 40KM total de estrada).

Meu consumo com gasolina aditivada não vai abaixo de 10km/L nunca.

Acredito que tenha alguma coisa errada com o seu carro, e esse papo de dizer que é normal é para eles não trocarem as peças do seu veículo.
Albieri

Membro Ouro
Membro Ouro

Mensagem por Gibinha em Seg 23 Dez 2013, 12:22

Consumo de combustível de Etios na "Quatro rodas" com 1 ano de uso.
Consumo
No mês (35,5% na cidade) - Etanol 9,6 km/l
Desde dez/12 (48,6% na cidade) - Etanol 9,5 km/l

http://quatrorodas.abril.com.br/blogs/longaduracao/2013/12/20/muito-prazer/
Gibinha

Membro Bronze
Membro Bronze

Mensagem por NINAMG em Seg 23 Dez 2013, 13:02

Bom ainda rodei pouco com meu etios, deve estar na faixa de 70 km rsrsrs. Semana que vem devo abastecer para ver a média que deu e posto aqui para vocês.
Sendo que praticamente rodo na cidade, mas espero que não dê algo ruim afinal quando fui escolher pelo etios a economia foi um ponto fundamental e espero não me decepcionar.

Paz e bem!
NINAMG

Membro Prata
Membro Prata

Mensagem por Solfieri em Ter 24 Dez 2013, 02:38

Como em um tópico anterior:

No meu caso a economia vem com as seguintes velocidades!
Em primeira marcha - até 20km/h
Em segunda marcha - até 40km/h
Em terceira marcha - até 60km/h
Em quarta marcha - até 80km/h
Em quinta - a partir de 80km/h

OBS.: No caso de você estar em um plano, na cidade, use a quarta até 70 e a quinta a partir disso.
Bom, ao menos comigo melhorou.

Com relação ao uso do ar condicionado, use-o direcionado aos vidros no 3 ou 4 com o frio máximo e o ar vindo de fora. Depois coloque na circulação interna com o ar vindo na sua direção. E, enfim, coloque no 2 ou no 1 preferencialmente e com a temperatura do termostato (o regulador com as cores verde/vermelho) no mais fraco, entre o verde e o branco ou na metade do verde. Digo isso no caso de vocês enfrentarem um calor pouco amistoso. Ao menos na minha realidade (aqui em Teresina/PI), o uso do ar condicionado deixa de ser um opcional pra ser uma obrigação.

Espero que isso lhe tenha sido útil.

Minhas aferições são as seguintes:

Usei a gasolina pódium em um tanque e o consumo subiu para 10,3 km/l em uso estritamente urbano e com ar ligado direto e no máximo.
No outro tanque já usei a comum mesmo. Parece que a injeção "memorizou", além do carro estar nos 5000 km rodados, pois o consumo melhorou para 11,2 km/l.

Paz e Bem!
Solfieri

Membro Ouro
Membro Ouro

Mensagem por Solfieri em Ter 24 Dez 2013, 02:51

Emanuel, com quantos km rodados está o seu carro? O meu também andava bebendo por volta disso. Anteriormente disse que estava econômico, pois dirigia em trajetos sem muito trânsito. Sinceramente, estou um pouco decepcionado com o consumo. Mas, tirando essas últimas médias, até que me deram bons motivos para continuar perseverando no carro.
O Versa da minha mãe nas mesmas condições (e com o ar no máximo) também é bem mais econômico. Talvez seja o mecanismo de variação de fase que não exista no etios.
Se o seu modo de direção for econômico (sem freadas e arrancadas bruscas), é esperar pra ver se melhora com o tempo.

Paz e Bem!
Solfieri

Membro Ouro
Membro Ouro

Mensagem por Luiz Fernando em Ter 24 Dez 2013, 11:22

Solfieri, bom dia. A velocidade que você poe o ar acho que não tem muito a ver com o consumo não !!! Uma vez ligado o ar condicionado, seja na velocidade 1 ou 4, o consumo será o mesmo. Você não acha ???
Luiz Fernando

Moderador
Moderador

Página 5 de 35 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6 ... 20 ... 35  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: