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Mensagem por Hélio Qua 07 maio 2014, 13:35

Colegas,

Gostaria de saber se é normal a rotação do motor subir quando da troca de marcha.
Observei que, na rotação de 2000 rpm, ao acionar o pedal da embreagem para a troca da marcha a rotação sobe para uns 2500 ou mais.

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Mensagem por Urubaldo Qua 07 maio 2014, 14:18

O meu acontece quando o motor está frio e o tanque abastecido com álcool. Depois de uns dois minutos andando isso para de acontecer.
Quando o motor está frio, eu espero uns 2 segundos entre soltar o acelerador e acionar a embreagem. Desse jeito a rotação não aumenta.
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Mensagem por girardi Qua 07 maio 2014, 15:18

Exatamente, isso é causado pela inércia do volante do motor, e em dias frios, com o motor frio, a injeçao manda mais combustivel a fim de manter o motor funcionando....
Isso acontece com motores mais "torcudos"

Eu acabo aproveitando o "punta-taco" Smile
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Mensagem por Hélio Qui 08 maio 2014, 13:19

Pessoal,

Obrigado pelas dicas.
Realmente, quando o motor está frio, a elevação da rotação acontece.
Mas observei também que ocorre com o motor quente.
Abasteci com gasosa e melhorou bastante....
Mas vou voltar a abastecer com etanol para checar novamente.

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Mensagem por Solfieri Sex 09 maio 2014, 12:52

Sinceramente, noto mais isso de o giro do motor subir mais no versa que no etios - a exemplo. Não sei se por causa do uso do álcool ou do ar condicionado. Mas essa inércia do motor vez por outra acontece - principalmente quando se liga o carro pela manhã.
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Mensagem por Hélio Qui 25 Set 2014, 13:33

Efetuei novamente o teste da oscilação da rotação em troca de marchas com 100% de álcool no tanque.
A oscilação do rpm para mais acontece em quase todas a trocas de marcha. Fica difícil controlar o momento da troca para não aumentar muito o rpm.
Com 100% gasolina é outro carro. Oscilação de rpm somente na partida com carro frio.
Vou ter que visitar a css....
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Mensagem por girardi Qui 25 Set 2014, 15:14

Hélio escreveu:Efetuei novamente o teste da oscilação da rotação em troca de marchas com 100% de álcool no tanque.
A oscilação do rpm para mais acontece em quase todas a trocas de marcha. Fica difícil controlar o momento da troca para não aumentar muito o rpm.
Com 100% gasolina é outro carro. Oscilação de rpm somente na partida com carro frio.
Vou ter que visitar a css....

Hélio, o meu carro tb fica acelerado no alcool em dias frios ( parece q vc pisa na embreagem e ele "patina)

o meu CPU OBD mostra que o motor está abaixo de 70 graus quando faz isso, acima nao faz mais, a rotação basal fica à 850rpm.

Eu acho normal, e quando misturo 50% de etanol com 50% de gasosa, o motor esquenta bem mais rápido.
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Mensagem por Hélio Sex 26 Set 2014, 13:47

Girardi,
O que percebo é que, mesmo com motor aquecido, durante a troca de marcha, em uma certa rotação, gera o aumento da mesma.
É muito estranho, parece que você acelera na troca de marcha.
Vou avaliar na css, talvez checar a parametrização na ECU.
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Mensagem por girardi Sex 26 Set 2014, 14:45

Hélio, se isso acontece com o motor aquecido também, pode ser o interruptor da embreagem.
Meu polo 2006 fazia isso, como o interruptor tava quebrado, quando pisava a embreagem, nao mandava o sinal para a ECU cortar a aceleraçao....
pode ser às vezes um simples conector mal encaixado
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Mensagem por cmarques Sex 26 Set 2014, 15:38

Basta mal pisar na embreagem para o "motor disparar"...(tipo pisar de leve para em alguma manobra a usar em "emergencia", mas o pouco que piso ja gerar este efeito)
Essa embreagem é mecanica ou eletrica?
Fico preocupado em estar desgastando prematuramente a embreagem por isto...
(no meu caso, independe se alcool ou gasolina)
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Mensagem por girardi Sex 26 Set 2014, 18:13

cmarques, isso depende do botao eletrico que avisa o acionamento da embreagem.............. ou o sinal dele nao está sendo lido pela ECU

Eu acho que a embreagem é mecanica. o cambio é acionado por cabo

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Mensagem por cmarques Sex 26 Set 2014, 18:23

girardi, valeu pela info...
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Mensagem por Emerson Warne Sex 26 Set 2014, 21:22

Pô pessoal, estou achando um saco esse problema do giro alto com o uso do etanol, principalmente com o carro frio.
Putz, o camarada tem que tirar o pé do acelerador antes de acionar a embreagem...Muito chato isso.
Com gasolina não há esse problema, só com etanol mesmo, pois sempre usei gasolina e só agora estou usando o etanol no meu etios.
No começo achava que a embreagem estava com problema, pois o giro alto do motor não incomodava, apanas a barulho do conjunto quando acionava que me irritava. O sentido que é passado é o mesmo do colar da embreagem estragado.
Acho que isso é um defeito que precisa de recall, já que o giro alto é comum do etanol, mas a barulho do conjunto da embreagem não!

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Mensagem por Luiz Fernando Sex 26 Set 2014, 21:26

Emerson, como que é esse barulho da embreagem ??? Não é só o giro alto que ocorre com o uso do etanol ???
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Mensagem por Emerson Warne Sex 26 Set 2014, 22:03

O giro alto quase que não percebo...
O barulho é o mesmo de um colar da embreagem estragado, uma mistura de cabo de embreagem rangindo e embreagem estralando. Mas isso é causado pelo giro alto, não por defeito da embreagem. Ela apenas fica dura para desengatar, já que o motor estar com o giro elevado.
A manha é tirar o pé do acelerador antes de pisar na embreagem.
Eu sinto muito isso porque faço viagem curtas de 7 km, e depois deixo o carro 2 a 3 horas parado. Sempre pego o carro com motor frio.
Isso também faz meu carro gastar mais...
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Mensagem por Luiz Fernando Sex 26 Set 2014, 23:15

Ahh, mais aí tem coisa !!!! Leva na CSS porque esse conjunto de coisas não parece ser normal não Emerson !!!!
Se fosse só o giro alto tudo bem, totalmente aceitável, o meu faz isso, mas assim que aquece para !!!
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Mensagem por girardi Sáb 27 Set 2014, 00:39

Emerson, eu fiz um teste....
Tirei o pé do acelerador 100% ANTES de tirar o pé da embreagem.......
E o giro subiu um pouco mesmo assim....
mas só com motor frio.......

Porém, entendendo um pouco de mecanica clássica, antigamente os carros à alcool sofriam no frio e precisavam aquecer com afogador de 5 a 10 minutos...... Hoje os carros andam, mesmo frios

Outra coisa que eu venho dizendo aqui no clube, mas a mistura de combustível que mais me agrada no etios 1.5 é abastecer assim:

27 Litros de Gasolina BR podium (considerando que tem 25% de alcool, entrou no tanque 20L de gasolina e 7,7 de alcool)
+
13 Litros de etanol.......

Assim fica meio a meio..... alta octanagem pra taxa de compressao do etios ( que é bem alta) e esquenta rápido nas manhãs frias, E

O carro fica um VENENO no torque e nas retomadas..........
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Mensagem por Luiz Fernando Sáb 27 Set 2014, 09:09

É Girardi, mas no caso do Emerson parece ter algum problema mecânico também !!!
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Mensagem por Emerson Warne Sáb 27 Set 2014, 10:13

Luiz, tem problema não...O problema é quando está frio mesmo, depois de 3 minutos andando ele normaliza.
Eu sempre deixava o carro aquecer por 1 minutos sempre que ligava, mas com a pressa da minha esposa, eu ligo e deixo o giro baixar e já saiu. Coisa de 15 segundos...
O problema que relato, é que o sistema de injeção do carro não era para fazer isso, meu antigo carro não tinha esse problema.
Como não vou mais usar o etanol, não sofrei mais com isso.
Girardi, legal a dica da mistura da gasolina e etanol, deve ficar muito bom mesmo. Só não vou testar porque o etanol aqui é muito caro e não compensa usar.
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Mensagem por Convidado Seg 29 Set 2014, 18:57

Emerson, tive sensação semelhante a que vc relatou mas, depois de pensar um pouco cheguei à seguinte conclusão:
- partindo-se do princípio que o acelerador do Etios é eletrônico (é ou não é?), vi que quando pisava na embreagem meu pé não tinha saído totalmente do acelerador, o que acarretava numa leve aceleração do motor. Isso não acontece com o carro do meu filho, um Fiesta, porque o acelerador dele é a cabo e o retardo provocado pelas ligações mecânicas não deixa isso acontecer.
Melhorei meu desempenho nas trocas de marcha (maior rapidez em tirar o pé do acelerador para trocar a marcha) e o problema se resolveu.
Para trocar as marchas de carros manuais temos que tirar o pé do acelerador, infelizmente....
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Mensagem por girardi Seg 29 Set 2014, 19:07

Quando estou em aceleração ( no autódromo de Londrina ) eu troco de 2a. pra 3a. e 3a. pra 4a. sem tirar o pé do acelerador, hehehehehehehehe
eu chamo de HOT PUNTA TACO
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Mensagem por Convidado Seg 29 Set 2014, 19:14

Se vc trocar as marchas no tempo certo não precisa mesmo não. Só não pode errar né.... o problema depois poderá será grande.
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Mensagem por Luiz Fernando Seg 29 Set 2014, 20:58

T-6, já observei isso, mas com etanol não tem jeito, enquanto frio você pode tirar o pé do acelerador "uma semana antes" que ele dá uma bela acelerada sozinho, isso enquanto frio !!!
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Mensagem por Convidado Seg 29 Set 2014, 21:50

Sim Luiz Fernando, nessa situação é absolutamente normal, mas o que relatei, depois de corrigir essa minha tendência. acabou com essa aceleração momentânea. Até minha moto, que só usa gasolina, fica mais acelerada até atingir a temperatura ideal...
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Mensagem por Emerson Warne Ter 30 Set 2014, 00:14

T-6 escreveu:Emerson, tive sensação semelhante a que vc relatou mas, depois de pensar um pouco cheguei à seguinte conclusão:
- partindo-se do princípio que o acelerador do Etios é eletrônico (é ou não é?), vi que quando pisava na embreagem meu pé não tinha saído totalmente do acelerador, o que acarretava numa leve aceleração do motor. Isso não acontece com o carro do meu filho, um Fiesta, porque o acelerador dele é a cabo e o retardo provocado pelas ligações mecânicas não deixa isso acontecer.
Melhorei meu desempenho nas trocas de marcha (maior rapidez em tirar o pé do acelerador para trocar a marcha) e o problema se resolveu.
Para trocar as marchas de carros manuais temos que tirar o pé do acelerador, infelizmente....

HEhehe! Troquei de combusta e meus problemas acabaram...hehehe
Estou na gasosa novamente...Sem aceleração alta, sem barulho no conjunto da embreagem...
Eu queria ter feito um vídeo para mostrar pra vcs o som barulhento que o conjunto fazia logo cedo com o motor frio, mas a mulher conversa demais...kkkk! Não deixa captar o áudio direito...

Mas realmente esse problema da injeção do Etios (isso é um defeito), me fez ver que como vc, estava deixando o pé um pouco no acelerador, como o carro tem o motor e cano de escape bem silencioso não percebia.
Temos que nos acostumar com o acelerador eletrônico...hehehe

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