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Mensagem por Paulo moderador. em Sex 30 Ago 2013, 16:18

1 - Pneus calibrados - Além de desgaste da borracha, pneus murchos influenciam diretamente no rendimento. A calibragem deve ser feita a cada 15 dias, obedecendo exatamente às recomendações da montadora para os pneus dianteiros e traseiros, conforme a lotação do veículo. A indicação correta de calibragem está no manual do proprietário ou em um adesivo na porta do carro.

2 - Peso - Quando mais peso você carrega nos braços, mais força faz para se movimentar. É exatamente igual com os carros. Quanto mais carregado, mais sofrem.  Ou seja, o motorista precisará acelerar mais para arrancar e para fazer o veículo chegar à velocidade desejada.  É importante também observar o peso máximo recomendado pelas montadoras, que está no manual do proprietário. Um estudo do Escritório de Eficiência Energética e Energias Renováveis dos Estados Unidos mostrou que 40 quilos de excesso de peso reduzem o consumo em até 2%.

3 - Ar condicionado - O ar condicionado ligado aumenta, em média, 20% o consumo do veículo. Não dá para ficar sem ar em dias quentes, mas nesta época do ano ele é dispensável na maior parte das cidades. E quando usar, o recomendado é desligar dois ou três minutos antes de chegar ao destino. E não pense que andar com os vidros abertos sempre significa economia. A partir dos 80 km/h a entrada lateral de vento faz o veículo gastar mais do que se estivesse com os vidros fechados.

4 - Troca de marcha - Apesar de poucos olharem, os carros trazem no manual do proprietário a velocidade certa de trocar de marcha.  Isso é fundamental para a economia de combustível. Se o carro estiver a 100 km/h em uma terceira marcha, por exemplo, estará gastando muito mais do que o necessário. E não é preciso aquela “esticada” nas marchas para mudar. A troca deve ser suave.

5 - Combustível certo - Quase todas as montadoras especificam qual o uso de combustível ideal para seu carro, se premium ou não. Parece uma bobagem, mas não é. O uso de combustível correto, em postos de confiança, vai fazer o carro ter o melhor rendimento possível com menos combustível.

6 - Aceleradas desnecessárias - Nos carros novos não há mais a necessidade de aquecer o motor antes de sair. Ele vai se ajustando conforme vai aquecendo. Portando, você não precisa ficar cinco minutos acelerando parado antes de sair da garagem.

7 - Nada de banguela - Mesmo em descidas, o carro deve ficar sempre engrenado. Primeiro por questão de segurança, por causa do freio motor. Segundo porque deixar o carro engatado na descida gasta menos combustível do que se ele estiver em ponto motor, a popular “banguela”.
fonte:"terra"
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Mensagem por Kadu B em Qui 05 Set 2013, 18:31

Troquem as marcha com 2500 rpm que vc vai notar a economia
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Mensagem por marcio_uti em Ter 24 Dez 2013, 00:50

boa noite... quando possível estou trocando com menos de 2000 RPMs vou ver depois do primeiro tanque... apesar de q dei umas aceleradas .... pra subidas com o carro carregado...
abraços pessoal
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Mensagem por Solfieri em Ter 24 Dez 2013, 02:34

No meu caso a economia vem com as seguintes velocidades!
Em primeira marcha - até 20km/h
Em segunda marcha - até 40km/h
Em terceira marcha - até 60km/h
Em quarta marcha - até 80km/h
Em quinta - a partir de 80km/h

OBS.: No caso de você estar em um plano, na cidade, use a quarta até 70 e a quinta a partir disso.
Bom, ao menos comigo melhorou.

Com relação ao uso do ar condicionado, use-o direcionado aos vidros no 3 ou 4 com o frio máximo e o ar vindo de fora. Depois coloque na circulação interna com o ar vindo na sua direção. E, enfim, coloque no 2 ou no 1 preferencialmente e com a temperatura do termostato (o regulador com as cores verde/vermelho) no mais fraco, entre o verde e o branco ou na metade do verde. Digo isso no caso de vocês enfrentarem um calor pouco amistoso. Ao menos na minha realidade (aqui em Teresina/PI), o uso do ar condicionado deixa de ser um opcional pra ser uma obrigação.

Espero que isso lhe tenha sido útil.

Paz E Bem!
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Mensagem por voltsgm em Seg 07 Abr 2014, 11:01

Na cidade eu troco as marchas com 1500rpm, 5ª marcha com 45Km/h.
Anda suave e bem econômico, faço quase 11km/l com ar condicionado ligado no ETANOL.
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Mensagem por GUILHERME MAGNUS CARVALHO em Qui 28 Mar 2019, 03:30

No Etios a sexta marcha a 50 km/h fica com 1.000 rpm e qualquer carro nessa velocidade se encontra com 1500 pra cima.

A economia depende principalmente do comportamento do motorista atrás do volante, utilizar freio motor reduzindo e evitando de parar nas sinaleiras faz uma diferença muito grande.

Tirar o veículo da inércia se gasta muito mais combustível do que reduzir a velocidade na caixa até quase parar o veículo.
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Mensagem por VF_GOMES em Qui 28 Mar 2019, 19:00

Arrancada come mais combustível mesmo. E basta ficar parado alguns segundos e depois sair, não precisa passar 1 ou 2 minutos parado no sinal, basta o carro parar e já em seguida sair andando. No meu mesmo marca algo em torno de 0,2 a 0,5 Km/L a menos no marcador de consumo, depois de ficar parado por questão de segundos. Mas também o meu é transmissão AT, não sei no MT como se sai.
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