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Plano de manutenção do Etios até 160.000km

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Mensagem por mgb Seg 30 Out 2017, 12:53

Pessoal, boa tarde.

Estou em vias de fazer a revisão de 80 mil Km do meu Etios sedã modelo SD XS de 2013. 
Como sempre faço, ligo em pelo menos duas CSS Toyota na minha região (interior do Estado de SP) para checar e comparar os valores.

De acordo com as CSS que entrei em contato, na revisão dos 80 mil estão previstas as trocas:
- óleo motor,
- filtro combustível,
- filtro óleo,
- filtro ar motor,
- junta do carter,
- subconjunto filtro óleo,
- fluido do freio.

Além disso, fazem tbém a "limpeza do sistema de injeção" (perguntei se era dos bicos e falaram que não) e avaliam a suspensão + freios + fluidos em geral.

Custo das peças fica em R$ 430,00. Oferecem desconto de 10% e cai para R$ 387,00
Mão de obra fica em R$ 350,00


Total da revisão de 80 mil Km: R$ 737,00 (dividem em 6 vezes esse valor)

Pessoal, isso é o de praxe. Mas costumam oferecer tbém o alinhamento+balanc+rodízido por R$ 130,00 e higienização do ar condicionado (aqui sem troca do filtro fica R$ 180,00 - achei um absurdo, mas nesse valor está embutida a lavagem do carro que custa uns R$ 35,00). Esses valores nem considerei.

Perguntas:

1) Será que compensa fazer essa revisão (o de praxe) em uma oficina mecânica particular? 
obs.: entrei em contato com um mecânico de confiança e tenho que deixar o carro lá (durante 1,5 h) pra ele verificar e orçar...

2) Se optar por peças originais, o custo da mão de obra será que compensa, vai ser bem menor que o da CSS?

Com base na experiência de vcs, o que acham?

Desde já agradeço,

Abraços
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Plano de manutenção do Etios até 160.000km - Página 3 Empty Re: Plano de manutenção do Etios até 160.000km

Mensagem por EpGomes Seg 30 Out 2017, 14:01

Trocar unta do carter ?  Acho que está errado.

O que é subconjunto do filtro de óleo
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Mensagem por mgb Seg 30 Out 2017, 15:27

Oi Elton,

bom eu não entendo nada de mecânica, o que eu escrevi foi o que o atendente da CSS me falou.
"Junta do Carter" acho que são os parafusos/peças pra evitar o vazamento de óleo... não sei é o que... imagino que seja isso. Se estiver errado por favor me esclareça.
"Subconjunto do filtro de óleo" tbém não sei o que compreende exatamente, mas notei que vem discriminado na Nota Fiscal qdo faço as revisões...
Infelizmente não tenho nenhum conhecimento de mecânica pra saber se o que dizem na CSS está certo ou não, vou na base da confiança. 
Se vc souber e puder me explicar agradeço muito.
No mais, o que acha sobre a questão dos custos (CSS comparado com mecânico de confiança)?

Obrigada.
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Mensagem por EpGomes Ter 31 Out 2017, 09:26

Se vc entende pouco de mecânica, tavez seja melhor levar na css mesmo. Em uma oficina boa por fora vai gasta no mínimo 180 nessa mão de obra que incluí a troca do fluido e todas as verificações dos 80 km apontadas no manual.  

Os mecânicos da css trabalham apenas com toyota então são especialistas no carro, em outro lugar por trabalharem com varias marcas, acabam não tendo a mesma expertise. É possível também que façam verificação a mais como lista de recall e outras coisas. Carro que foi revisado somente em css será mais facil vender também.

Por outro lado, os serviços em questão são relativamente simples, outro oficina poderia fazer sem problemas. E na css caso preciso trocar outras peças vão te cobrar a mão de obra a parte por cada peça. Fora das revisões programadas o valor da mão de obra da css é muito caro, parece que é 300 a hora. Quanto mais peças precisar trocar maior será a diferença entre css e outra oficina. 

Mas essa questão de css vs oficina independente é bastante discutível, cada lado tem suas vantagens.

Eu faria a revisão mais básica possível na css, e caso apontem algum problema a mais ai teria avaliar
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Mensagem por Diogo Ter 31 Out 2017, 09:45

Concordo com o Elton, normalmente em carros mais rodados é inviável a css pois sempre tem peças a mais para trocar e fica muito caro, mas o Etios é difícil ter que trocar algo, então o preço não fica tão diferente assim.

Eu fiz todas as revisões na css até 90mil km, e depois de 100mil e 110mil fora, valeu bastante a pena pois eu já não tinha mais garantia mesmo.

Na revisão de 100mil eu gastei 600 no total, comprando todas as peças na css, menos o óleo que foi um Valvoline, muito bom, foi trocado nessa revisão os filtros de óleo, ar condicionado e combustível, velas e correia, provavelmente daria uns 1000 na css.

Na revisão de 110mil foi só óleo e filtros de óleo e combustível, gastei 218 no total, comprando os filtros e o anel do bujão na css, a oficina que fez o serviço forneceu o óleo Valvoline.

Eu imagino ter economizado cerca de 600 nessas duas revisões, acho bem significativo já que foram revisões simples, se fossem manutenções mais complexas a economia seria muito maior devido a hora muito cara da css.

Para não fugir do padrão original sempre confiro a tabela de manutenção do Etios e compro todas as peças que o manual manda trocar na css, independente de avaliação, se está no manual eu já compro, aí depois a oficina troca o que eu levo e avalia se precisa de mais alguma coisa.
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Mensagem por andreocosta Dom 02 Ago 2020, 10:47

Olá pessoal, bom dia!

Minha próxima revisão do meu Etios 16/17 será a de 50.000. Estou pensando em fazer a revisão em um mecânico de confiança. Minha dúvida é quanto ao óleo. Qual é o apropriado para esse modelo? Qual devo comprar?

Desdr já grato!
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Mensagem por ksio89 Dom 02 Ago 2020, 21:41

No manual tem essa informação, mas o óleo que eu recomendo é o 5W-30 SN sintético, acho que nos manuais mais recente até a recomendação de usar essa viscosidade.
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Mensagem por andreocosta Seg 03 Ago 2020, 21:38

Irmão, troquei o óleo hoje fora da css, coloquei o Ipiranga 5W30 semissintetico, só que na hora de anotar o retorno o funcionário colocou a volta com 7.500 km, sendo que o semissintetico da Toyota dura 10.000 para retorno. É isso mesmo? Tenho que comprar o óleo original 5w30 semissintetico da Toyota para poder rodar 10.000 km ? Desde já grato pelo esclarecimento.
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Mensagem por Hugo321 Seg 09 Nov 2020, 22:08

Pessoal vcs estao trocando pre filtro que esta dentro da tanque a cada 40 mil?
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Mensagem por VPL Ter 10 Nov 2020, 08:55

60.000 km
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Mensagem por JoTanaka Qua 11 Nov 2020, 07:27

Prefiro um bom mecanico, porque a maioria dos itens citados, são rotineiras como  troca de filtros e óleo de motor. Só a troca da junta do cárter e fluido de freio que fazem parte de uma revisão detalhada. Eu iria checar o estado do fluido de arrefecimento (teste com a caneta eletronica), limpeza dos bicos injetores/troca dos minifiltros e o'rings), troca das velas de ignição e pastilhas de freio entre 80.000/100.000km e por fim passar scanner para checar avarias. Além de trocar o filtro de ar condicionado da cabine e higienizar o sistema com spray. Bom checar pneus, alinhamento e balanceamento.
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