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Mensagem por Darci Qui 19 Set 2013, 11:13

Olá pessoal, identifiquei a alavanca indicada pela seta vermelha na foto, ela fica sobre a caixa de câmbio e tem 03 posições. Alguém sabe pra que serve? Achei estranho, no manual não fala nada e se tem regulagem num acesso tão fácil, possivelmente talvez seja necessário algum ajuste aí. Mesmo porque e movimentação não depende de muito esforço e pode-se mover até mesmo por acidente durante uma limpeza ou algo assim.

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Mensagem por diegok Qui 19 Set 2013, 17:06

i have no idea.
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Mensagem por Daniel Sampaio Qui 19 Set 2013, 21:13

É a embreagem!
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Mensagem por pedro henrique zanini Qui 19 Set 2013, 23:14

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Mensagem por Darci Sex 20 Set 2013, 06:21

A embreagem é fácil identificar, fica um pouco a frente dessa alavanca, da pra ver o cabo que vem do pedal sem maiores dificuldades, e o ajuste dela e por meio do curso de um parafuso, a alavanca em questão fica presa sobre a caixa de câmbio e dela saem dois cabos (a embreagem é só um) que entram embaixo, bem no meio da parede corta fogo, quando você movimenta a alavanca um cabo encolhe e o outro estica.
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Mensagem por Sergio Sex 20 Set 2013, 09:58

Esse contra peso é um detalhe que a engenharia da Toyota incluiu no trambulador do câmbio. A inércia do seu deslocamento faz o engate de marchas ser mais agradável. Aproveito e pergunto: alguém já teve um carro com engates melhores que os do Etios? Deve ter algum outro carro que também tenha esse contra peso mas eu nunca vi em nenhum outro.
A quantidade de pequenos detalhes de qualidade que vêm no Etios é muito grande, esse ai é mais um desses.
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Mensagem por Paulo moderador. Sex 20 Set 2013, 10:04

com cambio melhor que esse não, acho dificil um compacto com um cambio desse.
só o corolla eu eu gosto mais, ainda é 6 marchas.
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Mensagem por Darci Sex 20 Set 2013, 13:33

Obrigado Sergio, não quero nem imaginar que tipo de cálculo eles fizeram para definir a posição, peso e tamanho dese contrapeso.
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Mensagem por Caio Sex 20 Set 2013, 16:38

Bom sergio, eu particularmente classifico o cambio do etios como bom, querendo ou não, os câmbios da linha GM ônix, prisma, cobalt e spin são mais macios, e o cambio do nosso conhecido golzinho g5 é mais preciso e curto. Nosso querido etios tem os engates da primeira e segunda marcha um pouco imprecisos e duros, a ré arranha sempre! Isso é muito chato. Bem, no etios que eu fiz o test drive na css era assim, e o meu é exatamente a mesma coisa. Não sei o de vcs...
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Mensagem por Marcos Gomes Sex 20 Set 2013, 17:52

Realmente a ré é um problema que reclamei na entrega do carro e me informaram que é característica do projeto, porém,no meu caso, usando o velho truque de engatar  a primeira antes de engatar a ré , não arranhou mais.
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Mensagem por Sergio Sex 20 Set 2013, 20:17

No meu só arranha de manhã se engato direto a ré quando do motor está acelerado por estar frio. Penso que isso tem mais a ver com a embreagem, que não está totalmente solta por não ter aquecido ainda, do que com o cambio.
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Mensagem por Carlos S Costa Sex 20 Set 2013, 22:39

Esse detalhe da ré, realmente é bem chatinho principalmente com o carro ainda com temperatura baixa e giro alto. Ocorre que as marchas avante são dotadas de anéis sincronizados, que deslizam durante o acoplamento da engrenagem ao eixo comando da caixa de marchas, enquanto a ré é de ligação direta, ou seja, não é provida de anel sincronizado.
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Mensagem por Caio Sáb 21 Set 2013, 01:01

Infelizmente um problema cronico assim como os GM antigos (não ha esse que diga que nunca ouviu um celta ou agile arranhar a ré) ja tem ate uma zoada bem característica q da pra identificar q eh um desses GM sem mesmo olhar pro carro. Espero que a Toyota ajeite isso na próxima geração do etios (de 2015 que vira totalmente nova)
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Mensagem por Paulo moderador. Sáb 21 Set 2013, 01:25

eu nunca arrenhei na ré do meu carro mesmo não voltando para a primeira marcha.
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Mensagem por Sergio Sáb 21 Set 2013, 11:22

No meu carro não é um problema crônico. Só acontece se eu engatar direto logo após ligar de manhã quando o motor está acelerado por estar frio. Depois disso ao longo do dia engata sem nunca arranhar nada.
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Mensagem por Caio Sáb 21 Set 2013, 13:06

O meu toda vez que estaciono em qualquer lugar, independente do horário ou de quando usei, arranha a ré. Vou levar na css pra ver o que eles me dizem então.
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Mensagem por Urubaldo Sáb 21 Set 2013, 13:28

Posso estar falando besteira, mas o meu parece que arranha mais quando empurro a alavanca do câmbio muito pra direita na hora do engate.
Não sei se isso poderia ter alguma coisa a ver, mas tenho essa impressão..
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Mensagem por Darci Dom 22 Set 2013, 09:31

Arranhar o meu não arranha, mas às vezes não entra, e eu ainda perguntei para o vendedor se a ré era sincronizada, pois estava saindo de um ford ka que não era e manobrar na fogueira é complicado, melhor não arriscar. Ele disse que era e no test drive realmente não tive problemas. No manual do ka pelo menos já avisava que tinha que parar o carro e esperar pelo menos 3 segundos antes de engatar a ré, no manual da toyota não diz nada.
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Mensagem por felipegiani Dom 22 Set 2013, 10:07

Meus caros, o meu também vive raspando é praticamente um regra, já fiz tudo que é teste, já quase quebrei o câmbio de tanto sacudir o ponto morto, já engatei primeira antes, já engatei segunda antes...3...4...quinta...simplesmente 95% da vezes ele arranha...o que pode ser? Regularem?
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Mensagem por Sergio Dom 22 Set 2013, 14:41

Depois que o Caio falou que a ré aranha, outros amigos também falaram a mesma coisa e eu não tinha notado isso no meu carro decidi fazer uns testes e engatar a ré de outras formas para ver em que situação ela arranha.
Percebi que no meu carro também arranha quando eu piso na embreagem e quase ao mesmo tempo engato a ré. Isso tem a ver com o que o Carlos falou sobre o engate da ré não ter anéis de sincronização.
Acontece porque o eixo primário do cambio não tem tempo de diminuir sua rotação para engatar no outro eixo que está parado, nas outras marchas os anéis fazem a função de deixar os dois lados mais ou menos na mesma rotação antes do engate acontecer.
Comigo não acontece de arranhar porque tenho o costume de aguardar com a embreagem acionada antes de engatar. Esperando uns 2 segundos a ré não arranha, hoje nem de manhã com o motor acelerado raspou.
Então corrigindo o que falei se eu engatar imediatamente após pisar na embreagem o meu carro também arranha.
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Mensagem por Caio Dom 22 Set 2013, 18:37

Vou testar isso no meu, e ver se arranha desse modo Sergio. Qualquer coisa levo na css.
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Mensagem por Alex Seg 23 Set 2013, 10:30

Post interessante esse...

Percebi a mesma coisa que o Sérgio falou. No meu carro, como eu sempre acabo esperando antes de engatar a ré, ele quase nunca arranha, com exceções das vezes em que piso na embreagem e aciono a ré logo imediatamente.
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