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Etios com dificuldade de dar a partida quando frio

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Mensagem por Adelino Mazuti em Seg 24 Set 2018, 18:06

kkkkkk ri alto com essa de não poder usar gasolina aditivada, os aditivos só vem para auxiliar o motor na questão de limpeza.

Mas faça o teste e depois nos dê um retorno.
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Mensagem por mmm em Ter 25 Set 2018, 16:23

O meu carro estava com dificuldade de dar a partida, parecida com o seu.
Troquei o regulador de pressão  de combustível que fica preso na bomba. Como estava ruim, quando ficava desligado despressurizava. Ai, tinha que dar duas partidas para funcionar, até pressurizar o combustível novamente.
A troca resolveu.
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Etios com dificuldade de dar a partida quando frio - Página 2 Empty Re: Etios com dificuldade de dar a partida quando frio

Mensagem por The Mole em Ter 25 Set 2018, 17:01

Negativo, pode usar gasolina aditivada tranquilamente, inclusive teoricamente é pra ser melhor que a comum.

Vinha usando etanol e acrescentou uns litros de gasolina e ai funcionou no frio?
Tem explicação: a gasolina acrescentou mais poder de queima ao etanol, isso funciona quando a temperatura está mais baixa, tipo abaixo de 18 graus.
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Mensagem por irmah em Qua 26 Set 2018, 09:51

Bom dia,  The mole faz meses que não coloco alcool.

MMM levei em duas concessionária e ninguém me falou sobre  o regulador de pressão.
Vou levar  no mêcanico e ver isso obrigada
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Mensagem por a.marcel em Ter 02 Jun 2020, 13:01

Bom dia a todos.....  ETIOS 2018 sem o "tanquinho"
**Tenho o carro desde zero........  Moro num local relativamente "quente".... Abastecimento somente em posto(s) de confiança
**Apenas em duas ocasioes, a mensagem no painel do preaquecimento apareceu ( muito rapido) e a partida foi dada normalmente....
**Abasteco sempre antes de 1/4, rodo um pouco antes de desligar o veiculo, e a mistura varia bastante: somente alcool, somente gasolina, ou ambos, dependendo do momento em termos de valores...
//////Tive um VWUp, que possuia esse mesmo sistema de velas de preaquecimento, ao inves do 'tanquinho'.. Neste carro, SEMPRE, o icone das velas ( tipo resistencia) aparecia ao girar a ignicao, e o que fazia ela se apagar em termos de tempo, era a temperatura ambiente, sendo, claro, quanto mais frio o dia, mais tempo de aquecimento, e consequentemente mais tempo de espera para bater a partida...

Apesar de motores e combustiveis diferentes, tenho uma pickup a diesel, e tb o preaquecimento, como relatado no caso do Up, sempre acende...////

Especificamente sobre o Etios: durante todo esse tempo com o carro, somente por tres vezes a luz piloto funcionou, assim como a mensagem no painel ( teoricamente somente ai as velas aquecedoras funcionaram) e estava num estado do sul do pais, cuja temperatura estava muito baixa mesmo +- 5ºC.......  A partida funcionou de primeira, sem pisar no acelerador, enfim, tudo em ordem

Bem, relatei isso na CSS, e me informaram: ''''no proprio Manual do Propr., consta o termo ''''' PODERA acender"""  o que significa que diferentemente da pickup e do Up, acima relatados, este lampada piloto nao acende e apaga "sempre'' e sim literalmente quando é necessario o aquecimento....     Diferente como piloto oleo/bateria,etc....  enfim.....  Tambem (como sempre) comentaram sobre "qualidade'' do combustivel....

Finalizando, ufa, atualmente onde estou, o clima esta frio ( nao como relatei acima ) mas frio.....   Dois dias atras, com meio tanque de gasolina, completei com alcool......... e o carro nao acende o piloto do aquecimento, muito menos mensagem no painel, e 'pega' somente depois de 5 ou 6 tentativas, forcando bem a bateria ( nova, igual original, que nos exatos 2 anos de garantia, ja era--Heliar)...

CSS a mesma ladainha......

Li varios relatos aqui, muitos somente com o chamamento do problema, depois varias perguntas, enfim, resolvi ja escrever tudo de uma vez so....

Alguem esta nesta mesma situacao?? Um colega com um 2019 esta exatamente como eu.....

Li tb que alguns estao ligeiramente pisando no acelerador ao dar a partida em dias "frios" ( mesmo que o piloto na acenda nem tampouco a mensagem de preaquecimento)

Outros que optam somente por gasolina........  Mas é revoltante ver que em "tese" trata-se de algo cronico, e o "flex" nao é bem "flex".....

Finalizando, tentei em vao, achar algum tipo de "rele" ou fusivel, pois a impressao que tenho e que as velas nao estao a funcionar!!!

abrs e me perdoem a "novela"
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Mensagem por VPL em Ter 02 Jun 2020, 13:51

Olá A.MARCEL

O meu é 2017. O que tenho que relatar é o seguinte: meu combustível é 100% etanol. O clima em minha cidade pode chegar a 5°C no inverno. Nunca tive problemas na partida. Bateu pegou, de primeira.
Teve algumas épocas que mudei pra gasolina (mesmo no inverno) e nunca deu problema na partida. Na verdade (quanto a partida) o carro é o mesmo tanto com etanol quanto na gasolina. 
Tente mudar de css. Quem sabe! Uma outra opinião pode ser benéfica.
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Mensagem por a.marcel em Ter 02 Jun 2020, 13:55

VPL Obrigado pela resposta!
infelizmente isso ja foi dito por duas CSS's!

E pelo que vi, nao é somente comigo, rssss...

Por um acaso, considerando que vc relatou 5ºC e estava no alcool, a luz piloto e mensagem de preaquecimento apareceram para vc nesta ocasiao?

um abr
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Mensagem por kervinson em Ter 02 Jun 2020, 18:04

Depois de algum tempo com o meu 2014 e de observar os vários comentários, cheguei a conclusão que o etios (seja os motores japoneses como o meu ou o atual) tem realmente uma dificuldade de reconhecer o combustível quando nós completamos o tanque com um combustível diferente, ele parece que não abre a janela de aprendizagem (esqueci o nome).
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Mensagem por VPL em Qua 03 Jun 2020, 09:52

Olá A. MARCEL.
Mesmo quando está frio (5°C) não aparece a mensagem de pré aquecimento. Simplesmente entro no carro, e dou partida. Acho que nunca precisei dar mais que uma partida pro carro pegar!
Agora tem uma coisa importante que o Kervinson tocou: a dificuldade que o carro tem em "reconhecer" a mistura de combustível. Isso pode acontecer com o etios e também já vi acontecer com carros de amigos (flex obviamente). Na prática, após abastecer com outro combustível (por exemplo, estava no etanol e passou pra gasolina) o carro precisa ficar um tempo ligado pra reconhecer exatamente a nova mistura, geralmente alguns minutos, alguns quilômetros rodados. Caso você abasteça e rode pouco com o carro (estacione e esfrie), pode ocorrer que na próxima partida com o carro frio, venha a ter problemas para pegar etc. Isto pode acontecer com quem mora perto de um posto de combustível por exemplo, onde se abastece o carro (nessas condição de mudança de combustível) e estacione. Depois só vai dar partida no outro dia. Essas coisas etc...
Uma outra coisa que pode te ajudar: Os mecânicos possuem o famoso "scaner". É bem comum. Eles plugam na tomada OBD2 (não sei se é isso exatamente kkk) e fazem o escaneamento do seu carro, buscando por erros essas coisas. Esse scaner revela o combustível de trabalho do carro. Pode ocorrer que exista uma inconsistência nos dados, por exemplo: o scaner revela que o central está programada para gasolina quando na realidade, o tanque está abastecido com etanol. Entendeu? esse teste é rápido e "qualquer" mecânico pode fazer. É "barato" também. Deve custar uns 50 ou 100 pilas.
Espero ter te ajudado.
VPL
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Mensagem por a.marcel em Qua 03 Jun 2020, 12:15

Bom dia  VPL, obrigado novamente pelos comentarios.......

Na CSS isso (Scanner) foi feito e nao apresenta "anomalias".....

Sim, conf relatei, nunca abasteco o veiculo, seja qual for a "mistura" e rodo pouco em termos de KM ou tempo, antes de desligar, entao a suspeita de nao reconhecimento estaria descartada...

E detalhe:  somente na primeira vez ( partida ) do dia..... Depois, mesmo em temperaturas mais baixas, a partida é normal, e sem, em tese, as velas de preaquecimento funcionarem, pois nem o piloto nem mensagem do painel sao atividas......    O que me ocorre é em periodos maiores como a noite.....  E o carro é literalmente usado todos os dias.........

Hoje pela manha, frio em SP, eu pisei ligeiramente no acelerador:

--- nao acendeu nem lampada piloto nem mensagem do preaquecimento
--- temperatura em torno de 9ºC ( no VW flex, por exemplo, a lampada piloto acende e fica por alguns segundos, indicando que esta preaquecendo)
--- pegou numa mesma partida ( apesar de ficar um pouco mais na chave do que o 'normal'), mas sem necessidade de um segunda partida....

A conclusao que chego depois de CSS, de varios relatos aqui, de conversas pessoais com proprietarios, é que o sistema que a Toyota adotou no Etios, infelizmente nao é um dos melhores.......
E como relatei, somente com muito, mas muito frio esse sistema de preaquecimento 'funciona' ( indicado pela lampada piloto e mensagem painel), fora isso.................

A solucao, ( nao sei se a "final" pois somente utilizei hoje) seria pisar levemente no acelerador, para partida......  Hoje funcionou pra mim....  E essa dica, ja li neste forum.......  Apesar de nao constar no manual do proprietario.......

abrs
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Mensagem por kervinson em Qua 03 Jun 2020, 21:18

A dificuldade de reconhecimento que falei é Dificuldade mesmo, não é só na questão de mudar o combustível andar pouquinho e só andar com o carro no outro dia não, ele realmente não reprograma.: por exemplo, uma vez eu estava com gasolina o tanque +- 1/3 e completei com etanol, andei uns 70km antes de ir para casa, no outro dia adivinha, deu trabalho pra pegar tentei só 2 vezes mais na segunda ja fiquei segurando a chave até pegar, rodei mais uns 100km e fui pra casa (trabalho com app de transporte), enfim, rodei mais 1 ou 2 dias até entrar na reserva e completei com etanol novamente, o carro continuou dando um pouco de trabalho de pegar (frio não era o problema pois moro em Natal-RN), depois rodei até a reserva novamente e enchi com gasolina, ai sim foi que parou de dar trabalho; em outra ocasião já não aconteceu assim e sim o oposto, troquei pro etanol e ficou uma beleza, no dia que resolvi voltar pra gasolina começou a peleja novamente e dessa vez era o carro encharcando pois ele empurrava gasolina demais na partida e o carro ficava parecendo o carro fumace, só pegando atolando o pé no acelerador e tinha que ficar mantendo o giro alto por um tempo pra ele estabilizar. Levei em css e nunca achavam nada, levei na high torque tbm e nada, ninguém nunca via anomalia em nada e pra me deixar de mentiroso na historia, quando levei pra high torque o carro dormiu la e de manhã ele funcionou lindamente (deixei o carro la, vim pra casa de busão e no outro dia de manhã fui pra la antes de abrirem pq eu queria ver) quando levei la é justamente o caso de encharcar com gasolina. Ele é temperamental esse peste, mas eu gosto demais dele.
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Mensagem por Rodrigo em Sab 06 Jun 2020, 17:47

😂😂
Pensei que só acontece comigo rsrsrs. Nesta semana eu saía de manhã cedinho de carro e uma dificuldade de dar partida, com álcool cheio no tanque, deve ser pelo este fato pois nem os bicos pre aquecedores não resolveu. Dei pelo menos umas 6 partidas com pisadas no acelerador pra no final consegui fazer o carro funcionar. Nossa, suei frio, me deu até desespero e pensei em acionar a seguradora, e ter que largar o carro no estacionamento e ir pra o curso a pé, imagina o transtorno...
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Mensagem por RHM em Qui 18 Jun 2020, 15:41

Etios 17/18 de casa também apresenta esse problema de não pegar de primeira em dias mais frios...porém só acontece quando coloco mais de meio tanque de álcool. Quando está com 100% gasolina ou mais da metade com gasolina, não tem problema nenhum. Solução que resolve para mim é de não colocar álcool.
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