Etios Clube
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
antes de perguntar
Pesquise aqui
Últimos assuntos
» Qual carro vc tinha antes do etios?
por mdiasf Ontem à(s) 10:07

» O etios com gnv 5 geração pega gerenciador de avanco?
por Gibanetto Ontem à(s) 09:19

» Luz de marcha ré
por Flávio José Garzeri Ontem à(s) 09:09

» Barulho de vazamento ar no freio
por Flávio José Garzeri Ontem à(s) 08:50

» Apresentação - Carioca em SP, Etios 2020 Sedan
por ricardoj Dom 17 Mar 2024, 09:23

» Pneu 175/70/14 ou 185/70/14?
por JRomão Qua 13 Mar 2024, 06:46

» Engasgando ao acelerar com ar condicionado ligado.
por sanxes Ter 12 Mar 2024, 11:08

» Botão para trava/destrava
por Jandir afonso santiago Dom 10 Mar 2024, 12:39

» Etios carro automatico mais barato BR
por aamauri Sáb 09 Mar 2024, 13:15

» GNV no Etios, minha experiência...
por Gibanetto Seg 04 Mar 2024, 10:55

» Direção elétrica pesada
por Gibanetto Dom 03 Mar 2024, 21:01

» Bandeja
por Marco Etios Sáb 02 Mar 2024, 09:19

» Trava e destrava do controle parou de funcionar
por André Luiz de Melo Qua 28 Fev 2024, 13:36

» Dúvida sobre odometro (hodometro)
por Edcarlos Ter 27 Fev 2024, 20:49

» Como desmontar coluna do cinto?
por sanxes Ter 27 Fev 2024, 12:58

» velas DENSO
por Luiz Fernando Sáb 17 Fev 2024, 19:39

» Difusor de escapamento
por Luiz Fernando Sáb 17 Fev 2024, 19:36

» Etios 1.3 MT 20/20 com problema no câmbio
por Luiz Fernando Sáb 17 Fev 2024, 19:35

» Suspensão. Roda dianteira direita.
por Luiz Fernando Sáb 17 Fev 2024, 19:30

» embreagem Etios dura
por Pauloo Sáb 17 Fev 2024, 10:50

» Central Wings Play
por Vetor Sex 16 Fev 2024, 20:57

» Odometro parou
por digaum_jg Seg 12 Fev 2024, 14:02

» Direção Hidráulica ou Elétrica
por jolima74 Seg 12 Fev 2024, 07:33


Excesso de oleo no motor

5 participantes

Ir para baixo

Excesso de oleo no motor Empty Excesso de oleo no motor

Mensagem por Henrique Vieira Seg 09 Out 2017, 13:00

Boa tarde!
Comprei meu Etios a pouco tempo, estava aprendendo mais sobre ele aqui e achei este video que pode ser pertinente pra turma.
Otima dica neste video sobre a trica de oleo do Etios, o porque dos excessos de oleo muito comuns neste carro.

https://www.youtube.com/watch?v=tHE541mfvXk
Henrique Vieira
Henrique Vieira

Membro Novato
Membro Novato

Mensagens : 4
Data de inscrição : 05/10/2017
Localização : Belo Horizonte - MG

Ir para o topo Ir para baixo

Excesso de oleo no motor Empty Re: Excesso de oleo no motor

Mensagem por Adelino Mazuti Seg 09 Out 2017, 16:34

Boa Henrique, falamos sobre isso em um outro tópico, realmente é uma ótima dica pois o que estamos acostumados a ver é o carter com parafuso bem baixo que permite escorrer todo o óleo do motor, mais com nossos Etios já não é assim.

Depois desse video ai, se eu não for fazer a troca do óleo na CSS irei levar em um lugar aqui na minha cidade que faz a troca de óleo por sucção tb pois ai solicito para ele que faça o escoamento e sucção do que ficar.
Adelino Mazuti
Adelino Mazuti

Moderador
Moderador

Mensagens : 503
Data de inscrição : 10/08/2017
Idade : 39
Localização : Marília - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Excesso de oleo no motor Empty Re: Excesso de oleo no motor

Mensagem por Henrique Vieira Seg 09 Out 2017, 17:48

Isso aí... vlw!!
Henrique Vieira
Henrique Vieira

Membro Novato
Membro Novato

Mensagens : 4
Data de inscrição : 05/10/2017
Localização : Belo Horizonte - MG

Ir para o topo Ir para baixo

Excesso de oleo no motor Empty Re: Excesso de oleo no motor

Mensagem por Ricardo88 Ter 30 Mar 2021, 10:46

Olá pessoal, acabei de adquirir um Etios 1.3 x 2016/2017. Verifiquei o nível de óleo com o motor frio e vi que ele está com o nível acima do normal. Acabei de olhar o manual e ele recomenda verificar o nível com o motor em "temperatura de operação". Isso fará diferença na medição de nível do óleo? Devo tentar remover o óleo em excesso? Como?
OBS: O vídeo que o Henrique postou no início do tópico não está mais disponível.
Ricardo88
Ricardo88

Membro Novato
Membro Novato

Mensagens : 4
Data de inscrição : 22/03/2021
Localização : Araras - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Excesso de oleo no motor Empty Re: Excesso de oleo no motor

Mensagem por Otavio Guerra Ter 30 Mar 2021, 11:47

Não da muita diferença em repouso, o meu sempre fica entre o meio e o max, se o seu estiver acima disso (limpe a vareta e faça varias mediçoes seguidas pra ter certeza q nao é apenas oleo na lateral da canaleta) ai o certo é tirar esse excesso.

se ja estiver na epoca ou prox de trocar o oleo aproveite e faça a troca. se nao fica complicado, o certo seria tirar o filtro de oleo (deve cair 500 ml) ai colocar um novo e completar se necessario.
Otavio Guerra
Otavio Guerra

Membro Ouro
Membro Ouro

Mensagens : 108
Data de inscrição : 01/03/2018
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Excesso de oleo no motor Empty Re: Excesso de oleo no motor

Mensagem por Ricardo88 Seg 05 Abr 2021, 09:56

Olá Otávio. Realmente, com o veículo em "temperatura de operação", após 10 min que desliguei o motor (conforme indica o manual), o nível permanecia praticamente o mesmo. O dono anterior realizou a troca em setembro do ano passado, numa oficina com óleo a granel, foram 3,5L de acordo com a nota (o manual indica 3,3L). Ele rodou uns 500km assim. Vi videos no youtube de gente usando uma mangueira fina e seringa grande para retirar o excesso do óleo pelo duto da vareta. Comprei numa loja de equipamentos de aquário uma mangueira de silicone de 6mm e uma seringa de 100ml e retirei 300ml de óleo. Agora o nível está um pouco abaixo do máximo e problema resolvido. Espero que esse período que o carro ficou com óleo em excesso não tenha causado danos.
Ricardo88
Ricardo88

Membro Novato
Membro Novato

Mensagens : 4
Data de inscrição : 22/03/2021
Localização : Araras - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Excesso de oleo no motor Empty Re: Excesso de oleo no motor

Mensagem por Convidado Sáb 12 Jun 2021, 21:42

Aqui no 2014 eu troco com o motor frio. Após drenar o óleo até o atingir o nível do bujão, coloco um bomba de vácuo da PLANATC com uma mangueira de silicone. No fundo do cárter fica praticamente uns 420 mL de óleo residual que não saí sem puxar. Depois de colocar o bujão e o filtro de óleo, adiciono 3 L de óleo da Mobil 5w30 API-SP e o nível do óleo no dia seguinte está exatamente no máximo da vareta.
avatar
Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Excesso de oleo no motor Empty Re: Excesso de oleo no motor

Mensagem por Leon Sex 09 Jul 2021, 22:00

Vou começar trocar em casa. 

Estou pensando em inclinar o carro para escoar melhor e depois usar um pouco de oleo novo antes de fechar o carter pra empurrar o que der de remanescente do óleo velho.

Sempre temos um bom restante da ultima troca. Se fizermos isso e ainda sempre trocarmos dentro do prazo com óleo de qualidade, penso ser o mais importante. Prefiro trocar sempre com 6 meses ou 7.000km 100% sintético Valora, Havoline ou AC Delco, todos são ILSAC GF4 ou GF5 que são superiores ao que a montadora pede... já é um bom cuidado não??
Leon
Leon

Membro Bronze
Membro Bronze

Mensagens : 13
Data de inscrição : 19/07/2019
Localização : Uberlândia - MG

Ir para o topo Ir para baixo

Excesso de oleo no motor Empty Re: Excesso de oleo no motor

Mensagem por Convidado Sex 09 Jul 2021, 22:56

É perfeitamente possível roda aproximadamente até 11.000 Km com um lubrificante desde que seja na estrada. Fiz isso em 4 meses. Hoje rodo 700 Km em 6 meses e o lubrificante é mais contaminado do que os 11.000 Km, tudo devido ao regime severo. Não recomendo ACDelco e nem Havoline, apenas Mobil 5W30 de API-SP o qual é muito superior ao próprio Mobil 5W30 SN-Plus ambos sintéticos. Se você usar o que sobra nos frascos que faça sem retirar o que está no fundo do cárter. Eu prefiro usar uma bomba de vácuo, pois é sobrenatural o que sobra no fundo. Se inclinar bem o carro vai ajudar a drenar bastante, mas com sucção é bem melhor.
avatar
Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Excesso de oleo no motor Empty Re: Excesso de oleo no motor

Mensagem por Leon Qui 15 Jul 2021, 17:49

Claiton, concordo totalmente com o que você diz sobre uso severo. Acho a bomba realmente eficiente. Para a próxima vou ver se providencio sim. 

Sobre as marcas, nunca usei AC Delco mas analisando a formulação achei a aditivação proxima ao genuíno, Havoline também. A Toyota usa uma carga alta de molibdênio como redutor de atrito e eles tem esses componentes e outros aditivos com cargas mais próximas ao genuíno que o Mobil SN. O SP ainda não olhei mas deve ser realmente muito bom. 

Eu não usava esses critérios mais minuciosos, só procurava atender as classificações API e norma ILSAC da montadora iguais ou acima do recomendado naqueles períodos de troca que citei anteriormente. Mas agora meu motor com 80.000 vou me atentar a mais detalhes.

Escolhi o Petronas Syntium 3000 XS. A aditivação dele é a mais parecida com a usada pela Toyota de todos que vi, só que um pouco mais evoluído. Sabemos que é TOP e o mundo todo concorda mas no Brasil ainda está crescendo na opnião e com isso temos a vantagem do preço...

 Achei por 30,00 na loja virtual da Bossoni. 

Usei o Perform 100% sintético quando tinha Ford porque atendia a norma e vendi com o motor perfeito, limpíssimo aos 140.000 km e muito economico. Foi quando virei fã da Petronas.

Meu Toyotinha vai envelhecer com a Petronas tbém. Dinheiro na mão do Hamilton kkk
Leon
Leon

Membro Bronze
Membro Bronze

Mensagens : 13
Data de inscrição : 19/07/2019
Localização : Uberlândia - MG

Ir para o topo Ir para baixo

Excesso de oleo no motor Empty Re: Excesso de oleo no motor

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos