Etios Clube
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
antes de perguntar
Pesquise aqui
Últimos assuntos
» Qual carro vc tinha antes do etios?
por mdiasf Ontem à(s) 10:07

» O etios com gnv 5 geração pega gerenciador de avanco?
por Gibanetto Ontem à(s) 09:19

» Luz de marcha ré
por Flávio José Garzeri Ontem à(s) 09:09

» Barulho de vazamento ar no freio
por Flávio José Garzeri Ontem à(s) 08:50

» Apresentação - Carioca em SP, Etios 2020 Sedan
por ricardoj Dom 17 Mar 2024, 09:23

» Pneu 175/70/14 ou 185/70/14?
por JRomão Qua 13 Mar 2024, 06:46

» Engasgando ao acelerar com ar condicionado ligado.
por sanxes Ter 12 Mar 2024, 11:08

» Botão para trava/destrava
por Jandir afonso santiago Dom 10 Mar 2024, 12:39

» Etios carro automatico mais barato BR
por aamauri Sáb 09 Mar 2024, 13:15

» GNV no Etios, minha experiência...
por Gibanetto Seg 04 Mar 2024, 10:55

» Direção elétrica pesada
por Gibanetto Dom 03 Mar 2024, 21:01

» Bandeja
por Marco Etios Sáb 02 Mar 2024, 09:19

» Trava e destrava do controle parou de funcionar
por André Luiz de Melo Qua 28 Fev 2024, 13:36

» Dúvida sobre odometro (hodometro)
por Edcarlos Ter 27 Fev 2024, 20:49

» Como desmontar coluna do cinto?
por sanxes Ter 27 Fev 2024, 12:58

» velas DENSO
por Luiz Fernando Sáb 17 Fev 2024, 19:39

» Difusor de escapamento
por Luiz Fernando Sáb 17 Fev 2024, 19:36

» Etios 1.3 MT 20/20 com problema no câmbio
por Luiz Fernando Sáb 17 Fev 2024, 19:35

» Suspensão. Roda dianteira direita.
por Luiz Fernando Sáb 17 Fev 2024, 19:30

» embreagem Etios dura
por Pauloo Sáb 17 Fev 2024, 10:50

» Central Wings Play
por Vetor Sex 16 Fev 2024, 20:57

» Odometro parou
por digaum_jg Seg 12 Fev 2024, 14:02

» Direção Hidráulica ou Elétrica
por jolima74 Seg 12 Fev 2024, 07:33


Ajuste na altura do cinto de segurança

+3
Darci
kervinson
styxbr
7 participantes

Ir para baixo

Ajuste na altura do cinto de segurança Empty Ajuste na altura do cinto de segurança

Mensagem por styxbr Sex 13 Jul 2018, 11:13

Como já é do conhecimento de todos, o Etios não tem regulagem de altura do cinto de segurança.
Tenho 1,70m e às vezes incomoda pegando na clavícula, mas a patroa que tem 1,53 pega o cinto no pescoço machucando-a.

Em uma das concessionárias que passei quando tava pesquisando o preço do Etios tinha informado que era possível abaixar a altura do cinto.
Enviei email para quase todas as concessionárias aqui de São Paulo e só 3 responderam.
- A Toyota Tsusho informou que o serviço era uns R$180,00;
- A Grand Motors informou que custa R$1.179,91 (acho que não sabem nem o que tem que fazer... e tinha que ser de Morumbi o mais caro);
- A Caltabiano R$155,00.

Fui na Caltabiano para eles me mostrarem a altura que ia ficar para poder agendar o serviço.
Chegando lá, era possível baixar aproximadamente 8cm. Só tem essa posição disponível para alteração. Foi só desrosquear na mão mesmo o cinto e tirar a peça da coluna central.
Ajuste na altura do cinto de segurança 43164310

Como já tinham tirado a peça, já pedi para fazer a nova furação e a alteração. Só teria que voltar depois que chegasse a peça para tampar o furo original.
Menos de 15min e já tava saindo da concessionária.
Ajuste na altura do cinto de segurança 43319911

Depois de 1 semana fui só buscar a peça de borracha para tampar o furo. Não é da mesma cor e nem acabamento.
Ajuste na altura do cinto de segurança 42664910
Fica bem rente. Talvez depois procure uma que seja na cor/acabamento similar ao restante.
Ajuste na altura do cinto de segurança 42477210
Mais detalhes da peça em spoiler:
Spoiler:
Até pensei em pegar uma peça da coluna original para quando fosse vender o carro estivesse com o acabamento original. Mas vai que o comprador prefere essa altura e se fosse voltar ao furo original, o cinto ia cobrir o outro furo. Mas caso queira, é possível encontrar a peça original por uns R$50 na internet. (Código da peça em spoiler)
Spoiler:
Bom, mas gostei do resultado. Ficou bem melhor para a patroa dirigir sem se incomodar com o cinto. E até para mim ficou mais confortável.
Para aqueles que tem menos de 1,70m e estiver com incômodo, é uma opção sem nenhuma gambiarra.
Como é um item de segurança, preferi fazer na autorizada mesmo e sem dar um "jeitinho".
styxbr
styxbr

Membro Bronze
Membro Bronze

Mensagens : 30
Data de inscrição : 19/06/2018
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuste na altura do cinto de segurança Empty Re: Ajuste na altura do cinto de segurança

Mensagem por kervinson Sex 13 Jul 2018, 21:40

Ótima informação essa.
A Grand Motors informou que custa R$1.179,91 (acho que não sabem nem o que tem que fazer... e tinha que ser de Morumbi o mais caro);
O demente que respondeu deve ta querendo vender um jogo de cintos novo, só pode.
kervinson
kervinson

Membro Rubi
Membro Rubi

Mensagens : 523
Data de inscrição : 30/05/2017
Localização : Natal - RN

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuste na altura do cinto de segurança Empty Re: Ajuste na altura do cinto de segurança

Mensagem por Darci Sáb 14 Jul 2018, 10:33

Interessante isso, muito bom.
Darci
Darci

Membro Rubi
Membro Rubi

Mensagens : 396
Data de inscrição : 21/06/2013
Localização : Colombo - PR

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuste na altura do cinto de segurança Empty Re: Ajuste na altura do cinto de segurança

Mensagem por Diogo Qua 18 Jul 2018, 16:49

Muito interessante, será que isso existe apenas nos carros mais novos? Pois eu nunca havia visto essa modificação no Etios, mas no Up se não me engano é feito da mesma forma, não é o ideal, bom mesmo seria ter a regulagem né, mas melhor que nada.

Só esse acabamento é meio porcaria né, poderiam quer feito do mesmo material da coluna, uma opção é tentar achar um spray em uma cor próxima e pintar ele.
Diogo
Diogo

Membro Rubi
Membro Rubi

Mensagens : 1622
Data de inscrição : 30/05/2014
Localização : Lajeado - RS

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuste na altura do cinto de segurança Empty Re: Ajuste na altura do cinto de segurança

Mensagem por Rodrigo Qua 18 Jul 2018, 18:00

Muito boa essa informação, eu não sabia que o Etios já previa com furo na estrutura metálica da coluna.
Acredito que provavelmente a Toyota estará aprimorando o Etios e quem sabe futuramente incluirá ajuste de altura de cinto nas próximas atualizações.
Rodrigo
Rodrigo

Moderador
Moderador

Mensagens : 696
Data de inscrição : 19/07/2016
Localização : Gurupi - TO

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuste na altura do cinto de segurança Empty Re: Ajuste na altura do cinto de segurança

Mensagem por styxbr Qui 19 Jul 2018, 11:22

Realmente o não é a melhor solução e a tampa não foi feita para essa finalidade.

Segundo o consultor da concessionária, há um boletim da Toyota explicando todo o procedimento. Ele disse que também deconhecia pois era a primeira vez que ia fazer esse serviço. Mas não sei se todos os modelos desde o lançamento tem essa possibilidade.

Mas com quase uma semana depois do serviço, nem me incomoda o fato de ter um pedaço de borracha com cor/acabamento diferente no lugar do furo original. Na verdade estou muito satisfeito com o fato do cinto estar numa posição mais confortável.

Me enviaram a NFe e o código do produto da tampinha é 9095001759.
Pesquisando, encontrei a peça e o diâmetro do furo é de 28mm.
Ajuste na altura do cinto de segurança 90950-11
Dei uma leve pesquisada e não achei nenhuma tampa nessa medida que seja similar ao acabamento da coluna central. Então vou deixar desse jeito.

Como disse, não me incomoda em nada, e na hora da venda ou a pessoa vai querer manter a altura baixa ou se resolver voltar ao original, o cinto vai cobrir o outro furo.

Não sei se a Toyota tem algum plano de colocar um ajuste de altura no Etios. Eu acho que deveriam... mas até isso, é o que temos para hoje.
styxbr
styxbr

Membro Bronze
Membro Bronze

Mensagens : 30
Data de inscrição : 19/06/2018
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuste na altura do cinto de segurança Empty Re: Ajuste na altura do cinto de segurança

Mensagem por Diogo Qui 19 Jul 2018, 12:21

Pelo código da pra ver que não é pra isso, essa borracha vai no piso do carro para vedação, eles devem ter procurado a que tinha o tamanho certo apenas.
Diogo
Diogo

Membro Rubi
Membro Rubi

Mensagens : 1622
Data de inscrição : 30/05/2014
Localização : Lajeado - RS

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuste na altura do cinto de segurança Empty Re: Ajuste na altura do cinto de segurança

Mensagem por TUNICO Qui 19 Jul 2018, 14:44

Boa matéria e comentários.
TUNICO
TUNICO

Membro Bronze
Membro Bronze

Mensagens : 14
Data de inscrição : 07/02/2017
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuste na altura do cinto de segurança Empty Re: Ajuste na altura do cinto de segurança

Mensagem por Victor Moraes R. Bandeira Ter 27 Jul 2021, 06:39

Bom dia. Também realizei esse ajuste dos cintos de segurança no meu Etios. Todavia, comprei duas presilhas na cor cinza e coloquei no lugar onde os cintos ficavam parafusados.Ajuste na altura do cinto de segurança 16273710
Ajuste na altura do cinto de segurança 20210711
Ajuste na altura do cinto de segurança 20210710Ajuste na altura do cinto de segurança 16273710
Ajuste na altura do cinto de segurança 20210711
Ajuste na altura do cinto de segurança 20210710Ajuste na altura do cinto de segurança 16273710
Ajuste na altura do cinto de segurança 20210711
Ajuste na altura do cinto de segurança 20210710
Victor Moraes R. Bandeira
Victor Moraes R. Bandeira

Membro Novato
Membro Novato

Mensagens : 7
Data de inscrição : 14/07/2021
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuste na altura do cinto de segurança Empty Re: Ajuste na altura do cinto de segurança

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos