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Por que o Etios não tem marcador de temperatura no painel?

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Mensagem por Sergio Sex 18 Out 2013, 00:05

No passado muitos carros tinham voltímetro e até manômetro no painel para medir a pressão do óleo.

A geração de energia elétrica era feita por dínamo (equipamento anterior ao alternador) eles apresentavam muitas falhas então era importante acompanhar se estava em ordem para não ser surpreendido com uma bateria descarregada e ficar parado no meio da rua.

A lubrificação também não era muito confiável, os retentores vazavam com frequência então tinha que se ficar de olho na pressão do óleo e ao menor sinal de queda parar imediatamente para não ter um motor fundido.

Mas as coisas evoluiram, os sistemas elétricos hoje são controlados eletronicamente e a tensão fica sempre no ponto que foi determinado pela engenharia da fábrica, a menos que apresente algum defeito e então algum led se acende no painel e você leva à concessionária para ver o que está acontecendo. O mesmo vale para o sistema de lubrificação.

Então quem iria se interessar em ficar olhando esses instrumentos no painel? Monitorar um ponteiro que estaria sempre no mesmo lugar, para que?

Por isso foram abolidos há um bom tempo. Os tunados têm estes medidores por curtição, é uma outra conversa e eu até acho bem legal.

No Brasil na minha opinião muitos carros ainda tem uma refrigeração deficiente, especialmente aqueles com bloco de ferro fundido que solta no líquido refrigerante a oxidação desse metal e acaba desgastando prematuramente todo o sistema. São a maioria na categoria de preços do Etios.

Nestes casos é bom mesmo ficar de olho no medidor de temperatura do painel, vira e mexe o motor esquenta demais, pode vazar por alguma mangueira e se o caboclo está distraído curtindo um som ou prestando a atenção a alguma notícia acaba não percebendo um super aquecimento e pode amargar com um cabeçote empenado, junta queimada ou pior: um motor fundido.

Já o nosso Etios tem seu motor fabricado todo em alumínio, além de conduzir muito melhor o calor o líquido de refrigeração não sofre nenhum ataque e se mantem intacto por muito tempo. No manual indica a primeira troca apenas com 160 mil km, se rodar pouco só depois de 16 anos. Ou seja o próprio fabricante não pede que se faça nenhuma manutenção durante muito tempo. O motor atingi a temperatura de funcionamento e fica assim até que se desligue, só vai super aquecer se apresentar algum defeito (o que é bem raro) então acende a indicação no painel e você pára o carro.

Ai não tem como não perguntar: deveria ter o medidor de temperatura no painel pra que? Para você ver o ponteiro ficar sempre na mesma posição? Qual o sentido disso?

As coisas evoluem, eu ficaria surpreso se o Etios viesse com esse instrumento.

Quando comprei o Honda Fit, com seu ótimo motor todo em alumínio como é da tradição dos japoneses, também achei estranho não ter medidor de temperatura no painel. Estranho pois estava acostumado com carros menos evoluídos e o Honda representou um upgrade no padrão de qualidade que eu conhecia até então. Hoje quando vejo o reservatório de expansão dele com o líquido verdinho do jeito que veio no primeiro dia e um motor que nem por um segundo passou da temperatura normal de funcionamento percebo que o ponteirinho da temperatura é a última coisa que me faz falta no carro.

A Toyota economizou em diversas coisas injustificadas no Etios, mas não foi o caso do medidor de temperatura, ele não está lá por não ser necessário. Podem ter certeza disso.
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Mensagem por Aksan Sex 18 Out 2013, 00:35

Hmmm interessante, só achei estranho porque eu tenho muito azar com valvula termostatica haha
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Mensagem por Sergio Sex 18 Out 2013, 01:01

Azar não, válvula termostática costuma travar em carro que tem bloco de ferro fundido pelo motivo que falei.
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Mensagem por Caio Sex 18 Out 2013, 01:59

Interessante! Uma soma bastante útil aos meus humildes conhecimentos mecânicos sobre os carros rsrsrs
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Mensagem por Solfieri Sex 18 Out 2013, 13:24

Faço das palavras do Caio as minhas.
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Mensagem por Paulo Chui Sex 18 Out 2013, 18:58

Informação muito interessante. Não sabia porque o líquido de arrefecimento ficava enferrujado nos meus carros antigos. E por várias vezes a válvula termostatica me deixava na mão e no prejuízo.
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Mensagem por jlcarneiro Sáb 19 Out 2013, 16:55

Desculpem-me pelo OFF-TOPIC, mas não resisti: Solfieri, como você conseguiu esse Etios verde?
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Mensagem por Kadu B Sáb 19 Out 2013, 22:10

Coloquei o hud e descobri que ele liga a ventoinha a partir de 96 C e desliga com 92 C e a temperatura continua abaixando até 89 C
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Mensagem por Romi Bock Seg 28 Out 2013, 21:34

Muito bom que o Etios seja assim e ele tem várias qualidades, com certeza. Porem, não creio que um marcador de temperatura seja algo caro, sendo mais um aspecto no despojamento do carro, dando motivos para críticas sobre o mesmo. Eu, por exemplo, como não gosto de pisar mais fundo antes que o motor atinja uma determinada temperatura, preciso desta forma ficar estimando esta situação. O carro é muito bom, mas a Toyota precisa rever alguns conceitos para que exista uma melhor aceitação do carro, deixando economias mesquinhas de lado e assim vendendo mais e não dando razão para críticas, na maioria das vezes infundadas.
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Mensagem por marcio_uti Seg 23 Dez 2013, 02:06

boa noite... para quem quer medidas do carro pesquisem sobre odb2 ( aparelho que parece o scanner de mecânicos ) tem com versões com bluotooth e pode usar programas em android, seja cel ou tablets... acessando informações da central eletronoca e dependendo dos programas organizar indicadores de ponteiros na tela ao gosto do usuário... fica ai a dica... t+
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Mensagem por Maria Estela Cross Sex 02 maio 2014, 22:13

Sergio que show!!! Eu tinha um Ká, sem marcador de temperatura, cuja válvula termostática deu problema várias vezes por um vício de fábrica, eu tinha que ficar com o ouvido bem atento e o nariz também, para escutar aquele reservatório de água borbulhando e, se rachado, emanando aquele cheiro característico. Confesso que me deu uma certa preocupação saber que o Etios não tinha marcador de temperatura. Adorei esta postagem sua, entendi direitinho porque não faz sentido ter marcador de temperatura!

E este aparelhinho liga no ODB2, meu marido me falou, disse que vai me providenciar um, parece que é um espetáculo, entendi que ele pega dados de um local do carro onde existem informações guardadas e que não estão disponíveis no painel. Pelo que sei, o aparelhinho capta estes dados e até com um celular projeta no para brisa, pelo jeito nem é tão caro, em torno de R$ 100,00.
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Mensagem por alexsander.allbani Sex 02 maio 2014, 22:31

Bacana este post Sergio.
Ao que percebo é uma tendencia em quase todos os modelos não trazer mais marcador de temperatura, mesmo os com tradicionais motores com bloco de ferro fundido.

Sobre o ODB2, é fácil de encontrá-lo para venda? Não prejudica o veículo?
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Mensagem por girardi Sex 02 maio 2014, 22:56

Eu acho o medidor de temperatura útil mesmo assim.... Eu nao gosto de "sentar a bota" no acelerador quando o motor está muito quente.
eu tou pensando em comprar um daqueles displays de HUD conectado pela OBD com temperatura, giro e velocidade
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Mensagem por Sergio Sáb 03 maio 2014, 17:12

Para mim carros com bloco de ferro fundido também NÃO deveriam ter marcador de temperatura.

Deveriam sim ter SIRENE de temperatura, algo que ao passar de certo limite disparasse uns 100 decibéis dentro da cabine para que o condutor desligasse o carro imediatamente..... a possibilidade desses motores começarem a superaquecer passados 2 ou 3 anos de uso é muito grande. E depois que o motor ferve seu carro nunca mais será o mesmo.

Sobre conectar um leitor de OBD2 também acho bem legal e é uma das próximas coisas que pretendo fazer. Digitem o termo "OBD2" e "OBDII" no "Pesquise aqui" do fórum que tem muita informação disso ligado no Etios.
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Mensagem por Maria Estela Cross Sáb 03 maio 2014, 17:34

kkkkkkkkkkkkkk, uma sirene é ótimo!!! Mas, é isto mesmo, lembro meu velho Ká 2009 que deu problema de válvula termostática 3 vezes em 5 anos, a primeira vez com menos de vinte mil km e a concessionária quis cobrar de mim e da Ford simultaneamente para arrumar. Eu tinha que rodar cheirando os ventiladores e tentando ouvir se o reservatório de água estava borbulhando. Duas das vezes que a praga da válvula termostática estourou descobri antes de arrebentar de vez o motor assim, cheirando como um cão farejador e de ouvido esperto no meio da barulheira que era aquele carro. Só de pensar que não preciso mais deste meu "marcador de temperatura" olfativo e auditivo já estou no paraíso. Por isto digo, a Ford merece que eu compre um Toyota. Para mim, a Chevrolet também merece que eu compre um Toyota. Outra que merece que eu compre um Toyota é a Hyundai.
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Mensagem por girardi Sáb 03 maio 2014, 18:36

no meu strada 99 eu troquei o liquido de arrefecimento com 70 mil km e ESTAVA PODRÃO..... quando eu ví aquilo tive certeza que o carro iria ferver no verão..... era água de ferrugem densa.........
E é impressionante como os motores de alumínio o liquido nem muda de cor, só dá pra verificar com densímetro!
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Mensagem por donidonadeli Sáb 03 maio 2014, 21:10

uma coisa que eu notei ontem no cofre do motor foi o reservatorio do liquido de arrefecimento e do coletor do escape , ou melhor, a ausência do coletor , nosso etios não tem coletor de escape , ele é embutido no cabeçote, mais uma economia bem feita são varios tipos de peças a menas para dar dor de cabeça
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Mensagem por girardi Dom 04 maio 2014, 01:01

o coletor de escape embutido faz o motor chegar a temperatura ótima de trabalho mais rápido, a VW está copiando isso nos seus novos motores MSi
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Mensagem por ribeiropoa Dom 04 maio 2014, 23:45

Antes do Etios eu tive um Siena Fire. 2006/2007.
Foram 8 anos sem ver o ponteiro da temperatura se mexer!
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Por que o Etios não tem marcador de temperatura no painel? Empty Marcador de temperatura

Mensagem por OSMAR Qua 07 maio 2014, 22:36

Muito oportuno Sergio esse esclarecimento, a primeira coisa que notei no meu Etios foi isso, também como vc tinha um Honda Fit e nele diferentemente quando da partida do motor no painel aparece o indicador de temperatura em cor azul, se apaga quando o motor atinge a temperatura ideal, no Etios é diferente, o indicador aparece só quando liga o primeiro estagio da ignição depois da partida do motor ela apaga, se vier a acender é super aquecimento.
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Mensagem por Sergio Qui 08 maio 2014, 11:17

É verdade Osmar, no Honda Fit tem um indicador que avisa que o motor ainda está frio e no Etios isto não está presente.

Tanto o Fit quanto o Etios não têm ponteiro de temperatura pois já superaram a época em que uma boa parte dos problemas de um carro vinham da deficiência de refrigeração (o Fit desde 2001).

Eu acho legal instalar termômetro de temperatura como forma de tunar o painel, mas que teria qualquer tipo de utilidade prática num projeto como o Etios isso tenho certeza que não.
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Mensagem por Convidado Sex 09 maio 2014, 11:40

Eu me lembro do medidor de temperatura que tinha numa moto que tive, uma Agrale 27.5 nos anos 90.
No inverno, quando eu pegava uma depressão na estrada, notava-se claramente a temperatura do motor abaixando e, à medida que ia subindo, a temperatura subia também.
Velhos e saudosos tempos....
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Mensagem por Solfieri Sex 09 maio 2014, 12:08

Lembrei do Lada Laika que, além de marcador de temperatura, tem o da bateria!
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Mensagem por Sergio Sex 09 maio 2014, 12:26

Pois é Solfiere, quando o fabricante não confia na qualidade do que produz tem que colocar ponteiro de temperatura, de voltagem, disso, daquilo, etc para que o próprio motorista acompanhe se está funcionando bem.

O mais legal eram os Trambant que circulavam na Alemanha Oriental, eles eram bem baratos para que todos pudessem comprar, então a qualidade não era um dos seus principais atributos. Tinham motores 2 tempos bem simples e alguns andaram pegando fogo e até explodindo. Para aumentar a "segurança" dos ocupantes tinham um aviso bem grande no painel que dizia mais ou menos isso: "No caso de qualquer ruído estranho abandone o veículo imediatamente" heheheh!!!!
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Mensagem por Solfieri Sex 09 maio 2014, 13:00

Deus nos Livre dos Trambant!!!  Laughing Laughing Laughing Laughing Laughing Laughing Laughing Laughing Laughing 
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