Etios Clube
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
antes de perguntar
Pesquise aqui
Últimos assuntos
» Central Wings Play
por luccasfigueira Ontem à(s) 22:04

» VENDO Toyota Etios 1.5 16v Xls 5p
por Juliano Ontem à(s) 16:25

» GR Etios
por Luiz Fernando Ontem à(s) 00:09

» Problema rádio Etios 15/16
por shirayriu43 Qua 17 Abr 2024, 16:03

» Motor de partida
por maholanda733 Qua 17 Abr 2024, 14:45

» GRUPO do ZAP só de Etios.
por Rafael Alves Dom 14 Abr 2024, 14:35

» Mensagem de falha no sistema antitravamendo do freio
por Emerson Warne Sáb 13 Abr 2024, 16:19

» Arrefecimento
por jolima74 Sáb 13 Abr 2024, 10:48

» seguro Etios preço subiu
por celsotsunoda Sáb 06 Abr 2024, 23:35

» PERGUNTA DESAFIO - Etios 2010-2014 flex possui sensor MAF e onde fica ?
por JoTanaka Sex 05 Abr 2024, 17:47

» Rpm sobre ao pisar na embreagem
por Emerson Warne Qui 04 Abr 2024, 11:38

» Injeção acesa
por JoTanaka Ter 02 Abr 2024, 10:06

» Como faço pra abrir o capo sem ser no botão pois o botão de puxar quebrou
por Sidneymlkbom Ter 02 Abr 2024, 09:55

» Engasgando ao acelerar com ar condicionado ligado.
por JoTanaka Ter 02 Abr 2024, 09:52

» Como abrir o capo?
por Sidneymlkbom Seg 01 Abr 2024, 21:09

» Qual carro vc tinha antes do etios?
por Jordão Aurélio Sex 29 Mar 2024, 08:43

» Lâmpada super branca halogenas
por Kleberready Seg 25 Mar 2024, 13:08

» Botão Start Stop com partida remota
por Sergio Dom 24 Mar 2024, 19:07

» Led debaixo dos bancos, nas portas e na parte traseira (teto)
por joiodotrigo2 Sáb 23 Mar 2024, 20:16

» Dúvida sobre odometro (hodometro)
por Mauricio Siqueira Qui 21 Mar 2024, 16:43

» Embreagem baixando e voltando
por Leandro sales Ter 19 Mar 2024, 12:32

» O etios com gnv 5 geração pega gerenciador de avanco?
por Gibanetto Seg 18 Mar 2024, 09:19

» Luz de marcha ré
por Flávio José Garzeri Seg 18 Mar 2024, 09:09


Porque a direção elétrica ainda não se popularizou??

+3
Darci
Aksan
Saburo
7 participantes

Ir para baixo

Porque a direção elétrica ainda não se popularizou?? Empty Porque a direção elétrica ainda não se popularizou??

Mensagem por Saburo Qua 30 Out 2013, 17:15

Então pessoal,
Eu, um leigo curioso, estava analisando a tal da direção hidráulica, que no meu ponto de vista só tem desvantagens em relação à elétrica, me corrijam se eu estiver equivocado:
1) Quando eu mais necessito da DH é o momento em que o sistema tem menos força, é quando se está com o carro parado e o motor está em baixa rotação. Se não me engano alguns veículos utilizam um sensor pra aumentar a rotação nessa situação.
2) Na mesma linha do item 1, só que na situação inversa, quando estou em alta velocidade e consequentemente com um giro mais alto é o momento que menos preciso de força no sistema de DH, até por uma questão de segurança.
3) A bomba da DH, acionada pela correia de acessórios (não sei se em todos os casos), está na maioria das vezes trabalhando desnecessariamente, contribuindo para o aumento no consumo de combustível.
4) O sistema é mais complexo, pois além da bomba, existem as mangueiras, abraçadeiras, retentores, reservatório, fruído e o por ai vai.

Quanto à Direção Elétrica não consegui imaginar nenhuma a não ser alguma coisa relacionada à bateria, não sei.
Deve existir algum motivo forte para algumas montadoras ainda insistirem com a DH. O que vcs acham????
Saburo
Saburo

Membro Ouro
Membro Ouro

Mensagens : 169
Data de inscrição : 15/10/2013
Localização : Brasília - DF

Ir para o topo Ir para baixo

Porque a direção elétrica ainda não se popularizou?? Empty Re: Porque a direção elétrica ainda não se popularizou??

Mensagem por Aksan Qua 30 Out 2013, 17:19

Eu só senti uma desvantagem na Dir. Elétrica, vc perde o feedback das rodas, oque é até perigoso pra quem tem o pé pesado Rolling Eyes
Aksan
Aksan

Membro Prata
Membro Prata

Mensagens : 97
Data de inscrição : 22/08/2013
Localização : Manaus - AM

Ir para o topo Ir para baixo

Porque a direção elétrica ainda não se popularizou?? Empty Re: Porque a direção elétrica ainda não se popularizou??

Mensagem por Darci Qua 30 Out 2013, 20:15

A questão do feedback das rodas acho que é questão de costume, com o tempo acostuma. Quanto às montadoras preferirem a DH a DE só pode ser custo, eles não fazem nada pra perder.
Darci
Darci

Membro Rubi
Membro Rubi

Mensagens : 396
Data de inscrição : 21/06/2013
Localização : Colombo - PR

Ir para o topo Ir para baixo

Porque a direção elétrica ainda não se popularizou?? Empty Re: Porque a direção elétrica ainda não se popularizou??

Mensagem por Caio Qua 30 Out 2013, 20:16

Como assim o feedback das rodas Aksan? Eu acho bom o fato de a direção não ficar boba, e absorver as irregularidades na pista, pois por exemplo, se voce passa em um buraco por menor que ele seja, a direção hidraulica treme muito a direção, dependendo da situação pode ser arriscado, ja na eletrica ele absorve, e não passa para o motorista tal irregularidade, sendo assim o carro fica mais estavel inclusive em curvas, que é onde se pode perder o controle mais facil em caso de irregularidade! Recentemente fiz uma viagem e me surpreendi com a estabilidade do carro a 140~160Km/h com TOTAL segurança e controle!
Caio
Caio

Membro Rubi
Membro Rubi

Mensagens : 733
Data de inscrição : 20/07/2013
Idade : 32
Localização : Salvador - BA

Ir para o topo Ir para baixo

Porque a direção elétrica ainda não se popularizou?? Empty Re: Porque a direção elétrica ainda não se popularizou??

Mensagem por Caio Qua 30 Out 2013, 20:18

E a questão da popularidade é como o Darci falou, só pode ser o custo!
Caio
Caio

Membro Rubi
Membro Rubi

Mensagens : 733
Data de inscrição : 20/07/2013
Idade : 32
Localização : Salvador - BA

Ir para o topo Ir para baixo

Porque a direção elétrica ainda não se popularizou?? Empty Re: Porque a direção elétrica ainda não se popularizou??

Mensagem por Aksan Qua 30 Out 2013, 20:39

claro que o proposito do carro não é esse, mas fazendo curvas de alta na DH você consegue sentir quando o carro tá começando a perder a aderencia, Claro que as vantagens da direção elétrica superam de longe a DH, em especial a do Etios que foi elogiada na Longa duração da QR esse mês.
http://quatrorodas.abril.com.br/blogs/longaduracao/2013/10/29/dono-das-melhores-voltas/
Aksan
Aksan

Membro Prata
Membro Prata

Mensagens : 97
Data de inscrição : 22/08/2013
Localização : Manaus - AM

Ir para o topo Ir para baixo

Porque a direção elétrica ainda não se popularizou?? Empty Re: Porque a direção elétrica ainda não se popularizou??

Mensagem por Sergio Qua 30 Out 2013, 23:52

Ótimo tópico, você tem razão Saburo a direção elétrica só tem vantagens e basicamente pelos motivos que listou.

Na verdade penso que todos tem razão, o Caio falava sobre livrar o motorista de sentir a buraqueira da pista e o Aksan sobre sentir menos a perda de aderência, mas acho que na prática para o motorista comum, a progressividade da direção elétrica, uma vez que ela não depende da rotação do motor, torna a direção muito mais segura.

A direção do Etios é ótima, levíssima nas manobras e firme quando se está em alta velocidade, uma calibração perfeita que só é possível no sistema elétrico. E olha que eu já estava acostumado com a qualidade da direção elétrica do Fit, que é muito boa mas a do Etios consegue ser melhor. Depois que comprei o Honda decidi que nunca mais voltaria a comprar um carro com direção hidráulica. Duvido que alguém que goste de dirigir e se acostume com o prazer de uma DE volte para um carro com DH.

A vantagem da hidráulica é o que o Darci falou, custo, por ser uma tecnologia obsoleta custa menos, mas é uma vantagem só para as montadoras pois isto não é repassado ao consumidor, ninguém tá comprando carro mais barato por ele vir com direção hidráulica.

Porque a direção elétrica ainda não se popularizou? É uma falsa impressão, ela é extremamente popular, você não vai encontrar nenhum lançamento de carro de qualidade no mundo produzido em grande escala com direção hidráulica, na industria automobilística essa tecnologia já é página virada como foi dito no tópico Informações que podem ajudar na escolha do Etios.

Os modelos que vemos com DH em produção são projetos mais antigos ou carros com embalagem moderna mas baseados em mecânica mais antiga. E no Brasil as montadoras contam com a completa desinformação do consumidor, que por não fazer a mais vaga ideia de como funciona nada num automóvel vão apenas pela estética. Mas mesmo assim já vemos diversos comentários elogiando carros com esse equipamento.


Última edição por Sergio em Sex 18 Abr 2014, 21:11, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Atualização de link)
Sergio
Sergio

Administrador
Administrador

Mensagens : 1331
Data de inscrição : 26/04/2013
Localização : São Paulo - SP

http://www.etiosclube.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Porque a direção elétrica ainda não se popularizou?? Empty Re: Porque a direção elétrica ainda não se popularizou??

Mensagem por Darci Qui 31 Out 2013, 10:15

Lembrando que se você fizer uma curva a uma velocidade em que dê pra perceber o carro perdendo aderência você não está fazendo um bom negócio. É como diz o ditado quem tem pressa vai devagar.
Darci
Darci

Membro Rubi
Membro Rubi

Mensagens : 396
Data de inscrição : 21/06/2013
Localização : Colombo - PR

Ir para o topo Ir para baixo

Porque a direção elétrica ainda não se popularizou?? Empty Re: Porque a direção elétrica ainda não se popularizou??

Mensagem por Saburo Qui 31 Out 2013, 18:23

Uma pena que ainda tenhamos lançamentos como HB20 e Novo Prisma ainda virem equipados com DH. Mas é como o Sérgio falou: é a falta de informação do consumidor brasileiro, que ainda coloca a estética como prioridade.
Confesso que achei o lindo o novo Prisma, mas o conjunto mecânico não me agradou nem um pouco Rolling Eyes .
Sérgio, valeu pelo link com informações úteis e relevantes sobre o Etios, ainda não tinha lido, muito bom.
Saburo
Saburo

Membro Ouro
Membro Ouro

Mensagens : 169
Data de inscrição : 15/10/2013
Localização : Brasília - DF

Ir para o topo Ir para baixo

Porque a direção elétrica ainda não se popularizou?? Empty Re: Porque a direção elétrica ainda não se popularizou??

Mensagem por Solfieri Sex 01 Nov 2013, 13:05

Não sei o porquê da insistência no uso da hidráulica. Vejam o Citroen C4 Louge, por exemplo, que usa uma direção eletro-hidráulica, ao passo que o pequenino C3 usa uma elétrica. Dá pra entender um negócio desses?!! Rolling Eyes Rolling Eyes Rolling Eyes Rolling Eyes Rolling Eyes 
Solfieri
Solfieri

Membro Ouro
Membro Ouro

Mensagens : 225
Data de inscrição : 05/09/2013
Idade : 39
Localização : Teresina - PI

Ir para o topo Ir para baixo

Porque a direção elétrica ainda não se popularizou?? Empty Re: Porque a direção elétrica ainda não se popularizou??

Mensagem por Caio Sex 01 Nov 2013, 14:01

Eu não sei como funciona a direção eletro hidráulica, mas não é possível que a citroen fez uma besteira dessas em uma barca dessas! O C4 lounge é muito bonito e aparentemente muito bom! Se ele seguiu a formula do C4 antigo!
Caio
Caio

Membro Rubi
Membro Rubi

Mensagens : 733
Data de inscrição : 20/07/2013
Idade : 32
Localização : Salvador - BA

Ir para o topo Ir para baixo

Porque a direção elétrica ainda não se popularizou?? Empty Re: Porque a direção elétrica ainda não se popularizou??

Mensagem por Solfieri Sex 01 Nov 2013, 14:44

Caio,
De acordo com essas reportagens é o que parece:

http://carplace.virgula.uol.com.br/teste-carplace-quais-as-armas-do-c4-lounge-para-desafiar-o-lider-civic/


http://carros.uol.com.br/noticias/redacao/2013/08/13/citroen-c4-lounge-chega-ao-brasil-em-setembro-por-r-59990.htm


Paz e Bem!
Solfieri
Solfieri

Membro Ouro
Membro Ouro

Mensagens : 225
Data de inscrição : 05/09/2013
Idade : 39
Localização : Teresina - PI

Ir para o topo Ir para baixo

Porque a direção elétrica ainda não se popularizou?? Empty Re: Porque a direção elétrica ainda não se popularizou??

Mensagem por Alberto Viana Sex 01 Nov 2013, 21:57

DH X DE. DE dá de 10 X 0. MUito melhor e mais leve pra dirigir, manobrar, etc. Nem se compara.
Alberto Viana
Alberto Viana

Membro Ouro
Membro Ouro

Mensagens : 229
Data de inscrição : 22/07/2013
Idade : 40
Localização : Porto Velho - RO

Ir para o topo Ir para baixo

Porque a direção elétrica ainda não se popularizou?? Empty Re: Porque a direção elétrica ainda não se popularizou??

Mensagem por Caio Sáb 02 Nov 2013, 02:32

Solfieri escreveu:Caio,
De acordo com essas reportagens é o que parece:

http://carplace.virgula.uol.com.br/teste-carplace-quais-as-armas-do-c4-lounge-para-desafiar-o-lider-civic/


http://carros.uol.com.br/noticias/redacao/2013/08/13/citroen-c4-lounge-chega-ao-brasil-em-setembro-por-r-59990.htm


Paz e Bem!
Lamentável! Realmente a Eletro-Hidraulica é superior a hidraulica convencional, mas não é progressiva e precisa ficar atento aquela manutenção periodica. Citroen pisou muito na bola! Até o Queridinho C3 tem a zorra da direção eletrica, e o C4 não tem, que mancada!
Caio
Caio

Membro Rubi
Membro Rubi

Mensagens : 733
Data de inscrição : 20/07/2013
Idade : 32
Localização : Salvador - BA

Ir para o topo Ir para baixo

Porque a direção elétrica ainda não se popularizou?? Empty Re: Porque a direção elétrica ainda não se popularizou??

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos