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Mensagem por ccs1664 em Sab 16 Maio 2020, 16:36

Oi Pessoal

Inicialmente acho muito legal este fórum de "fanáticos" pelo Etios.
Apenas como relato pessoal de minha recente experiência de troca de carros.
Fato:
     "Provavelmente este seja o último ano do ETIOS" (talvez esteja como Barrichelo nesta informação).

Após 3 anos com o meu primeiro Etios, 2017 Hatch XS, agora com 63 mil rodados e NENHUM problema 
(um barulho no freio traseiro apenas ... era um parafuso errado ... no freio traseiro), decidi trocar
o meu Etios por algum outro carro.

Ai comecei minha peregrição, vendo o que me atraia tanto no Etios (principalmente a economia de combustível),
espaço interno e velocidade, manutenção baixa etc.

Fui ver carros da VW, GM, Pegeot e Hyunday. Mas nenhum no segmento do Etios me agradou. O painel central
do Etios, que a Citroen tinha no Picasso é muito ergonomico. Este painel central é um dos maiores acertos
de ergonomia de um carro. Nenhum que vi ... tinha o painel no centro.

Os carros da Hyunday pesados e "soltos" ... GM nem testei ... os motores 1.0 turbo ainda não são top.
Os carros 3 cilindros, segundo os entendidos de mecânica, são bons enquanto BEM novos ... depois 
"chacoalham" o carro inteiro ... 

Cogitei os Pegeot  o 208 como o 2008. Mas o motor bom da Pegeot é o 1.5 16 V que saiu de linha. Sobrou o THP 1.6 turbo do 2008. Mas este ficava uns 15 a 30 mil acima do que queria gastar.

Fui atrás do meu sonho: Honda FIT manual ... fui fazer teste drive.... leiam as criticas existentes sobre o Honda FIT.... carro de manutenção caréssima e dificil acesso aos mecânicos. Ter meio motor quase dentro do carro .... sei lá, simplesmente, meu sonho de um Honda Fit acabou de vez..... 

Estive inclinado pelo 2008 (este de motor NOVO), um HB20X e um Active 1.4 (2019) ....  todos atraídos pela central multimídia que não tem no ETIOS... mas o Etios tem muitas outras virtudes.

Hoje, maio/2020, concluo que  não há carro no segmento do Etios com uma motorização equivalente ao 1.3 ou 1.5 16 V do Etios. Rodei, fiz test-drives, li e reli muiiiiiitos comentários etc.

Enfim, comecei a reavaliar  que  mesmo o ETIOS saindo de linha, não seria a melhor opção em guardar a diferença do dinheiro para um futuro de melhores carros? Foi esta minha decisão .... pulei de um 2017 para um 2019 (com 13 mil km) versão XPlus.  Basicamente igual ao meu anterior tirando os itens de segurança a mais, aro 15 polegadas .... etc. Smile

O Etios vai sair de linha ... TALVEZ. O Yaris é baixo ... legal para estrada, e não vem com cambio mecanico no motor 1.5 ... o 1.3 dele e todos reclamam desta baixa motorização.

Logo, a saída do Etios será uma pena ... enfim vou curtir o meu 2019  por mais uns 3 anos, que a propósito está bem bonitinho. Estou a menos de 24 hrs  com o carro... e a minha empolgação é a mesma do meu primeiro ETIOS. Very Happy

Basicamente vou instalar uma Central Multimidia .... boa e barata com GPS off-line pré-instalado. Alguém tem alguma central para indicar? Claro com camera de ré ....

Em resumo, talvez o Etios esteja indo embora, mas vai deixar um vazio danado.... uma pena, pois foi o melhor carro que já tive.

Pensem bem quando quiserem subir de patamar de carro.... estou HIPER-SATISFEITO com a minha escolha racional e equilibrada, embora, carro tem um pouco de paixão.... há outros bonitinhos, porém ordinários. Cautela é bom e o dinheiro está difícil ..... Very Happy Shocked Cool Laughing Mad


Até mais....
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Mensagem por Rafael Guerra em Dom 17 Maio 2020, 10:21

Parabéns pela escolha! A central recomendaria uma que tivesse o recurso de Apple Car Play ou Android Auto, onde você pode utilizar o próprio GPS do telefone. Eu optei pela Sony XAV-AX100, que possui um bom preço, faz a conexão por cabo (como o telefone fica ligado direto, não vejo a praticidade em ser wireless) e possui excelente qualidade de som e imagem, muito melhor que a pioneer. Uma central com GPS offline barata possui qualidade duvidosa e interface lenta. Uma com um bom GPS vai custar caro. Meu sogro colocou uma dessas no Etios sedan dele (pela concessionária inclusive)  e com menos de 2 anos pifou. 

Essa central tem entrada para a câmera de ré, só comprar uma, junto com o cabo adaptador de chicote da toyota e a moldura padrão japonês para o etios.
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Mensagem por carlos.frederick em Dom 17 Maio 2020, 10:46

Parabéns pela aquisição ccs1664, fiz quase igual a vc, o Etios da minha foto de perfil é 2015 com rodas 15 do antigo Corolla pintadas de grafite, na minha opinião ficou excelente, então resolvi vender quando cheguei aos 40 mil km e comprei um HB20 unique, fiquei apenas um ano e voltei p o Etios , dessa vez Automático porém na versão XPulei do Etios 2017 para o 2019 e  porquê? Img_2010
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Pulei do Etios 2017 para o 2019 e  porquê? Empty Re: Pulei do Etios 2017 para o 2019 e porquê?

Mensagem por welkson em Dom 17 Maio 2020, 21:06

Parabéns pela aquisição.

Relaxe quanto esse negócio de sair de linha... um dia vai sair, mas ninguém sabe ao certo... o próprio presidente da Toyota já anunciou que não vai sair de linha (veja que a notícia é recente, e fala inclusive sobre a pandemia):

https://www.uol.com.br/carros/reportagens-especiais/presidente-da-toyota-fala-sobre-corolla-mobilidade-e-o-futuro-dos-carros/

"Aqui, nós vamos manter o Etios dentro dos carros sedã e hatch. Eu acho que é um carro bem-sucedido, que tem uma demanda importante, que nos permite entrar numa faixa complementar ao Yaris".
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Pulei do Etios 2017 para o 2019 e  porquê? Empty Re: Pulei do Etios 2017 para o 2019 e porquê?

Mensagem por João Renam de Souza em Seg 18 Maio 2020, 00:28

Parabéns. Estive com essa mesma dúvida em comprar outro carro ou voltar para o Etios. Fui em varias concessionárias e acabei fechando com a Toyota mesmo. Atendimento sempre mil e pós venda idem. Apesar de algumas poucas falhas como entrada de água na porta do motorista, as virtudes do Etios sempre o colocaram acima dos concorrentes. Peguei um modelo X plus 1.5. Anteriormente eu tinha um Etios Cross, no qual ainda sinto saudades . Mas precisamos evoluir. Em breve vou colocar fotos e me digam o que acharam das mudanças que fiz.
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Pulei do Etios 2017 para o 2019 e  porquê? Empty Re: Pulei do Etios 2017 para o 2019 e porquê?

Mensagem por ric+20 em Seg 18 Maio 2020, 06:33

Joao Renan, o modelo X-Plus que vc comprou por último também apresentou o problema de entrada de água na porta do motorista?
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Mensagem por João Renam de Souza em Seg 18 Maio 2020, 15:37

O problema de entrada de água, era por conta de uma canaleta que ficava embaixo da porta. sempre que chovia, quando o lado do motorista ficava para a rua, a água ao escorrer vinha para dentro do carro. Antes de comprar o modelo novo, olhei embaixo e vi que a posição da saida da canaleta estava diferente. Até o momento ainda não entrou água no carro. Mas também não peguei chuva forte. Acredito que esse problema foi corrigido.
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Mensagem por EduardoPoa em Seg 18 Maio 2020, 15:55

Parabéns pela aquisição!
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Mensagem por Rodrigo em Seg 18 Maio 2020, 23:25

Pois é João, provavelmente fizeram melhoria no modelo 2019, mas no meu modelo 2017 só aparecer chuvas muito fortes que faz entrar água por debaixo do tapete do motorista, e olha que não chega virar uma poça d´água, mas que incomoda muito porque causa cheiro forte e voce acaba não percebendo por ser debaixo do tapete. Como meu modelo já vem com sistema multimídia então não precisei desmontar o forro da porta para instalação de alto falantes, então não tem motivo nenhum de escoar água para dentro do carro. Acho este quesito a Toyota falhou no projeto Etios.
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Pulei do Etios 2017 para o 2019 e  porquê? Empty Re: Pulei do Etios 2017 para o 2019 e porquê?

Mensagem por VPL em Qui 21 Maio 2020, 19:04

Pessoal.
É estranho... Tenho um 2017. Está com quase 100k e nunca entrou água pela porta. 
Poder ser que a pessoa que instalou o auto falante na porta (se é que possui) não calafetou bem o plástico... Ou algo relacionado na montagem da fábrica.

Teve um época que desmontei a porta pra lubrificar o mecanismo do vidro elétrico e de fato, se não prestar atenção na calafetação do plástico pode ser que a água entre pra dentro do carro...
Mas nunca sofri com este problema. Já atravessei cada vala alagada que deu dó.
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Pulei do Etios 2017 para o 2019 e  porquê? Empty Re: Pulei do Etios 2017 para o 2019 e porquê?

Mensagem por rodrigoal em Sex 22 Maio 2020, 20:41

Temos um 2018.

Para a categoria é "ok". Não diria ser o melhor, entretanto serve bem para o seu propósito. Carro para ir trabalhar, de A até B.

É guerreiro? Sim, mas se não tiver manutenção em dia é como os outros, vira uma bomba.

Na categoria pegaria outro, os defeitos do Etios infelizmente são difíceis de engolir pelo preço cobrado. Como comparação, temos um fox 2016 HL e é bem mais completo, melhor de dirigir e tão resistente e econômico quanto.

Mas.... cada um se agrada com o que acha melhor. Etios aqui não seria a prioridade na próxima troca.
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Mensagem por Rodrigo em Seg 25 Maio 2020, 15:50

Voce tem razão Rodrigogoal, cada marca está tentando fazer o melhor para conquistar sua clientela, os carros estão ficando mais confiáveis e economicos. Por isso cada montadora enfatizam uma caracteristica em especial em seus veículos que outras marcas não tem.
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Mensagem por ccs1664 em Seg 25 Maio 2020, 17:15

Quanto alguns comentários que vi neste post:

1. Este é o 2o. Etios que tenho, e tanto este como 2017 NUNCA tive o problema dele entrar agua pelas portas ou tapetes. 

2. Alguns reclamam da economia do ETIOS, mas é bem diferente ter um carro de cambio automático para um cambio manual. Quis cambio manual pela economia, e esperar isto de um  carro automático, acho um pouco de otimismo. Ainda não consegui médias exatas com este 2019 de (está com 14mil km), mas aparentemente  gasta mais que o meu 2017 (fazia 14 km/l na cidade e 20 km/l na estrada -- tudo com gasolina). Claro, não piso fundo .... mas este item de economia, foi algo que pesou na balança. Não senti confiança de economia nos Onix 1.4 nem nos HB 20 1.6 ... ... todos 6 marchas como o Etios.

Há um coisa legal neste 2019, o assistente de rampa, muito legal isto. Será que isto faz gastar um pouco mais de gasolina na cidade?
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Mensagem por rodrigoal em Seg 25 Maio 2020, 22:49

O assistente de rampa em nada interfere na economia de combustível.
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Mensagem por kervinson em Ter 26 Maio 2020, 19:21

O assistente de rampa é apenas um retardo na liberação do freio quando o veiculo esta inclinado para trás.
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