Etios Clube
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
antes de perguntar
Pesquise aqui
Últimos assuntos
» Qual carro vc tinha antes do etios?
por mdiasf Ontem à(s) 10:07

» O etios com gnv 5 geração pega gerenciador de avanco?
por Gibanetto Ontem à(s) 09:19

» Luz de marcha ré
por Flávio José Garzeri Ontem à(s) 09:09

» Barulho de vazamento ar no freio
por Flávio José Garzeri Ontem à(s) 08:50

» Apresentação - Carioca em SP, Etios 2020 Sedan
por ricardoj Dom 17 Mar 2024, 09:23

» Pneu 175/70/14 ou 185/70/14?
por JRomão Qua 13 Mar 2024, 06:46

» Engasgando ao acelerar com ar condicionado ligado.
por sanxes Ter 12 Mar 2024, 11:08

» Botão para trava/destrava
por Jandir afonso santiago Dom 10 Mar 2024, 12:39

» Etios carro automatico mais barato BR
por aamauri Sáb 09 Mar 2024, 13:15

» GNV no Etios, minha experiência...
por Gibanetto Seg 04 Mar 2024, 10:55

» Direção elétrica pesada
por Gibanetto Dom 03 Mar 2024, 21:01

» Bandeja
por Marco Etios Sáb 02 Mar 2024, 09:19

» Trava e destrava do controle parou de funcionar
por André Luiz de Melo Qua 28 Fev 2024, 13:36

» Dúvida sobre odometro (hodometro)
por Edcarlos Ter 27 Fev 2024, 20:49

» Como desmontar coluna do cinto?
por sanxes Ter 27 Fev 2024, 12:58

» velas DENSO
por Luiz Fernando Sáb 17 Fev 2024, 19:39

» Difusor de escapamento
por Luiz Fernando Sáb 17 Fev 2024, 19:36

» Etios 1.3 MT 20/20 com problema no câmbio
por Luiz Fernando Sáb 17 Fev 2024, 19:35

» Suspensão. Roda dianteira direita.
por Luiz Fernando Sáb 17 Fev 2024, 19:30

» embreagem Etios dura
por Pauloo Sáb 17 Fev 2024, 10:50

» Central Wings Play
por Vetor Sex 16 Fev 2024, 20:57

» Odometro parou
por digaum_jg Seg 12 Fev 2024, 14:02

» Direção Hidráulica ou Elétrica
por jolima74 Seg 12 Fev 2024, 07:33


Barulhos na coluna da suspensão dianteira - Resolvido

+2
anselmo33
Otavio Guerra
6 participantes

Ir para baixo

Barulhos na coluna da suspensão dianteira - Resolvido Empty Barulhos na coluna da suspensão dianteira - Resolvido

Mensagem por Otavio Guerra Qua 14 Abr 2021, 12:04

Bom dia pessoal,

vou compartilhar uma situação que ocorreu comigo e que certamente vai ajudar mais gente:

Comprei o etios 0km em 2017 (17/18) e ele sempre fez um barulho na susp. dianteira quando passa em pequenas ondulações e buracos, parece um eco e da pra ouvir as molas reverberando. Reclamei 3 vezes e levei em duas concessionarias, mas nunca foi resolvido.
Agora com 55 mil km decidi desmontar e parece que é uma falha de projeto, a mola fica esfregando e mal acomodada no prato superior, causando esse barulho chato (geralmente em baixas velocidades passando em irregularidades é onde mais da pra notar). A ponta da mola tambem toca na segunda volta da mola em certas situações, certamente tambem causa barulho.
Desmontei a coluna, inspecionei tudo e coloquei mangueira leitosa (mangueira de mola) na primeira volta da mola (parte superior).
Pra minha surpresa, o barulho sumiu e o carro parece outro, perdeu um pouco aquela sensação de fragilidade que o barulho causava.

No meu caso eu tinha as ferramentas e eu mesmo fiz, mas acredito que um mecanico cobre um valor baixo pelo serviço.
Basicamente o serviço é afrouxar o prato superior, soltar a roda, soltar os dois 19 da manga junto com o suporte do flexivel e tirar a torre. Recolher a mola e desmontar o conjunto, limpar e colocar a mangueira leitosa.

Ferramentas que usei
- 2 19 estrela
- 1 14 estrela
- 1 17 estrela
- alley 6
- encolhedor de molas
Otavio Guerra
Otavio Guerra

Membro Ouro
Membro Ouro

Mensagens : 108
Data de inscrição : 01/03/2018
Localização : São Paulo - SP

kervinson, anselmo33, Flaviano0, Wil, jolima74, Raphael Feliciano, jasnino e Astcom gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Barulhos na coluna da suspensão dianteira - Resolvido Empty Re: Barulhos na coluna da suspensão dianteira - Resolvido

Mensagem por Convidado Qua 21 Abr 2021, 18:12

Esse problema é comum em vários veículos. A solução é a mesma que você utilizou. As concessionárias não podem utilizar essa solução, pois foge ao escopo do projeto e manutenção.
avatar
Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Barulhos na coluna da suspensão dianteira - Resolvido Empty Fotos do serviço

Mensagem por anselmo33 Qui 22 Abr 2021, 09:19

Bom dia!

Pode enviar umas fotos do serviço que fez?
anselmo33
anselmo33

Mensagens : 1
Data de inscrição : 08/06/2017
Localização : cuiaba

Ir para o topo Ir para baixo

Barulhos na coluna da suspensão dianteira - Resolvido Empty Re: Barulhos na coluna da suspensão dianteira - Resolvido

Mensagem por Otavio Guerra Qui 22 Abr 2021, 11:20

me chama no whats q eu passo, nao consegui colocar aqui
Otavio Guerra
Otavio Guerra

Membro Ouro
Membro Ouro

Mensagens : 108
Data de inscrição : 01/03/2018
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Barulhos na coluna da suspensão dianteira - Resolvido Empty Re: Barulhos na coluna da suspensão dianteira - Resolvido

Mensagem por Flaviano0 Dom 02 maio 2021, 18:45

Comecei a ler e pensei que o topico era especialmente para mim, também comprei um Etios XLS 17/18 , zero e hoje ele está com 55.200 km rodados e sofro com esse barulho desde novo e também reclamei e nada.
Gostaria de sabem qual o diâmetro da mangueira que você usou e também gostaria de ver as fotos.
Flaviano0
Flaviano0

Membro Novato
Membro Novato

Mensagens : 5
Data de inscrição : 05/01/2018

Ir para o topo Ir para baixo

Barulhos na coluna da suspensão dianteira - Resolvido Empty Re: Barulhos na coluna da suspensão dianteira - Resolvido

Mensagem por Otavio Guerra Seg 03 maio 2021, 16:24

Barulhos na coluna da suspensão dianteira - Resolvido Whatsa10Barulhos na coluna da suspensão dianteira - Resolvido Whatsa11Barulhos na coluna da suspensão dianteira - Resolvido Whatsa12
Otavio Guerra
Otavio Guerra

Membro Ouro
Membro Ouro

Mensagens : 108
Data de inscrição : 01/03/2018
Localização : São Paulo - SP

jasnino, Carlos Kapakdjian e Astcom gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Barulhos na coluna da suspensão dianteira - Resolvido Empty Re: Barulhos na coluna da suspensão dianteira - Resolvido

Mensagem por Otavio Guerra Seg 03 maio 2021, 16:25

Segue fotos, quanto a medida, nem precisa se procupar, basta ir numa autopeças e pedir mangueira leitosa (mangueira de mola)
Otavio Guerra
Otavio Guerra

Membro Ouro
Membro Ouro

Mensagens : 108
Data de inscrição : 01/03/2018
Localização : São Paulo - SP

Raphael Feliciano e Astcom gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Barulhos na coluna da suspensão dianteira - Resolvido Empty Re: Barulhos na coluna da suspensão dianteira - Resolvido

Mensagem por mgurgelmga Sáb 12 Jun 2021, 14:13

Parece-me pelo que vi que você também deu uma boa faxina e limpeza nas molas, amortecedor e borrachas, não é?
mgurgelmga
mgurgelmga

Mensagens : 1
Data de inscrição : 25/03/2021
Localização : Teresópolis/RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Barulhos na coluna da suspensão dianteira - Resolvido Empty Re: Barulhos na coluna da suspensão dianteira - Resolvido

Mensagem por Raphael Feliciano Ter 13 Jul 2021, 15:55

Muito bom Otávio, obrigado por compartilhar. Eu tenho um Etios 2014 mas talvez o problema seja bem parecido. 

Além desses barulhos quando passo em pequenas ondulações, parece que o curso da suspensão é curto pois se passo em algum buraco ela da uma pancada seca. Já pedi ao mecânico checar para ver se era amortecedor e parece que o amortecedor está normal.
Raphael Feliciano
Raphael Feliciano

Membro Novato
Membro Novato

Mensagens : 2
Data de inscrição : 13/08/2020
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Barulhos na coluna da suspensão dianteira - Resolvido Empty Re: Barulhos na coluna da suspensão dianteira - Resolvido

Mensagem por Convidado Qui 29 Jul 2021, 13:44

Já li várias reclamações semelhantes de proprietários de Etios. Eu mesmo fiz duas rodagens com o chefe de oficina da css para verificar. Troquei os amortecedores dianteiros após 90 mil km, e o barulho incômodo passou, pelo menos por agora. O projeto do carro tem um perfil econômico, acaba tendo alguns defeitos. Parabéns pela descoberta!
avatar
Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Barulhos na coluna da suspensão dianteira - Resolvido Empty Re: Barulhos na coluna da suspensão dianteira - Resolvido

Mensagem por jasnino Ter 19 Abr 2022, 18:47

Muito bom mesmo, eu falei com um mecânico hoje e ele fez a mesma sugestão. eu estava pensando em comprar outras molas.
jasnino
jasnino

Membro Novato
Membro Novato

Mensagens : 2
Data de inscrição : 19/04/2022
Localização : Petrolina

Ir para o topo Ir para baixo

Barulhos na coluna da suspensão dianteira - Resolvido Empty Re: Barulhos na coluna da suspensão dianteira - Resolvido

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos