Etios Clube
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
antes de perguntar
Pesquise aqui
Últimos assuntos
» Etios 2022
por Soni Hoje à(s) 02:27

» Vendo Etios Sedan XLS 2014
por r_somel Ontem à(s) 21:25

» Etios falhando ao fazer curvas 1/4 de combustível
por Marcio Queiroz Durig Sab 08 Maio 2021, 09:38

» Pneus de uso misto ou mais largos?
por Payens Sex 07 Maio 2021, 21:41

» Troca do fluído de freio x problema na embreagem
por charleschf Sex 07 Maio 2021, 21:39

» Nota de agradecimento.
por JRomão Sex 07 Maio 2021, 20:47

» Barulho no motor
por Luizcunha15 Sex 07 Maio 2021, 17:10

» Falha na direção elétrica após instalar módulo TRX31 da Tury
por Silva Sex 07 Maio 2021, 15:19

» Estalo direção Etios ao ligar pela primeira vez de manhã
por ric+20 Qua 05 Maio 2021, 11:20

» Alguem com mapa gps do multimidia etios 2017 ?
por Mathewbretas Ter 04 Maio 2021, 16:42

» consumo alto
por Otavio Guerra Ter 04 Maio 2021, 11:10

» Sobre Gasolina/Reserva
por celso_goncalves Seg 03 Maio 2021, 18:56

» Barulhos na coluna da suspensão dianteira - Resolvido
por Otavio Guerra Seg 03 Maio 2021, 16:25

» Bujão do cárter - arruela de vedação
por Ivan oz Seg 03 Maio 2021, 11:38

» Vazamento de óleo no Etios 1.5 2014
por lpilz1 Seg 03 Maio 2021, 11:15

» Consumo alto
por Jackson Rafael Muller Seg 03 Maio 2021, 08:49

» Esquema de cores do chicote de som.
por Ronaldo M@ch@do Sab 01 Maio 2021, 00:40

» Etios AT Apagando na hora do retorno
por JoTanaka Sex 30 Abr 2021, 11:21

» Bem-vindos ao nosso fórum
por marloncunha95 Qui 29 Abr 2021, 20:17

» Limpeza de bicos injetores
por Ivan oz Qui 29 Abr 2021, 12:16

» Funcionamento da Luz de Freio
por celso_goncalves Qua 28 Abr 2021, 21:49

» Fluído arrefecimento - ajuda
por VPL Qua 28 Abr 2021, 14:34

» Alto consumo mesmo após limpeza de bicos.
por JoTanaka Qui 22 Abr 2021, 13:34

Troca do fluído de freio x problema na embreagem

Ir em baixo

Troca do fluído de freio x problema na embreagem Empty Troca do fluído de freio x problema na embreagem

Mensagem por JRomão Sab 01 Maio 2021, 22:42

Boa noite, tenho um Etios HB 2018 1.3x e gostaria de dividir a experiência que tive na troca do fluído de freio com vocês.

Com 40.000 Km efetuei a troca das pastilhas de freio que ainda não estavam no limite, e aproveitei para mandar fazer a troca do fluído de freio e limpeza do sistema.
Foi feita a limpeza e sangria usando aquelas máquinas, etc., depois de uns 30 dias ainda na garantia voltei nesse mesmo centro automotivo devido o freio ter ficado baixo, precisando as vezes injetar o pedal para chegar freio.
O mecânico que me atendeu jurava de pé junto que era o cilindro mestre que deu problema. Fui categórico com ele, que extraísse o ar do sistema manualmente, quer dizer, pisando no pedal e fazendo a sangria.

O pedal de freio/freio voltou ao normal, mas para minha surpresa um dia após a correção do serviço, o pedal da embreagem começou a baixar até o ponto de bastar pensar em tirar o pé da embreagem o carro já saía.
Liguei para o centro automotivo para falar com o mecânico que me atendeu, relatei o que estava acontecendo e o mesmo falou que isso já era outro problema, a embreagem estava com defeito.

Conclusão: Como lembrei tardiamente que o fluído de freio é o mesmo da embreagem por ser hidráulica, e o mecânico não efetuou a sangria necessária também da embreagem, pesquisei no youtube como fazer, comprei um metro de mangueira 1/4" e eu mesmo fiz em casa a sangria da mesma.
A embreagem ficou perfeita novamente. São duas tubulações que saem do reservatório do fluído de freio, uma para o freio e outra para a embreagem, e o mecânico ainda dizer que não precisa sangrar a embreagem... e olhem que foi num grande centro automotivo em João Pessoa.

O relato foi longo, mas espero que ajude alguém no futuro.
JRomão
JRomão

Membro Bronze
Membro Bronze

kervinson, marolibraga e jolima74 gostam desta mensagem

Troca do fluído de freio x problema na embreagem Empty Re: Troca do fluído de freio x problema na embreagem

Mensagem por jolima74 Dom 02 Maio 2021, 08:44

JRomão, mais um 'mecânico' que queria te vender peças sem necessidade. Quem não se informar, gasta dinheiro a toa, ele ia trocar o cilindro mestre, o atuador da embreagem, depois ia sangrar, e o carro ficaria normal, cliente que não tem noção ia ficar satisfeito, mas o problema era só sangrar corretamente. Lembrar sempre que temos um Toyota, construído com peças de boa qualidade, os mecânicos aqui perto, já conversei com alguns, sequer conhecem o carro, pq não dão problema, não vivem visitando oficinas.
jolima74
jolima74

Membro Bronze
Membro Bronze

Troca do fluído de freio x problema na embreagem Empty Re: Troca do fluído de freio x problema na embreagem

Mensagem por ehthi Sex 07 Maio 2021, 10:33

Valeu a dica!

Trocou pastilha com 40k?
O meu 12/13 tá com 80k e a pastilha ainda tem uns 40%.
ehthi
ehthi

Membro Novato
Membro Novato

Mensagem por jvictormp Sex 07 Maio 2021, 13:52

Tive esse problema com outro carro. Troquei o fluido de freio, e a embreagem morreu.

Depois fui descobrir que tinha que fazer a sangria na embreagem tbm. 

A propósito, o Etios está com 114.000km e as pastilhas ainda tem material. Vou deixando..
jvictormp
jvictormp

Membro Bronze
Membro Bronze

Mensagem por JRomão Sex 07 Maio 2021, 20:15

Boa noite a todos,
Na troca do fluído, pedi para verificar o estado das pastilhas.
Observamos, eu e o mecânico, que a pastilha ainda continha uma quantidade significante de material, mais uma das pastilhas estava se deteriorando. Aproveitei para trocar o jogo, marca FRASLE R$140,00.
JRomão
JRomão

Membro Bronze
Membro Bronze

Mensagem por charleschf Sex 07 Maio 2021, 21:39

Semana passada fiz a revisão de 90K do meu SD AT 16/17. As pastilhas continuam boas, embora o amortecedor dianteiro tenha começado a marejar, sinalizando troca em breve. Mesmo fora da garantia, tenho realizado as revisões na css, pois a diferença de valor é pequena e a oficina tem se mostrado bem confiável e honesta.
charleschf
charleschf

Membro Bronze
Membro Bronze

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Permissão deste fórum: