Etios Clube
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
antes de perguntar
Pesquise aqui
Últimos assuntos
» Qual carro vc tinha antes do etios?
por mdiasf Ontem à(s) 10:07

» O etios com gnv 5 geração pega gerenciador de avanco?
por Gibanetto Ontem à(s) 09:19

» Luz de marcha ré
por Flávio José Garzeri Ontem à(s) 09:09

» Barulho de vazamento ar no freio
por Flávio José Garzeri Ontem à(s) 08:50

» Apresentação - Carioca em SP, Etios 2020 Sedan
por ricardoj Dom 17 Mar 2024, 09:23

» Pneu 175/70/14 ou 185/70/14?
por JRomão Qua 13 Mar 2024, 06:46

» Engasgando ao acelerar com ar condicionado ligado.
por sanxes Ter 12 Mar 2024, 11:08

» Botão para trava/destrava
por Jandir afonso santiago Dom 10 Mar 2024, 12:39

» Etios carro automatico mais barato BR
por aamauri Sáb 09 Mar 2024, 13:15

» GNV no Etios, minha experiência...
por Gibanetto Seg 04 Mar 2024, 10:55

» Direção elétrica pesada
por Gibanetto Dom 03 Mar 2024, 21:01

» Bandeja
por Marco Etios Sáb 02 Mar 2024, 09:19

» Trava e destrava do controle parou de funcionar
por André Luiz de Melo Qua 28 Fev 2024, 13:36

» Dúvida sobre odometro (hodometro)
por Edcarlos Ter 27 Fev 2024, 20:49

» Como desmontar coluna do cinto?
por sanxes Ter 27 Fev 2024, 12:58

» velas DENSO
por Luiz Fernando Sáb 17 Fev 2024, 19:39

» Difusor de escapamento
por Luiz Fernando Sáb 17 Fev 2024, 19:36

» Etios 1.3 MT 20/20 com problema no câmbio
por Luiz Fernando Sáb 17 Fev 2024, 19:35

» Suspensão. Roda dianteira direita.
por Luiz Fernando Sáb 17 Fev 2024, 19:30

» embreagem Etios dura
por Pauloo Sáb 17 Fev 2024, 10:50

» Central Wings Play
por Vetor Sex 16 Fev 2024, 20:57

» Odometro parou
por digaum_jg Seg 12 Fev 2024, 14:02

» Direção Hidráulica ou Elétrica
por jolima74 Seg 12 Fev 2024, 07:33


Problemas na regulagem e instalação de amortecedores e suspensão

+3
jdonadel
kervinson
Issame
7 participantes

Ir para baixo

Problemas na regulagem e instalação de amortecedores e suspensão  Empty Problemas na regulagem e instalação de amortecedores e suspensão

Mensagem por Issame Ter 27 Jul 2021, 17:18

E
Boa tarde amigos!

Eu tenho um Etios Platinum 2017, carro ta zerado praticamente, porém tenho enfrentado sérios problemas quando fui trocar amortecedores dianteiros e traseiros. Constatei que simplesmente fora da concessionária quase nenhuma mecânica ou auto center sabem regular e instalar amortecedores/suspensão de um Etios, parece algo simples, mas não tem jeito, os caras só fazem cagada. Qdo precisei trocar os amortecedores dianteiros (já com 100.000 kms) comprei Monroe, instalei num auto center famoso aqui da cidade (freddy pneus para alguém aqui de minha cidade não repetir meu erro) . Deu 40.000kms já estão vazando, fui na concessionária avaliar a instalação e simplesmente instalaram tudo errado, espanaram porcas tornando tudo frouxo e com uma barulheira, borrachas invertidas, uma visão do inferno… lamentavel. 
Pois bem, precisei trocar os amortecedores traseiros (ja com 120.000 kms) resolvi comprar genuíno na Toyota, fui querer Instalar na concessionária e eles queriam cobrar quase 800 pra instalação… e la fui eu de novo em um mecânico considerado “melhor da cidade”. Resultado, porcas espanadas, borrachas invertidas. É sério? É tão difícil assim mexer nos amortecedores e suspensão do Etios? Estou indignado… bem pelo menos os amortecedores traseiros que são genuínos parecem estar em perfeito estado tirando as roscas das pontas q espanaram tudo…
Eu simplesmente cheguei a conclusão que não vale a pena fazer fora da concessionária mais…
Issame
Issame

Membro Bronze
Membro Bronze

Mensagens : 16
Data de inscrição : 21/12/2018
Idade : 45
Localização : Joinville - SC

Gugahh gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Problemas na regulagem e instalação de amortecedores e suspensão  Empty Re: Problemas na regulagem e instalação de amortecedores e suspensão

Mensagem por kervinson Ter 27 Jul 2021, 19:58

Rapaz, não tem diferença nenhuma na instalação, os mexanico da sua cidade fizeram todos o curso na mesma "iscola de mexanica" só pode.
kervinson
kervinson

Membro Rubi
Membro Rubi

Mensagens : 523
Data de inscrição : 30/05/2017
Localização : Natal - RN

Ir para o topo Ir para baixo

Problemas na regulagem e instalação de amortecedores e suspensão  Empty Re: Problemas na regulagem e instalação de amortecedores e suspensão

Mensagem por Issame Ter 27 Jul 2021, 20:24

Po, parece sacanagem cara. No fim to gastando mais que se tivesse instalado na concessionária …
Issame
Issame

Membro Bronze
Membro Bronze

Mensagens : 16
Data de inscrição : 21/12/2018
Idade : 45
Localização : Joinville - SC

Ir para o topo Ir para baixo

Problemas na regulagem e instalação de amortecedores e suspensão  Empty Re: Problemas na regulagem e instalação de amortecedores e suspensão

Mensagem por jdonadel Qui 29 Jul 2021, 07:30

Em joinville esta oficina possui mecânico treinamento na toyota.




Para os aparecedores têm vários procedimentos, o primeiro é não usar chave pneumatica na cabeça deles, segundo é angulo de instalação e por fim apertar tudo somente no chão.
jdonadel
jdonadel

Membro Rubi
Membro Rubi

Mensagens : 838
Data de inscrição : 28/05/2015
Idade : 44
Localização : Joinville - SC

Issame gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Problemas na regulagem e instalação de amortecedores e suspensão  Empty Re: Problemas na regulagem e instalação de amortecedores e suspensão

Mensagem por Issame Qui 29 Jul 2021, 13:07

Opa!
Valeu a dica Jackson.
Issame
Issame

Membro Bronze
Membro Bronze

Mensagens : 16
Data de inscrição : 21/12/2018
Idade : 45
Localização : Joinville - SC

Ir para o topo Ir para baixo

Problemas na regulagem e instalação de amortecedores e suspensão  Empty Re: Problemas na regulagem e instalação de amortecedores e suspensão

Mensagem por Convidado Qui 29 Jul 2021, 13:36

Mês passado agendei a troca dos amortecedores dianteiros, o meu carro SD 16/17 estava com 90mil km. Ainda não estava vazando, mas começou a dar sinais. Fiz o serviço na css e ficou $1.144,00 no total.
avatar
Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Problemas na regulagem e instalação de amortecedores e suspensão  Empty Re: Problemas na regulagem e instalação de amortecedores e suspensão

Mensagem por Issame Qui 29 Jul 2021, 16:37

Pois então, os meus eram originais de fábrica ainda , consegui trocar os dianteiros com 100 mil kms ( estavam começando a vazar) e os traseiros com 120 mil kms sem vazamento mas batendo igual batedeira…
Enfim, os dianteiros coloquei monroe mas não genuínos da concessionária , e ja estavam vazando nos 40 mil kms, sorte q consegui trocar pq estavam dentro da garantia ainda… 
Não adianta, genuíno pêgo na concessionária ( e consequentemente instalados) duram muito mais e tem qualidade muito superior. Mesma coisa pastilhas de freio e discos.
Issame
Issame

Membro Bronze
Membro Bronze

Mensagens : 16
Data de inscrição : 21/12/2018
Idade : 45
Localização : Joinville - SC

Ir para o topo Ir para baixo

Problemas na regulagem e instalação de amortecedores e suspensão  Empty Re: Problemas na regulagem e instalação de amortecedores e suspensão

Mensagem por Convidado Qui 29 Jul 2021, 17:22

Concordo com a troca de amortecedor e sistema de freios na css. Particularmente essa css possui uma boa oficina. Passei a confiar neles quando, com o carro fora da garantia, acendeu a luz da bateria. Fui lá e a avaliação foi a troca do regulador de voltagem do alternador. 400 e poucos reais no total. Tinha que agendar, pois não tinha a peça em estoque. Saí de lá e passei em um mecânico conhecido. Ele disse o mesmo, porém teria que fazer uma inspeção completa para verificar se era só isso, orçamento de 600 reais. Agendei na css..
Outra ocasião foi o próprio amortecedor. Na revisão de 90 mil km, o mecânico chamou para mostrar como a reação do amortecedor estava mais seca, indicando a proximidade da troca. Além disso, o cilindro estava ficando marejado. A avaliação dele era que iria durar até os 100 mil km, mas resolvi trocar antes e realmente voltou a ser suave e sem barulho.
avatar
Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Problemas na regulagem e instalação de amortecedores e suspensão  Empty O mesmo problema, em Niterói - RJ

Mensagem por Gugahh Qui 29 Jul 2021, 17:30

Tive exatamente o mesmo problema.
Tenho um Etios 2014 hatch.

Troquei os 4 amortecedores (Monroe, se não me engano) numa empresa de confiança, de renome na cidade, que só vende pneus e amortecedores / molas. Mas não é uma autorizada Toyota.

Ficou uma droga. Suspensão batendo, como se os amortecedores fossem vencidos.

Conhecendo o gerente da loja, pedimos pra trocar os quatro, considerando defeito de fabricação. Ficou menos ruim. Mas longe de estar bom.

Finalmente, na revisão seguinte, na autorizada Toyota, pedimos pra ajustar a suspensão. Ficou perfeito - com os mesmos amortecedores. Pelo que entendo, ou dei azar demais com o mecânico, ou o Etios tem pegadinha, sim, pra substituir os amortecedores. Fico com a tese da pegadinha.
Gugahh
Gugahh

Mensagens : 1
Data de inscrição : 19/07/2016
Localização : Niterói - RJ

Issame gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Problemas na regulagem e instalação de amortecedores e suspensão  Empty Re: Problemas na regulagem e instalação de amortecedores e suspensão

Mensagem por Issame Qui 29 Jul 2021, 19:02

Na CSS eles devem ter os mesmos aparelhos de regulagem da fábrica. Principalmente se for uma CSS lider na cidade. A daqui é top mas $$$$$… porém a partir de agora nunca mais fora de CSS… vou dar uma olhada neste cara que postaram aqui no tópico, mas se não resolver, vai ser CSS pra quase tudo… pq se fizer as contas no fim o cara ggasta mais indo pra la e pra ca do que se tivesse feito na concessionária
Issame
Issame

Membro Bronze
Membro Bronze

Mensagens : 16
Data de inscrição : 21/12/2018
Idade : 45
Localização : Joinville - SC

Ir para o topo Ir para baixo

Problemas na regulagem e instalação de amortecedores e suspensão  Empty Re: Problemas na regulagem e instalação de amortecedores e suspensão

Mensagem por JoTanaka Sex 30 Jul 2021, 15:25

Provavelmente utilizaram chave pneumática e não souberam regular o torque. Melhor um bom mecanico com chaves manuais do que um autocenter com pneumática. Amortecedor novo estoura pq devem ter montado o prato superior na posição incorreta. Se for igual ao GM, tem  uma marcação no prato que indica pra que lado apontar, pois os amortecedor não trabalham na vertical 90graus, possuem inclinação, para acompanhar a posição das molas. Mas é sabido que o projeto da suspensão dianteira do Etios tem  curso muito curto nos amortecedores dianteiros e porisso não duram, basta observar que  a frente do carro é bem mais baixa, então o curso tem que ser bem menor. Alguns montadores, forçam a haste do amortecedor para encaixar na parte superior, aí empena a haste, com o tempo vaza mesmo. Eu mesmo sempre troco em casa, estou acostumado e tenho a ferramenta de comprimir molas, mas tem tomar muito cuidado, usar cavalete e não deixar apoiado em macaco e fazer a atividades longe de crianças. Não gosto de Monroe, melhor KYB que usam nos Hondas , mas nao sei se tem pra Toyota. Conforme um post meu, pra durar tem que usar amortecedor preparado.
JoTanaka
JoTanaka

Membro Rubi
Membro Rubi

Mensagens : 254
Data de inscrição : 02/04/2019
Localização : São José dos Campos - SP

Astcom gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Problemas na regulagem e instalação de amortecedores e suspensão  Empty Re: Problemas na regulagem e instalação de amortecedores e suspensão

Mensagem por Otavio Guerra Sex 30 Jul 2021, 15:57

ja desmontei a suspensao dianteira do etios e desconheço qualquer regulagem, ele é um carro comum, não tem segredo
Otavio Guerra
Otavio Guerra

Membro Ouro
Membro Ouro

Mensagens : 108
Data de inscrição : 01/03/2018
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Problemas na regulagem e instalação de amortecedores e suspensão  Empty Re: Problemas na regulagem e instalação de amortecedores e suspensão

Mensagem por JoTanaka Ter 03 Ago 2021, 10:16

Vlw Otávio, então esse prato é plano, monta em qualquer posição. Jóia. Ainda não cheguei a desmontá-lo. Engenharia Toyota é top mesmo, até nisso facilitaram. O que mais gosto no Etios é conjunto motor e cãmbio, anda demais, econômico e com manutenção fácil.
JoTanaka
JoTanaka

Membro Rubi
Membro Rubi

Mensagens : 254
Data de inscrição : 02/04/2019
Localização : São José dos Campos - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Problemas na regulagem e instalação de amortecedores e suspensão  Empty Re: Problemas na regulagem e instalação de amortecedores e suspensão

Mensagem por paulo s marques Ter 03 Ago 2021, 11:35

bom dua sou novo aqui, eu mesmo troquei os amortecedores do meu etios 16/17 em casa, estava com o direito torto e vazando troquei com o kit completo e ficou otimo nem alinhamento ficou fora , troquei os trazeiros na semana seguinte e td bem sem problemas ou novidade, muito facil e simples a troca , ... esta semana deu um problema no som o radio ligava normal mas nada de som, desliguei uma tomada do lado direito interno ( sao 2 ali) funcionou como nunca antes e melhorou varios outras coisas no carro inclusive consumo, nao sei pq mas melhorou
.
paulo s marques
paulo s marques

Membro Novato
Membro Novato

Mensagens : 3
Data de inscrição : 03/08/2021
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Problemas na regulagem e instalação de amortecedores e suspensão  Empty Re: Problemas na regulagem e instalação de amortecedores e suspensão

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos