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Problemas na regulagem e instalação de amortecedores e suspensão
+3
jdonadel
kervinson
Issame
7 participantes
Página 1 de 1
Problemas na regulagem e instalação de amortecedores e suspensão
E
Boa tarde amigos!
Eu tenho um Etios Platinum 2017, carro ta zerado praticamente, porém tenho enfrentado sérios problemas quando fui trocar amortecedores dianteiros e traseiros. Constatei que simplesmente fora da concessionária quase nenhuma mecânica ou auto center sabem regular e instalar amortecedores/suspensão de um Etios, parece algo simples, mas não tem jeito, os caras só fazem cagada. Qdo precisei trocar os amortecedores dianteiros (já com 100.000 kms) comprei Monroe, instalei num auto center famoso aqui da cidade (freddy pneus para alguém aqui de minha cidade não repetir meu erro) . Deu 40.000kms já estão vazando, fui na concessionária avaliar a instalação e simplesmente instalaram tudo errado, espanaram porcas tornando tudo frouxo e com uma barulheira, borrachas invertidas, uma visão do inferno… lamentavel.
Pois bem, precisei trocar os amortecedores traseiros (ja com 120.000 kms) resolvi comprar genuíno na Toyota, fui querer Instalar na concessionária e eles queriam cobrar quase 800 pra instalação… e la fui eu de novo em um mecânico considerado “melhor da cidade”. Resultado, porcas espanadas, borrachas invertidas. É sério? É tão difícil assim mexer nos amortecedores e suspensão do Etios? Estou indignado… bem pelo menos os amortecedores traseiros que são genuínos parecem estar em perfeito estado tirando as roscas das pontas q espanaram tudo…
Eu simplesmente cheguei a conclusão que não vale a pena fazer fora da concessionária mais…
Boa tarde amigos!
Eu tenho um Etios Platinum 2017, carro ta zerado praticamente, porém tenho enfrentado sérios problemas quando fui trocar amortecedores dianteiros e traseiros. Constatei que simplesmente fora da concessionária quase nenhuma mecânica ou auto center sabem regular e instalar amortecedores/suspensão de um Etios, parece algo simples, mas não tem jeito, os caras só fazem cagada. Qdo precisei trocar os amortecedores dianteiros (já com 100.000 kms) comprei Monroe, instalei num auto center famoso aqui da cidade (freddy pneus para alguém aqui de minha cidade não repetir meu erro) . Deu 40.000kms já estão vazando, fui na concessionária avaliar a instalação e simplesmente instalaram tudo errado, espanaram porcas tornando tudo frouxo e com uma barulheira, borrachas invertidas, uma visão do inferno… lamentavel.
Pois bem, precisei trocar os amortecedores traseiros (ja com 120.000 kms) resolvi comprar genuíno na Toyota, fui querer Instalar na concessionária e eles queriam cobrar quase 800 pra instalação… e la fui eu de novo em um mecânico considerado “melhor da cidade”. Resultado, porcas espanadas, borrachas invertidas. É sério? É tão difícil assim mexer nos amortecedores e suspensão do Etios? Estou indignado… bem pelo menos os amortecedores traseiros que são genuínos parecem estar em perfeito estado tirando as roscas das pontas q espanaram tudo…
Eu simplesmente cheguei a conclusão que não vale a pena fazer fora da concessionária mais…
Issame
Membro Bronze- Mensagens : 16
Data de inscrição : 21/12/2018
Idade : 45
Localização : Joinville - SC
Gugahh gosta desta mensagem
Re: Problemas na regulagem e instalação de amortecedores e suspensão
Rapaz, não tem diferença nenhuma na instalação, os mexanico da sua cidade fizeram todos o curso na mesma "iscola de mexanica" só pode.
kervinson
Membro Rubi- Mensagens : 523
Data de inscrição : 30/05/2017
Localização : Natal - RN
Re: Problemas na regulagem e instalação de amortecedores e suspensão
Po, parece sacanagem cara. No fim to gastando mais que se tivesse instalado na concessionária …
Issame
Membro Bronze- Mensagens : 16
Data de inscrição : 21/12/2018
Idade : 45
Localização : Joinville - SC
Re: Problemas na regulagem e instalação de amortecedores e suspensão
Em joinville esta oficina possui mecânico treinamento na toyota.
Para os aparecedores têm vários procedimentos, o primeiro é não usar chave pneumatica na cabeça deles, segundo é angulo de instalação e por fim apertar tudo somente no chão.
Para os aparecedores têm vários procedimentos, o primeiro é não usar chave pneumatica na cabeça deles, segundo é angulo de instalação e por fim apertar tudo somente no chão.
jdonadel
Membro Rubi- Mensagens : 838
Data de inscrição : 28/05/2015
Idade : 44
Localização : Joinville - SC
Issame gosta desta mensagem
Re: Problemas na regulagem e instalação de amortecedores e suspensão
Opa!
Valeu a dica Jackson.
Valeu a dica Jackson.
Issame
Membro Bronze- Mensagens : 16
Data de inscrição : 21/12/2018
Idade : 45
Localização : Joinville - SC
Re: Problemas na regulagem e instalação de amortecedores e suspensão
Mês passado agendei a troca dos amortecedores dianteiros, o meu carro SD 16/17 estava com 90mil km. Ainda não estava vazando, mas começou a dar sinais. Fiz o serviço na css e ficou $1.144,00 no total.
Convidado- Convidado
Re: Problemas na regulagem e instalação de amortecedores e suspensão
Pois então, os meus eram originais de fábrica ainda , consegui trocar os dianteiros com 100 mil kms ( estavam começando a vazar) e os traseiros com 120 mil kms sem vazamento mas batendo igual batedeira…
Enfim, os dianteiros coloquei monroe mas não genuínos da concessionária , e ja estavam vazando nos 40 mil kms, sorte q consegui trocar pq estavam dentro da garantia ainda…
Não adianta, genuíno pêgo na concessionária ( e consequentemente instalados) duram muito mais e tem qualidade muito superior. Mesma coisa pastilhas de freio e discos.
Enfim, os dianteiros coloquei monroe mas não genuínos da concessionária , e ja estavam vazando nos 40 mil kms, sorte q consegui trocar pq estavam dentro da garantia ainda…
Não adianta, genuíno pêgo na concessionária ( e consequentemente instalados) duram muito mais e tem qualidade muito superior. Mesma coisa pastilhas de freio e discos.
Issame
Membro Bronze- Mensagens : 16
Data de inscrição : 21/12/2018
Idade : 45
Localização : Joinville - SC
Re: Problemas na regulagem e instalação de amortecedores e suspensão
Concordo com a troca de amortecedor e sistema de freios na css. Particularmente essa css possui uma boa oficina. Passei a confiar neles quando, com o carro fora da garantia, acendeu a luz da bateria. Fui lá e a avaliação foi a troca do regulador de voltagem do alternador. 400 e poucos reais no total. Tinha que agendar, pois não tinha a peça em estoque. Saí de lá e passei em um mecânico conhecido. Ele disse o mesmo, porém teria que fazer uma inspeção completa para verificar se era só isso, orçamento de 600 reais. Agendei na css..
Outra ocasião foi o próprio amortecedor. Na revisão de 90 mil km, o mecânico chamou para mostrar como a reação do amortecedor estava mais seca, indicando a proximidade da troca. Além disso, o cilindro estava ficando marejado. A avaliação dele era que iria durar até os 100 mil km, mas resolvi trocar antes e realmente voltou a ser suave e sem barulho.
Outra ocasião foi o próprio amortecedor. Na revisão de 90 mil km, o mecânico chamou para mostrar como a reação do amortecedor estava mais seca, indicando a proximidade da troca. Além disso, o cilindro estava ficando marejado. A avaliação dele era que iria durar até os 100 mil km, mas resolvi trocar antes e realmente voltou a ser suave e sem barulho.
Convidado- Convidado
O mesmo problema, em Niterói - RJ
Tive exatamente o mesmo problema.
Tenho um Etios 2014 hatch.
Troquei os 4 amortecedores (Monroe, se não me engano) numa empresa de confiança, de renome na cidade, que só vende pneus e amortecedores / molas. Mas não é uma autorizada Toyota.
Ficou uma droga. Suspensão batendo, como se os amortecedores fossem vencidos.
Conhecendo o gerente da loja, pedimos pra trocar os quatro, considerando defeito de fabricação. Ficou menos ruim. Mas longe de estar bom.
Finalmente, na revisão seguinte, na autorizada Toyota, pedimos pra ajustar a suspensão. Ficou perfeito - com os mesmos amortecedores. Pelo que entendo, ou dei azar demais com o mecânico, ou o Etios tem pegadinha, sim, pra substituir os amortecedores. Fico com a tese da pegadinha.
Tenho um Etios 2014 hatch.
Troquei os 4 amortecedores (Monroe, se não me engano) numa empresa de confiança, de renome na cidade, que só vende pneus e amortecedores / molas. Mas não é uma autorizada Toyota.
Ficou uma droga. Suspensão batendo, como se os amortecedores fossem vencidos.
Conhecendo o gerente da loja, pedimos pra trocar os quatro, considerando defeito de fabricação. Ficou menos ruim. Mas longe de estar bom.
Finalmente, na revisão seguinte, na autorizada Toyota, pedimos pra ajustar a suspensão. Ficou perfeito - com os mesmos amortecedores. Pelo que entendo, ou dei azar demais com o mecânico, ou o Etios tem pegadinha, sim, pra substituir os amortecedores. Fico com a tese da pegadinha.
Gugahh- Mensagens : 1
Data de inscrição : 19/07/2016
Localização : Niterói - RJ
Issame gosta desta mensagem
Re: Problemas na regulagem e instalação de amortecedores e suspensão
Na CSS eles devem ter os mesmos aparelhos de regulagem da fábrica. Principalmente se for uma CSS lider na cidade. A daqui é top mas $$$$$… porém a partir de agora nunca mais fora de CSS… vou dar uma olhada neste cara que postaram aqui no tópico, mas se não resolver, vai ser CSS pra quase tudo… pq se fizer as contas no fim o cara ggasta mais indo pra la e pra ca do que se tivesse feito na concessionária
Issame
Membro Bronze- Mensagens : 16
Data de inscrição : 21/12/2018
Idade : 45
Localização : Joinville - SC
Re: Problemas na regulagem e instalação de amortecedores e suspensão
Provavelmente utilizaram chave pneumática e não souberam regular o torque. Melhor um bom mecanico com chaves manuais do que um autocenter com pneumática. Amortecedor novo estoura pq devem ter montado o prato superior na posição incorreta. Se for igual ao GM, tem uma marcação no prato que indica pra que lado apontar, pois os amortecedor não trabalham na vertical 90graus, possuem inclinação, para acompanhar a posição das molas. Mas é sabido que o projeto da suspensão dianteira do Etios tem curso muito curto nos amortecedores dianteiros e porisso não duram, basta observar que a frente do carro é bem mais baixa, então o curso tem que ser bem menor. Alguns montadores, forçam a haste do amortecedor para encaixar na parte superior, aí empena a haste, com o tempo vaza mesmo. Eu mesmo sempre troco em casa, estou acostumado e tenho a ferramenta de comprimir molas, mas tem tomar muito cuidado, usar cavalete e não deixar apoiado em macaco e fazer a atividades longe de crianças. Não gosto de Monroe, melhor KYB que usam nos Hondas , mas nao sei se tem pra Toyota. Conforme um post meu, pra durar tem que usar amortecedor preparado.
JoTanaka
Membro Rubi- Mensagens : 254
Data de inscrição : 02/04/2019
Localização : São José dos Campos - SP
Astcom gosta desta mensagem
Re: Problemas na regulagem e instalação de amortecedores e suspensão
ja desmontei a suspensao dianteira do etios e desconheço qualquer regulagem, ele é um carro comum, não tem segredo
Otavio Guerra
Membro Ouro- Mensagens : 108
Data de inscrição : 01/03/2018
Localização : São Paulo - SP
Re: Problemas na regulagem e instalação de amortecedores e suspensão
Vlw Otávio, então esse prato é plano, monta em qualquer posição. Jóia. Ainda não cheguei a desmontá-lo. Engenharia Toyota é top mesmo, até nisso facilitaram. O que mais gosto no Etios é conjunto motor e cãmbio, anda demais, econômico e com manutenção fácil.
JoTanaka
Membro Rubi- Mensagens : 254
Data de inscrição : 02/04/2019
Localização : São José dos Campos - SP
Re: Problemas na regulagem e instalação de amortecedores e suspensão
bom dua sou novo aqui, eu mesmo troquei os amortecedores do meu etios 16/17 em casa, estava com o direito torto e vazando troquei com o kit completo e ficou otimo nem alinhamento ficou fora , troquei os trazeiros na semana seguinte e td bem sem problemas ou novidade, muito facil e simples a troca , ... esta semana deu um problema no som o radio ligava normal mas nada de som, desliguei uma tomada do lado direito interno ( sao 2 ali) funcionou como nunca antes e melhorou varios outras coisas no carro inclusive consumo, nao sei pq mas melhorou
.
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paulo s marques
Membro Novato- Mensagens : 3
Data de inscrição : 03/08/2021
Localização : São Paulo
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