Etios Clube
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
antes de perguntar
Pesquise aqui
Últimos assuntos
» Engasgando ao acelerar com ar condicionado ligado.
por Gibanetto Ter 26 Mar 2024, 09:00

» Lâmpada super branca halogenas
por Kleberready Seg 25 Mar 2024, 13:08

» Botão Start Stop com partida remota
por Sergio Dom 24 Mar 2024, 19:07

» Led debaixo dos bancos, nas portas e na parte traseira (teto)
por joiodotrigo2 Sáb 23 Mar 2024, 20:16

» Qual carro vc tinha antes do etios?
por joiodotrigo2 Sáb 23 Mar 2024, 18:55

» Problema rádio Etios 15/16
por Nathaly.sou Sáb 23 Mar 2024, 18:51

» GRUPO do ZAP só de Etios.
por ISAAC DE OLIVEIRA CAVALCA Sáb 23 Mar 2024, 16:37

» Dúvida sobre odometro (hodometro)
por Mauricio Siqueira Qui 21 Mar 2024, 16:43

» Injeção acesa
por Alexsander Ter 19 Mar 2024, 19:42

» Embreagem baixando e voltando
por Leandro sales Ter 19 Mar 2024, 12:32

» O etios com gnv 5 geração pega gerenciador de avanco?
por Gibanetto Seg 18 Mar 2024, 09:19

» Luz de marcha ré
por Flávio José Garzeri Seg 18 Mar 2024, 09:09

» Barulho de vazamento ar no freio
por Flávio José Garzeri Seg 18 Mar 2024, 08:50

» Apresentação - Carioca em SP, Etios 2020 Sedan
por ricardoj Dom 17 Mar 2024, 09:23

» Pneu 175/70/14 ou 185/70/14?
por JRomão Qua 13 Mar 2024, 06:46

» Botão para trava/destrava
por Jandir afonso santiago Dom 10 Mar 2024, 12:39

» Etios carro automatico mais barato BR
por aamauri Sáb 09 Mar 2024, 13:15

» GNV no Etios, minha experiência...
por Gibanetto Seg 04 Mar 2024, 10:55

» Direção elétrica pesada
por Gibanetto Dom 03 Mar 2024, 21:01

» Bandeja
por Marco Etios Sáb 02 Mar 2024, 09:19

» Trava e destrava do controle parou de funcionar
por André Luiz de Melo Qua 28 Fev 2024, 13:36

» Como desmontar coluna do cinto?
por sanxes Ter 27 Fev 2024, 12:58

» velas DENSO
por Luiz Fernando Sáb 17 Fev 2024, 19:39


Temperatura funcionamento do motor Etios 2013 1.5 XLS

4 participantes

Ir para baixo

Temperatura funcionamento do motor Etios 2013 1.5 XLS Empty Temperatura funcionamento do motor Etios 2013 1.5 XLS

Mensagem por guilhermearisio Sex 16 Set 2022, 08:40

Olá pessoal, tem algo que vem me intrigando bastante, que é a temperatura de funcionamento do motor com o ar condicionado ligado observando pelo eobd2, com o ar condicionado desligado tem funcionamento normal, aquece até passar dos 90°,ventoinha então dispara e quando abaixa dos 90° ela desliga e o motor volta a aquecer, já quando o ar condicionado está ligado a ventoinha dispara quase que instantaneamente, mesmo sendo a primeira partida do dia e com tempo frio e o que ocorre é que a temperatura fica muito baixa (o máximo que vi atingir foi 78° no trânsito pesado na cidade e com temperatura externa alta, sendo que normalmente não passa dos 70° e se pegar um trânsito mais tranquilo já começa a beirar os 60° e isso que nem mesmo ainda testei na estrada, onde provavelmente vai chegar perto dos 50°,essa temperatura de funcionamento com o ar ligado é normal? E acredito também que pode estar interferindo no consumo meu último tanque somente com gasolina deu consumo de 8.7km/l com 80% cidade sem trânsito extremamente pesado, porém com o ar ligado e perto do maximo na maior parte do tempo, é bem extranho, as vezes temperatura externa perto dos 40° e o motor sofrendo pra manter 70°!!
guilhermearisio
guilhermearisio

Membro Novato
Membro Novato

Mensagens : 4
Data de inscrição : 01/04/2022
Localização : Goiania

Ir para o topo Ir para baixo

Temperatura funcionamento do motor Etios 2013 1.5 XLS Empty Re: Temperatura funcionamento do motor Etios 2013 1.5 XLS

Mensagem por JoTanaka Sex 16 Set 2022, 14:11

Aparentemente, acho que ocorre confusão com o momento da ventoinha estar ligando, sendo mais acionada,  devido ao uso do ar condicionado. O radiador do Etios, possui um circuito fechado menor separado da água de arrefecimento, que troca calor vinda do Condicionador de Ar, esta retira calor do gás do Condicionador de Ar e a ventoinha é única para este conjunto. 
Diferente do motor do Honda Fit/City que possui 2 "radiadores", um é mesmo um radiador para o arrefecimento do Motor e um outro "Radiador" menor, o qual é correto chamar de Condensadora, pois se aplica a retirar calor vindo do Condicionador de Ar. Ambos possuem ventoinhas e são independentes, com sensores independentes também.
A grande maioria dos motores ciclo-otto a combustão, exceto motor diesel, a temperatura opera entre 85 a 90 graus Celsius, seja com ar condicionado ligado ou não. É lógico que quando o motor está com carga maior, em ultrapassagem forte/subidas, com ar condicionado ativado ou em congestionamento, líquido de arrefecimento pode exceder os 90 graus, sendo rebaixada pela ação da ventoinha do radiador ou ativação do ar quente dentro do veículo. Não é normal operar abaixo do 85 graus, se estando com motor aquecido. Tem veículos que possuem dois termostatos, um para o painel do veículo e outro para a ECU/ECM , como nos veículos da Honda. Um scanner mais simples, vai pegar a leitura da ECU/ECM. Aparentemente seu motor anda trabalhando um pouquinho mais frio, pode ser uma válvula termostática que não está fechando totalmente. Se a ventoinha tem acionada muitas vezes, pode ser o sensor termostato interruptor (famoso cebolão) que a aciona esta ventoinha (este sensor não repassa leitura para ECU/ECM) está fechando o circuito bem antes de atingir mais de 90 graus. Programe checagem do Condicionador de Ar e do Arrefecimento na próxima revisão, já que observou maior consumo de combustível e temperatura de 70 graus. Com  Condicionador de Ar desligado, seu motor está normalissimo. A impressão que me passa, é que seu sistema do Condicionador de Ar está deficiente, sobrecarregando o motor, exigindo mais tempo de ventoinha ligada, deixando o motor mais frio.
Dependendo o Scanner, este mostra que a ventoinha está ligada, ou seja, no momento que ela liga, anote em que temperatura a mesma liga, tanto nos casos sem o com ar condicionador de ar ativado. Ou faça medição por ouvido, ouviu ligar, anote a temperatura. A ventoinha deve ligar acima dos 90 graus, ou no momento em que vc ligou o ar condicionado.
JoTanaka
JoTanaka

Membro Rubi
Membro Rubi

Mensagens : 254
Data de inscrição : 02/04/2019
Localização : São José dos Campos - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Temperatura funcionamento do motor Etios 2013 1.5 XLS Empty Re: Temperatura funcionamento do motor Etios 2013 1.5 XLS

Mensagem por JoTanaka Sex 16 Set 2022, 22:12

Pra quem quer tirar dúvidas sobre arrefecimento..segue um excelente link https://youtu.be/uY-oNaRsqxY
JoTanaka
JoTanaka

Membro Rubi
Membro Rubi

Mensagens : 254
Data de inscrição : 02/04/2019
Localização : São José dos Campos - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Temperatura funcionamento do motor Etios 2013 1.5 XLS Empty Re: Temperatura funcionamento do motor Etios 2013 1.5 XLS

Mensagem por guilhermearisio Seg 03 Out 2022, 21:23

Obrigado pelas resposta, venho trazer feedback e a solução para o problema que era a falta da válvula termoestatica. 

Acabei levando no mecânico e ele observou que com o carro parado e ar condicionado desligado a temperatura chegava até 95 disparando a ventoinha e parando a ventoinha no 89, ele disse que estava normal o funcionamento, eu não satisfeito, comprei uma válvula estática e abri para "trocar" e acabei descobrindo que o carro estava sem válvula termoestatica, acabei não conseguindo instalar (descobri que é necessário desligar o ventilador do radiador e deixar um tempo com o carro a 102 graus depois de um tempo ela abre pela primeira vez) fiquei muito feliz por ter sanado as variações de temperatura e impossibilidade de manter a temperaturas próximo dos 90, o carro agora funciona perfeitamente entree 86-96 seja com ar condicionado, sem ar condicionado, trânsito pesado ou estrada, é impressionante como é eficiente o controle de temperatura do veículo!! Inclusive o consumo agora está ótimo, último tanque com somente 5 litros de gasolina com 32.5 de etanol, rodou 310km,dando 8.26km de média por Litro, ótima média principalmente porque meu pé está pesado kkk não estou tendo dó do motor já que está funcionando tão bem!!
guilhermearisio
guilhermearisio

Membro Novato
Membro Novato

Mensagens : 4
Data de inscrição : 01/04/2022
Localização : Goiania

Ir para o topo Ir para baixo

Temperatura funcionamento do motor Etios 2013 1.5 XLS Empty Informações técnicas

Mensagem por Avfgarage Sex 25 Nov 2022, 01:20

Olá, me chamo uriel, wou proprietário da avf garage, venho aqui com o intuito de trazer informações de maneira simples e prática.

1⁰ o marcador de temperatura interno no computador de bordo não é preciso, assim q ele alcançar o 60⁰ ele já vai estar marcando o meio do marcador, ele só começa a subir a temperatura do painel acima dos 105⁰.

2⁰ a faixa ideal de temperatura N é estática, ou seja ela tem uma faixa de oscilação de trabalho, a do etios 1.3-1.5 e de 87⁰ (min) a 96⁰ (max) dando assim o ciclo de eletroventilador, chegou nos 96⁰ ele aciona no 1⁰ estagio e a temperatura abaixa até os 87⁰( curiosidade, ele desliga nos 90⁰ mas a temperatura continua caindo)

3⁰ por experiência própria, o eletroventilador costuma acabar as escovas na casa dos 100 mil km, já aconteceu comigo 2 vezes (lembrando que só trabalho com peças genuína)

Qualquer dúvida que tenham podem entrar em contato comigo via Instagram que tendo tempo respondo todas as perguntas.
Instagram é avfgarage
Avfgarage
Avfgarage

Mensagens : 1
Data de inscrição : 25/11/2022
Localização : Salvador bahia

kervinson e JoTanaka gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Temperatura funcionamento do motor Etios 2013 1.5 XLS Empty Re: Temperatura funcionamento do motor Etios 2013 1.5 XLS

Mensagem por jhonatas.sirino Qua 25 Out 2023, 14:42

Tenho um Etios sedan 1.5 XLS 2013. Eu comprei um scanner OBDII e uso o app Car Scanner pago. A temperatura do líquido de arrefecimento fica variando entre 90 e 100 (quando pego serra chega a 102), ficando maior parte do tempo entre 95 e 97 ⁰C. Eu comprei o carro com 123 mil Km, e agora tá com 134 mil Km. Eu nao sei dizer se o antigo(a) dono(a) já fez a troca ou limpeza do sistema de arrefecimento. Mas segundo o manual a substituição do fluido só deveria ocorrer com 160 mil KM. O líquido no reservatório nunca diminuiu o nível desde que eu comprei, sempre fica no limite máximo. Eu acho meu carro muito beberrão na cidade (faz entre 8 e 9km/L na gasolina. Onde moro n tem trânsito, só muito semáforo, e as vias tem limite entre 40 e 50km/h. Antigo dono colocou pneu 195 ao invés de 185 que seria o correto, não sei se é isso tbm).
Assim que peguei o carro troquei as velas de iridium (estavam todas desgastadas) e fiz revisões básicas e uma limpeza do corpo de borboleta. Só uso gasolina (eu mesmo coloco o aditivo, Bardahl Flex).

Essa temperatura pode ser considerada normal? Porque comparei com o que outros colegas aqui relataram e parece mais quente que os demais.
jhonatas.sirino
jhonatas.sirino

Membro Novato
Membro Novato

Mensagens : 2
Data de inscrição : 15/01/2023
Localização : Santos-SP

Ir para o topo Ir para baixo

Temperatura funcionamento do motor Etios 2013 1.5 XLS Empty Re: Temperatura funcionamento do motor Etios 2013 1.5 XLS

Mensagem por JoTanaka Qua 25 Out 2023, 15:50

Um mecânico ou não usando um densímetro da Wurth ou similar consegue avaliar a qualidade do liquido de arrefecimento, , o aparelho vai indicar qual a carga de aditivo no mesmo, se estiver baixo, precisa trocar, recomendo trocar junto a válvula termostática, pois está não é eterna, ainda mais se botaram aditivo errado ou água mineral ou de torneira no circuito. Carro beberrão seria se estivesse sem a válvula termostática ou travada aberta, causaria motor abaixo da temperatura ideal (90-95), o que não é o seu caso, já que o scanner mostra um pouquinho acima dos 95C. Consumo alto é muito relativo, tem várias causas, por exemplo combustível de má qualidade. As eletroválvulas (mais comumente chamadas de bicos injetores) foram verificadas e limpas, estão com estanqueidade e balanceadas ? Não tem nenhuma gotejando quando era para estar totalmente fechada ? Troque de posto e veja se o consumo piora ou melhora. Pneu mais largo não dá tanta diferença no consumo, pouquissima coisa, mas a calibragem é diferente, acho umas libras a menos. Alinhamento mal feito na suspensão causa consumo maior tb. Veja se não tem nenhuma roda com pastilha pegando ou lona apertada demais na traseira, fazendo barulho no giro livre delas. AS vezes o motor perdeu o AF, vc abstece com gasolina e a ECU só reconhece como Etanol e aumenta o consumo (nesse caso, pode ser sonda lambda, entrada falsa de ar, problema no MAF ou MAP, sensor de temperatura, canister com problema, 
etc...).
JoTanaka
JoTanaka

Membro Rubi
Membro Rubi

Mensagens : 254
Data de inscrição : 02/04/2019
Localização : São José dos Campos - SP

jhonatas.sirino gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Temperatura funcionamento do motor Etios 2013 1.5 XLS Empty Re: Temperatura funcionamento do motor Etios 2013 1.5 XLS

Mensagem por jhonatas.sirino Qua 25 Out 2023, 16:32

Obrigado pelas orientações. Vou ir atrás de um mecânico e vê todas essas questões que você levantou.
jhonatas.sirino
jhonatas.sirino

Membro Novato
Membro Novato

Mensagens : 2
Data de inscrição : 15/01/2023
Localização : Santos-SP

Ir para o topo Ir para baixo

Temperatura funcionamento do motor Etios 2013 1.5 XLS Empty Re: Temperatura funcionamento do motor Etios 2013 1.5 XLS

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos