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Mensagem por Convidado em Seg 10 Mar 2014, 20:40

Ola pessoal, bom recentemente tive um problema de Pane Eletrica causado pelo Alarme.

O problema foi o seguinte:

Estava entrando na Rodovia Anchieta, fechei os vidros, começei a acelerar, cheguei mais ou menos a uns 90 Km/h, e liguei o ar condicionado. Na hora que liguei o ar, o carro deu um tranco. Ele sempre da uma segurada, é normal, mas nesse dia foi bem mais forte. Logo depois do tranco, eu nao percebi, mas o carro tinha morrido, estava com som um pouco alto e tinham 5 pessoas no carro conversando, mas eu senti que estava acelerando e o carro nao respondia. Bom quando percebi que ele tinha morrido, comecei a entender que alguma coisa seria tinha acontecido. Primeiro eu tentei ligar o carro, e nao ligava, segundo, o carro começou a travar e destravar as portas. Bom consegui chegar no acostamento porque felizmente a direção não travou.

Bom, o problema era muito estranho, primeiro ele fica trancando e destrancando o carro, dai parou, quando cheguei no acostamento, o painel ainda acendia com a chave no contato, porem quando cheguei na Toyota umas horas depois, nao acendia mais, nem dava para ver a quilometragem do carro.

Moral da historia, fui de guincho para a Toyota, e o problema foi o seguinte: a chave comutadora tinha queimado. A Toyota culpou o alarme e eu tive que pagar. Saiu uns 800 reais.

Em outra palavras, apesar do problema ter ocorrido apos eu ter ligado o ar-condicionado, foi o alarme que causou um curto-circuito e queimou a chave. O alarme é Positron, mas como coloquei por fora a garantia nao cobre. Essa parte é normal, a Toyota infelizmente tem toda a razao, e apesar de tudo, me atenderam muito bem. Trocar essa chave é muito dificil porque precisa desmontar o eixo da direçao, e fizeram isso em apenas 1 dias.

Detalhe importante, conversando com o chefe da ofinica da Toyota, ele foi muito sincero comigo, e disse que outro cliente ja teve exatamente o mesmo problema, ele ligou o ar, o carro morreu, e a chave comutadora queimou. Mas o detalhe importante, no caso desse cliente que ele me contou, quem pagou foi a propria concessionaria, porque era um alarme instalado por ELES. Ou seja, mesmo na instalação da TOYOTA, uma outra pessoa teve o mesmo problema.
Para evitar esse problema, eles desmontaram meu alarme, e instalaram SEM PASSAR PELA CHAVE COMUTADORA, LIGARAM DIRETO NO PAINEL.



Entao minha dica é a seguinte:
Se forem instalar alarme, peça para o cara NAO LIGAR NA CHAVE COMUTADORA. A propria Toyta Tsusho (concessionaria de Sao Paulo), nao esta mais instalando alarme e ligando na chave comutadora, pelo visto, mesmo instalando com a Toyota, tem risco de dar problema, por isso eles mesmo estao ligando o alarme no Painel e nao na Chave.
Eu pessoalmente evitaria de instalar qualquer coisa passando pela chave comutadora, seja som, alarme, farol de neblina, qualquer coisa, evitem ao maximo ligar alguma coisa nessa chave, porque pelo visto ela queima facilmente.
Meu Etios é 1.3 XS 2013/2013.
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Mensagem por Luiz Fernando em Seg 10 Mar 2014, 21:19

Ótima observação e obrigado pela dica Thiago !!!! Vai ajudar muitos membros que instalaram ou irão instalar, principalmente o alarme.

Agora, como já foi discutido em outro tópico, sobre o religamento do ar condicionado com rotações elevadas, será que isso não contribuiu para a queima da chave comutadora ???? Pergunte ao chefe de oficina !!!!!
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Mensagem por Convidado em Seg 10 Mar 2014, 23:44

humm boa pergunta. Quando levar o carro para ver um problema na partida, pergunto para ele, mas obviamente que ele vai continuar culpando o Alarme.

Em todo caso, nao custa perguntar.
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Mensagem por Luiz Fernando em Ter 11 Mar 2014, 00:51

Pergunte à ele, mas pergunte também à uma loja de manutenção e instalação de ar condicionado veicular, uma opinião que seja imparcial !!!!
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Mensagem por mokmonteiro em Qui 13 Out 2016, 11:16

Eu não entendo muito bem, mas chave comutadora só serve para quem tem GNV certo?
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